domingo, 21 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 - OBEDIÊNCIA: O FRUTO DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 - OBEDIÊNCIA: O FRUTO DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” II Cor. 10:4 e 5.

INTRODUÇÃO – A questão da obediência é muito séria. O cristão ou obedece a Deus ou não O obedece. Existem apenas duas opções: Obedecer ao pecado; ou obedecer, de todo o coração, a Deus e à sua doutrina, passando a ser um servidor da justiça. Dito com outras palavras: É impossível uma pessoa obedecer honestamente a Deus se o seu coração não estiver renovado. Não importa quão ativos somos em atividades religiosas, o que importa é quão obedientes somos à Ele, porque é a nossa obediência, e a quem nós obedecemos, que determina a quem servimos na realidade. Uma vez renovados espiritualmente, a nossa obediência será verdadeira,  genuína e plena.


O cristão reavivado recebe o Espírito Santo; como resultado da sua obediência. Veja este texto:  “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. Não são todas as pessoas que recebem o verdadeiro Espírito Santo. São apenas os filhos de Deus que vivem sob a influência do Espírito e obedecem aos mandamentos de Deus. Deus quer obediência completa. Não adianta guardar uma parte da bíblia e desprezar a outra. Veja este exemplo: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:10-12

A bíblia diz que devemos obedecer aos governantes da terra. Há alguma ocasião em que não devemos obedecer às autoridades da terra? A resposta para essa pergunta pode ser encontrada em Atos 5:27-29: “Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo-sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. Disto, podemos ver claramente que enquanto as leis da terra não se choquem com as leis de Deus, devemos obedecê-las. Assim, quando a lei da terra contradizer o mandamento de Deus, devemos violá-la e escolher obedecer à lei de Deus. No entanto, mesmo neste caso, devemos aceitar a autoridade do governo sobre nós, sem murmurações e críticas ao governo. Isto é demonstrado pelo fato de Pedro e João não terem protestado por terem sido açoitados, e sim se terem regozijado ao sofrer por obedecer a Deus. Ver Atos 5:40-42. O mesmo princípio aplica-se aos pais incrédulos e patrões corruptos.

DOMINGO (28 de julho) A VIDA TRANSFORMADA -Nossa vida é repleta de transformações. Mas, a lição de hoje não quer dizer de uma simples mudança de hábitos, e sim de um transformação completa, pois quando nos encontramos com o Senhor Jesus, somos tocados por um poder; por um amor, e por uma paz que transcende qualquer entendimento humano. Esta transformação se assemelha a metamorfose que a lagarta sofre. Assim como uma simples lagarta rastejante, acostumada a ver o mundo de baixo transforma-se em uma borboleta. Nós também, depois de sermos transformados em verdadeiros cristãos, começamos a ver as maravilhas de Deus, lá do alto, de uma forma ampla. Quando nos encontramos com o Senhor Jesus, antes acostumados a ter uma vida medíocre e sem perspectivas, passamos a ter a plena confiança da vida eterna que está em Cristo Jesus.

O único caminho seguro, na experiência do reavivamento, é entregar a nossa vida ao controle total do Espírito Santo, para que nos faça produzir os frutos do Espírito. Veja o seguinte texto na linguagem corrente: “Eu os aconselho a obedecerem somente as instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão fazendo sempre as coisas erradas que a natureza pecaminosa de vocês quer que façam.” Gálatas 5:16

A lição de hoje traz o exemplo de Pedro que antes da cruz teve uma reação à Jesus, e depois da morte e ressurreição de Cristo, teve uma reação de alguém que era verdadeiramente convertido e que vivia o verdadeiro reavivamento. Pedro era facilmente dominado por seus sentimentos. Quando Jesus declarou à Seus discípulos que todos O abandonariam, Pedro, enfático, disse que estava pronto para morrer por Jesus. Quando a prova sobreveio, negou qualquer relacionamento com Ele e total desconhecimento de Sua pessoa. Ver Mateus 26:69-74. Após a ressurreição, Pedro assumiu o compromisso de fidelidade para com Cristo e recebeu a missão de zelar pelo rebanho de pecadores que tomariam a sua decisão de viver para Jesus. Ver João 21: 15-19. E depois do Pentecostes, sob a liderança do Espírito Santo, Pedro revelou o fundamento do seu reavivamento espiritual: “Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem.” Atos 5:29 e 32

O reavivamento genuíno acontece pela atuação do Espírito Santo, transformando a vida e a conduta do pecador. O pecador abandona os seus pecados. O covarde e fraco transforma-se em corajoso. O tímido é transformado em destemido e ousado. O incapaz é capacitado e testemunha com determinação e convicção.

Você já está transformado?

SEGUNDA-FEIRA (29 de julho) O ELEVADO PREÇO DA OBEDIÊNCIA - Estêvão é lembrado como o primeiro de muitos mártires no reino de Jesus Cristo. Ele entrou na história em Atos 6 e foi apedrejado no capítulo seguinte. O nome dele aparece apenas 10 vezes, todas no livro de Atos. Embora o tempo dele no palco da história tenha sido pouco, a importância da vida desse servo não deve ser subestimada. Ele mostrou características essenciais de um verdadeiro discípulo do Senhor.

Temos poucas informações sobre a vida de Estêvão. Um homem bom e dedicado perdeu a sua vida por causa do evangelho. Mas desse pequeno relato podemos aprender muito. Considere esta lição da vida e da morte de Estêvão: Deus sempre quer a fé obediente. Estevão não teve medo de proclamar a verdadeira fé. Nós, assim como Estevão, também devemos pregar o que os ouvintes precisam ouvir, e não o que eles querem ouvir. Veja este texto: “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há-de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.” II Timóteo 4:1-5

Na igreja apostólica, a decisão pela obediência à vontade de Deus, recebeu da parte do inimigo e de seus instrumentos os mais hediondos atos de crueldade. Estevão, bem como outros discípulos, pagaram com a vida o preço da lealdade e obediência.

Temos ousadia em pregar, como Estêvão  mesmo em face de perseguição; ou nos escondemos no meio da multidão? Ver o texto para hoje. Atos 6.3:10

TERÇA-FEIRA (30 de julho) QUANDO O ESPÍRITO SURPREENDE- Aqui está o resumo da lição de hoje:

1) Saulo pediu cartas do sumo-sacerdote às sinagogas de Damasco autorizando perseguição contra os cristãos de lá. Ver Atos 9:1e 2
2) No caminho de Jerusalém para Damasco, Jesus o encontrou. Ver  Atos 9:3
3) Quando Saulo viu uma luz brilhante no céu, ele caiu por terra. Uma voz perguntou: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Saulo respondeu: "Quem és Tu, Senhor?" A voz lhe replicou: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer". Atos 9:4-6
4) Os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não viram ninguém. Atos 9:7
5) Saulo ficou cego, e foi levado para Damasco onde ele ficou três dias sem comer e sem beber e depois foi baptizado por Ananias. Atos 9: 8-17

Deus tem as Suas maneiras de agir. Ele não está limitado aos conceitos humanos. Ele age quando quer, como quer, com quem quer e onde quer. Saulo, um zeloso e decidido fariseu na defesa dos conceitos espirituais de seu povo, por determinação sua e com o aval do Sinédrio de Jerusalém, decidiu perseguir a Igreja apostólica. Estava a caminho de Damasco para prender os novos conversos naquela cidade. Já nas proximidades da cidade, Jesus encontrou-se com ele para lhe falar sobre os Seus planos. Assim são os caminhos de Deus; Ele surpreende os amigos e os inimigos.

O Espírito Santo nos surpreende de forma maravilhosa. As vezes, Deus demora anos para responder uma oração; e, quando menos percebemos, vemos a bênção diante dos nossos olhos. O próprio Ananias e as pessoas ficaram surpresos com a conversão de Saulo. Ninguém esperava!

Veja estes textos: “E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?” Atos 9:21

“Mas o Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante todo o Israel.” Atos 9:15.

O Espírito Santo Tem impactado a sua vida com coisas maravilhosas, ou nem por isso?

QUARTA-FEIRA (31 de julho) SENSIBILIDADE AO CHAMADO DO ESPÍRITO – A lição de hoje mostra o apóstolo Paulo sendo sensível e obediente à palavra do Senhor Jesus.

Logo que Paulo percebeu que era Deus que lhe falava qual foi a sua reação? “E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.” Atos 9:6. Esse episódio leva-me à outro profeta que, depois de receber a visão do céu, como Paulo disse: “Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há-de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” Isaías 6:8.

Ao longo do ministério de Paulo ele sempre revelou que era um homem convicto da grandeza e estabilidade de sua decisão por Cristo. Não foi uma decisão tomada por acaso. Ele não se entusiasmou por uma causa num arroubo sentimentalista. Ele compreendeu que Deus, por intermédio de Cristo, o investira apóstolo, embaixador do reino, confiando-lhe a Sua mensagem.

Paulo, depois de reavivado pelo Espírito Santo pregava com muito poder. Em muitos momentos ele pregava e fundava igrejas, mas em alguns momentos ele teve encontro com os líderes políticos de Roma. A lição de hoje traz o episódio relatado em Atos 26: 19-32 onde mostra o rei Agripa sendo evangelizado. E a força da pregação de Paulo foi tanta que o rei, sensibilizado disse o que está em negrito: “Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.” Atos 26:27-29

O mesmo sol que derrete a cera endurece o barro. Temos na bíblia vários exemplos de pessoas que ouviram o evangelho, mas o rejeitaram. O rei Festo, Pilatos e outros são exemplos patéticos da rejeição do evangelho.

Como é a sua sensibilidade ao apelo de Deus para aceitar a Sua proposta de reavivamento e reforma espirituais? Você sente que progrediu ou regrediu na sua vida espiritual?

QUINTA-FEIRA (1º de Agosto) OBEDIÊNCIA DIRIGIDA PELO ESPÍRITO – A lição de hoje traz um assunto muito delicado que se tem notado no meio cristão. Muitos dizem ser cristãos;  mas, na realidade, poucos estão dispostos a serem dirigidos pelos ditames da palavra do Senhor Deus.

Uma questão muito importante em relação a receber o Espírito Santo é a obediência. Muitos procuram sentir um estado de êxtase emocional para terem a certeza de que estão sendo guiados pelo Espírito Santo. Mas nem sempre esse é um sinal seguro e de equilíbrio. Por exemplo: as pessoas que estão dopadas, com drogas, fazem coisas que fogem do seu controle mental. No aspecto religioso também acontece isso. Pessoas, de religiões onde a ênfase está na música ritmada, com o pretexto de que o Espírito Santo está a guiá-las, podem fazer coisas horríveis. Quantas mortes aconteceram lideradas por pessoas fanáticas que incentivaram ações, agindo apenas por sentimentos emocionais que estavam descontrolados. Nossa mente deve ser regida primeiro pela razão e depois, e também, pelas emoções. O que temos visto em igrejas pentecostais é um sentimentalismo exagerado que envolve barulho, músicas altas e com ritmos de dança, e depois quando você apresenta a necessidade de obedecer o 4º mandamento, que requer a observância do sábado, dizem que o sábado foi abolido. Ou se você tenta explicar o verdadeiro significado do dom de línguas de Atos 2, não aceitam e ainda dizem estar sendo guiados pelo Espírito. O Espírito Santo é dado somente para aqueles que obedecem Deus. Veja este texto como é claro: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. Se não obedecem a palavra de Deus, de forma completa, e dizem ter o Espírito, certamente é um outro espírito, mas não o de Deus.

A verdadeira vida espiritual está fundamentada em princípios de conduta, princípios que atuam no interior, na mente, e revelam a integridade do carácter. A liderança do Espírito Santo era o mote de vida de Jesus. Declara o apóstolo Paulo, que esvaziou-Se de toda a glória a que sempre teve direito, para cumprir uma missão e um propósito do qual não havia a possibilidade de afastar-se um passo da rota determinada, sem que isso decretasse o fracasso total. Ele seguiu decididamente todos os detalhes de todo o caminho traçado; “e foi obediente até a morte, e morte de cruz.” Fip. 2:8

O verdadeiro filho de Deus deixa ser guiado em toda a verdade: Falando sobre a missão do Espírito Santo, na liderança da vida de todos os que aceitam a Jesus, encontramos este texto: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir.” João 16:13

Veja este outro texto: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:14-16

SEXTA-FEIRA (2 de agosto) LEITURA ADICIONAL – Tendo em vista que o reavivamento é gerado pela presença do Espírito Santo em nós, e que o Espirito é concedido àqueles que O obedecem é importante conhecermos melhor quem é o Espírito Santo.

 Quem é o Espírito Santo? Há muitos conceitos errôneos sobre a identidade do Espírito Santo. Alguns vêem o Espírito Santo como uma força mística. Outros entendem o Espírito Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de Cristo. O que diz a Bíblia a respeito da identidade do Espírito Santo? Colocando de forma simples; a Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e uma vontade.

O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto em muitas Escrituras, incluindo Atos 5:3-4. Neste verso Pedro confronta Ananias em por que ele tinha mentido para o Espírito Santo, e a ele diz “não mentiste aos homens, mas a Deus”. É uma declaração clara de que mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. 

Podemos também saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Por exemplo, a onipresença do Espírito Santo é vista em Salmos 139:7-8: “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Em I Coríntios 2:10 vemos a característica de onisciência do Espírito Santo: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.”

Podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma Pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade. O Espírito Santo pensa e sabe. Ver I Coríntios 2:10). O Espírito Santo pode se entristecer. Ver Efésios 4:30. O Espírito intercede por nós. Ver Romanos 8:26-27. O Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade. Ver I Coríntios 12:7-11. O Espírito Santo é Deus, a terceira Pessoa da divindade. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que ele seria. Ver João 14:16,26; 15:26.

Para que possamos entender o trabalho transformador do Espírito Santo na vida do pecador arrependido, Deus apresenta a promessa desta bênção sob os símbolos das duas chuvas: temporã e serôdia. Na experiência cristã necessitamos destas duas chuvas. A temporã, que faz brotar a semente da verdade no coração, quando tomamos a decisão de viver para Cristo, também deve firmar na verdade, conduzir à obediência e fortalecer a fé. A chuva serôdia conduz para o amadurecimento espiritual e ao decidido testemunho em favor da verdade, culminando na frutificação de almas para o celeiro do Céu.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário