domingo, 16 de fevereiro de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – FAZER DISCÍPULOS ENTRE AS NAÇÕES

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – FAZER DISCÍPULOS ENTRE AS NAÇÕES

VERSO ÁUREO: “Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.” Isaías 56:7

INTRODUÇÃO (sábado 1º de março) - Assim como acreditamos que haja pessoas santas a viverem em mundos que não caíram em pecados; a Bíblia revela que era plano original de Deus que os habitantes do planeta terra também vivessem sem pecados. O universo era perfeito. Deus ficou muito triste quando Adão e Eva pecaram. Logo após o pecado, Deus tomou as devidas providências para resgatar o planeta que ficou maculado. Deus fez a primeira promessa, da 1ª vinda de Jesus, em Gênesis 3:15. Depois Ele instituiu o método de sacrifícios de animais para apontar à morte redentora de Cristo. Com a morte de Jesus ficou garantida a salvação para todos os que O aceitassem, antes e depois dele.


O principal trabalho da trindade Divina é resolver o problema do pecado e restabelecer a harmonia do universo. Sabemos que isso será possível em duas etapas: Na volta de Jesus e depois do milênio, quando pecados e pecadores forem erradicados do planeta e Deus criar novos céus e nova terra, onde vai habitar a justiça.

No processo de salvar a humanidade Deus estabeleceu o Seu povo na terra, e conta com ele para pregar o evangelho da salvação. Há 4 grandes períodos da igreja de Deus na terra: 1) No passado foram os descendentes de Sete que representaram Deus, mas a apostasia foi tanta que Deus enviou o dilúvio para eliminar o mal. 2) Depois, o povo de Israel ficou responsável para levar o amor de Deus à todas as nações que se tinham distanciado de Deus, o povo judeu falhou e foi rejeitado. 3) Em seguida Deus instituiu o Cristianismo puro para pregar o evangelho: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20. A igreja Cristã primitiva também falhou. O que vemos hoje é uma igreja cristã apostatada, distante dos mandamentos do Senhor Deus. 4) Finalmente Deus instituiu a Sua igreja para restaurar algumas verdades que ficaram perdidas no decorrer dos milênios. A igreja Adventista do 7º Dia prega a salvação unicamente através de Jesus, defende a necessidade que todas as pessoas têm de guardar os 10 mandamentos de Deus, defende e ensina o estado inconsciente na morte; compreende e prega que a salvação é extensiva para todas as pessoas, independentemente da nacionalidade; raça, cor e religião. A igreja Adventista acredita que todos os povos necessitam e merecem a salvação!

DOMINGO: (2 de março) OS PROFETAS PREDISSERAM Qual foi a profecia dos profetas bíblicos? Que os povos gentios se converteriam ao Deus de Israel e passariam a obedecer a Deus. Veja estes textos: “E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor Deus, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.” Isaías 56:6-8.

“Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. E irão muitas nações, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.” Miquéias 4:1-2

Houve alguns casos isolados de pessoas que buscaram a salvação em Deus através do Seu povo. E houve o caso da cidade de Nínive que converteu-se a Deus. Veja este texto: E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.” Jonas 3:7-10

O cumprimento das profecias poderia ter um final maravilhoso caso o povo de Israel não vivesse voltado para si e para os seus interesses. Em vez de mostrar o Deus Criador, mantenedor, monoteísta e servir de luz para as nações pagãs, eles foram egoístas; e muitos, além de não pregar, até caíram em apostasia.

Como tem sido com os cristãos da atualidade? Temos pregado o evangelho de Jesus ou temos acomodado com as coisas deste mundo e perdido o objetivo de evangelizar?

SEGUNDA-FEIRA (3 de março) AI DE TI! – A lição de hoje menciona a responsabilidade que o filho de Deus, salvo pelo sangue de Cristo, tem em pregar o evangelho para as pessoas que ainda não conhecem Deus. Veja o texto sugerido para hoje: “Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo: Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza. Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. E tu, Cafarnaum, que te ergues até ao céu, serás abatida até ao inferno; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.” Mateus 11:20-24.

Em Lucas 17:11-19 menciona a cura dos 10 leprosos mas só um voltou para agradecer Deus. Os textos para hoje mostram que o povo de Israel e as pessoas do tempo de Jesus receberam tantos favores, mas não souberam aproveitar e ainda mostraram ingratidão.

Nascer judeu não dava garantia de salvação. A salvação não é algo hereditário, mas se aceita no decorre da vida e de forma consciente. Até hoje alguns acham que a nação judaica será salva. Como indivíduos sim, mas como nação já foi rejeitada por Deus por ocasião do apedrejamento de Estevão, no ano 34 d.C. Da mesma forma não temos a garantia da salvação pelo fato de termos aceitado Jesus. Precisamos permanecer em Jesus para obtermos a salvação e para testemunharmos de Jesus. Veja estes textos: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” João 15:4-6

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” João 10:16.

Caso eu negligenciar tão grande salvação e não pregar a palavra de Jesus, Ele dirá para mim: Ai de Ti!. Diante deste desafio devemos dizer como Paulo: “Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!” I Cor. 9:16.

TERÇA-FEIRA (4 de março) “QUEREMOS VER JESUS” – A lição de hoje menciona sobre alguns gregos, que eram pagãos, que queriam ver Jesus. Era a última semana de Cristo, antes da Sua morte, e no meio das pessoas que estavam reunidas para a Páscoa estava um grupo de gregos que tinham sido tocados por Deus e queriam falar com Jesus. Veja o texto para hoje: “Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa. Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus. Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus. E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há-de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto…..E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” João 12:20-32. 

A lição de hoje também mostra que a salvação oferecida por Deus é para todas as pessoas que aceitam, independentemente da sua crença ou nacionalidade.  Naquela grande festa, onde chegavam homens de todos os cantos, chegaram também uns gregos, estes vinham de uma terra distante. Os gregos tinham uma religião pagã e cheia de idolatria. Eles criaram muitos deuses para si. Endeusavam até o conhecimento humano e a cultura. Mas parece que tudo isso não os satisfazia. A multidão de deuses que tinham não preenchia o vazio do coração. Isto os levava de uma religião à outra, buscando respostas para as inquietudes íntimas. Foi assim que acharam a religião Judaica, mas parece que esta também não preencheu o vazio que carregavam. Olhemos para os gregos: tinham deixado sua religião pagã e idólatra, e vindo para a igreja do Deus verdadeiro. Mas aquela igreja também estava perdida, confusa no meio de uma montanha de ritos, normas e detalhes. Tinha perdido de vista o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Jesus tinha vindo a este mundo para dar sentido a religião e mostrar o Pai. Mas os membros da igreja de Deus não conseguiam enxergar a Cristo. Estavam mais preocupados com os detalhes das leis, das normas, das cerimônias e dos ritos. E Jesus, a personificação da lei, estava ali, mas eles não conseguiam enxergá-Lo. A Bíblia diz: "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam" João 1:11. Agora estavam ali os gregos, que tinham subido a Jerusalém buscando algo concreto e descobriram que tudo era oco por dentro, não passava de casca. O que fazer? Aonde ir? O relato bíblico diz que eles procuraram os discípulos e lhes suplicavam. Aqui está uma verdade que precisamos gravar no coração: Quando as pessoas querem encontrar a Jesus, elas não vão à Bíblia; elas geralmente procuram um discípulo de Jesus. E é aí, na maneira como os cristãos compram ou vendem, trabalham e se portam que essas pessoas encontrarão a Jesus. Que testemunho estamos dando e que envolvimento, com o evangelismo, estamos tendo?

QUARTA-FEIRA (5 de março) DERRUBANDO BARREIRAS – A lição de hoje menciona o grande trabalho que Cristo teve ao enfrentar os líderes religiosos do Seu tempo; e os apóstolos com os líderes judeus e  romanos, para poderem pregar o evangelho. Naquele tempo e agora havia e há muitas barreiras para serem derrubadas antes de levarmos o evangelho de Jesus aos corações das pessoas. A cor, a cultura, a nacionalidade, o nível acadêmico, a profissão, o poder, a etnia, a formação religiosa; e até o time de futebol preferido são barreiras contra o evangelho de Jesus. Os seres humanos é que colocam as barreiras. Deus não tem preconceitos! Veja os textos para hoje: “Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?” João 7:35

“Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?” João 8:48

Em Lucas 10:27-37 menciona a parábola do bom samaritano que que Jesus contou para o doutor da lei quando perguntou para Jesus: “E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Lucas 10:25. Aqui a lição é clara. Os levitas e sacerdotes estavam envolvidos com os assuntos do templo e os samaritanos eram desprezados pelos judeus. E quem é que prestou o socorro à vítima?

Devemos tomar cuidado para não sermos empecilho para o evangelho de Cristo chegar aos corações das pessoas. Devemos lembrar que há uma só raça: a raça humana. Caucasianos, africanos, asiáticos, indianos, árabes, judeus, etc…, não são de diferentes raças, mas ao invés disto, são de diferentes etnias da raça humana. Todos os seres humanos têm as mesmas características físicas, com pequenas variações, é claro. Mas principalmente, todos os seres humanos são criados à imagem e semelhança de Deus. Ver Gênesis 1:26-27. Deus ama o mundo inteiro. Ver João 3:16. Jesus entregou a Sua vida por todos no mundo inteiro. Ver I João 2:2 O “mundo inteiro”, obviamente, inclui todas as etnias da humanidade. Deus não mostra parcialidade ou favoritismo. Ver Deuteronômio 10:17; Atos 10:34 e Romanos 2:11 e nem nós deveríamos. Tiago 2:4 descreve a qualquer um que mostra discriminação como juiz “de maus pensamentos”. Devemos sim amar a nosso próximo como a nós mesmos: “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.” Tiago 2:8

QUINTA-FEIRA (6 de março) A GRANDE COMISSÃO - O que é a “grande comissão”? Em Mateus 28:19-20 descreve o que passou a ser chamado de a “grande comissão”: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Esse comando praticamente resume o que Jesus esperava que os apóstolos e os Seus seguidores, depois dos apóstolos, fizessem em Sua ausência. É interessante notar que no grego original, os únicos comandos específicos em Mateus 28:19-20 são: "ide" e "fazei discípulos". A Grande Comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto viajamos pelo mundo e enquanto realizamos nossas atividades diárias.

Como devemos fazer discípulos? Ao ensiná-los e batizá-los. "Ide" e "fazei discípulos" são os comandos da “grande comissão”. "Batizando" e "ensinando" são a forma que devemos usar para executar o aspecto de "fazer discípulos" da “grande comissão”. Muitos também enxergam Atos 1:8 como parte da “grande comissão”: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. A “grande comissão” é capacitada pelo poder do Espírito Santo. Devemos ser testemunhas de Cristo, realizando a “grande comissão” em nossa cidade (Jerusalém), em nosso distrito e país (Judeia e Samaria) e qualquer lugar aonde Deus nos enviar (os confins da terra). Amém?

Que tipo de missão você desenvolve junto a sua família, parentes, amigos, cidade e igreja? Você também participa na pregação com os dízimos e ofertas fiéis?

Veja este texto: “A comissão do Salvador aos discípulos incluía todos os crentes. Abrange todos os crentes em Cristo até ao fim dos séculos. É um erro fatal supor que a obra de salvar almas depende apenas do pastor ordenado. Todos a quem veio a celestial inspiração, são depositários do evangelho. Todos quantos recebem a vida de Cristo são mandados trabalhar pela salvação de seus semelhantes. Para essa obra foi estabelecida a igreja, e todos quantos tomam sobre si os seus sagrados votos, comprometem-se, assim, a ser coobreiros de Cristo”. Desejado de Todas as Nações, 822.

SEXTA-FEIRA (7 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO - Jesus é o exemplo máximo do ser humano que Deus planejou, e por isso é o Mestre perfeito para restaurar este plano de sermos seres humanos do ponto de vista de Deus. E o discipulado é o processo que Deus estabeleceu para restaurar o homem conforme a Sua vontade.

Antes de eu ser um discipulador eu tenho que ser um discípulo. Caso contrário vou fingir que  sou cristão. A. Lindsay Glegg disse assim: “Abandonar tudo e seguir a Cristo é a maior coisa que uma alma vivente pode fazer na terra.” Para alguém fazer discípulos entre as nações é necessário fazer esta entrega a Cristo. No discurso que Jesus fez, quando foi abordado pelos gregos que O queriam ver, Ele deixou isso bem claro quando disse: “Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” João 12:24-26

Os cristãos verdadeiramente convertidas tem a noção de que mensagem de salvação não é só para eles. Tem a clara noção do amor de Deus em salvar as pessoas de todo o mundo: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6. E estão disponíveis para serem usadas, como instrumentos nas mãos de Deus, para a salvação das pessoas.

Veja este texto: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim. Mateus 24:14. O mundo todo é um vasto campo missionário, e nós, que há longo tempo temos sido estabelecidos na verdade, deveríamos ser encorajados com o pensamento de que lugares outrora de difícil acesso são agora facilmente penetrados. Cada igreja em nosso país deveria buscar o avivamento do espírito missionário. Elas deveriam buscar constante crescimento no zelo e atividade. Todos devem orar para que seja banida a indiferença que tem feito com que tanto homens como recursos tenham sido retidos da obra, e para que Cristo habite na alma. Ele Se fez pobre por amor de nós, para que pela Sua pobreza nos tornássemos ricos.” E Recebereis Poder, 174

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário