terça-feira, 14 de maio de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 - CONFIANÇA NA BONDADE DE DEUS (Habacuque)


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 - CONFIANÇA NA BONDADE DE DEUS (Habacuque)

VERSO ÁUREO: “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Habacuque 2:14

INTRODUÇÃO: Quem é o autor do livro de Habacuque? O capítulo 1:1 identifica o livro de Habacuque como sendo autoria do próprio profeta.

Quando foi escrito? O livro de Habacuque foi escrito entre 610 e 605 a.C, E estava relacionado com o reino do Sul, como é evidente.

Habacuque perguntava porque Deus estava permitindo que seu povo escolhido sofresse nas mãos de seus inimigos Babilônicos. Deus respondeu e a fé de Habacuque foi restaurada.


O livro de Habacuque começa com Habacuque clamando a Deus por uma resposta  por que o Seu povo escolhido devia sofrer em cativeiro. Ver Habacuque 1:1-4. O Senhor dá a sua resposta à Habacuque, essencialmente afirmando: "você não acreditaria se eu lhe dissesse." Ver Habacuque 1: 5-11. Habacuque diz em seguida: "Ok, tu és Deus, mas ainda me conte mais sobre por que isso está acontecendo." Ver Habacuque 1:17-2:1. Deus então responde-lhe novamente e dá-lhe mais informações, dizendo então que a terra é para estar silenciosa diante dEle. Ver Habacuque 2:2-20. Então Habacuque escreve uma oração expressando sua forte fé em Deus, mesmo passando por estas tribulações. Ver Habacuque 3:1-19.

Veja alguns versos chaves do livro: Habacuque 1:2: “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: violência! E não salvarás?”

Habacuque 1:5: “Vede entre as nações, olhai, maravilhai-vos e desvanecei, porque realizo, em vossos dias, obra tal, que vós não crereis, quando vos for contada.”

Habacuque 1:12: “Não és tu desde a eternidade, ó Senhor, meu Deus, ó meu Santo? Não morreremos.”

Habacuque 2:2-4: “o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará. Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.”

Habacuque 2:20: “O Senhor, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.”

Habacuque 3:2: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.“

Habacuque 3:19: “O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.”

DOMINGO (19 de maio) UM PROFETA PERPLEXO – Enquanto os outros profetas falavam ao povo sobre aquilo que Deus transmitia, Habacuque falava com Deus sobre o que acontecia com o povo.

Que perguntas Habacuque fez à Deus? O profeta questiona a Deus em várias questões. Por que Ele não atende o seu clamor por justiça? Por que é tolerante com os perversos? Por que não executa o juízo contra eles? Por que permite que oprimam aqueles que Ele reconhece como Seus filhos? Por que em meio a tanta violência Ele não traz a salvação? O profeta Habacuque queixou-se à Deus por não compreender com clareza todos os Seus desígnios e propósitos. Ele fez algumas perguntas a Deus, procurando obter compreensão: “Até quando, Senhor, clamarei por socorro, sem que tu ouças? Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles?” Todavia, em meio às suas incertezas Habacuque decidiu ficar leal a Deus e atento à Sua voz: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa.” Habacuque 2:1. Ver também Hab. 1:3 e 1:4

A perplexidade do profeta residia no fato de que os impios não só eram mais prósperos do que eles, mas ainda os dominavam. Como temos administrado estas questões em nossa vida? Não é verdade que também ficamos perplexos diante destas situações que contemplamos com nossos olhos? Temos nós uma solução para esse problema? Habacuque não tinha e parece que também não via uma solução imediata.

SEGUNDA-FEIRA (20 de maio) VIVER PELA FÉ – Em Habacuque 1:22-17 Deus dá uma resposta que o profeta não entendeu muito bem, e mais uma vez ficou perplexo. Deus disse que iria usar um povo ímpio para punir o Seu povo.

Mas em Habacuque Deus apresenta a esperança que o povo podia ter de que Ele faria a verdadeira e definitiva justiça. Aqui está uma gema preciosa do amor de Deus: “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.” Habacuque 2:2-4

O ser humano quer ver as coisas resolvidas de forma imediata, mas com Deus as coisas nem sempre funcionam assim. No decorrer dos séculos os filhos de Deus sofreram e sofrem em consequência das más escolhas de pessoas que vivem longe de Deus. Os ímpios fazem coisas desbaratadas e despropositadas e ainda prosperam. Isso causa alguma dúvida na mente das pessoas; mas Deus, no texto acima, deixou claro que o Seu juízo seria efetuado. Deus disse assim: “Se tardar, espera-o, porque certamente virá.”

Como o povo viu a libertação? 1) Através do retorno do cativeiro setenta anos mais tarde. 2) Através do nascimento de Jesus, de acordo Gálatas 4: 4, na plenitude dos tempos. 3) Com a 2ª volta de Jesus o povo de Deus verá a libertação de forma total e definitiva.

Mas a tônica principal da lição de hoje é o aspecto de, enquanto Jesus não volta, precisarmos de viver pela fé. A mensagem de Habacuque é apocalíptica, é para os nossos dias.

Como viver pela fé em um mundo com pessoas cada vez mais incrédulas e que sugere-nos o afastamento de Deus?

Veja estes textos do Novo Testamento “Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé.” Rom. 1:17

“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.” Heb. 10:38.

A profecia de Habacuque aqui é a primeira menção do conceito de viver pela fé. Mais tarde, no Novo Testamento, o apóstolo Paulo evoca a frase três vezes. E hoje Habacuque 2:4 permanece como um dos textos mais pregados de todas as escrituras. Ele formou a base da doutrina de muitas igrejas. “Viver pela fé” fala de como somos justificados e santificados, como encontramos paz e alegria, como obtemos vitória sobre o pecado. Todas estas são maravilhosas aplicações da poderosa verdade de Habacuque. Porém quero focalizar o contexto histórico desta passagem. Quando Habacuque falou de “viver pela fé” foi para ajudar Israel a saber como enfrentar uma crise que chegava. Cá estava uma verdade eterna destinada a ajudar o povo a superar a calamidade que estava prestes a vir sobre eles. E foi revelada durante dias muito parecidos aos dias atuais.

TERÇA-FEIRA (21 de maio) A TERRA SE ENCHERÁ (Habacuque 2) - Este é o texto base para hoje: “Porque a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Habacuque 2:14

Em Habacuque dois mostra a resposta que Deus deu ao profeta sobre o juízo que viria sobre Babilônia. Deus enviou 6 ais sobre a nação perversa e dominadora. A nação de Babilônia perdeu o seu domínio para os Medos e Persas no ano 538 a.C. A palavra de Deus não falha.

De que pecados eram acusados por Deus? Eis os ais: “Ai daquele que multiplica o que não é seu! (até quando?) e daquele que carrega sobre si dívidas!” Habacuque 2:6

“Ai daquele que, para a sua casa, ajunta cobiçosamente bens mal adquiridos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar do poder do mal!” Habacuque 2:9

“Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniquidade!” Habacuque 2:12

“Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!” Habacuque 2:15. Neste verso encontramos dois ais.

“Ai daquele que diz ao pau: Acorda! e à pedra muda: Desperta! Pode isso ensinar? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas dentro dela não há espírito algum.” Habacuque 2:19

Como a terra fica cheia com a presença do Senhor? “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra.” Habacuque 2:20. Alguns têm usado este texto para pedir reverência na igreja. Também podemos usar, mas a aplicação mais correta é que quando Deus age em favor dos Seus filhos, através do juízo, toda a terra fica em silêncio. Mas antes do Juízo Deus pediu respeito e obediência para todas as nações.

Como podemos desenvolver fé em Deus nos dias de hoje? Ver Hebreus 11:1-13

Veja este texto: “ A fé que fortaleceu Habacuque e todos os santos e justos, naqueles dias de grande provação, é a mesma que mantém o povo de Deus hoje. Nas horas mais escuras, sob as mais difíceis circunstâncias, o crente cristão pode apoiar-se na fonte de toda luz e poder. Dia-a-dia, pela fé em Deus, a sua esperança e ânimo podem ser renovados.” Prof. e Reis, 258

QUARTA-FEIRA (22 de maio) RECORDANDO A FAMA DE DEUS – Na lição de hoje e no capítulo 3 de Habacuque vemos o profeta aceitar os planos de Deus de modo a confiar que os Seus caminhos são os melhores para o povo de Israel. Em forma de música ele dá glórias a Deus por Seus feitos. O profeta menciona a libertação do Egito que o povo recebeu e transporta os seus interlocutores para o juízo iminente que Deus traria contra os babilônicos e com a volta de Jesus.

Até o versículo 15, Habacuque traz à memória dos seus leitores a glória e as realizações de Deus no passado do povo de Israel. É bom lembrar as glórias do passado, quando Deus nos mostrou a Sua graça e o Seu poder ao nos conceder favores especiais e ao nos ajudar em certas ocasiões. É uma boa maneira de ficarmos animados, sabendo que, assim como fez antes, Deus continuará conosco no presente e no futuro. A memória da experiência tida contribui muito para aumentar a nossa fé. Antes, Habacuque havia enfatizado a ira de Deus em seu julgamento justo, apenas com um pequeno alívio diante da promessa gloriosa que “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Habacuque2:14.Mas aqui Habacuque, em meio à justa punição dos ímpios devido à ira de Deus, lembra-se da Sua misericórdia ao sair “para o socorro do Seu povo, para o salvamento do Seu ungido.” v.13.

Recordando os grandes feitos de Deus castigando com pragas os opressores de Israel. Ver Hab.3:5. Destruindo nações poderosas para dar as suas terras como herança para Seus filhos, Ver Hab. 3:11 e 12 e mencionando também a travessia do mar vermelho. Ver Hab. 3:15, o profeta estremeceu diante de tantas manifestações de poder, de proteção e de glória, que confiante declarou: “Tranquilo esperarei o dia da desgraça que virá sobre o povo que nos ataca.” Hac 3:16. Isto é fé!

Até que ponto estamos dispostos em aceitar os planos de Deus para a nossa vida e a confiar?

QUINTA-FEIRA (23 de maio) DEUS É NOSSA FORÇAO texto de hoje é um dos mais lindos do Velho testamento: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).” Habacuque 3:17-19

Aqui o profeta prevendo o inevitável cativeiro, faz a sua declaração de fé: “Ainda que o exército inimigo destrua todas as nossas lavouras e pomares; ainda que leve consigo todos os nossos rebanhos de ovelhas e gado; ainda que a nossa terra fique deserta, eu não abandonarei a minha alegria na certeza da salvação de meu Deus.” Que tamanho amor à Deus!

É bom entender que Habacuque só teve condições de fazer esta declaração após ver o futuro pela fé. Ele disse: “Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” A sua alegria e fé estavam em Deus, não nas circunstâncias da vida. A sua alegria estava naquilo que esperava de Deus, e não na situação vivida. A sua alegria estava na glória que esperava em Deus. É bom entender também que Habacuque passou a crer e confiar que Deus lhe faria sempre vencedor. “O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).” 3:19. Nós também precisamos crer, confiar, declarar que somos mais do que vencedores. Em Rom. 8:37 lemos: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.”

Como temos reagido nos momentos de maior crise espiritual, pessoal, profissional e familiar?

SEXTA-FEIRA (24 de maio) LEITURA COMPLEMENTAR - O apóstolo Paulo cita Habacuque 2:4 em duas ocasiões diferentes; em Romanos 1:17 e em Gálatas 3:11 para reiterar a doutrina da justificação pela fé. A fé que é dom de Deus, e disponível através de Cristo, é ao mesmo tempo uma fé que salva. Ver Efésios 2:8-9 e sustenta por toda a vida. Alcançamos a vida eterna pela fé e vivemos a vida cristã por essa mesma fé. Ao contrário dos "orgulhosos" no início do verso, a sua alma não está reta dentro dele e seus desejos não estão corretos. Entretanto, nós, os que somos feitos justos pela fé em Cristo, somos assim declarados porque Ele trocou a Sua justiça perfeita pelo nosso pecado. Ver  II Coríntios 5:21, e tem nos capacitado a viver pela fé.

A lição para o leitor de Habacuque é que é admissível questionar o que Deus está fazendo, embora isso deva ser feito com respeito e reverência. Às vezes não é evidente para nós o que está acontecendo, especialmente quando somos lançados em sofrimento por um período de tempo ou se parece que nossos inimigos estão prosperando enquanto estamos apenas sobrevivendo. O livro de Habacuque, entretanto, afirma que Deus é um Deus soberano e onipotente, que tem todas as coisas sob controle. Precisamos apenas nos aquietar e confiar que Ele está trabalhando. Ele é quem afirma ser e sempre cumpre Suas promessas. Ele punirá os perversos. Mesmo quando não podemos ver, Ele ainda está no trono do universo. Precisamos manter a seguinte realidade em foco: "O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente." Habacuque 3:1. Permitir-nos andar altaneiramente é levar-nos aos mais altos lugares com Ele, onde nos distanciamos do mundo. Às vezes o caminho que temos que percorrer para chegar lá é através do sofrimento e da tristeza, mas se descansarmos e confiarmos em Deus, alcançaremos o Seu objetivo para nós.

Veja estes textos: “Tu dizes: ‘Eu determino o tempo em que julgarei com justiça."

“Eu sou o Senhor; na hora certa farei que isso aconteça depressa.”

“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem mesmo os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” Mat. 24:36

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário