quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO: TRÊS ANJOS E TRÊS MENSAGENS


Três Anjos  e Três Mensagens

Introdução
Os cristãos tem uma grande esperança. Seus sonhos e realizações se concentram na breve Volta de Jesus.

A segunda vinda de Cristo a este mundo para nos libertar do pecado e nos levar para o novo lar é o grande sonho da vida de todos os filhos de Deus.

Você acredita que estamos vivendo os últimos dias da história do mundo? Você crê que Jesus voltará em breve?

Se estamos vivendo os últimos dias e Jesus em breve virá, que mensagens tem Deus nestes últimos dias para seus filhos deste desgastado planeta?

Em Apocalipse 14:6-12, há três mensagens especiais de Deus para os habitantes deste mundo. Mas seriam estas as advertências finais de Deus à Terra?

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

REFLEXÃO SOBRE A ORAÇÃO - O PODER DA ORAÇÃO

“Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
Salmos” 40:1
  
“A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo. Não que seja necessário, a fim de tornar conhecido a Deus o que somos; mas sim para nos habilitar a recebê-Lo. A oração não faz Deus baixar a nós, mas eleva-nos a Ele.” Caminho à Cristo, 79.
 
Se Deus conhece até os meus pensamentos, por que então eu devo orar?

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A PROMESSA DA ORAÇÃO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – A PROMESSA DA ORAÇÃO

VERSO ÁUREO: “De tarde e de manhã e ao meio dia orarei; e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.” Salmos 55:17

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Sentir a nossa dependência de Deus e buscar o Seu poder através da humilde oração. Seguir o exemplo de Jesus e de outros personagens Bíblicos que mantinham íntima comunhão com o trono da graça. Orar sem cessar.

INTRODUÇÃO: Somos convidados por Deus à  orar em favor de várias pessoas, por nós mesmos e pelas circunstâncias que nos envolvem e aos outros, para que Deus possa nos abençoar.

Em dois momentos da minha vida experimentei o poder da oração de forma emocionante e marcante. Uma vez foi quando eu era estudante e estava colportando, e perdi a chave da sala, onde eu estava hospedado, em uma planta de jardim, e tinha que apanhar o ônibus para colportar em outra cidade. Perder o ônibus significaria perder dois dias de vendas, e isso era comprometer a minha bolsa de estudos. Resultado: procurei a chave por uns 5 minutos, sem resultados. Depois fiz uma curta oração de fé. E quando abri os olhos, enxerguei a chave na primeira haste de uma flor. A oração de fé funciona. A outra ocasião foi quando orei em favor do meu pai para ele aceitar a Jesus como o seu salvador pessoal. Orei durante 19 anos e depois tive a alegria de batizá-lo. Imagine a minha alegria!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

COMPREENDENDO O VERDADEIRO DOM DE LÍNGUAS.


COMPREENDENDO O VERDADEIRO DOM DE LÍNGUAS.

Quando conversamos com crentes pentecostais, eles logo perguntam se temos o dom de línguas.  Eu respondo que Deus concede o dom de línguas à quem Ele quer: Jesus garantiu aos Seus discípulos a capacidade de falar outros idiomas como um dom do Céu. Observe:  "... em meu nome expulsarão os demônios; falarão outras línguas." Marcos 16:17. Deus preocupa-Se em pregar o evangelho para todas as tribos, raças e povos. Portanto, Deus capacitaria os Seus discípulos para pregarem o evangelho com este dom. É inegável que se trata da capacidade de falar outros idiomas sem o conhecer, ou os haver estudado na escola. E nunca barulhos labiais indefinidos ou estáticos como vamos ver neste breve estudo.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO: Vitória Sobre Circunstâncias Difíceis


Vitória Sobre Circunstâncias Difíceis
João 2:1-11

Introdução
Primeiro milagre realizado por Jesus em Seu ministério público.

A Festa para celebrar um casamento se estendia por vários dias.

Havia muitos convidados. Vinham pessoas de toda parte. Jesus e Seus discípulos estavam ali.

Aconteceu um problema muito grave: acabou o vinho. Isso traria muita vergonha para quem organizou a festa. Seria algo comentado por muito tempo.

Sabemos o desfecho. Jesus transformou água em vinho. E as pessoas comentavam que o vinho servido depois era muito melhor que o primeiro.

Os detalhes da história nos ensinam lições muito preciosas para nossa vida.

Vejamos as lições do milagre de Caná.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 9 – A BÍBLIA E A HISTÓRIA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 9 – A BÍBLIA E A HISTÓRIA

VERSO ÁUREO: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Examinar a história através das lentes do grande conflito, o qual revela a vontade e o caráter de Deus, incluindo o respeito pela liberdade de escolha de cada um. Sentir o valor do amor de Deus no decorrer da história em enviar Jesus para morrer na cruz e oferecer a salvação à todos. Acreditar nas revelações das profecias bíblicas e na história, tendo Deus como o controlador do destino das pessoas do planeta.

INTRODUÇÃO: É curioso como muitos historicistas ou historiadores prostram-se, admirados, diante da Bíblia como fonte fidedigna da história. Enquanto procuram evidências históricas em outras fontes, também pesquisam na Palavra de Deus, datas e eventos vinculados para firmarem as suas teses. A arqueologia Bíblica também muito tem contribuído para dirimir dúvidas e firmar a história. A descoberta dos manuscritos Bíblicos do Mar Morto, veio trazer uma paz muito grande para os modernos, fiéis pesquisadores religiosos, ou não religiosos. É curioso que mesmo os manuscritos não sendo cópias originais, mas cópia de cópias, mantém uma fidelidade incrível à Bíblia Sagrada.

Quando comparamos a bíblia com outras obras seculares também fiáveis, vemos que nenhuma outra está tão bem alicerçada como a Bíblia. Por exemplo: Platão. Ninguém, em são juízo, ousaria contestar a obra deste grande filósofo. No entanto, dispomos apenas de dois manuscritos de Platão datados dos séculos 9º e 10º da nossa era. Assim também acontece com outros: Eurípedes, Sófocles ou Demóstenes. É curioso que se compararmos os manuscritos destes homens com as obras, há um intervalo muito grande. No caso de Platão quase 1500 anos. Já com a bíblia esse intervalo é bem menor, aumentando assim a sua fidedignidade.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

SERMÃO: ANDANDO A SEGUNDA MILHA


SERMÃO: ANDANDO A SEGUNDA MILHA

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.  Mateus 5:38-42

Cristo está agora a discursar perante uma multidão. Uma multidão faminta da palavra, que escuta atenta e algo estupefacta para o que Ele diz. Afinal Cristo está naquele preciso momento a transmitir palavras completamente novas para este povo. Completamente revolucionárias em relação ao que este povo estava habituado a ouvir e a viver. Olho por olho, ou seja, aquilo que me fizerem de mal eu retribuo na mesma forma.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO: SÓCIOS COM DEUS


Sócios Com Deus

Introdução
Deus e eu somos sócios. Pensamento maravilhoso!

“Deus e eu cultivamos 50 hectares de milho. Ele criou a terra fértil, e nela colocou profundos reservatórios de umidade. Eu arei e gradeei a terra e plantei o milho em longas e bonitas fileiras. Deixei o campo plantado aos Seus cuidados. Ele mandou aquecer o solo e logo surgiram pequenas hastes verdes do chão.

Cuidei da plantação enquanto Ele e eu trabalhávamos juntos. Se Ele falhasse em fazer a Sua parte, eu também teria falhado. Se eu tivesse descuidado da minha parte, simplesmente não haveria milho no tempo da colheita.

Para manter a plantação limpa, atrelei os meus 2 cavalos a um cultivador e subi e desci as longas filas. Mas Ele usou 121.000 cavalos (2.420 cavalos HP) de energia, para cada hectare de terra, enquanto o Sol brilhava em nossa roça.

No longo verão, ele cuidou as nossa plantação, regando-a bem e regularmente. Não regou com as parcas gotas de um regador, ou com uma mangueira de um jardim, mas derramou 165.000 toneladas de água sobre os 50 hectares de nossa roça.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CUIDADO COM A FÉ VIRTUAL - EXISTE RELIGIÃO VIRTUAL?


CUIDADO COM A FÉ VIRTUAL

Uma rádio cristã oferece confissão eletrônica - Confessar-se "online",  até isso já é possível. A estação de rádio "Premier Christian Radio" de Londres oferece aos ouvintes a possibilidade de confessar os seus pecados, demonstrar arrependimento e receber o perdão de Deus em seu site na internet.

Segundo informações da própria emissora, ela seria a primeira a dispor de um confessionário virtual. O endereço "www.theconfessor.co.uk" oferece duas alternativas: entrar em contato com um conselheiro real por telefone ou confessar os pecados em um espaço virtual. Dizem eles que nada é arquivado; o segredo da confissão é preservado.  Durante a consulta, o internauta pode ler versículos bíblicos que falam do amor, da misericórdia e do perdão de Deus, projetados em um fundo com céu azul e nuvens brancas. A "Premier Christian Radio" tem aproximadamente 200.000 ouvintes.

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 8 – DESVELO COM A CRIAÇÃO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 8 – DESVELO COM A CRIAÇÃO

VERSO ÁUREO:  “E tomou o Senhor Deus  o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e o guardar.”
PENSAMENTO CENTRAL DA LIÇÃO: Perceber o fundamento bíblico para a importância do cuidado que devemos ter para com a natureza. Sentir a responsabilidade como  bons mordomos em cuidar do ambiente. Viver de forma simples e colaborar para diminuir o impacto negativo sobre o ambiente como o consumismo e desperdícios desnecessários.

INTRODUÇÃO: O verso áureo desta semana mostra que, já no Éden, Deus preocupou-Se em cuidar do ambiente. No Jardim de Deus não havia a presença do pecado e ainda assim, Deus já deu instruções claras para nossos pais “guardarem e cuidarem do jardim”. Quanto mais nós hoje, como filhos de Deus, devemos tomar todos os cuidados para não poluir o ambiente! A Palavra menciona que a terra geme: 

Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração.”Isa. 24:5-7

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

SERMÃO: SERVIÇO/DISCIPULADO


Serviço/Discipulado


Introdução

Gostaria de falar um pouco sobre serviço e discipulado, como podemos servir a Deus, o que é isto de discipulado, quais os motivos que nos devem levar a servir a Deus.

Vamos então de ver alguns exemplos de seguidores de Jesus.


Numero de pessoas que serviram a Deus

A partir do novo testamento, como foi evoluindo o numero de pessoas que quis servir a Deus e ser Seus discípulos?
Inicialmente existiram os 12 discípulos. A bíblia dá-nos outros números de pessoas que serviram a Deus. Os 70 que Jesus enviou 2 a 2. Lucas 10:1 “Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.”.

Em seguida 120, actos 1:15 “E, naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas)”.

Depois, 3000, Actos 2: 41 “De sorte que foram baptizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.

Mais tarde 5000, “Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.” Actos 4:4

E finalmente cada um de nós.


Motivação para Servir a Deus

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UM APELO À REVERÊNCIA NA VIDA E NA IGREJA


REVERÊNCIA NA VIDA E NA IGREJA

I - INTRODUÇÃO - Certa  vez um moço convidou um amigo para ir à igreja com ele. O pastor apresentou um sermão maravilhoso. Quando foram para casa o jovem perguntou ao seu amigo: - Que tal o culto? O amigo respondeu:  - Bem, apreciei a sua igreja, mas fui roubado. Aquele jovem estremeceu!

- Mas amigo, não havia visitantes. Todos eram membros piedosos.  - Mas fui roubado, disse o amigo. - Como? Perguntou ele novamente. Respondeu o visitante: -  Não foram estranhos. O primeiro jovem que chegou tarde,  e para conseguir lugar no banco, tirou-me a bíblia da mão, justamente quando eu procurava um texto bíblico que o pastor havia mencionado. Esse foi o primeiro ladrão. Os outros foram três moças que chegaram atrasadas que mais pareciam exposição de vitrines,  e elas roubaram a minha atenção. Três ladras. Um outro ladrão estava na minha frente. Duas vezes ele perguntou as horas. Os dois últimos estavam atrás de mim, falaram o tempo todo. Não fui roubado em dinheiro, mas no sermão. Fui roubado em tua igreja!

Em Hebreus 12.28 afirma: “Sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e santo temor.” a- A maior perda humana é perder o senso da presença de Deus. b- Cristo baniu os cambistas do templo e o mesmo Ele deseja fazer em nossos corações. c- Que o Santo de Israel nos dê discernimento entre o santo e o profano. d- E como Moisés curvemo-nos diante da Sua santidade em adoração e ouvidos atentos à sua bendita voz.
  

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

ESTUDO BÍBLICO COMPLEMENTAR Nº 6 – QUEM SÃO OS ANJOS E O QUE FAZEM?


ESTUDO BÍBLICO COMPLEMENTAR Nº 6 – QUEM SÃO OS ANJOS E O QUE FAZEM?

Os anjos são ministros de Deus e trabalham em nosso favor. Eles cumprem a
vontade de Deus quanto à nossa segurança e proteção. Por serem criaturas, em qualquer momento, eles  podem entrar em contato com o homem, uma vez que eles possuem raciocínio. O raciocínio deles é como criatura e não como Deus. Eles não possuem onisciência, onipotência nem onipresença; também não possuem presciência, atribuições que existem somente em Deus.

1. Os anjos são chamados seres viventes – “E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.” Ezequiel 1:5. Ver também Apoc. 4: 6

2. Os anjos foram criados por Deus como um exército, e foram todos criados
de uma só vez.Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.” Salmos 33:6. Ver também Heb. 12:22; Dn 7:10; Apoc.  5:11, e  Judas v. 14

CARACTERÍSTICAS DO CÉU


CARACTERÍSTICAS DO CÉU

NO CÉU TEREMOS UM CORPO REAL - “Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. I Cor. 15:52-54.


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – O SENHOR DO SÁBADO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – O SENHOR DO SÁBADO

VERSO ÁUREO: “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mar. 2:27-28

OBJETIVOS DA LIÇÃO:  Aprender os ensinos bíblicos com respeito ao sábado, desde a criação, passando pela lei que foi dada no Sinai até os ensinos de Jesus e aos Seus milagres e curas. Sentir o apreço pelo tempo sagrado santificado por Deus. Ter o privilégio de obedecer a Deus, também no mandamento do sábado, e receber as bênçãos pertinentes a este dia.
INTRODUÇÃO:  - O Sábado é o grande memorial da criação e do poder de Deus, é uma constante lembrança do Deus vivo e verdadeiro. O anseio divino ao criar o Sábado e em ordenar que seja santificado é que Deus quer que o homem nunca esqueça o Criador de todas as coisas. Sendo o Sábado original uma perpétua memória de Deus, convidando o homem para imitá-Lo na observância do mesmo, não pode o homem observar o Sábado original e esquecer-se de Deus.
A idolatria é o resultado do distanciamento de Deus. Se o homem tivesse sido obediente a Deus no tocante ao mandamento do sábado, toda a desgraça espiritual teria sido evitada.
 
 

domingo, 5 de fevereiro de 2012

ESBOÇO DE SERMÃO - Decidir por Cristo, uma questão muito importante


Uma Questão Importante
Romanos 6:16

Introdução
1.       Após preencher uma ficha de batismo de uma jovem que acabara de concluir o estudo da Bíblia, fiz um apelo para seu pai que ali estava e que ainda não havia tomado sua decisão ao lado de Jesus. Para minha surpresa sua resposta foi: “Hoje não. Eu estou bem assim! Eu sei que Satanás está de um lado. Eu sei que Deus está do outro. E eu estou aqui. Nem lá nem cá.”

2.       Muitas vezes pessoas imaginam, no contexto espiritual, que é possível permanecer em uma zona livre ou neutra: nem lá e nem cá. Por exemplo, alguns creem que há diferentes opções espirituais:
a)       Estar sob o controle de Deus.
b)       Estar sob o controle de Satanás.
c)       Estar sob o controle de si mesmo.

3.       Quantos procuram viver debaixo de seu próprio controle, mas se esquecem de que nesta vida só há duas opções e não três. Ou estamos debaixo do controle de Deus ou estamos debaixo do controle de Satanás.
a)       Não existe um campo neutro. Não existe uma terceira opção. Não existe outra alternativa. Não há como evitar estar fora do controle de um destes dois poderes.