domingo, 28 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO: AS CONDIÇÕES DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO: AS CONDIÇÕES DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Prov. 28:13

INTRODUÇÃO – O que é arrependimento? Muitos entendem que o arrependimento significa “tornar-se contra o pecado”. Essa não é a definição bíblica de arrependimento. Na Bíblia, a palavra “arrepender” significa “mudar de idéia/rumo. A Bíblia também nos diz que o arrependimento verdadeiro vai resultar em uma mudança de comportamento. Ver Lucas 3:8-14 e  Atos 3:19. Atos 26:20 declara: “mas anunciei primeiramente aos de Damasco e em Jerusalém, por toda a região da Judéia, e aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento.” Uma definição bíblica e completa de arrependimento é mudar de convicção e de direção sobre algo que resulta em mudança de comportamento.

domingo, 21 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 - OBEDIÊNCIA: O FRUTO DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 - OBEDIÊNCIA: O FRUTO DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” II Cor. 10:4 e 5.

INTRODUÇÃO – A questão da obediência é muito séria. O cristão ou obedece a Deus ou não O obedece. Existem apenas duas opções: Obedecer ao pecado; ou obedecer, de todo o coração, a Deus e à sua doutrina, passando a ser um servidor da justiça. Dito com outras palavras: É impossível uma pessoa obedecer honestamente a Deus se o seu coração não estiver renovado. Não importa quão ativos somos em atividades religiosas, o que importa é quão obedientes somos à Ele, porque é a nossa obediência, e a quem nós obedecemos, que determina a quem servimos na realidade. Uma vez renovados espiritualmente, a nossa obediência será verdadeira,  genuína e plena.

terça-feira, 16 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 - TESTEMUNHO E SERVIÇO: O FRUTO DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 - TESTEMUNHO E SERVIÇO: O FRUTO DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” Atos 1:8.

INTRODUÇÃO – Para um cristão ser verdadeiramente reavivado, deve trilhar três etapas espirituais importantes: oração contínua, estudo diário da bíblia e testemunho constante e ativo. Os dois primeiros pontos já foram analisados nas lições anteriores. Nesta semana vamos analisar a importância do testemunho e serviço que somos chamados à realizar.

domingo, 7 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – A PALAVRA: O ALICERCE DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 – A PALAVRA: O ALICERCE DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “Pleiteia a minha causa e livra-me: vivifica-me, segundo a tua palavra.” Salmo 119:154

INTRODUÇÃO – O estudo sério da palavra de Deus tem levado pessoas a um compromisso, também sério, com Deus. A lição desta semana vai mostrar que o estudo diário da Bíblia faz uma diferença muito grande na vida dos filhos de Deus. 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – ORAÇÃO: O PULSAR DO REAVIVAMENTO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – ORAÇÃO: O PULSAR DO REAVIVAMENTO

VERSO ÁUREO: “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?” Mateus 7:11.

INTRODUÇÃO: Deus age poderosamente quando o Seu povo ora. Esses dias conversando com alguém sobre a situação ruim que passa Portugal, no contexto econômico e financeiro, disse que Deus deixou-nos claro que devemos orar pelas autoridades para termos uma vida tranquila e sossegada, como vemos: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens, pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.” I Timóteo 2:1-2. Até certo ponto alguns governos vivem desorientados porque poucos cristãos oram por eles.