segunda-feira, 4 de agosto de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 ( 3º trimestre de 2014) – A MISSÃO DA IGREJA/A NOSSA MISSÃO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 – A MISSÃO DA IGREJA

VERSO ÁUREO: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações, e então então, virá o fim.” Mat. 24:14.

INTRODUÇÃO (sábado 23 de agosto) A igreja é o lugar no qual somos preparados para viver juntos durante toda a eternidade. Só poderemos herdar tudo o que nos está prometido se aprendermos a nos relacionar conforme os requisitos do Céu. 

Pessoas problemáticas e que causam confusão, egoístas, ou mentirosas, correm o risco de não entrar lá, caso não mudem. O céu será composto de pessoas que tratam com respeito os outros e se esforçam para manter a unidade e a comunhão da família de Cristo.

Uma pesquisa nos Estados Unidos descobriu que a maioria dos 61 milhões de norte americanos, que não frequentam nenhuma igreja, admite que se uniria a qualquer uma que lhes demonstrasse interesse e companheirismo. E aqui, em nosso país, não deve ser diferente. Portanto, o maior desafio nosso não é provar que a nossa doutrina está certa, mas atrair outras pessoas, associando-as ao amor, à alegria, à paz e à estabilidade completa que somente Cristo pode oferecer. Depois, então,  podemos e devemos oferecemos as doutrinas de Jesus!

Qual é a grande comissão que Cristo deixou para a igreja? Em Mateus 28:19-20 descreve o que passou a ser chamado de “A Grande Comissão”: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Esse comando praticamente resume o que Jesus esperava que os Seus seguidores fizessem em Sua ausência. É interessante notar que no grego original, os únicos comandos específicos em Mateus 28:19-20 são: "ide" e "fazei discípulos". A grande comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto viajamos pelo mundo e enquanto realizamos nossas atividades diárias. Como devemos fazer discípulos? Ao batizá-los e ensiná-los tudo que Jesus pediu. "Ide" e "fazei discípulos" são os comandos da grande comissão. "batizando" e "ensinando" são a forma que devemos usar para executar o aspecto de "fazer discípulos" da grande comissão.

Muitos também enxergam Atos 1:8 como parte da grande comissão: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra." A grande comissão é capacitada pelo poder do Espírito Santo. Devemos ser testemunhas de Cristo, realizando a grande comissão em nossas cidades, Jerusalém, em nossos estados/distritos e países Judéia e Samaria, e em qualquer lugar aonde Deus nos enviar; os confins da terra. Você está envolvido com as atividades da sua igreja para cumprir a missão?

Veja este texto: “Deve-se fazer um grande esforço para manter este assunto perante o povo. O solene fato de que o dia do Senhor virá repentina e inesperadamente deve ser mantido não só perante as pessoas do mundo, mas também diante de nossas próprias igrejas. A terrível advertência da profecia é dirigida a toda alma. Ninguém julgue estar isento do perigo de ser apanhado de surpresa. Não permitais que a interpretação profética de pessoa alguma arrebate a convicção do conhecimento de ocorrências que revelam que este grande acontecimento está bem próximo.” Fundamentos da Educação Cristã, 335 e 336.

DOMINGO (24 de agosto) SER A LUZ DO MUNDOO que o texto de hoje sugere para cada cristão? “Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” Mateus 5:14-16

Quando analisamos o cenário, as circunstâncias e as pessoas às quais foram dirigidas essas palavras, elas se revestem de significado muito especial. É uma declaração repleta de implicações no que tange à vida e conduta cristãs. Essa é uma declaração que nos ajuda a entender o que significa ser cristão. A palavra “vós”, que lemos na declaração de Jesus, aponta para cada um de nós. Corremos o perigo de ler essa declaração e pensar que nada tem que ver conosco e apenas com os ouvintes imediatos de Jesus. Porém, essa declaração nos pertencem também, ela se aplica a nós, mesmos após dois mil anos. Se Jesus estava falando aos Seus seguidores, então estava falando comigo e com você, pois também somos seguidores do Mestre. O mundo está em trevas, e esta solene declaração de Cristo requer análise mais pormenorizada. O primeiro ponto é que o mundo está em trevas. Ora, se o cristão, e tão-somente o crente, é luz, então tudo o mais está em trevas. Seria isso verdade? Vejamos: No caso da ovelhinha da parábola, ela sabia que estava perdida, mas não sabia o caminho de volta. Hoje, quantos sofrem por estar nesta mesma condição! Perdidos e não sabem como retornar ao pai. Embora a civilização contemporânea se jacta de possuir luz científica e cultural, a Bíblia continua afirmando que o mundo se encontra mergulhado na mais densa escuridão.

Temos sido realmente a luz? Enquanto pensadores, filósofos e cientistas estão perplexos sem saber o que fazer, embora conheçam a situação caótica do momento, Jesus aponta para mim e para você, e diz: “vós sois a luz do mundo.” Temos, de fato, sido a luz do mundo? Tendo isso em mente, passemos agora a considerar a questão de acordo com o seu lado prático. Como é que o cristão se torna luz do mundo? Referindo-se a Jesus, Mateus 4:16 diz: “O povo que jazia em trevas viu grande luz.” A primeira coisa que Jesus fez neste mundo foi desmascarar as trevas. Por quê? Porque ele era diferente de todas as pessoas que viviam nas trevas. O crente genuíno é, inevitavelmente, a luz do mundo, não porque se esforça para ser, mas porque isso lhe é natural. Pelo fato de ser o que é, o cristão leva uma vida diferente e isso, por si só, denuncia todas as outras maneiras erradas de viver, deixando envergonhado quem as executa. Alguém já chegou até você, sem nunca tê-lo visto antes, com a pergunta: “Você é crente?” Certamente, foi em um momento em que você estava condizente com o comportamento de cristão. Por outro lado, ninguém fará essa pergunta ao vê-lo entrar na igreja com a Bíblia na mão. Essa pergunta só é feita quando há contraste; quando você, de fato, atua como luz do mundo.

Veja este texto: “Levem a luz aonde quer que forem; mostrem que tem força de propósito, que não são pessoas indecisas, facilmente dominadas por maus companheiros. Não aceitem as sugestões dos que desonram a Deus, antes procurem reformar, reaver e salvar pessoas do mal.” Mensagens aos Jovens, 23

SEGUNDA-FEIRA (25 de agosto) – SER TESTEMUNHAS - Como posso ser uma testemunha eficaz para Cristo em um mundo perdido? Uma testemunha é alguém que atesta um fato, por isso, para ser uma testemunha eficaz para Cristo, é preciso ter um conhecimento de primeira mão dele. O Apóstolo João fala isso em I João 1:1-3, quando diz: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida, e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada." Percebeu? Hoje, nós que temos experimentado a vida nova em Cristo, narramos do Seu amor e perdão, tanto verbalmente quanto na maneira como vivemos nossas vidas. Isto é testemunhar. Para sermos eficazes em nosso testemunho, devemos nos lembrar de várias coisas básicas:

A) O tema do nosso testemunho é Jesus Cristo. Paulo definiu o evangelho como a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Ver I Coríntios 15:1-4. Se não estivermos explicando o sacrifício de Cristo, então não estamos realmente partilhando o evangelho. Veja também I Coríntios 2:2 e Romanos 10:9-10. Uma parte importante deste tema é o fato de que Jesus Cristo é o único caminho para a salvação, e não apenas um de muitos caminhos. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6.

B) O poder do nosso testemunho vem do Espírito Santo. É o Espírito que transforma a vida. Veja Tito 3:5, e uma vida transformada é mostrada para todos. À medida que testemunhamos, devemos passar muito tempo em oração, apropriando-nos do poder do Espírito Santo para que sejamos capazes de deixar nossa luz brilhar de tal forma que os outros vão reconhecer o poder de Deus em nós.

C) A validade do nosso testemunho será mostrada na forma como vivemos nossa vida. Em Filipenses 2:15 encontramos este objetivo para nós: "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo." A efetiva testemunha cristã viverá sua vida de forma irrepreensível no poder do Espírito Santo, cujo fruto exibimos quando permanecemos em Cristo. Ver João 15:1-8, Gálatas 5:22-23.

D) As verdadeiras testemunhas anunciam a Palavra. Precisamos estar bastante familiarizados com as Escrituras para sermos capazes de apresentar de forma precisa e coerente o evangelho a outras pessoas. "...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” Pedro 3:15. Estar sempre preparado significa o diligente estudo da Bíblia, memorizando as Escrituras e orando para que Deus apresente oportunidades de partilhar com aqueles cujos corações foram preparados pelo Senhor para ouvir a Sua mensagem de salvação.

TERÇA-FEIRA (26 de agosto) EU VOS ENVIOO texto para hoje é este: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” João 20:21
Como é possível ler estas palavras e eliminá-las da comissão que o Senhor deu aos Seus onze apóstolos nos quarenta dias decorridos entre a Sua ressurreição e ascensão? No entanto, com tudo o que se diz, que temos ouvido, acerca da “grande comissão” e da urgência do seu cumprimento na nossa geração, uma boa parte dos crisstãos tem tratado este segmento da comissão como se não existisse; exceptuando alguns hinos ou sermões e saídas missionárias que são realizadas. Eu necessito envolver-me mais com a missão de Cristo! Eu preciso estar pronto para ser enviado por Cristo!

Os discípulos tornaram-se ousados em anunciar a Palavra de Deus somente após terem compreendido o propósito da vinda de Cristo à terra; viver, morrer, ressuscitar e subir ao céu para ser o nosso intercessor e advogado. Depois, eles foram ousados na pregação do evangelho! O profeta Isaías também respondeu ao chamado de Deus depois de ter sido purificado dos seus pecados.  Isaías, tocado pela brasa viva e ardente do fogo do Espírito Santo, esqueceu todas as suas debilidades e incapacidades. Quando ouviu a voz do Senhor fazendo o chamado: “A quem enviarei? Quem irá por nós?” O profeta não titubeou, não teve nenhum momento de incerteza e indecisão, mas respondeu determinado, decidido: “Eis-me aqui. Envia-me a mim!” A presença do pecado na vida do cristão tira dele a alegria de servir o próximo. Isaías só aceitou o desafio de ser profeta de verdade depois que foi purificado dos seus pecados pelo Senhor Jeová.

Veja este texto: “É agora, neste tempo de pecados ousados e de trevas espirituais que o mundo precisa ouvir o amoroso convite de Deus. Somos um povo que precisa testemunhar por palavras e por exemplo, somos um povo distinto, um povo que ama a Jesus. “É o Espírito Santo, o Confortador, que Jesus disse, enviaria ao mundo, que muda o nosso caráter à imagem de Cristo; e quando isto é realizado, refletimos, como por espelho, a glória do Senhor.” Meditações Matinais. 1974, 244.

Qual é a sua resposta quando é nomeado para exercer algum cargo na sua igreja? Você diz: “Eis-me aqui” ou, “não aceito coloque outro no meu lugar?” Leia sobre a parábola dos talentos em Mateus 25:14-30. Informe-se também sobre os dons espirituais!

QUARTA-FEIRA (27 de agosto) FAZER DISCÍPULOS - Antes de fazer discípulos precisamos ser discípulos. No sentido real da palavra, discípulo é um aluno ou seguidor. No Novo Testamento, às vezes, a palavra se refere aos 12 homens que Jesus chamou para estarem com Ele, mas outras vezes, se refere à multidão que O seguia e ouvia Suas palavras. Nem sempre os discípulos aceitavam as exigências e compromissos implícitos em seguir a Jesus. Ver João 6:66. Na igreja hoje, muitas vezes quando pensamos em um relacionamento de discipulado, lembramos do exemplo de Paulo com Timóteo. Leia as palavras com as quais Paulo exortou Timóteo em II Tm 2:2.

Jesus chamou seus discípulos para serem “pescadores de homens” Mat. 4:19. Não seria então nosso propósito considerar discípulo, aquele que através de nosso ensino, exemplo e desafio, chega ao ponto de evangelizar e discipular outros? Jesus, quando realizava Seu ministério, falou muito sobre o compromisso de um discípulo. Ele estipulou três condições para sermos considerados Seus discípulos. Às vezes até adiciona que, quem não cumprir essas exigências, “Não pode ser meu discípulo”:

1. Um discípulo verdadeiro coloca Jesus em primeiro lugar. Ver Lucas 9:23; 14:26-27 e 33.Você ama a Cristo mais do que a si mesmo? Mais do que à sua família? Mais do que o seu conforto, posses, amizades? 

2. Um discípulo verdadeiro ama a Palavra de Deus. Ver João 8:31-32. Você está permanecendo na Palavra? Você estuda diariamente, ou só uma vez por semana? Existe alguma área de sua vida em que você ainda não esteja livre? Já buscou resposta na Palavra de Deus? 

3. Um discípulo verdadeiro ama aos outros irmãos e evangeliza o próximo  Ver João 13.34-35. Como o mundo pode saber que pertencemos ao reino de Deus? Ao testemunharmos, o que é mais importante: aquilo que falamos ou o que fazemos em favor do próximo. Um discípulo verdadeiro ama as almas perdidas e vai ao seu encontro. Ver João 15:8

Na prática como cada pessoa pode fazer discípulos? Dando um bom testemunho, convidando parentes e amigos para as reuniões da igreja, oferecendo estudos bíblicos, participando de pequenos grupos, conduzindo amigos para assistirem as conferências, participando das atividades sociais e ajudando as pessoas que necessitam. Todos estes itens mencionados, quando realizados com humildade e dependência de Deus, dão às pessoas a oportunidade de se tornarem em discípulos de Cristo.

QUINTA-FEIRA (28 de agosto) – PREGAR O EVANGELHO – A igreja existe para pregar o evangelho de Cristo. Paulo disse assim: “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho” I Cor. 9:16.

Quatro anos depois que o Titanic naufragou, um jovem escocês levantou-se numa reunião em Hamilton, no Canadá, e disse: "Eu sou um sobrevivente do Titanic. Estando eu à deriva sozinho, agarrado a um objeto que flutuava, as correntes trouxeram John Harper, o pregador de Glasgow, para perto de onde eu me encontrava. - “Homem”, perguntou ele, “está você salvo?”. - “Não”, respondi eu. “Não estou.”. - “Creia no Senhor Jesus Cristo, e será salvo”, admoestou ele. E fomos separados. - "Mas é estranho dizer que, pouco mais tarde, as ondas nos aproximaram novamente e ele perguntou:  - “Você está salvo agora?” Tive de responder: - “Honestamente, não posso dizer que já esteja.” "Ele simplesmente repetiu:  - "Creia no Senhor Jesus Cristo, e será salvo.”  - "Pouco depois disso, fomos separados pela última vez. Foi então que, sozinho naquela noite, aceitei a Jesus Cristo como meu Salvador. Sou o último converso de John Harper."

Foi esse o tipo de preocupação pelas almas que Paulo manifestou quando disse: "Ai de mim se não pregar o evangelho!" É o tipo de interesse que todos os cristãos devem ter. É verdade que nem todos recebemos os mesmos talentos e dons espirituais, mas devemos usar aqueles que nos foram concedidos para ajudar a salvar outras pessoas.

Quando Jesus exerceu Seu ministério Ele pregou o evangelho em três vertentes. Ele curava, ensinava e pregava. Veja este texto: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” Mateus 9: 35. 

Esta deve ser também a tripla responsabilidade da igreja de Deus nestes dias. Devemos estar envolvidos na pregação do evangelho, no ensino da Palavra e na cura das moléstias do povo. Depois a Palavra mostra o carinho e responsabilidade que Jesus sentia para com as pessoas: “E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.” Mateus 9:36-37.Qual tem sido o seu envolvimento com a pregação do evangelho? Você está sempre disponível?

Veja este texto: “O evangelho deve ser apresentado, não como uma teoria sem vida, mas como uma força viva para transformar o caráter. Deus quer que Seus servos dêem testemunho de que, mediante Sua graça, os homens podem possuir semelhança de caráter com Cristo e regozijar-se na certeza de Seu grande amor. Quer que demos testemunho de que Ele não pode ficar satisfeito enquanto todos quantos hão-de aceitar a salvação não forem reivindicados e reintegrados em seus santos privilégios como Seus filhos e filhas.” A Ciência do Bom Viver, 99.

SEXTA-FEIRA (29 de agosto) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO - Assim como recebemos a salvação, também devemos estendê-la aos outros. Todos podem estar envolvidos na pregação do evangelho e dar a sua contribuição para que muitas pessoas possam aceitar Cristo. Crianças e jovens devem ser orientados pelos pais, e igrejas, através dos seus departamentos para conhecerem e aceitarem Jesus através do batismo. Uma igreja forte e comprometida com a pregação do evangelho está a cumprir a missão de Jesus.

Hoje há muitos meios pelos quais podemos pregar; através da pregação na igreja, estudos bíblicos e pequenos grupos nos lares, de grupos musicais, classes bíblicas, Rádio e TV. E hoje as redes sociais tem dado uma boa abertura e oportunidade para anunciar o evangelho de Jesus. Temos é que estar envolvidos!
Veja este texto: “Vi raios de luz provindo de cidades e vilas, dos lugares altos e baixos da terra. A palavra de Deus era obedecida, e em resultado se achavam em cada cidade e vila monumentos Seus. Sua verdade era proclamada através de todo mundo.” Testemunhos Seletos, vol. 3, 296 e 297.

O verso áureo desta semana diz: “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações, e então, virá o fim.” Mat. 24:14. Falta o evangelho ser pregado para todos a fim de Jesus voltar. Para o cumprimento desta profecia acontecer, as pessoas não necessitam aceitar o evangelho, basta estarem informadas do evangelho de Cristo! Hoje a rádio, TV e internet conseguem atingir regiões do mundo de maneira que todos podem, rapidamente, ouvir a palavra de Deus. Realmente hoje, como nunca, temos as facilidades para anunciar a Palavra de Deus à todo o mundo!

O que falta para Jesus voltar? “Quando o caráter de Cristo Se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69

“Vi que ninguém poderia participar do "refrigério" a menos que obtivesse a vitória sobre toda tentação, orgulho, egoísmo, amor ao mundo, e sobre toda má palavra e ação. Deveríamos, portanto, estar-nos aproximando mais e mais do Senhor, e achar-nos fervorosamente à procura daquela preparação necessária para nos habilitar a estar em pé na batalha do dia do Senhor. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda a contaminação o templo da alma. ” Eventos Finais, 166


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário