quarta-feira, 4 de setembro de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11- REFORMA: TER NOVOS PENSAMENTOS

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11- REFORMA: TER NOVOS PENSAMENTOS

VERSO ÁUREO: “Se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da Terra.” Col. 3:1 e 2

INTRODUÇÃO – Quando pensamos nas coisas do céu deixamos de pensar tanto nas coisas desta terra. O cristão que passa pelo reavivamento espiritual logo tem os seus pensamentos renovados; e suas palavras e atos revelam a reforma necessária.


Como posso assumir o controle dos meus pensamentos? Muitos cristãos lutam com essa questão, especialmente em nosso mundo altamente tecnológico. No entanto, tomar o controle dos nossos pensamentos é essencial. Em Provérbios 4:23 diz: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida." O "coração" inclui a mente e tudo que procede dela. Alguém disse que cada pecado que cometemos é cometido duas vezes; uma vez em nossos pensamentos e novamente quando agimos devido a esses pensamentos. É mais fácil livrar a nossa vida de pecado se o atacarmos quando ainda no início, em nosso pensamento, em vez de esperar que se torne enraizado em nossas vidas por nossas ações e, em seguida, tentar retirá-lo. O cristão é convidado à ter a mente de Cristo: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” I Coríntios 2:14-16

Seguem algumas sugestões bíblicas para tomar o controle de nossos pensamentos e livrar-se de pensamentos errados: A) Sejamos constantes na Palavra de Deus de modo que quando um pensamento pecaminoso entrar na nossa mente, uma tentação, seremos capazes de reconhecê-lo, pelo que é, e saber o rumo a tomar. Jesus no deserto  respondeu à cada uma das tentações de Satanás com a Escritura que se aplica à direção que Ele sabia, sua mente devia tomar. B) Vivamos na dependência do Espírito Santo, principalmente por meio de buscar a Sua força através da oração. Ver Mateus 26:41. Se confiarmos em nossa própria força, nós falharemos. Ver Provérbios 28:26, Jeremias 17:9 e Mateus 26:33. C) Não devemos alimentar a mente com o que promove pensamentos pecaminosos. Esta é a ideia de Provérbios 4:23. Devemos guardar o nosso coração. Também devemos evitar passar o tempo com aqueles que nos incentivam a seguir esses caminhos errados. D) Devemos seguir Deus ardentemente, substituindo os pensamentos pecaminosos por atividades e mentalidades piedosas. Este é o princípio de reposição. Quando tentados a odiar alguém, podemos substituir esses pensamentos de ódio com ações divinas: fazemos o bem para eles, falamos bem deles e oramos por eles. Ver Mateus 5:44. E) Podemos usar comunhão com outros cristãos do jeito que Deus planejou. Hebreus 10:24-25 diz: "Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima." Cristãos companheiros que nos encorajam nas mudanças que desejamos, melhor que sejam do mesmo sexo, que oram por nós e conosco, que nos perguntam em amor como estamos indo e que nos encorajam a evitar os velhos caminhos, esses são amigos realmente valiosos.

DOMINGO (8 de setembro) A IMPORTÂNCIA DA NOSSA MENTE  - Por que a mente é tão importante? Hoje, segunda década do século XXI, a nossa ciência oficial na ponta dos avanços tecnológicos e do saber, ainda patina nas buscas de conhecimentos sobre o instrumento de conhecer a mente do ser humano. Parece que a mente ainda é um mistério para os homens de ciência.Vivemos, há tanto tempo, na escuridão sobre a funcionalidade interna da nossa mente. Ainda que alguém possa entender que não temos evoluído tanto assim. Ocorre que essa ferramenta de gestão opera nos bastidores, fora das linhas da consciência, e não é nenhuma novidade; Sigmund Freud, lá pelo início do século passado, concluiu, nos seus estudos e pesquisas, que a mente dispõe de faculdades internas, as quais ele rotulou de não-conscientes e de inconscientes. É na mente, e com a mente, que tomamos decisões e fazemos as nossas escolhas. É das nossas escolhas que depende o nosso destino: vida eterna pela escolha de Jesus como Salvador ou morte eterna quando escolhemos as sedutoras atrações do mundo, armadas por Satanás.

De acordo com o texto de hoje, que milagre acontece conosco quando contemplamos a glória de Deus? “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” II Coríntios 3:17-18

Adotar um estilo de vida, em harmonia com o pensamento de Deus, implica em relacionamento de amizade com Cristo para assimilar as virtudes do Seu caráter. Amizade com Cristo significa amizade com o Espírito Santo. Porque é o Espírito Santo que opera em nós para tornar-nos mais semelhantes a Jesus. Esse é o milagre da conversão. Quando contemplamos Jesus na Sua Palavra, somos transformados. Novos pensamentos substituem os antigos.

Veja este pensamento: "É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se. Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar. Jamais se levantará o homem acima de sua norma de pureza, de bondade ou de verdade. Se o eu é o seu mais alto ideal, nunca atingirá qualquer coisa mais elevada.” O Grande Conflito, 462

SEGUNDA-FEIRA (9 de setembro) OS FILTROS DA MENTE – Pensar em nossa mente como um filtro que impede as mais diferentes impurezas fixarem moradia e descerem aos nossos corações é importante. 
Em casa, na rua ou até mesmo dentro dos altos muros das escolas, todos estão expostos a diversas situações desafiadoras que, violentamente, invadem nossas mentes causando uma série de conflitos. No processo da transformação à semelhança de Jesus há uma parte a ser desempenhada pelo homem. É preciso aprender a vigiar as entradas da alma, filtrando as influências que atuam sobre a mente. É preciso aprender submeter a mente ao poder do Espírito Santo, porque Ele nos dá a sabedoria para identificar o que é bom, nobre e puro, e o que é aviltante, corrupto e destruidor.

Como Paulo aconselha-nos a colocarmos filtros na mente contra as influências corruptoras do mal? “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4: 7 e 8

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Abandonar os padrões mundanos, em todo o seu comportamento e pautar a sua conduta em harmonia com os princípios da Palavra de Deus, eis o dever de todos os filhos de Deus! A nossa mente precisa ser renovada pela assimilação da justiça de Deus. Primeiro, aceitando a Jesus como Salvador, a justiça personificada; segundo, aceitando a justiça de Deus expressa em Sua lei. São os princípios orientadores e modeladores do caráter. Por isso que é importante obedecer aos mandamentos do Senhor!

TERÇA-FEIRA (10 de setembro) SALVAGUARDA DA MENTE - O que diz a Bíblia a respeito da batalha espiritual? Há dois erros primários quando o assunto é a batalha espiritual: excesso e escassez de ênfase. Há aqueles que, para cada pecado, cada conflito e cada problema, põem a culpa nos demônios que devem ser então expulsos. Outros ignoram completamente a esfera espiritual, e o fato de que a Bíblia nos instrui que nossa batalha é contra forças espirituais. O segredo do sucesso na batalha espiritual é encontrar o equilíbrio bíblico. Jesus, algumas vezes, expulsou demônios das pessoas e outras vezes curou pessoas. O Apóstolo Paulo instrui os cristãos a começarem a luta contra o pecado dentro de si mesmos. Ver Romanos 6, e contra o diabo. Ver Efésios 6:10-18. Efésios 6:10-12 declara: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” 

Este texto ensina-nos algumas verdades cruciais: 1) Podemos ser fortes apenas no poder do Senhor. 2) É a armadura de Deus que nos protege. 3) Nossa batalha é contra forças espirituais do mal presentes no mundo. 

Estamos expostos aos ataques do diabo. A nossa mente pode ser dominada pela ira, inveja, rancor, ressentimento, vícios etc… A boa nova é que Jesus prometeu proteger a nossa mente. Jesus é nosso principal exemplo para a batalha espiritual. Observe como Jesus lidou com os ataques diretos de Satanás: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.” Mateus 4:1-11. 

A melhor maneira de combater Satanás é; como Jesus nos mostrou, citar as Escrituras, pois o diabo não pode contra a espada de Espírito, a Palavra do Deus vivo. O estudo diário da Palavra de Deus e uma vida de oração, são a salvaguarda da alma do crente contra os ataques do diabo. É mesmo necessário termos um programa diário de comunhão com Deus!

QUARTA-FEIRA (11 de setembro)- A RELAÇÃO MENTE/CORPO - A ciência, e particularmente a ciência cognitiva, reconhece que o cérebro e todas as suas estruturas são a base de todo processamento de sensações, sentimentos e movimentos. Este processamento é feito, na maioria dos casos, sem qualquer interferência do ser humano. No entanto, em certas situações, tais como o acelerar do bater do coração, o aumento da humidade nas mãos ou testa, o enrijamento dos músculos, o elevado estado de concentração, as reações do sistema fisiológico são tão flagrantes que ficamos conscientes de que o nosso corpo está a reagir ao que está acontecer à nossa volta ou ao que estamos a pensar. A maneira como estas reações fisiológicas são feitas é comum em todos os seres humanos. A mente exerce uma forte influência sobre o corpo e este sobre àquela.

Sabemos que o cuidado do nosso corpo, mediante um estilo de vida saudável, que envolve uma alimentação saudável, exercícios físicos, sono reparador, luz solar, temperança, e confiança em Deus é a maneira de gozar saúde física e desenvolver uma mente saudável. Sabemos também que nutrir pensamentos saudáveis e positivos transmite saúde ao corpo.

Veja como os seguintes textos revelam uma íntima relação entre o corpo e a mente/espírito:
“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:2-3

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Coríntios 10:31

Veja o apelo do Espírito Santo: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo.” I Ped 1:14-16

QUINTA-FEIRA (12 de setembro) IMAGENS DE INFLUÊNCIA – A bíblia compara Jesus com muitas figuras; a Porta, o Caminho, a Rocha, a Luz, etc… Mas Jesus usa dois exemplos que cada filho de Deus é convidado a ser: a luz e o sal.

Veja este texto: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há-de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.” Mateus 5:13-15

Por Deus ainda não acabou com este mundo de pecados? É porque as misericórdias do Senhor são sem medida. Os justos são o motivo de os ímpios não serem destruídos. Se houvesse sido encontrados dez justos em Sodoma e cidades vizinhas, elas teriam sido poupadas do fogo destruidor. Mas faltaram estes homens e mulheres e as cidades arderam em chamas, como testemunho de que um dia o mundo todo arderá sob o fogo que exterminará para sempre o pecado e pecadores. Ver II Tess. 1:6-10

O objetivo de todo reavivamento e reforma é permitir que a luz do amor, da graça e da verdade de Cristo brilhe por intermédio da nossa vida. Deus pede-nos testemunho silencioso e audível: “Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo; retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão.” Filipenses 2:14-16

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:16.

SEXTA-FEIRA (13 de setembro) – LEITURA COMPLEMENTAR O seguinte texto resume o estudo da lição desta semana: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5:23

Santidade significa o rompimento decidido com o pecado em todas as suas formas, e o desenvolvimento da reforma completa em todos os hábitos e costumes. Os desejos naturais das paixões que atuam em nós, apelando para o pecado, precisam de ser dominados e vencidos. Mas isto só é possível quando a nossa conduta é colocada sob o controle da razão santificada pelo Espírito Santo. Pela atuação do Espírito Santo o nosso caráter é transformado; e, dia a dia, identifica-se mais e mais perfeitamente com o caráter de Cristo.

Veja estes textos: “Deus está guiando a saída de um povo. Ele tem um povo, uma igreja na terra, os quais Ele tornou depositários de Sua lei. Confiou-lhes sagrado depósito e verdade eterna para ser dada ao mundo. Ele os reprovaria e corrigiria. A mensagem aos laodiceanos aplica-se aos adventistas do sétimo dia que têm tido grande esclarecimento e não têm andado na luz. São aqueles que têm feito grande profissão, mas não andado a par com seu Líder, que serão vomitados de Sua boca, a menos que se arrependam.” A Igreja Remanescente, 59

“Muitos professam estar ao lado do Senhor, mas não estão; o peso de todas as suas ações acha-se do lado de Satanás… Em que estão os nosso pensamentos? Sobre quem gostamos de conversar? Quem possui as nossas mais calorosas afeições e melhores energias? Se nos achamos ao lado do Senhor, os nossos pensamentos estão com Ele, e os nossos mais suaves pensamentos são a Seu respeito. Não temos amizade com o mundo; tudo quanto temos e somos consagramos a Jesus.” Test.  Igreja, vol 2, 262


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário