quinta-feira, 10 de julho de 2014

O Ministério Cristão nos lares de Terceira Idade

O Ministério Cristão nos lares de Terceira Idade

Com o avanço da idade nas pessoas, acontece perda física; mental e social, que tende a despertar sentimentos de abandono. Muitas vezes, o idoso é encarado como uma pessoa improdutiva, ultrapassada e nem sempre é feito algo para recuperar-lhe a identidade, elevar sua auto-estima e fornecer suporte da família e, assim, muitas vezes, são obrigados a morar em asilos ou lares de terceira idade, vivendo isolados de seu contexto social.

Os lares para idosos é uma modalidade muito antiga e universal de atendimento ao idoso, que costumam surgir, espontaneamente, das necessidades sociais da comunidade, que em alguns casos são assumidas por pessoas sensíveis à situações de abandono e carência dos mais velhos; mas podem oferecer consequências negativas à qualidade de vida dos residentes que lá se encontram, quando favorecem o isolamento, a inatividade física, mental e a ausência de apoio espiritual. O idoso institucionalizado tende a desenvolver medo para tomar decisões e enfrentar as dificuldades. 

O idoso necessita de ser atendido no, aspecto espiritual, muito mais do que as pessoas mais jovens. Segundo pesquisas, existem quatro razões para associação entre religião, saúde e bem-estar: 1) Crenças religiosas provêm uma visão do mundo que dá sentido às experiências, geralmente positivas.  2) Crenças e práticas religiosas evocam emoções positivas. 3) A religião fornece rituais que facilitam e santificam as maiores transições de vida como adolescência, casamento e morte. 4. Crenças religiosas, como agentes de controle social e espiritual, dão direcionamento e estrutura para os tipos de comportamentos socialmente aceitáveis.

Por isso, a importância dos religiosos, independentemente da confissão religiosa, dar atendimento aos seus filiados religiosos que vivem em lares de terceira idade. Como pastor da igreja Adventista do 7º Dia tenho visitado, com alguma regularidade, os membros da minha igreja que vivem em lares para pessoas idosas. Em alguns lares, além de fazer visitas, tenho levado a santa-ceia aos irmãos idosos que lá vivem. Algumas vezes, os idosos recebem apenas a visita dos membros da mesma fé e ficam extremamente felizes, pois vivem distantes dos familiares e são confortados com o ministério da visitação. Em minhas visitas pastorais, normalmente, converso com o idoso, peço para contarem sobre a vida deles; e como necessitam de conversar! Depois leio uma parte da Bíblia, faço uma oração onde peço em favor de todos os utentes, seus familiares, funcionários do lar e sua direção. Gosto muito deste ministério!

Como vivo em um meio católico, os lares de terceira idade são administrados, em sua grande maioria, por instituições mantidas pela igreja Católica Romana ou por empresas particulares que adotam a religião católica. Quando chego para visitar os membros da minha igreja, tenho sentido alguma compreensão, boa vontade e respeito pela fé que pratico; mas, nem sempre as coisas são lineares. Por onde passei já visitei membros nos seguintes lares: Lar da Santa Casa de Misericórdia de Mangualde, Lar de Idosos São Pedro de France, Santa Casa de Misericórdia de Penalva do Castelo, Santa Casa de Misericórdia de Sernancelhe, Fundação Mariana Seixas, em Viseu, etc… Aqui no Algarve visito, com alguma frequência, os lares; Santa Casa de Misericórdia de Silves e Santa Casa de Misericórdia de Lagos. A direção dos lares mencionados é impecável no atendimento e liberdade que me concede para exercer o ministério cristão.

Mas nem sempre as coisas acontecem como deveriam. Nos lares por onde passei, quando o utente não oferece condições físicas para ser atendido na sala para visitas, eu dirijo-me até o quarto sem nenhum problema. Há pouco tempo fui visitar alguém no Lar da Terceira Idade e Centro de Dia de Boliqueime, local onde também vou com alguma frequência, e fui impedido de fazer a visita no quarto, com o pretexto de que "a pessoa estava a viver com mais dois utentes no mesmo quarto e em respeito aos outros eu não podia ir lá". Mesmo solicitando que algum funcionário podia acompanhar-me por poucos minutos, foi-me negado. Isso seria preconceito religioso ou desconhecimento das leis da liberdade religiosa?

Deixo o desafio para você realizar visitas aos asilos ou lares de terceira idade para levar palavras de ânimo e amor aos idosos que lá vivem!  Que Deus conceda tolerância, ausência de preconceito e amor a todos!


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário