segunda-feira, 4 de março de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – O SÁBADO: UMA DÁDIVA DO ÉDEN


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – O SÁBADO: UMA DÁDIVA DO ÉDEN

VERSO ÁUREO: “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mateus 12:8.

O mandamento do sábado é tão importante como os outros nove mandamentos da Lei de Deus. É pena que os homens tem alterado os dez mandamentos e os adaptado às conveniências de suas crenças religiosas.

O sábado veio coroar as atos da criação de Deus, portanto no dia de sábado toda a humanidade é convidada para celebrar a criação através do culto prestado à Deus. O sétimo dia devia constituir-se no monumento permanente proclamando o Criador. O homem criado segundo à Sua semelhança, para O glorificar, necessitava deste memorial para nunca esquecer que existe o criador, mantenedor e pai amoroso. Ele é o único Deus, de eternidade a eternidade, soberano do universo. O homem necessitava de um marco no tempo para nunca esquecer a sua gloriosa origem.


“O sábado foi feito por causa do homem.” E o fato dele ter sido dado no Éden é uma prova inconfundível que o sábado não foi feito apenas para o povo judeu, mas para toda a humanidade. O sábado não foi feito para os judeus somente. Os judeus herdaram seu nome de Judá, um dos doze filhos de Jacó, de quem são descendentes. O sábado foi criado mais de 2000 anos antes de haver um único judeu. Assim como o casamento, o sábado foi dado na criação para todos os povos, e em todas as épocas.

“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.
A Bíblia não autoriza a observância do domingo em nenhum dos seus textos. Se assim é, então temos que descobrir porque, em geral, as igrejas cristãs realizam cultos neste dia e não no sábado, conforme está na Bíblia. Embora o domingo apareça na Bíblia com a expressão “primeiro dia da semana ”, não encontramos conotação religiosa para este dia. Em contrapartida, o sábado aparece 59 vezes no Novo Testamento com a expressão “Sabbatom” significando repouso.

O Cardeal Gibbons na obra Catíloca; Fé dos Nossos Pais, 1928 escreveu: “Podemos ler a Bíblia desde o Gênesis até ao Apocalipse e não encontraremos nem uma só linha que autorize a santificação do domingo. As Escrituras falam da observância religiosa do sábado, dia que nós nunca santificamos.”

“Foi a igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu o repouso do sábado para o domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do domingo pelos protestantes é uma homenagem que, contra si mesmos, prestam à autoridade da igreja (Católica).” Plain Talk About protestantism of today, for mons. Segur, pág. 213

A igreja Católica Romana teve um líder dissidente que a instigou para efetuar essa mudança, como vemos na profecia de Daniel 7:25: “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Daniel 7:25

DOMINGO (10 de março) - A CRIAÇÃO E O SÁBADO DO 7º DIA – Na criação temos definido o sábado como fazendo parte dos 7 dias da criação: “ E houve tarde e manhã…” Estes dias são literais e não milenares, como alguns cristãos, e não cristãos, pretendem. Há um contraste entre o curto período de tempo do relato da criação e as longas eras exigidas pela evolução natural. Mas é conclusivo que a palavra dia, em Hebraico “yôm” está de conformidade com as principais linhas da erudição atual. Gênesis 1 deve ser compreendido de maneira singular, no sentido literal. O Sábado literal, de um período de 24 horas, reserva-nos a oportunidade não só de santificar este dia conforme o mandamento, como também de aceitar a semana literal da criação. O inimigo pretende desviar a atenção deste mandamento criando confusão na mente da pessoas com especulações científicas ou mesmo filosóficas.

Estes é o texto principal para hoje: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:8-11

Como o seguinte texto reforça a ideia bíblica da criação em 7 dias? “Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.” Hebreus 4:3-4

SEGUNDA-FEIRA (11 de março) O PRECIOSO SIGNIFICADO DO DESCANSO DO SÁBADO – É curioso que quando chega a sexta-feira de tarde eu já fico predisposto para o sono. Geralmente recolho-me para dormir, em torno das 23:00hs, mas na sexta-feira, lá pelas 21:00hs já fico sonolento.

Deus cumulou o dia de sábado de bênçãos espirituais. Este sempre deveria ser um dia de comunhão da criatura com o seu criador, e também com os seus semelhantes. Este dia também traz à lembrança o redentor. Por esta razão a santidade do sábado comunica a paz e a alegria da certeza da salvação em Jesus Cristo. No sábado, Deus deseja atuar de modo especial para santificar-nos, separar-nos para Ele e preparar-nos para a companhia com os santos anjos para o Seu louvor e adoração. No caso dos habitantes do planeta caído, o sábado serve como uma motivação para a santidade cristã.

Razões para se guardar o sábado:  1) É o memorial da criação, é o marco que nos lembra que Deus é o criador do universo. Ver Êxodo 20.8-11. 2) Guardar o Sábado é uma evidência externa que nos torna cientes que Deus está santificando-nos. Ver Ezequiel 20:20. 3) Deus chama o sábado, e não o domingo, de o “Meu santo dia". Ver Isaías 58:13

Vantagens de se guardar o sábado: 1) Podemos ter um maior contato com a Palavra de Deus:  “Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no sábado seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras. Despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, e estes, falando-lhes, os persuadiam a perseverar na graça de Deus. No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.” Atos 13:42-44. 2) Mantém o pensamento ligado à Deus:  “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no Senhor. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do Senhor o disse.” Isaías 58:13-14. 3) Fazemos o bem ao próximo:  “Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.” Mateus 12:12. 4) Sentimos a alegria do filho obediente: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15

TERÇA-FEIRA (12 de março) JESUS E O SÁBADO – Jesus guardou o sábado não porque era um judeu, pois os judeus guardam este dia. Ele o fez porque foi Ele que criou o mundo e instituiu o sábado. Caso o descanso do sábado tivesse sido transferido para outro dia da semana o próprio Jesus teria dito. O curioso é que o próprio Cristo disse: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17-18. Como Jesus nos disse que “nem um i ou um til jamais passará da lei”, então a guarda do Sábado continua em vigor hoje, pois o céu e a terra ainda não passaram, mas existem, e o sétimo dia é um dos itens da Lei.

Qual foi a relação de Jesus com o sábado? 

1)“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Marcos 2:27-28. Sem dúvidas, Jesus reafirmou que o sábado é o dia do Senhor. Ver Isaías 58:13. Ele continuou fiel ao mandamento.

2) Jesus teve por costume guardar o sábado e frequentar a igreja neste dia. Ver São Lucas 4:16 e 13:10. Os verdadeiros cristãos têm como objetivo seguir o exemplo dado por seu Mestre.

3) Jesus recomendou que Sua igreja guardasse o sábado quarenta anos após a Sua ressurreição: “E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado.” Mateus 24:20. Sabemos que Jerusalém foi destruída anos ano 70. D.C. Contrário do que alguns possam dizer, Jesus teve o cuidado de dizer que o sábado não perderia a sua validade após a Sua ressurreição.

4) Jesus tinha prazer em fazer o bem no sábado: “Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por consequência, lícito fazer bem nos sábados.” Mateus 12:12. É muito bom saber que também podemos fazer obras de caridade no sábado, pois Jesus mostrou o lado da misericórdia que devia ser realizada no sábado, contrário do que ensinavam os judeus fanáticos de que no sábado não podiam fazer nada.

Como o legalismo, quanto ao sábado, levou alguns judeus a interpretarem mal o mandamento do sábado? Ler Mateus 12:9-13

Que cuidados devemos ter para santificar o sábado no espírito e não na letra? 

Como devem os Adventistas do 7º Dia reagir diante de comparações ou críticas injustas com os judeus, que recebem em relação ao sábado?

QUARTA-FEIRA (13 de março) O SÁBADO E OS ÚLTIMOS DIAS - Alguns dizem: “Deus não exige um dia específico para se guardar; todos os dias são de Deus, e para Deus basta observar qualquer dia de culto que Ele aceita.” Deus aceita culto todos os dias, é verdade; mas Ele pediu que o sábado, e não outro dia, fosse separado e santificado unicamente para fins religiosos e espirituais. Aqui entra uma questão de obediência e não de conveniência. Se você vai à uma loja comprar uma calça, e pede o seu número e cor preferidas; qual será a sua reação se o vendedor apresentar uma calça com um número e cor diferentes daquela que você solicitou, e ainda de quebra lhe disser:  “é a mesma coisa”?

A questão da guarda do sábado tomará proporções muito grandes a medida que vamos nos aproximando do fim. Diz a Bíblia: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências. E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste. Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio, Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.” II Pedro 3:3-7

No texto acima há dois pontos envolvidos:

1) Os inimigos de Deus que são “os escarnecedores” farão de tudo para desviar a atenção do santo sábado e difundirão o falso sábado, que é o domingo. Haverá uma perseguição contra os filhos de Deus que obedecem aos Seus mandamentos, incluindo o sábado.

Veja estes textos: E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17

"Se a profecia predisse a imposição da observância do domingo, a lei certamente será promulgada", e, tendo chegado a essa conclusão, assentam-se em calma expectativa do evento, confortando-se com o pensamento de que Deus protegerá Seu povo no tempo de angústia. Mas o Senhor não nos livrará se não fizermos algum esforço para realizar a obra que Ele nos confiou.
Como fiéis atalaias, deveis dar o aviso ao ver que vem a espada, para que homens e mulheres, pela ignorância, não sigam um rumo que evitariam se conhecessem a verdade. Review and Herald, 24 de dezembro de 1889.

“Por um decreto que visará impor uma instituição papal em contraposição à lei de Deus, a nação Americana se divorciará por completo dos princípios da justiça.  Como a aproximação dos exércitos romanos foi um sinal para os discípulos da iminente destruição de Jerusalém, assim essa apostasia será para nós um sinal de que o limite da paciência de Deus está atingido. Testemunhos Seletos, vol. 2,  150 e 151.

"Diversas denominações de igrejas se unirão para pedir aos políticos norte-americanos pela criação de uma lei que promulgue o domingo como o dia nacional para o descanso. Levando-se em conta a enorme quantidade de eleitores satisfeitos com a criação dessa lei, retira-se da constituição norte-americana a liberdade religiosa. O sábado tornou-se também o centro do grande conflito cósmico espiritual entre Cristo e Satanás. Satanás conseguiu perverter de tal modo a mente humana, que esta rejeita a verdade do Criador, e aceita sem questionamentos os falsos ensinos." 

2) Haverá um juízo, e todos as pessoas passarão pelo crivo do Senhor. Os obedientes e fiéis estarão salvos; e os que mudaram a lei de Deus, não guardaram e ainda ensinaram o erro ao povo serão punidos.

QUINTA-FEIRA (14 de março) UM SALMO PARA O SÁBADO - Este é o Salmo 92 e reflete o espírito de adoração à Deus no sábado: Este Salmo era cantado no dia de sábado pelo povo de Deus. O Salmo 92 traz alguns conceitos que precisam da nossa reflexão e tornados realidade em nossa experiência espiritual. Nosso louvor e exaltação a Deus precisam fundamentar-se em Seu amor leal para conosco, e em troca devolvemos uma adoração sincera a Deus adorando-O especialmente no dia de sábado.

“Bom é louvar ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade; sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério; sobre a harpa com som solene. Pois tu, Senhor, me alegraste pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. Quão grandes são, Senhor, as tuas obras! Mui profundos são os teus pensamentos. O homem brutal não conhece, nem o louco entende isto. Quando o ímpio crescer como a erva, e quando florescerem todos os que praticam a iniquidade, é que serão destruídos perpetuamente. Mas tu, Senhor, és o Altíssimo para sempre. Pois eis que os teus inimigos, Senhor, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniquidade. Porém tu exaltarás o meu poder, como o do boi selvagem. Serei ungido com óleo fresco. Os meus olhos verão o meu desejo sobre os meus inimigos, e os meus ouvidos ouvirão o meu desejo acerca dos malfeitores que se levantam contra mim. O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.” Salmo 92:1-15

Como podemos sentir alegrias espirituais no dia de Sábado como o salmista sentiu? 

Há alguns pontos preliminares que devemos fazer para que o dia de sábado seja maravilhoso e abençoado: 1) Deixar todas as coisas preparadas antes do pôr-do-sol. 2) Realizar com a família, amigos ou mesmo só, o culto de pôr-do-sol. 3) Depois do culto de pôr-do-sol passar alguns momentos preparando a lição ou ouvindo músicas sacras antes de ir dormir. 4) Deitar mais cedo para ter um bom descanso e estar desperto na manhã do sábado. 5) Levantar com tempo suficiente para a devoção pessoal e chegar na igreja antes do início da escola sabatina. Assim sendo o sábado será rico e abençoado e perceberemos as bênçãos de Deus.

SEXTA-FEIRA (15 de março) – LEITURA COMPLEMENTAR – O sábado foi dado antes da queda como meio de ajudar os seres humanos a lembrarem-se de que são criaturas finitas debaixo da soberania de um Deus infinito. Dessa forma, o sábado foi dado como meio de requalificar o nosso relacionamento com Deus. O sábado demonstra que Deus nos criou para sermos mais do que meros produtores de serviços e produtos. Fomos criados para termos uma íntima comunhão com o Criador. O sábado apela-nos também para que demos o direito aos outros para também guardá-lo. Guardar outro dia que não seja o sábado é uma grande desrespeito para com Aquele que deixou o “sábado” como dia santificado.

O sábado é um dia tão especial que na nova terra e nos novos céus os remidos vão guardá-lo: “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” Isaías 66:22-23

“Semelhante ao sábado, a semana originou-se na criação, e foi preservada e trazida até nós através da história bíblica. O próprio Deus mediu a primeira semana como um modelo para as semanas sucessivas até o final do tempo. Como todas as outras, consistiu de sete dias literais. Seis dias foram empregados na obra da criação; no sétimo dia Deus repousou, e então o abençoou e o separou como dia de descanso para o homem.” Patriarcas e Profetas, 70

“Na lei dada no Sinai, Deus reconheceu a semana, e os fatos sobre os quais ela se baseava. Depois de dar o mandamento: “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar”, e especificar o que deve ser feito nos seis dias e o que não deve ser feito no sétimo, Ele declara a razão para assim observar a semana, apontando para o Seu próprio exemplo: “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou”. Êxodo 20:8-11. Esta razão parece bela e impõe-se quando compreendemos serem literais os dias da criação. Os seis primeiros dias de cada semana são dados aos homens para o trabalho, porque Deus empregou o mesmo período da primeira semana na obra da criação. No sétimo dia o homem deve abster-se do trabalho, em comemoração ao repouso do Criador. Patriarcas e profetas, 70

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário