quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Esboço de Sermão: O Pão de Cada Dia

O Pão de Cada Dia

Introdução . I Coríntios 9:22

1. Você já esteve alguma vez em um deserto longe de casa sem ter nenhum alimento? Ou num grande centro e sem condições de saciar a fome?

2. Como é bom chegar em casa após um dia de trabalho, tomar banho e sentar-se à mesa para tomar uma refeição preparada com carinho para você!

3. Você já imaginou se o evangelismo fosse como o pão? Você se pergunta: Como assim? Como seria se o evangelismo fosse um alimento básico tão necessário como é o pão? Se ele fosse realizado de forma contínua nos escritórios, nas oficinas, nas universidades, nas escolas, nos lares e clubes esportivos?

4. Brian D. MacLaren afirmou: “Diante de nós está um mundo novo. Um mundo sem sensibilidade espiritual, que está faminto e sedento pelo pão e vinho espirituais. É um mundo hostil, mas pronto a ser semeado com as boas sementes da fé viva e vibrante. Se nós, como cristãos, não preenchermos essa necessidade, ninguém mais o fará.”


I. Evangelismo no século XXI

1. Ler Mateus 24:14; 28:19.

2. A pregação do evangelho é a ordem de Cristo para Sua igreja e atravessa os séculos da História.

3. Quando se se fala em “evangelismo tradicional”, é comum você pensar numa campanha evangelística na Igreja ou em algum auditório. É envidado um esforço intenso durante algum tempo com palestras feitas por um “especialista”, num formato determinado para alcançar certo nível de pessoas.

4. Ellen G. White escreveu: “Estamos agora vivendo as cenas finais da história deste mundo. Tremam os homens com a noção da responsabilidade de conhecer a verdade. São chegadas as cenas finais do mundo. Os que considerarem devidamente estas coisas serão levados a fazer inteira consagração a seu Deus, de tudo quanto possuem e são. Repousa sobre nós a pesada responsabilidade de advertir o mundo quanto ao juízo iminente. De todas as direções, de longe e de perto, ouvem-se os pedidos de auxílio. A igreja, inteiramente consagrada ao seu trabalho, deve levar a mensagem ao mundo” (Evangelismo, p. 16).

5. Nesta tarefa, a igreja precisa investir todos os recursos tendo em vista a natureza dessa missão e seu significado à luz do grande conflito.

6.Os tempos atuais nos fazem entender que o evangelismo eficaz é realizado por meio de estilo de vida compatível com as normas espirituais da Bíblia.

7. Para que isso aconteça torna-se necessário estabelecer pontes de conexão com as pessoas.

a) O cristão não é um eremita. Ele não pode viver ausente do mundo. Cristo afirmou: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa” (Mt 5:14,15).

b) Ele não pode se fechar em seu mundo durante a semana com um semblante tristonho e medroso diante de seus colegas de trabalho, na universidade, no escritório e ser amistoso somente na Igreja com seus “pares iguais”. Embora alguns possam ter uma atitude como essa, dificilmente irão alcançar as pessoas com as quais passam a maior parte do tempo e deixam de cumprir o “IDE” de Jesus.

II. Estratégicas evangelísticas de amizade

1. Ler Coríntios 9:20-23.

2. Passe tempo com as pessoas: Dificilmente você poderá chegar a ser amigo de alguém se não dedicar tempo para o diálogo com essa pessoa.

3. Ouça as pessoas: Se você deseja ser amigo de alguém e exercer um evangelismo contínuo, “sem paredes”, deve aprender a ouvir as pessoas. Nos dias atuais, o ser humano tem necessidade de alguém que o escute. O ritmo da vida moderna impede as pessoas de serem notadas e escutadas.

4. Converse com as pessoas: Cristo gostava de estar próximo das pessoas. Pelo diálogo, Ele conhecia suas dores, suas alegrias, os problemas que enfrentavam no dia-a-dia. Converse com seus colegas acerca dos temas e assuntos que são interessantes para eles. Certamente, eles têm muita coisa a dizer.

5. Participe de uma refeição com as pessoas: Quando estamos à mesa com alguém, há uma relação de empatia que raramente existe em outras ocasiões. Em Seu ministério, Cristo realizava o evangelismo da amizade nessas ocasiões.

6. Tenha simpatia pelas pessoas: Em todos os segmentos da sociedade, as pessoas vivem situações de angústia e conflito. Em circunstâncias assim, ore por elas. Em um primeiro momento, você não precisa dizer a elas que está orando em seu favor, porque isso poderá ser interpretado como proselitismo. Quando houver maior aproximação, elas estarão mais preparadas para saber que são objetos de suas orações. Diga a elas que fazia tempo você estava orando por determinada situação na vida delas.

7.Satisfaça-lhes as necessidades: Sempre que possível, ajude as pessoas naquilo que é importante para elas. Elas têm necessidades múltiplas: trabalho, emocionais, companheirismo, conselhos e espirituais.

Conclusão

1.Ler Mateus 9:35-38.

2.O evangelismo da amizade é um método eficaz de conduzir pessoas a Cristo.

3.Lembre-se de que todos nós somos chamados para ser evangelistas, principalmente pela amizade.

Pr. Mitchel Urbano - Revista do Ancião - Jan – Mar / 2014 - Este sermão é um oferecimento da Ação Solidária Adventista da União Central Brasileira.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário