domingo, 7 de outubro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – O HOMEM, OBRA DE DEUS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – O HOMEM, OBRA DE DEUS

VERSO ÁUREO: “Sabei que o Senhor é Deus, foi ele quem nos fez, e dele somos.” Salmo 100:3

INTRODUÇÃO – Os criacionistas acreditam que viemos das mãos do Deus que também nos criou. Os evolucionistas colocam sua confiança em teorias e hipóteses que muitas vezes são contestadas pelos próprios colegas. Não precisamos discutir a nossa origem. A maior prova da existência de Deus é o milagre da nossa mudança de vida; antes pecadores e agora filhos resgatados e salvos por Cristo. Torna-se muito difícil as pessoas entenderem que a erva, que hoje nasce e amanhã desaparece, possa provar e explicar a existência e as obras do Deus Eterno. Encontramos em Patriarcas e Profetas, 39: “Seu poder criador é tão incompreensível como a Sua existência.” Aceitar a criação e a nossa origem, é uma ação de fé.

Por que discutir teorias hipotéticas quando temos diante de nós o indiscutível “assim diz o Senhor?”


A respeito de ciência e teorias, o Dr. Mário Veloso faz declarações que incitam o pensamento: “O saber da ciência é restrito. O saber da filosofia é mutável. O saber da sociologia é incerto. O saber da história é limitado. Por quê? Todo o saber racionalista sabe apenas por teorias e por paradigmas. As teorias envelhecem e os paradigmas mudam”. – Conversando com Deus, Meditação Matinal, 1997, pág. 10.

Veja estes textos: “Mas aqueles que deixam a Palavra de Deus e procuram explicar Suas obras criadas por meio de princípios científicos, estão vagando sem mapa nem bússola em um oceano desconhecido… A Bíblia não deve ser provada pelas ideias científicas de homens. O saber humano é um guia indigno de confiança”. – Patriarcas e Profetas, págs. 39 e 40.

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem." Salmos 139: 14.
A bíblia é digna de confiança; não apenas pelos milagres da transformação que acontece na vida das pessoas, mas porque ela também foi testada e aprovada pela história, arqueologia e ciência.

DOMINGO (14 de outubro) – A CRIAÇÃO E AS ORIGENS HUMANAS – Estes são os versos principais para o estudo de hoje: “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27 e “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7

Os especuladores sobre a origem do universo, criaram a suposta teoria da explosão do “big-bang”. Pode esta explosão haver ocorrido? Como a Bíblia relata o início do universo? Leiamos atentamente: “Pois ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo passou a existir.” Salmo 33:9

Como Criador, Deus explica, sem argumentos rebuscados, a origem do homem. Ele o criou por inteira iniciativa e competência dele. E enfatiza um fato importante neste ato criador: O homem foi criado à imagem e semelhança de seu Criador. O Criador ordenou e o Universo apareceu perfeito em todos os detalhes e movimentos. Nada de acidental e sem objetivos definidos e pré-estabelecidos. As declarações da Escritura comunicam a ideia de que o Deus Onipotente fez tudo acontecer em questão de momentos. A criação foi realizada em 7 dias literais e não milenais como alguns ensinam.

O que significa ter sido criado a semelhança e imagem de Deus? Significa que o homem trazia em seu caráter os atributos comunicáveis do caráter de Deus, a saber: santidade, amor, misericórdia, pureza, justiça, perfeição. A semelhança era também no aspecto moral, emocional e espiritual, e não apenas no físico. Se somos feitos à imagem e semelhança de Deus, então a nossa responsabilidade perante Deus e as pessoas aumentam consideravelmente.

SEGUNDA-FEIRA (15 de outubro) - A IMAGEM DE DEUS PARTE I – Este é o verso para hoje: “Disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” Gên 1:26.

E os animais como foram criados ? O homem é a coroa da Sua obra criadora, Deus criou o homem, depois de haver criado todos os animais e outras coisas.

Veja estes textos: "Como coroa de Sua obra criadora, Deus criou o homem. "Disse Deus: façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança...". - Gn 1:26. No ato criador, Deus estabeleceu uma diferença fundamental entre os animais e o homem. Aqueles foram criados segundo a sua espécie pelo poder de Sua Palavra, este, foi modelado pelo poder do toque do Seu amor, carinhosamente esculpindo o corpo de Adão e Eva e colocando neles a Sua semelhança. Com amor, implantou no caráter deles os atributos comunicáveis de Seu caráter, conferindo-lhes a imagem divina. "O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter". – Patriarcas e Profetas, 28.

“O homem foi criado à semelhança e imagem de Deus, mas não como Deus. Os atributos comunicáveis do caráter de Deus foram colocados no caráter do homem, não em sua plenitude, mas de tal modo que pudessem ser desenvolvidos através da eternidade. "Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador. 'Deus criou o homem a Sua imagem' (Gên. 1:27), e era Seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais completamente revelasse esta imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador. Todas as suas faculdades eram passíveis de desenvolvimento...". Educação, pág. 15.

Deus nos criou com a possibilidade de desenvolvimento em todas as nossas faculdades espirituais, morais e intelectuais. Logo, o homem sempre teria motivações para crescer. Semelhante à imagem de Deus em todos estes aspectos, mas não como Deus ou um deus, como hoje ensinam algumas falsas filosofias.

TERÇA-FEIRA (16 de outubro) - A IMAGEM DE DEUS PARTE II – Este é o texto para hoje: “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.” Gênesis 2:19-20

A lição de hoje fala da necessidade que temos de mantermos um bom relacionamento com todos. O ser humano foi criado perfeito em si, mas sempre ficou dependente de Deus para desenvolver a graça da amizade. Hoje, mais do que nunca, precisamos de estar ligados com Jesus para mantermos a graça de Deus no nosso coração. Só assim teremos condições de louvar a Deus e amar o próximo. Este texto mostra a necessidade que temos de cuidar e respeitar os animais e também o ambiente criado por Deus.

Onde deve acontecer o melhor tipo de relacionamento? É no lar. Veja quem Deus criou para Adão: “Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:21-24.

Que cuidados estamos tendo com os animais e meio-ambiente? O primeiro relacionamento de amor e respeito deve começar no lar com os entes queridos. Infelizmente o pecado destruiu no ser humano a compreensão de que foi criado à imagem e semelhança de Deus para ser um conduto da Sua graça no aspecto do respeito e amor para com as pessoas, animais e ambiente.

QUARTA-FEIRA (17 de outubro) - UMA IMAGEM DESFIGURADA - O que Satanás tem feito é desfigurar a imagem de Deus nas pessoas. De pessoas santas para pessoas más e rebeldes.

Exemplos: a) Deus criou o casamento e o diabo o divórcio. b) Deus criou os alimentos saudáveis e plantas para exercerem as suas funções determinadas, e o diabo criou o álcool, o tabaco a as drogas; para destruírem a saúde das pessoas, e as conduzir prematuramente à sepultura. c) Deus criou o amor e o respeito e a compreensão; e o diabo criou a violência, as brigas e os conflitos mundiais. d) Deus criou a paz e o diabo a guerra. e) Deus criou a única religião, o diabo criou as múltiplas religiões, para confundir as pessoas.

Toda e qualquer ciência que não reconheça o problema do pecado, não encontrará explicações para a corrupção do ser humano e o terrível fim que o espera, a morte. Explicações podem ser elaboradas, mas elas nunca serão conclusivas. Milhões de anos de mutações poderão ser adicionados a mais milhões de anos para dar explicações e alimentar esperanças, e as explicações sempre deixarão enormes vazios que não terão explicações. Somente o reconhecimento da existência de Deus como Criador oferece explicações consistentes. “Tu, porém, És o mesmo”. Deus é eterno e não conta tempo porque os Seus “anos jamais terão fim.” Heb. 1:12. Somente Deus tem respostas sustentáveis para o coração vazio do homem.

A tendência é piorar. Veja estes textos: “A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra.Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna.Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.” Isaías 24:4-6.

“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.” Romanos 1:25-27

Mas Jesus prometeu restaurar este mundo de pecados à semelhança da criação original. Que bênção!

QUINTA-FEIRA (18 de outubro) - RESTAURAÇÃO - Nem tudo está perdido. Os nossos problemas serão erradicados para sempre. O pecado não mais existirá, e a morte não é o fim. Deus trará consigo os que dormem. E no aspecto espiritual, a salvação provida por Cristo é um poder restaurador que faz nascer criaturas novas. 
Veja estes textos: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas.” II Co 5:17

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.” Efésios 4:22-25

“A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e nasce uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo.” Desejado de Todas as Nações, 172.

Deus irá transformar este velho mundo em um paraíso perfeito, para isso; é necessário eu e você sermos transformados para lá estarmos.

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” Isaías 66:22

"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:1-4

SEXTA-FEIRA (19 de outubro) - Até a natureza está a gemer com a atuação do pecado no planeta. Paulo falando sobre a restauração provida por Deus para o homem caído no pecado, associa seu pensamento à restauração da natureza: “Pois a criação espera com impaciência a revelação dos filhos de Deus… pois também ela será libertada da escravidão da corrupção, para participar da liberdade e da glória dos filhos de Deus.” Rom 8:19 e 21

O profeta Isaías também relaciona a restauração do ser humano com a restauração da natureza: “Que rejubilem, o deserto e a terra árida, que a estepe exulte e floresça, que ela se cubra de flores dos campos, que ela salte e dance e grite de alegria! A glória do Líbano lhe é dada, o esplendor do Carmelo e do Sharom, e se verá a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus… Caminharão por ele os redimidos, voltarão os que o Senhor resgatou; chegarão a Sião com gritos de alegria: em seus rostos, alegria sem limite! Júbilo e alegria virão ao encontro deles, tristeza e lamentação fugirão.”  Isaías. 35:1, 2, 9 e 10.

No mundo em que o pecado e a morte dominam, nós passamos e o tempo permanece. Quando o nosso velho mundo for feito novo, ele novamente terá suas características de eternidade e não se contará a passagem do tempo, porque o tempo é eterno.

Veja este texto: “O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. Daquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor.”  O Grande Conflito,  678.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário