terça-feira, 18 de março de 2014

Esboço de Sermão: Amizade Com Propósito

Amizade Com Propósito

Introdução

1. Os que experimentaram o poder da graça de Cristo têm uma história para contar. Muitos crêem que trazer pessoas para Cristo é apenas dar estudos bíblicos, bater à porta de desconhecidos ou dirigir evangelismo público. Se não o fazem, sentem-se desanimados, culpados e não são felizes.

2. Os adventistas precisam seguir o método de Cristo que, além de ter sido o maior evangelista, é a cabeça e o fundamento da igreja (ver Cl 1:18; Ef 2:20).

I. O Método de Cristo


1. Ellen G. White escreveu: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito à tarefa de se aproximar do povo. O Salvador Se misturava com as pessoas como alguém que lhes desejava o bem. Ele compadecia-Se delas, atendia-lhes às necessidades e ganhava-lhes a confiança. Ordenava, então: ‘Sigam-Me!’” (Jo 21:19; A Ciência do Bom Viver, p. 143).

2. Há cinco passos relevantes nessa declaração sobre o ministério de Jesus:

a) “Ele misturava-Se com os homens desejando-lhes o bem.”

1.Toda vez que você se aproxima de um amigo, familiar ou colega de trabalho que já sabe que você é cristão, ele se colocará em atitude de defesa porque sabe que você vai falar de algo espiritual: “Se você quer ser meu amigo, não me fale de religião nem de política.” Jesus Se aproximava das pessoas como alguém que lhes desejava fazer o bem. Todos nós gostamos de que nos façam o bem. Jesus disse que seríamos pescadores de homens (ver Mc 1:17).

2. Cristo prezava a sociabilidade (Lc 5:29-32).

3. Sua presença no casamento em Caná da Galiléia (Jo 2:1,2).

b) “Manifestava Simpatia”

1. Como ser simpático? Converse a respeito dos interesses da pessoa, seja bom e cortês. Saiba o nome e a data do aniversário de seus vizinhos, bata¬-lhes à porta no dia do aniversário e dê-lhes algo singelo com um abraço. Isso deixa o vizinho desarmado. Você estará cultivando o solo para levar seu vizinho a Cristo.

2. Jesus demonstrou profunda simpatia e ternura para com o jovem rico (Mc 10:21).

3. Zaqueu teve a visita de Cristo em seu lar como demonstração de simpatia e amizade (Lc 19:5).

c) “Ministrava-lhes as necessidades”.

1. A multiplicação dos pães (Mt 14:13-21; 15:32-39).

2. A transformação da água em vinho nas Bodas de Caná (Jo 2:1-12).

3. Cristo Se preocupava com as pessoas em suas necessidades reais e sentidas.

d) “Granjeava-lhes a confiança.”

1. O diálogo de Jesus com a mulher samaritana gerou um clima de confiança e aceitação. Ela encontrava dificuldades para confiar em alguém, uma vez que era rejeitada por sua comunidade. As avenidas da alma daquela mulher foram abertas para que o evangelho fizesse diferença em sua vida (Jo 4:1-30).

2. Nicodemos é outro personagem do qual Jesus conquistou a confiança. Ele disse: “Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que Tu fazes, se Deus não estiver com ele” (Jo 3:2).

e) “Ordenava então: ‘segue-Me’.”

1. Mateus recebeu essa ordem diretamente de Cristo (Lc 5:27-28).

2. Os discípulos foram chamados para segui-Lo (Mt 4:18-22).

3. As multidões O seguiram (Mt 19:1-2).

II. Praticando o Método de Cristo

1. A igreja apostólica seguiu o exemplo de Cristo ao desenvolver campanheirismo entre seus membros (At 2:42-47).

a) Estabelecida na igreja a koinonia ou comunhão em que o relacionamento humano era essencial (At 2:44).

b) Foram escolhidos os diáconos para servir às mesas (At 6:1-2).

c) Foi instituído o serviço assistencial de Tabita ou Dorcas (At 9:36-43).

2. A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi chamada a seguir o método de Cristo.

a) Ellen G. White escreveu: “A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação dos homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princí¬pio tem sido plano de Deus que, através de Sua igreja, seja refletida para o mundo Sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz, compete manifestar Sua glória. A igreja é a depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será, a seu tempo manifesta [Sua glória], mesmo aos 'principados e potestades nos Céus' (Ef 3:10), a final e ampla demonstração do amor de Deus” (Atos dos Apóstolos, p. 9).

b) De forma semelhante, a igreja precisa ser:

1. Comunitária (com desenvolvimento de projetos especiais).

2. Amistosa na sociedade em que está inserida.

3. Servidora ao seguir o exemplo de Cristo (Mc 10:45; At 10:38).

Conclusão

Quero animá-lo a compartilhar o amor de Jesus mediante o método simples da amizade.
Não há maior alegria do que ver nossos familiares e amigos tomarem a decisão de ser batizados. Faça a prova por você mesmo. Não fique apenas ouvindo a experiência dos outros!

Pr. Daniel Romero - Revista do Ancião - Jan – Mar / 2014 Este sermão é um oferecimento da Ação Solidária Adventista da União Central Brasileira


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário