terça-feira, 26 de março de 2013

É possível ser cristão sem ir a igreja?


É possível ser cristão sem ir à igreja?

Muitos cristãos têm se decepcionado com a sua igreja e escolhido ter um relacionamento solitário com Deus. Dizem que não precisam de igreja para adorar a Deus e se relacionar com Ele. E que estão muito bem assim.

A igreja não é um lugar físico e sim o conjunto de cristãos. Uma igreja se configura como corpo de Cristo, sendo membros uns dos outros.

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 - ADULTÉRIO ESPIRITUAL (OSÉIAS)


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 - ADULTÉRIO ESPIRITUAL (OSÉIAS)

VERSO ÁUREO: “E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!” Oséias 2:23

INTRODUÇÃO: Quando e onde Oséias exerceu o seu ministério profético? Oséias começou a servir como profeta numa época em que o Rei Uzias, de Judá, com sede em Jerusalém, 829-778 a.C, e o Rei Jeroboão II, de Israel, com sede em Samaria, 844-804 a.C, eram contemporâneos. O ministério profético de Oséias estendeu-se aos dois reinos; e durou, pelo menos 40 anos. O livro de Oséias foi escrito por Oséias depois de 745 aC, pouco antes de Israel ser levado ao exílio pela Assíria em 722 a.C.

quinta-feira, 21 de março de 2013

ESBOÇO DE SERMÃO: O Perdão - História de José


O Perdão

Introdução
    1.      Qual é a sua reação ao ser ofendido ou pre­judicado injustamente por alguém? Corta o relacionamento? Mantém as aparências para retribuir no momento certo? “Faz de conta” que nada aconteceu e prepara uma guerra fria? Essas situações fazem pulsar no íntimo do coração humano os mais perversos instintos de vingança.

    2.      Portanto, consideremos o seguinte:
   a)    Como o ressentimento e as mágoas po­dem nos levar a descumprir os planos de Deus para a nossa vida?

domingo, 17 de março de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 - RECRIAÇÃO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 - RECRIAÇÃO

VERSO ÁUREO: “Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.” II Pedro 3:13

INTRODUÇÃO: Para além do verso áureo, cito outros textos que mencionam a promessa da recriação:
“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.” Isaías 65:17

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei-de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.” Isaías 66:22

quinta-feira, 14 de março de 2013

Sinais do fim: Novo papa. Nova Era. Quem são os Jesuítas e o que fazem para o cumprimento da profecia?


Novo papa. Nova Era. Quem são os Jesuítas e o que fazem para o cumprimento da profecia?

Jorge Mário Bergoglio, cardeal de Buenos Aires, de 76 anos, foi o escolhido no conclave e vai adotar o nome de Francisco, em homenagem a S. Francisco de Assis. Nascido em Buenos Aires, em 1936, o novo papa, é filho de um ferroviário italiano que emigrou para a Argentina, onde teve cinco filhos. Formou-se em engenharia química, mas acabou por seguir o sacerdócio, tendo começado a sua preparação no seminário de Vila Devoto.

Não é curioso que o novo líder da igreja de Roma seja o primeiro do continente Americano e o primeiro Jesuíta?

quarta-feira, 13 de março de 2013

ESBOÇO DE SERMÃO: A Multiplicação do Amor e dos Dons


A Multiplicação do Amor e dos Dons

Introdução
1.As muitas atividades não apenas têm le­vado o homem ao estresse, mas à perda de seus valores.

      2.O cansaço pode alterar tanto as percep­ções como as bases do pensamento.

    3. O que ocorre com a sociedade de nossos dias também aconteceu com a sociedade do tempo de Jesus.

4.      Como os discípulos, nós também pode­mos viver as mesmas experiências, com a diferença de que hoje podemos extrair li­ções do passado a fim de melhorar nos­sa qualidade de vida no presente.

terça-feira, 12 de março de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – A CRIAÇÃO E O EVANGELHO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 – A CRIAÇÃO E O EVANGELHO

VERSO ÁUREO: “Assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo.” I Cor. 15:26

INTRODUÇÃO – Deus criou o mundo de forma perfeita. O ser humano foi criado "à imagem e semelhança de Deus" e recebeu vida diretamente do Céu. Era propósito do Criador que o homem não caísse em pecados e, se assim fosse, o universo estaria em perfeita harmonia. Deus dotou o homem da capacidade de escolher entre o bem e o mal. Infelizmente nossos pais pecaram e o planeta todo ficou condenado à morte. Mas para harmonizar o universo, Deus providenciou uma saída que foi a vinda de Jesus para morrer em favor da humanidade perdida. Imediatamente após a queda Deus providenciou o sistema de sacrifícios de animais que apontavam para Jesus. Depois que Jesus morreu todos os que O aceitam, como seu salvador pessoal, tem os méritos de Cristo à sua disposição. Jesus restaurou o relacionando entre Deus e a humanidade.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Sermão: O Verdadeiro Cristão e Suas Qualidades Espirituais.


O Verdadeiro Cristão e Suas Qualidades Espirituais.

INTRODUÇÃO
Cristão é todo aquele que aceita Jesus Cristo como seu líder religioso. Cristão é a pessoa que adota o cristianismo como religião.

Há muitas religiões no mundo. Há pelo menos 5 grandes religiões no mundo:

1) Hinduísmo: Desenvolvida há centenas de anos, o hinduísmo é uma tradição religiosa que se originou no subcontinente indiano. Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais. O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu ser. Eles acreditam na reencarnação e outras formas de preservar a vida após a morte. Mias de 500 milhões são adeptos desta filosofia.

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – O SÁBADO: UMA DÁDIVA DO ÉDEN


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 – O SÁBADO: UMA DÁDIVA DO ÉDEN

VERSO ÁUREO: “Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Mateus 12:8.

O mandamento do sábado é tão importante como os outros nove mandamentos da Lei de Deus. É pena que os homens tem alterado os dez mandamentos e os adaptado às conveniências de suas crenças religiosas.

O sábado veio coroar as atos da criação de Deus, portanto no dia de sábado toda a humanidade é convidada para celebrar a criação através do culto prestado à Deus. O sétimo dia devia constituir-se no monumento permanente proclamando o Criador. O homem criado segundo à Sua semelhança, para O glorificar, necessitava deste memorial para nunca esquecer que existe o criador, mantenedor e pai amoroso. Ele é o único Deus, de eternidade a eternidade, soberano do universo. O homem necessitava de um marco no tempo para nunca esquecer a sua gloriosa origem.