quinta-feira, 26 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – O EXEMPLO APOSTÓLICO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – O EXEMPLO APOSTÓLICO

VERSO ÁUREO: “Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.” I Tessalonicenses 2:4

INTRODUÇÃO: Nesta semana vamos estudar I Tesalonicenses capítulo 2. Em I Tess. 2:1-12, Paulo faz uma revisão de sua experiência na companhia do povo de Tessalônica. Ele recorda como chegou ali, após o espancamento que sofreu em Filipos. Se desejar ver o contexto da história, está em Atos 16. Ele também se lembra, então, que não foi com nenhuma agenda pessoal ou motivos torpes. Não estava buscando benefícios ou elogios. Embora ele pudesse ter desejado receber seu sustento das pessoas que ele tinha ajudado a descobrir o evangelho, ele preferiu trabalhar. Acima de tudo, ele as tratou como filhos, agindo como seu pai.


O apelo do evangelho faz eco aos apelos do Antigo Testamento: “Portanto, sejam obedientes a Deus e deixem de ser teimosos.” Deut. 10:16 . O apelo é semelhante ao de Davi, quando este reconheceu seu estado pecaminoso, como em Salmo 51:1-10. Paulo faz um relatório sobre as igrejas da Macedônia, que incluía a dos tessalonicenses de como eram corteses e generosos a despeito de sua pobreza, pois a maioria dos crentes pertencia a classe trabalhadora. Ele tem por referência as palavras de Jesus, em Lucas 11:11-13, indicando que tipo de pessoa Deus é em Sua misericordiosa compaixão para conosco. 

Paulo estava menos preocupado com o crescimento numérico da igreja do que com seu crescimento, pela graça de Deus, nos princípios espirituais corretos.

Como podemos seguir essa abordagem quando, as vezes, a ênfase, parece residir nos números? E, como a lição também indaga, qual é nossa verdadeira motivação? Precisamos reconsiderar cuidadosamente nossa abordagem ao seguir o exemplo apostólico.

DOMINGO (29 de julho) – OUSADIA NO SOFRIMENTO – Li este pensamento de Frank Farley: “Grande parte de nosso cristianismo, hoje, está encharcada com sentimento, mas destituída de sacrifício.” Quando comparo aquilo que Jesus fez para me salvar com aquilo que realizo em favor do evangelho de Cristo, concluo que faço muito pouco em termos de pregação da Palavra. O máximo que podemos fazer em favor de Jesus sempre será o mínimo, quando comparado com o seu grande amor para conosco!

O verso para hoje é este: “Porque vós mesmos, irmãos, bem sabeis que a nossa entrada para convosco não foi vã; mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate.” I Tessalonicenses 2:1-2.

A tendência natural do nosso coração é de não insistirmos com a mesma coisa pela segunda vez. Ainda mais quando somos impedidos de realizá-las. Mas Paulo deixa claro que, na pregação do evangelho, ele devia ser teimoso e combativo. Deus deu a motivação correta para os apóstolos, e eles voltaram a insistir, mesmo que fosse por cartas, no primeiro momento.

Por que é mais fácil insistir para conseguir um emprego ou namorada(o) do que em pregar o evangelho? Até que ponto somos guiados por motivos egoístas? Estamos dispostos a andar a segunda milha em favor de Jesus?

SEGUNDA-FEIRA (30 de julho) – O CARÁTER DOS APÓSTOLOS – “Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência. “ I Tessalonicenses 2:3

Por que foi necessário Paulo dar a ênfase de honestidade de carácter dos pregadores, como no verso de hoje? Você percebeu que já não dá para assistir um telejornal ou ler um jornal, sem ficar triste com as notícias de corrupção?

Lê-se ou ouve-se de alguns políticos que corrompem o sistema para encaixar dinheiro para si; de direções de empresas que visam lucros ilícitos e de algumas igrejas cristãs que usam de má-fé para, até extorquir dinheiro dos seus fiéis. As pessoas estão cansadas de tanta corrupção! São vários os tipos de calotes, que as pessoas passam a desacreditar na fé. No tempo de Paulo as pessoas passavam pelo mesmo problema. Eram os impostos caros do governo romano, os filósofos que falavam na rua e levavam dinheiro. Por isso foi necessário Paulo dar essa ênfase.

Para além destes pontos, nos dias de Paulo havia muitos enganadores com filosofias, magias e charlatanismo que confundiam a mente até dos sinceros, quando ouviam o evangelho.

Que fatores levam as pessoas a aceitar a mensagem que pregamos, e como podemos ganhar a confiança delas para pregar-lhes o evangelho? 

1) Dar um bom testemunho - Se as pessoas avaliam o valor da mensagem que pregamos; através do nosso caráter, então é necessário deixarmos um bom exemplo de vida. Aqui está incluído o estilo de vida, os hábitos, os costumes e honestidade do pregador. O caráter dos apóstolos estava de acordo com aquilo que pregavam. Esta autenticidade tem um poder tremendo no mundo de hoje, como em todos os tempos.

2) Dar a mensagem correta – As autoridades romanas introduziram outras divindades para os tessalonicenses adorar. Eles já estavam desiludidos com a sua principal divindade, Cabirus. E quando Paulo pregou o cristianismo, muitos aceitaram, pois tinha a melhor proposta.

Nossa vida está de acordo com a pregação que realizamos?

TERÇA-FEIRA (31 de julho) AGRADAR A DEUS – “Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha. E não buscamos glória dos homens, nem de vós, nem de outros, ainda que podíamos, como apóstolos de Cristo, servos pesados.” I Tessalonicenses 2:4-6.

Alguns filósofos, daquela época colocavam-se na rua e em lugares designados, e procuravam inculcar na mente das pessoas a mudança interior que podia ocorrer nos ouvintes. É certo que todas as pessoas necessitam de ter um sentimento de valor próprio. Todos necessitamos de ser e sentir amados. Mas o sentimento de valor legítimo só é encontrado no evangelho. Paulo teve que concorrer com esses filósofos que ensinavam que temos o bem inerente em nós, e que basta apenas desenvolvê-lo. Paulo dizia que o Espírito Santo atuando nas pessoas é que transforma o seu interior. Enquanto os outros pregadores lisonjeavam os ouvintes com palavras de bajulação e mentiras, os apóstolos apontavam para Deus todo o poder de transformação e toda a glória.

Como a Nova Era e filosofias orientais, com sua proposta de auto-ajuda e de exoterísmo, têm influenciado as pessoas nos dias de hoje e as desviado do puro evangelho de Cristo? Muitos se apegam nos bens materiais, títulos pessoais e outras conquistas; como prova de que tem poder inerentes em si. Paulo mostrou que tudo vem de Deus e que devemos viver para agradá-Lo.

Analise Gênesis e tire as suas conclusões: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:4-5.

QUARTA-FEIRA (1º de agosto) – PROFUNDAMENTE AFEIÇOADOS – Este é o verso para hoje:
“Antes fomos brandos entre vós, como a ama que cria seus filhos. Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.” I Tessalonicenses 2:7-8

O verso 6 menciona que os apóstolos foram brandos para com os tessalonicenses, não tornando pesados para eles na parte financeira. Aqui mostra o grande amor com que os apóstolos trataram os crentes. A cobiça, a imoralidade e o engano não fazem parte das credenciais de Deus. Para Paulo e os demais evangelistas se expressarem desta maneira, dizendo que os amava; era porque os crentes além de serem conquistados por eles, também corresponderam em amor e respeito.

É profundamente gratificante ser acarinhado por membros da igreja! Como pastor posso dizer isso. E com certeza, Paulo o foi. Por isso, ele demostrou amor à eles. Aqui havia algo mais além do fato de Paulo fazer tudo para agradar a Deus. Havia também uma amizade e cumplicidade na fé e esperança.

Como as igrejas da Macedônia reagiram à ternura dos apóstolos? Ver II Cor. 8:1-5

“E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.” V.5

Como os membros da igreja são tratados, mesmo quando precisam de repreensão. E como eles tratam a liderança da igreja?

QUINTA-FEIRA (2 de agosto) – PARA NÃO SER UM FARDO – Este é o texto de hoje:

“Porque bem vos lembrais, irmãos, do nosso trabalho e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus. Vós e Deus sois testemunhas de quão santa, e justa, e irrepreensivelmente nos houvemos para convosco, os que crestes. Assim como bem sabeis de que modo vos exortávamos e consolávamos, a cada um de vós, como o pai a seus filhos; para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória.” I Tessalonicenses 2:9-12

Paulo e os apóstolos procuravam ser irrepreensíveis nos relacionamentos, de modo que o evangelho de Cristo não fosse reprovado.
A bíblia traz exemplos de pessoas que estando distantes de Deus, mas falando em nome de Deus; extorquiram pessoas inocentes. Cito o episódio do ex-profeta Balaão no Velho Testamento relatado em números 22; e o caso de Simão, o mágico no Novo Testamento, relatado em Atos 8. Estes homens perderam a visão correta e foram levados pelo inimigo a terem sentimentos e prática de cobiça.

Por que Paulo trabalhava com o fabrico de tendas para a sua mantenção, e hoje os pastores e missionários adventistas vivem exclusivamente do ministério?

1) Paulo pregou em um contexto diferente da nossa época. Em uma cultura em que os “gurus” espirituais levavam dinheiro das pessoas, Paulo cuidou com esta questão.

 2) No contexto dos Tessalonicenses, os novos conversos eram pessoas da classe trabalhadora, e davam em impostos à Roma, em torno de 60% daquilo que ganhavam. Já para igreja de Corinto o próprio Paulo instruiu a igreja assim: “Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” I Coríntios 9:14. Com o tempo, o sistema de dízimos no Novo Testamento foi sendo desenvolvido.

3) Paulo como construtor de tendas, tinha a oportunidade de fazer bons contatos missionários, e ele se valeu deste método.

SEXTA-FEIRA (3 de Agosto)

“Há, por toda parte, a tendência de substituir pela obra de organizações o esforço individual. A sabedoria humana tende à consolidação, à centralização, à edificação de grandes igrejas e instituições. Muitos deixam às instituições e organizações a obra da beneficência; eximem-se do contato com o mundo, e seu coração torna-se frio. Ficam absorvidos consigo mesmos e insensíveis à impressão. Extingue-se-lhes no coração o amor para com Deus e o homem. Cristo confia a Seus seguidores uma obra individual - uma obra que não pode ser feita por procuração. O serviço aos pobres e enfermos, o anunciar o evangelho aos perdidos, não deve ser deixado a comissões ou caridade organizada. Responsabilidade individual, esforço individual e sacrifício pessoal são exigências evangélicas.” A ciência do bom viver, 147

"Se os pastores tornassem os atos de cada dia um assunto de cuidadosa reflexão e deliberada recapitulação, com o objetivo de familiarizar-se com os próprios hábitos de vida, conheceriam melhor a si mesmos. Mediante um exame íntimo de sua vida diária sob todas as circunstâncias, eles conheceriam seus motivos, os princípios que os regem. Essa diária recapitulação de nossos atos, para ver se a consciência aprova ou condena, é necessária para todos os que anelam chegar à perfeição do caráter cristão. Muitos atos que passam por boas obras, mesmo atos de beneficência, se analisados rigorosamente, terão de ser considerados como induzidos por motivos errados. Muitos há que recebem aplausos por virtudes que não possuem.” Testemunhos para a igreja, Vol. 2, 512

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário