domingo, 10 de agosto de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre de 2014) - A LEI DE DEUS

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre de 2014) - A LEI DE DEUS

VERSO ÁUREO: “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15.

INTRODUÇÃO (sábado 30 de agosto) – Durante esta semana vamos analisar os ensinos de Jesus relativamente à lei dos dez mandamentos e o impacto que os seus ensinos devem ter na nossa vida.

O que Jesus ensinou sobre a lei? Como Jesus relacionou-Se com a lei? O povo de Israel perdeu completamente a percepção da natureza espiritual da lei. Sua obediência não passava de uma mera observância de formas e cerimônias em vez de ser uma entrega do coração à soberania do amor de Deus. No sermão da montanha, Jesus disse: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir". São Mateus 5:17. Com este testemunho e outros mais encontrados nos Evangelhos, a mensagem de Cristo produziu uma fé que sustentou firmemente a validade dos dez mandamentos. Jesus, em Sua vida, demonstrou a mais alta consideração pela lei de Deus. 

Tanto antes de iniciar Seu ministério, como durante o mesmo. Jesus nunca deixou qualquer dúvida quanto aos propósitos santos e imutáveis da lei de Deus. O próprio Jesus cumpria a lei, não para anulá-la, nem para destruí-la, mas para viver em obediência. Jesus instruiu Seus discípulos a observar os mandamentos. Certa vez um jovem, príncipe e rico, aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E respondeu-lhe: Se queres entrar na vida guarda os mandamentos". São Mateus 19: 16 e 17. Jesus advertiu Seus seguidores contra o perigo de menosprezar a obediência dos Seus mandamentos. Disse Ele: "Nem todo o que me diz Senhor, Senhor, entrará no Reino do Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus". São Mateus 7:21. Não basta, para entrar no reino do céu, a confissão verbal. É necessário que se cumpra, que se faça a vontade revelada de Deus. E Jesus deixou isso bem claro.

A verdadeira obediência é fruto do amor. Paulo escrevendo aos Romanos 13:10, assim afirmou: "de sorte que o cumprimento da lei é o amor". Jesus relacionou de forma muito clara a ligação do amor e da obediência. Em suas orientações finais aos discípulos, pouco antes de Sua morte, Ele disse: "Se me amais guardareis os meus mandamentos". São João 14:15 "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço". São João 15:10

João o apóstolo do amor, em I João 5:2 e 3 escreveu: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são pesados".

Jesus é o nosso melhor exemplo de obediência. Que o Senhor nos dê poder para vivermos à altura de Sua vontade. Ligados com Jesus, produziremos, pelo Seu poder, o fruto da obediência. Somente se permanecermos em Cristo nos será possível prestar obediência de coração.

DOMINGO (31 de agosto) – JESUS NÃO MUDOU A LEIVeja esta declaração de Jesus: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” Mateus 5:17-19.

Eu não me sentiria seguro em um “deus” que cria uma lei e depois a muda. Ainda bem que o “Deus” que creio, criou uma lei que é eterna. É curioso que Jesus aparece várias vezes no Velho Testamento como sendo o Anjo do Senhor. Jesus estava presente no momento da entrega da Lei. Veja estes textos: “Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.” Atos 7:38

“Em toda a angústia deles ele foi angustiado, e o anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor, e pela sua compaixão ele os remiu; e os tomou, e os conduziu todos os dias da antiguidade.” Isaías 63:9

“E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.” I Coríntios 10:4

Veja este outro texto: “Cristo não só foi o guia dos Hebreus no deserto, mas foi também Ele que deu a lei à Israel. Por entre a tremenda glória do Sinai, Cristo proclamou aos ouvidos de todo o povo os dez preceitos da lei do Seu Pai. Foi Ele que deu ao Moisés a lei gravada em tábuas de pedra.” Patriarcas e Profetas, 324. P. Servir.

Se Jesus não mudou a lei, devemos levar muito a sério este ponto e procurar ver onde necessitamos melhorar para oferecermos o nosso melhor em termos de obediência a Deus. Embora saibamos que a lei sempre esteve em vigor, também é verdade que a salvação é pela graça e não pela lei, por isso é bom entendermos a relação que existe entre a fé e a lei. Em resumo; se eu sou salvo por Cristo, logo sou grato a Ele e tenho o maior prazer em obedecer os Seus mandamentos: Veja estes textos: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8

“Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.” Gálatas 3:21

“Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31.

SEGUNDA-FEIRA (1º de setembro) JESUS APROFUNDOU O SIGNICADO DA LEI – O texto de hoje está em Mateus 5:21-44. Aqui Jesus disse 6 vezes; “mas eu vos digo” mostrando que Ele não só confirmou a lei mas também ampliou o seu significado. Estes versos mostram-nos mais uma vez que Jesus estava confirmando a validade da lei dos dez mandamentos. Se eles tivessem que ser mudados, nesse pronunciamento, Jesus teria informado isso. Mas em nenhum momento Jesus deu algum sinal dessa mudança. Por exemplo: Jesus disse: “ouvistes o que foi dito aos antigos: “não matarás”, e: quem matar estará sujeito a julgamento.” Jesus, porém, ampliou este mandamento dizendo que o mandamento não se refere somente ao ato de matar, pois é mais abrangente. Ele se refere àquele que fica irado contra o próximo, a quem profere insulto, a quem chamar o irmão de “tolo”, estará sujeito ao fogo do inferno, depois do milênio. Jesus ordena para cada um fazer as pazes com o irmão antes de trazer a sua oferta a Deus através do culto.

É curioso que em cada caso Jesus menciona um verso do Velho Testamento para atestar a validade dos mandamentos. Os ensinamentos de Jesus mostravam que o espírito com que se guarda a lei é mais importante do que a forma da letra da lei. A obediência a lei, de forma fria e calculista, leva ao distanciamento de Cristo, como aconteceu com os judeus legalistas, mas, a obediência que inclui a atuação do Espírito Santo que conduz para Jesus, essa sim é aceita por Deus e resulta em bênçãos para o filho de Deus.

O texto para hoje menciona também sobre o desprezar e abandonar a mulher. Naquele tempo os homens podiam repudiar as mulheres, mas Jesus moralizou este assunto dizendo para os homens não repudiarem as suas mulheres a não ser por causa do adultério. Jesus também falou que os antigos diziam que não se devia jurar falsamente. Mas Ele afirmou que jamais se deveria jurar; pelo contrário, que a nossa palavra fosse sempre verdadeira e positiva, nunca negativa! Jesus também falou que os antigos diziam “olho por olho, dente por dente…” como prescrevia a lei do Talião, do antigo código babilônico, que buscava preservar a vingança equivalente à ofensa. Mas Jesus ampliou dizendo que o crente devia andar a segunda milha e perdoar o ofensor. Jesus também ampliou o tema do divórcio que vamos analizar na lição de amanhã.

TERÇA-FEIRA (2 de setembro) – JESUS E O SÉTIMO MANDAMENTO - Este é o texto para hoje: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.” Mateus 5:27-32

O que é adultério? É a prática de infidelidade conjugal entre pessoas casadas. É relação sexual entre duas pessoas casadas ou apenas uma sendo casada.

O que é fornicação? É também ato sexual ilícito, fora dos laços matrimoniais. Constitui no relacionamento sexual entre duas pessoas não casadas. Tanto adultério como fornicação constituem graves pecados diante de Deus.

No Antigo Testamento o adultério podia ser punido até com a morte por apedrejamento; mas, Jesus deixou claro que apenas pensamentos lascivos já constitui em adultério. Mas o texto para hoje vai mais além, e regulamenta o tema do divórcio e novo casamento. O ensinamento de Jesus, a respeito do casamento, divórcio e novo casamento, é muito sério e deve obedecer alguns princípios:

1) O casamento deve ser permanente. Veja estes textos: "Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive" Romanos 7:2. "A mulher está ligada enquanto vive o marido" I Coríntios 7:39. A intenção de Deus é que o esposo e a esposa permaneçam casados até que a morte os separe.

2) O divórcio é pecaminoso. Há razões básicas porque o divórcio é pecaminoso. Primeiro, Deus disse: “Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.” Marcos 10:9. Segundo, é pecaminoso por causa do que o homem faz à sua companheira, quando ele se divorcia dela. Jesus disse que ele a expõe a cometer adultério. Ver Mateus 5:32. Fazer com que outro tropece e se perca é um pecado tremendamente horrível. Mateus 18:6. Terceiro, o divórcio é pecaminoso, porque o cônjuge prometeu ficar com o outro até que a morte os separe. Deus detesta a mentira e a quebra da promessa. Ver Apocalipse 21:8 e Romanos 1:31.

3) Casamento de divorciado é adultério: A pessoa divorciada não tem a opção de se casar novamente. Em I Coríntios 7:10-11, Paulo deu duas escolhas àqueles que haviam se divorciado: permanecer descasado ou então se reconciliar com o seu par. Novo casamento de divorciados é adultério. É adultério para aquele que se divorcia de seu par. Ver Marcos 10:11-12, para aquele que está divorciado. Ver Mateus 5:32 e para aqueles que se casam com pessoas divorciadas. Ver Lucas 16:18. De acordo com Romanos 7:2-3 o adultério continua enquanto se está casado com um segundo par e o primeiro ainda vive. Deus só autoriza o divórcio por causa do adultério ou prostituição, mas mesmo assim existe a possibilidade do perdão e reconciliação.

QUARTA-FEIRA (3 de setembro) JESUS E O QUINTO MANDAMENTO Este é o texto para hoje: “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição. Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá. Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor; nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe, invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.” Marcos 7:9-13.

Corbã significa “oferta ao Senhor”. Em Levítico 1:2; 2:1,4,12,13; 6:14; 7:14 e  Números 7 a palavra corbã aparece 12 vezes. O que assim fosse declarado, um dia deveria ser entregue ao templo, fosse propriedade, fosse dinheiro, ou qualquer outra coisa, neste caso os pais idosos. Neste caso a situação era muito séria, pois os fariseus criaram uma lei dentro do 5º mandamento que; para se libertarem dos cuidados dos pais idosos e inválidos, eles davam uma boa oferta para os sacerdotes, e estes cuidavam deles até a morte. Era uma maneira dos filhos se livrarem dos cuidados e responsabilidades dos pais de forma autorizada, religiosa e civilmente. Os fariseus tinham encontrado uma maneira rápida e confortável para se livrarem dos cuidados dos pais. Que grande pena!

O que significa honrar meu pai e minha mãe? Honrar seu pai e mãe é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude interior de estima e respeito pela posição que ocupam. A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Por exemplo, algumas pessoas podem não concordar com as decisões de seu presidente, mas ainda devem respeitar sua posição como líder de seu país. Assim também, os filhos de todas as idades devem honrar seus pais, quer seus pais “mereçam” ou não. Deus nos exorta a honrar nosso pai e mãe. Ele tanto valoriza honrar aos pais que incluiu esse princípio nos dez mandamentos. Ver Êxodo 20:12 e novamente no Novo Testamento: “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.” Efésios 6:1-3.

Durante a época do Velho Testamento, falar mal contra os pais ou rebelar-se contra as suas instruções resultava em punição capital. Ver Êxodo 21:15-17 e Mateus 15:14. Enquanto aqueles que honram seus pais são abençoados, Ver Jeremias 35:18-19, uma característica daqueles com uma “mente corrompida” e daqueles que não agradam a Deus nos últimos dias é desobediência aos pais. Ver Romanos 1:30 e II Timóteo 3:2.

Salomão, o homem mais sábio que já existiu, encorajou os filhos a respeitarem seus pais. Ver Provérbios 1:8; 13:1; 30:17. Apesar de que talvez não estejamos mais sob sua autoridade, não podemos ignorar o comando de Deus de honrar nossos pais. Até Jesus, o Deus Filho, submeteu-Se aos Seus pais terrenos e ao Seu Pai Celestial. Ver Mateus 26:39 e  Lucas 2:51. Ao seguir o exemplo de Cristo, como cristãos, devemos tratar nossos pais da mesma forma reverente com a qual nos aproximaríamos de nosso Pai Celestial. Ver Hebreus 12:9 e Malaquias 1:6. O comando de honrar aos pais é o único comando com uma promessa: “...para que te vá bem” Efésios 6:3. Honra gera honra. Deus não vai honrar aqueles que não obedecem Seu comando de honrar seus pais.

QUINTA-FEIRA (4 de setembro) JESUS E A ESSÊNCIA DA LEIEste é o texto de hoje: “E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” Mateus 19:16-22

Qual é a essência da lei? É a entrega do próprio eu a essência dos ensinamentos de Jesus. Quando nos entregamos totalmente a Jesus Cristo, olhamos o próximo com olhos de amor. É esse o apelo que Jesus fez ao jovem judeu que se gabava de guardar a lei dos dez mandamentos. Ele guardava apenas no nível intelectual, mas não na prática. Quando foi desafiado a ajudar o próximo que necessita,  ele foi embora triste porque era muito rico.

O que a Bíblia diz sobre administrar o dinheiro? A resposta pode ser sintetizada em uma única palavra: sabedoria. Nós devemos ser sábios com o nosso dinheiro. Devemos economizar dinheiro, mas não acumulá-lo como tesouro. Nós devemos gastar dinheiro, mas com prudência e controle. Devemos devolver ao Senhor os dízimos e ofertas, em alegria e sacrifício. Nós devemos usar o nosso dinheiro para ajudar os outros, mas com discernimento e a direção do Espírito de Deus. Não é errado ser rico, mas é errado amar o dinheiro. Não é errado ser pobre, mas é errado gastar dinheiro em coisas fúteis. A mensagem consistente da Bíblia sobre o gerenciamento do dinheiro é ser sábio e obediente a Deus.

O "deus" daquele jovem era o dinheiro! Ele fazia todas essas coisas, obedecia bem aos mandamentos, era ativo na igreja, o que mais faltava para ele ser salvo? É evidente que não seria vender tudo; já bastava que se libertasse de seu apego ao dinheiro, pois tornou-se seu deus. Jesus deixou bem claro que a essência da lei é o amor! E isso faltava no coração do jovem rico. Que importância você dá aos seus bens?

SEXTA-FEIRA (5 de setembro) – LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO - A Bíblia informa que, ao ouvir as palavras de Jesus, no sermão do monte, “as multidões se admiravam de Sua doutrina.” Mat. 7:28. Embora seja lógico pensar que o fascínio exercido por Jesus, sobre a Sua multidão de ouvintes, fosse em grande parte decorrente de Sua “autoridade” como Filho de Deus. Ver Mat. 7:29, é também lógico perguntar por que as pessoas daquele tempo se admiraram tanto diante de Seus ensinamentos. Algo que não se pode descartar é o fato de que as pessoas haviam perdido de vista a correta perspectiva da lei. De tanto “ouvir o que foi dito” as pessoas deixaram de atentar para o “que foi escrito”, e o resultado veio na forma do crescente afastamento de Deus e a consequente perda da adequada perspectiva de Sua lei. Quando de novo ouviram dos divinos lábios de Jesus, o ensino cristalino da lei e sem distorções, assim como foi dado no princípio, a reação foi de assombro e contentamento. Ficaram maravilhados de redescobrir o genuíno significado da lei à luz da perspectiva divina. Livre das distorções humanas, a lei brilhou novamente como um facho de luz alimentado pelo amor. Os ouvintes de Jesus entenderam que a genuína obediência é resultado dessa chama queimando dentro de nós, alimentada pelo fogo do Espírito Santo. Ter nossa perspectiva acerca de Deus e de Sua lei restauradas dessa forma é o que também precisamos hoje. Peçamos a Deus que Ele alimente em nós a chama do Seu amor, a fim de que nossas perspectivas e obediência, à Sua lei, sejam um reflexo cristalino de Sua imagem. 

Os dez mandamentos são o reflexo do caráter de Deus, e assim como Deus é eterno e perfeito, Seu caráter também é, e Seus mandamentos também o são; e como também desejamos ser eternos, devemos guardar a lei de Deus. Um Deus perfeito só pode continuar sendo perfeito se Ele nunca mudar em nada. Aqueles que dizem que a Lei foi alterada incorrem em pelo menos dois erros: eles se fazem iguais ao Legislador, coisa que é uma flagrante mentira, e minimizam Deus a uma pessoa falha, como nós pecadores, que Ele precisa fazer retificações em Seu caráter. Pessoas que assim agem são falsos cristãos!

Ellen White menciona que em resposta à alegação de que pela morte de Cristo foram abolidos os preceitos do decálogo, juntamente com a lei cerimonial, disse Wesley: “A lei moral, contida nos Dez Mandamentos e encarecida pelos profetas, Cristo não a anulou. Não era desígnio de Sua vinda revogar qualquer parte da mesma. Ela é uma lei que jamais poderá ser destruída, que permanece firme como a fiel testemunha no Céu.” Ver em O Grande Conflito, 262


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário