segunda-feira, 2 de junho de 2014

ESTUDO BÍBLICO: A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS.

ESTUDO BÍBLICO: A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS.

A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros. A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos. No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens. A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos. É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.


O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto. A Bíblia contém 66 livros, sendo 39 no V.T e 27 no N. T. Contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos. O último livro da Bíblia a ser escrito foi III São João. Há 3.573 promessas na Bíblia. O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro. Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.

A Bíblia contém fatos científicos notáveis: A terra está suspensa no vazio. Mesmo antes da ciência descobrir a bíblia já relatava: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” Jó 26:7.

O ar tem peso: “Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas.” Jo 28:25.

A terra é redonda: Durante anos a ciência acreditou que a terra era plana. Antes de Cristóvão Colombo descobrir que a terra era redonda, a ciência dizia que a terra era plana, e que os barcos no mar desapareciam porque chegavam ao fim da terra e caíam num precipício. A ciência dizia: a Terra é plana, mas a Bíblia já estava escrita naquela época. E sabe o que a Bíblia diz em Isaías? "Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar." Isaías 40:22.

A Bíblia tem poder para transformar vidas: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12

“Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” I Pedro 1:23

A Bíblia foi escrita por homens santos inspirados pelo Espírito Santo como vemos na pergunta nº deste estudo.

1) Quem revelou a Sagrada Escritura?

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça.”  II Tim. 3:16.

“Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1: 20 e 21

2) Quem recebeu a revelação?

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7.

3) A que é comparada a Bíblia?

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmo 119:105

“A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.” Salmo 19: 7-10

4) Que benefícios e bênçãos proporcionam o estudo da Bíblia?

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Tim. 3:15-17

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

“Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz. Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares. Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.” Prov. 2:3-5

“Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança.” Romanos 15:4

5) Por quanto tempo durará a Bíblia?

“Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.” Isaías 40:8

6) O que devemos fazer?

Ter uma Bíblia e lê-la todos os dias: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração. E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.” Deut. 6:7 e 8

Analisá-la assiduamente: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39

“Os Bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo”. Atos 17.11

Aceitá-la com prazer e alegria:  “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos.” Jeremias 15:16

Praticar fervorosamente os seus ensinos: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apoc. 1:3

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” Mateus 7: 24-27.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário