quinta-feira, 4 de setembro de 2014

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (3º trimestre de 2014) A SEGUNDA VINDA DE JESUS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (3º trimestre de 2014) A SEGUNDA VINDA DE JESUS

VERSO ÁUREO: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3

INTRODUÇÃO (Sábado 20 de setembro) – A segunda volta de Jesus será tão certa como foi a Sua primeira vinda. Os profetas anunciaram o local exato do nascimento de Jesus, que nasceria de uma virgem, e como Jesus deveria chamar, e assim aconteceu. Veja os textos: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2.


“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14.

A história e a arqueologia provam a primeira vinda de Cristo. Assim também devemos acreditar nas promessas da Sua segunda volta. Quer estejamos preparados, ou não; quer queiramos, ou não; e quer aceitemos, ou não, Jesus vai voltar e levar consigo os Seus filhos para morar com Ele.

A segunda vinda de Cristo é o assunto mais enfatizado em toda a Bíblia. Há cerca de 300 referências sobre a primeira vinda de Cristo no Velho Testamento e 8 vezes mais sobre a segunda vinda, ou seja, há mais de 2.400 referências sobre a segunda vinda em toda a Bíblia. As profecias bíblicas mostram que estamos muito próximos da volta de Jesus. Basta olharmos para as profecias de Jesus para constatarmos essa realidade. Ver Mateus 24.

Quando Jesus voltar os homens vão estar desatentos como a geração diluviana. Vão estar entregues aos seus próprios interesses sem se aperceberem da urgência da hora. Comer, beber, casar e dar-se em casamento não são coisas más, fazem parte da rotina da vida. Mas, viver a vida sem se aperceber que Jesus está prestes a voltar é viver como a geração antes do dilúvio. Quando o dilúvio chegou apanhou quase todos de surpresa. Muitos hoje estão comprando, vendendo, casando, viajando, descansando, jogando, brincando, pecando; esses vão continuar vivendo despercebidamente até o dia que Jesus virá. Então, será tarde demais. Não há nada de mal em realizar as coisas boas da vida. Mas quando os homens estiverem tão envolvidos em coisas boas em si, ao ponto de esquecerem de Deus, estarão então maduros para o juízo.

DOMINGO (21 de setembro) – A PROMESSAEste é o texto para hoje: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3

Estamos vivendo os momentos finais da igreja sobre a terra e o Senhor nos quer atentos, vigilantes, para este grande momento: A volta do Senhor Jesus. Devemos amar a Sua vinda, esperando com fé e mantendo-nos vigilantes, pois o dia e a hora não se sabe, nem os anjos, e nem o próprio Senhor Jesus, mas somente o Pai. Ver Mateus 24:36. No texto para hoje, o próprio Senhor Jesus fala que Ele mesmo iria nos preparar moradas celestiais, desejando a nossa presença do Seu lado. Em João 17:24 Jesus mostra o quanto nos ama e pede ao Pai que onde Ele estiver, nós estejamos com Ele para que vejamos a Sua Glória. Em Hebreus 13:14 diz que neste mundo não temos cidade permanente, mas buscamos a futura que Jesus foi preparar, a Nova Jerusalém. Ver também Filip. 3:20.

O texto de Atos 1:9-11 mostra a promessa da volta do Senhor e a certeza que temos, declarada pelos anjos, quando afirmam para os seus discípulos: “… Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há-de vir assim como para o céu o vistes ir”.

Na carta aos Efésios 2:19, Paulo diz aos irmãos que agora não somos mais estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus; nossa identidade é celestial, não temos identidade com este mundo.

Na língua grega, a promessa “virei outra vez” encontra-se no tempo presente, enfatizando a certeza. O Velho Testamento traz muitas promessas da primeira vinda de Cristo e Ele veio mesmo. Veja estes textos: “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.” Salmos 40:7.

“Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Hebreus 10:5-7.

Assim como Jesus sempre cumpre as Suas promessas, Ele também cumpre as promessas de que cuida de nós no dia-a-dia. Basta entregarmos as nossas preocupações à Jesus que Ele cuida de nós. Veja estes textos: “E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.” Lucas 12:7

“Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Lucas 12:29-31. Amém?

SEGUNDA-FEIRA (22 de setembro) - O PROPÓSITO DA SEGUNDA VINDA DE JESUSPor que Jesus irá voltar? Certo pai entrou no quarto onde seu filho estava brincando e assentou-se na cama e em silêncio ficou olhando o filho brincar. Depois de alguns momentos o menino olhou para o pai e disse: - o que você quer papai? - Nada filho, respondeu o pai, eu só estava precisando ficar perto de você. Pessoas que se amam não conseguem viver longe, separadas, distantes, por muito mais tempo. O amor cria a necessidade de ficar junto com a pessoa amada.

Quando Adão morreu, depois dos seus 930 anos, Jesus também sentiu saudades de ouvir a voz, ver os movimentos, sentir o cheiro de seu primeiro filho terrestre. Ele tinha tanto desejo de estar com o homem que levou Enoque, o sétimo depois de Adão para ficar junto com Ele. De vez enquando, Jesus levava um de Seus filhos fiéis para o céu, para matar a saudade. Moisés, Elias e os que ressuscitaram junto com Jesus, foram para a casa do Pai e também representam o que Jesus vai fazer com você e comigo na Sua segunda vinda: levar-nos para estarmos para sempre com Ele.

Qual será a recompensa? “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:27

"Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve." Mal.3:18

Muitos hoje crêem que tanto os salvos como os pecadores são eternos, ou seja, que possuem uma alma imortal, portanto a recompensa do salvo é a vida eterna junto de Deus, e do perdido uma eternidade longe de Deus, junto com Satanás, no inferno, queimando, para sempre. E logo após a morte a alma do homem vai para o céu ou para o inferno. Esse pensamento está ERRADO! O Senhor Deus não criou o homem para que morresse, mas sim para viver eternamente e servi-lo, porém Satanás induziu o homem a cometer o primeiro pecado, e consequentemente a morrer. Para resgatar o homem, o Senhor ofereceu o Seu próprio Filho, representado em símbolo pelo primeiro cordeiro morto, quando o Senhor vestiu de túnicas de peles a Adão e Eva no jardim do Éden. Ver Gên. 3:21. O apóstolo João no livro de Apocalipse 13:8, diz: "o cordeiro foi morto desde a fundação do mundo" Aquele cordeiro, como os demais que foram mortos em sacrifício, representavam o sacrifício de Cristo por nós.

Deus não criou o homem para que morasse no céu, mas sim na terra, só com a diferença de estar vivendo eternamente, sob o governo de Deus. Este plano de Deus não foi mudado, mas sim postergado um pouco, pois; depois dos mil anos, Deus implantará o Seu reino na terra. O salvo terá vida eterna, e mesmo que esteja morto o Senhor Jesus o ressuscitará na sua vinda. Ele mesmo prometeu: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." João 11:24.

O propósito principal da vinda de Cristo é levar Seu povo com Ele para as mansões celestiais na Nova Jerusalém. Ver Isaías 25:9; João 14:1-3; Mateus 24:31; 25:31-34 e I Tessalonicenses 4:13-17. A recompensa dos salvos será viver eternamente com Deus e os perdidos terão a sorte da separação eterna de Deus, na segunda morte, pois deixarão de existir e se tornarão em cinzas. Veja o texto: “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:14-15. "Não" haverá um inferno a arder para sempre!

TERÇA-FEIRA (23 de setembro) COMO VIRÁ JESUS?Veja os textos para hoje: “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:27.

“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos, para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tessalonicenses 4:13-18.

Estas palavras nos advertem contra a ideia de que o Senhor voltará secretamente, manifestando-Se aqui ou ali ou que haverá um arrebatamento secreto sete anos antes de Jesus voltar. Os que estudam as Sagradas Escrituras não serão iludidos com tais ensinos errados e contra a Bíblia. A verdade da segunda vinda de Cristo é uma das mais importantes doutrinas em toda a Bíblia. Sua segunda vinda dará fim ao reino do pecado e conduzirá ao estabelecimento do reino eterno de justiça e paz. A vinda de Cristo será mundial literal, pessoal e visível a todos os homens. O segundo advento de Cristo completará a obra de redenção e estabelecerá o reino de justiça e paz eterna. Esse evento, profetizado, que tem sido a grande esperança dos servos de Deus em todas as eras, é repetido muitas vezes no Antigo e Novo Testamentos. Ver Jó 19:25-27; Salmo 50:3; 97:3-5; Isaías 66:15; II Tessalonicenses 1:5-10; Atos 1:11; Hebreus 9:28; 10:37; Judas 14 e Apocalipse 22:20.

QUARTA-FEIRA (24 de setembro) QUANDO VIRÁ JESUS? Jesus disse que não sabemos o nem o dia e nem a hora da Sua volta. Ver Mat. 24:36. Mas Ele deixou muito claro sobre a Sua volta, quando falou a respeito de alguns acontecimentos que antecederão a Sua segunda vinda. Embora não devemos fazer tentativas de marcar datas para a Volta de Cristo, não podemos ignorar o tempo em que estamos vivendo.

Quais são os sinais da volta de Cristo? 1º sinal – Engano: "E, estando assentado no monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos, em particular, dizendo: Dize-nos quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos."

2º sinal – Guerras e rumores de guerras: "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai não vos assusteis, porque é mister que isso tudo acontença, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."

3º sinal – Fome intensa em vários lugares: "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."

4º sinal – Epidemias e pestes: "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares."

5º sinal – Terremotos: "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio das dores."

6º sinal – Grandes sinais no céu – Em Lucas 21:11 encontramos: "E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu."

7º sinal – Grandes instabilidades na natureza. Em Lucas 21:25-26 lemos: "E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas; homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo. Porquanto as virtudes do céu serão abaladas."

8º sinal – O anticristo e o falso profeta: Veja estes textos: "Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos."Mat. 24:5

"Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhes deis crédito" Mat. 24:23

"Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda" Mat. 24:15

"E ele firmará um concerto com muitos por uma semana: e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador." Dan 9:27

"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição; O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus" II Tessal. 2:1-4

"Eu vim em nome do meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis." João 5:43.

9º sinal – Situação social caótica- Ver II Timóteo 3:1-5. O que mais resta acontecer para Jesus voltar?

QUINTA-FEIRA (25 de setembro) VIGIAR E ESTAR PREPARADO - Os sinais da volta de Jesus já se cumpriram todos. Falta apenas a nossa adaptação para o céu, que significa o preparo da nossa vida santificada e escondida em Cristo. Tendo isso em mente devemos estar preparados para a eternidade.Veja estes textos: “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” II Pedro 3:11-12

“Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” I Tessalonicenses 5:4-11

“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69.

É-nos dito que Jesus passava momentos preciosos em comunhão com o Pai. Veja estes textos: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

“Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.” Lucas 6: 12-13.

Assim também devemos nós fazer. Devemos vigiar e orar e manter uma íntima comunhão com Deus para estarmos prontos para a Sua segunda volta. Podemos e devemos ser espirituais no nosso lar, na igreja e na sociedade; mas precisamos, como os discípulos, também obedecer as doutrinas como estão na bíblia, para além e passarmos momentos em íntima comunhão com o Mestre Jesus. Eu o desafio a dedicar, diariamente, 30 minutos para ler a sua Bíblia e fazer orações particulares. Faça planos para isso ou continue no seu programa de comunhão! A ato de vigiar também nos livra de cairmos na tentação

SEXTA-FEIRA (26 de setembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO - A volta de Jesus vai trazer alívio para os sofredores, vai proporcionar paz real e a harmonia em todo o universo. Os filhos de Deus podem estar sobrecarregadas por causa de: 1) Problemas Familiares. A rotina de uma casa em conflito é um dos motivos que mais tem sobrecarregado as pessoas. Relacionamento conjugal incompatível, pais e filhos, genros, noras, sogros e sogras. Alguns dos que lêem estas palavras podem testemunhar isso. 2) Problemas Financeiros. As preocupações advindas de uma crise financeira é simplesmente assoladora, principalmente quando não há recursos para se efetuar os pagamentos básicos. Daí surgem as pressões, perde-se o sono e a sobrecarga se multiplica. 3) Problemas de doenças. Tantas são as moléstias que assolam o mundo, e o filho de Deus não está imune a estas coisas. 4) Problemas Espirituais. São pessoas que não sabem a origem de tantos problemas e sensações estranhas. Aparentemente não tem motivos, mas na verdade existe uma ação maligna que tira o vigor, desestimula e enfraquece a alma. Temos que estar seguros nas promessas de Deus: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4.

Veja esta bela descrição da volta de Cristo: “Surge logo no Oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da Terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor. Agora, não como “Homem de dores”, para sorver o amargo cálice da ignomínia e miséria, vem Ele vitorioso no Céu e na Terra para julgar os vivos e os mortos. “Fiel e verdadeiro”, Ele “julga e peleja em justiça.” E “seguiram-nO os exércitos no Céu”. Apocalipse 19:11, 14. Com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, acompanham-nO em Seu avanço. O firmamento parece repleto de formas radiantes — milhares de milhares, milhões de milhões. Nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor. “A Sua glória cobriu os céus” e a Terra encheu-se do Seu louvor. E o Seu resplendor era como a luz.” Habacuque 3:3, 4. Aproximando-se ainda mais a nuvem viva, todos os olhos contemplam o Príncipe da vida. Nenhuma coroa de espinhos agora desfigura a sagrada cabeça, mas um diadema de glória repousa sobre a santa fronte. O semblante divino irradia o fulgor deslumbrante do Sol meridiano. “E no vestido e na Sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.” Apocalipse 19:16. — O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, 640, 641.

"De cabeça levantada, brilhando sobre eles os resplandecentes raios do Sol da Justiça, regozijando-se porque se aproxima sua redenção, [os santos vivos] saem ao encontro do Esposo, dizendo: “Eis que Este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e Ele nos salvará.” Isaías 25:9.” The Review and Herald, 13 de novembro de 1913. O Grande Conflito, 641


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário