terça-feira, 14 de agosto de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 - OS MORTOS EM CRISTO.


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 - OS MORTOS EM CRISTO.

VERSO ÁUREO: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16

INTRODUÇÃO - I Tess. 4: 13-18 vividamente expressa a esperança cristã. Em primeiro lugar, precisamos entender: este assunto é crucial para uma compreensão de Deus e de Seus planos para você e para o futuro. Nós temos uma esperança (v. 13). Em segundo lugar, essa esperança tem por base o que já conhecemos: a morte e a ressurreição de Jesus, para que estejamos absolutamente certos de que faremos parte da ressurreição quando Jesus voltar. De outra forma, todo o plano que Deus concebeu para salvar o homem falharia (v. 14).

Para dar uma resposta às ansiedades dos tessalonicenses, Paulo deixa claro que Deus não faz acepção de pessoas, não tem favoritos: aqueles que permanecerem e ainda estiverem vivos não terão privilégios especiais, pois os mortos em Cristo se levantarão primeiro. Deus deseja que todos os Seus amigos estejam lá juntos! (v. 15-16).


Seremos levantados no ar, até as nuvens, para nos encontrarmos com nosso gracioso Deus. Que encontro será! Como amantes que estavam separados, nós nos encontraremos com nosso Amado e o saudaremos com gozo pleno! E nunca mais nos separaremos, pois estaremos para sempre com nosso Senhor. E, não apenas nós, mas todos os que são amigos de Deus, estaremos unidos com Deus (v. 17).

E assim, podemos confiar em Deus, pois Ele há-de realizar essas coisas. Podemos nos animar mutuamente com esta promessa. Não devemos, portanto, agir como aqueles que não têm nem esperança, nem futuro, pois nosso futuro é com o Deus que aprendemos a conhecer como nosso amigo pessoal. Agora, isso não é algo sobre o qual devemos gritar de alegria? (v. 18).

DOMINGO (19 de agosto) - A SITUAÇÃO EM TESSALÔNICA – O assunto do fim sempre foi controvertido, e não foi diferente nos dias da igreja de tessalonicenses. Havia uma ideia corrente naqueles dias de que somente as pessoas vivas, aquando da volta de Jesus, seriam levadas para o céu; e os mortos seriam ressuscitados, mas continuariam a viver na terra. Dentro deste contexto seria uma grande desvantagem morrer antes de vir o fim. E aqueles que seriam levados para o céu seriam separados para sempre dos seus queridos, embora também estivessem salvos. Por isso, Paulo começa o texto para esta semana dizendo:

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.” I Tessalonicenses 4:13.

Hoje em dia também se faz uma grande confusão acerca dos mortos, mas somente a Palavra de Deus contem a verdade sobre o assunto. Paulo foi usado por Deus para a formação do cânon bíblico, mas antes dele, Deus já deixou claro a respeito da morte.

Como fomos nós criados? “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gên. 2:7
Corpo+fôlego(espírito)=alma vivente. Dentro desta declaração bíblica somos uma alma, e não temos uma alma, que é separada do corpo. Logo, quando morremos a alma deixa de existir. Voltará a existir com a ressurreição.

No momento da morte o que acontece? “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito(fôlego)volte a Deus que o deu.” Ecles. 12.7
“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

O fôlego que volta para Deus, será devolvido no momento da ressurreição. Quando alguém morre, o corpo vai para a terra e o espírito, que é o fôlego, volta para Deus. Não existe uma separação do corpo e da alma, como a grande maioria acredita e ensina. Se a alma é a junção do corpo + espírito, (fôlego); concluímos que após a morte, a alma simplesmente deixa de existir. “A alma que pecar essa morrerá”. Somente na ressurreição a pessoa voltará à existência.

Todos aqueles que acreditam na segunda volta de Jesus é um adventista. O que significa viver como um adventista?

SEGUNDA-FEIRA (20 de agosto) TRISTEZA SEM ESPERANÇA - “Toda despedida tem um sabor antecipado da morte; todo encontro, um vislumbre da ressurreição.” Arthur Schoppenhauer

“A ressurreição dá a minha vida significado; direção e a oportunidade de começar de novo, não importando as circunstâncias.”  Robert Flatt.

É curioso que Paulo, antes de falar da esperança, ele fala da dor; e em seus escritos ele não economizou tinta para escrever sobre o sofrimento. A esperança fica mais intensa e emocionante quando primeiramente passamos pela dor. A dor da perda de um ente querido é uma amarga experiência que todos temos que passar, e quando ouvimos que podemos viver outra vez com todos salvos e redimidos, ficamos maravilhados diante desta esperança.

Que tipo de sofrimento ou tristeza você está passando? Você tem esperança que vai ficar em paz?

Caminhar em um deserto sabendo que dali a certa distância você encontrará um oásis é uma coisa, mas sem suprimentos e sem esperança…! Imagine o sofrimento das pessoas que vivem sem esperança! Minha responsabilidade aumenta quando penso em tantas pessoas que vivem sem esperança!

TERÇA-FEIRA (21 de agosto) MORRER E RESSUSCITAR - Os que morrem vão para o céu, para o inferno, para o purgatório, reencarnam-se; ou simplesmente ficam a dormir aguardando a ressurreição? Muitas são as tentativas para explicar o estado do homem após a morte. Todas as religiões e filosofias; cristãs e não cristãs tentam dar suas explicações sobre este tema. Alguns dizem ter conversado com pessoas que retornaram do além; outros defendem a existência do paraíso celestial, imediatamente após a morte, com muitas regalias e privilégios; e outros dizem que a morte é um estado de inconsciência, como se fosse um sono.

Este é o verso para hoje: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.” I Tessalonicenses 4:14. Aqui fala claramente na existência da ressurreição.

Quando os filhos de Deus receberão a imortalidade? “...Soará a trombeta, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” I Coríntios 15:52 e 53. Receberemos a imortalidade somente quando Jesus retornar nas nuvens. Até lá somos mortais. Ver estes outros textos: I Tess. 4:13-17; S. João 14:1-3; II Tess. 1:7-9; II S.Pedro 3:9-14.

Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos? Estão na sepultura e inconscientes; conforme os textos a seguir:

“Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jo 6:9

“Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaías 38:18

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,...mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição. Ver outros textos: Daniel 12:2; Job 14:14; Actos 2:34; Isaías 26:19; I Cor. 15:16-18; Job 3.17; Job 17.13

QUARTA-FEIRA (22 de agosto) – RESSUSCITAR EM CRISTO – Ressuscitar em Cristo denota que haverá uma ressurreição diferente; isto é: uma outra ressurreição. A daqueles que morreram sem Cristo.

Que promessas temos de Jesus de que os fiéis e obedientes serão ressuscitados?

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” S. João 11:25

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Os mortos que não forem salvos, ressuscitarão 1000 anos após a ressurreição dos salvos. Ver Apoc 20: 5. Portanto, haverá duas ressurreições.

Paulo explicou claramente o que vai acontecer com os salvos por ocasião da volta de Jesus:

“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:15-16

QUINTA-FEIRA (23 de agosto) CONSOLAI-VOS UNS AOS OUTROS -

“Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tessalonicenses 4:17-18.

A assim como o sofrimento, a consolação sempre esteve presente nos escritos do apóstolo. Em meio a algum sofrimento e desilusões que os crentes passavam, Paulo, através do texto de hoje, apontou para a volta de Jesus como sendo o lenitivo para a nossa dor. Muitas pessoas no mundo acordam sem ter, nem sequer, um fio de esperança e alegria. Tem que tratar de familiares doentes, tem de trabalhar duro mais de 10 horas por dia para o sustento de muitos, e alguns passam necessidades físicas básicas; etc…

A igreja é um lugar maravilhoso para sermos consolados mutuamente: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25

O mundo não precisa de críticos e maledicentes, mas sim de pessoas reconciliadoras e que leve palavras de consolo e ânimo aos outros.

Temos auxiliado pessoas que precisam de ajuda física, emocional e espiritual? Deixamos que outros nos consolem?

SEXTA-FEIRA (24 de agosto) “O Senhor virá em breve. Fale sobre isso, ore sobre isso, creia nisso. Faça disso uma parte de sua vida.” Testemunhos a igreja, v. 7, 237

“Nossa identidade pessoal é preservada na ressurreição, embora não com as mesmas partículas de matéria ou substância material que desceram para a sepultura… O espírito, o caráter do homem, volta para Deus, para ser ali preservado. Na ressurreição, todo homem há de ter seu mesmo caráter.” Maranata, 301

“ Os tessalonicenses tinham-se apegado com avidez à ideia de que Cristo havia de vir para transformar os fiéis que estivessem vivos, levando-os com Ele. Tinham guardado cuidadosamente a vida dos seus amigos para que não morressem e perdessem assim a bênção que aguardavam…Porém, um após o outro, foram perdendo os seus queridos. Com angústia, tinham comtemplado pela última vez o rosto dos seus mortos, quase não ousando esperar encontra-los na vida futura.” Atos do Apóstolos, 185

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário