domingo, 29 de junho de 2014

EQUILÍBRIO ESPIRITUAL

EQUILÍBRIO ESPIRITUAL - É tão difícil manter o equilíbrio espiritual! Martinho Lutero, certa vez, disse que para o dia dele render ele precisava passar, pelo menos, 3 horas em comunhão com Deus.

Como é difícil parar para orar, ler a bíblia, lição da escola sabatina cada dia, com qualidade de tempo! Como é difícil sair de casa e ir à igreja participar de uma reunião de oração, vigília! Ainda mais se estiver frio ou com chuva. Como é difícil participar da santa-ceia, se sou ofendido por alguém! Lembrando que se fui ofendido é porque também tenho culpas. Como é difícil aceitar o desafio de levar um amigo para um culto na igreja! Pode ser que não convido porque não tenho muita "moral religiosa" para o fazer. A minha vida prática não condiz com a teoria bíblica que aceito e prego. Como é difícil fazer o trabalho missionário; visitar pessoas no hospital, dar um prato de comida para o faminto, acompanhar alguém à um emprego, aconselhar um casal, ir à um funeral de conhecidos e desconhecidos ou emprestar algum dinheiro para quem realmente necessita! Como é difícil devolver o dízimo "fiel" mesmo sabendo que é de Deus e não da liderança da igreja! Como é difícil devolver ao estado impostos fiéis! Como é difícil manter o casamento conforme as orientações de Deus! Como é difícil não ficar calado diante de situações de provações! Como é difícil orar para Deus mudar hábitos de saúde em mim e nas pessoas que amo! Como é difícil!!!!

domingo, 22 de junho de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – (3º trimestre 2014) – O FILHO

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – (3º trimestre 2014) – O FILHO

VERSO ÁUREO: “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:45

INTRODUÇÃO (sábado 5 de julho) – Na lição desta semana vamos procurar responder quem é Jesus Cristo e qual é a Sua missão. Jesus fez duas perguntas curiosas aos Seus discípulos: “quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Mat 16:13 e “e vós quem dizeis que eu sou? Mat. 16.15. Pedro respondeu: Tu é o Cristo, o filho do Deus vivo.” Mat. 15:16.

terça-feira, 17 de junho de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 - 3º TRIMESTRE/2014 – ENSINOS DE JESUS/O NOSSO AMOROSO PAI CELESTIAL

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 - 3º TRIMESTRE/2014 – ENSINOS DE JESUS/O NOSSO AMOROSO PAI CELESTIAL

VERSO ÁUREO: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo”. João 3:1

INTRODUÇÃO (sábado 28 de junho) – Durante este novo trimestre vamos estudar sobre alguns ensinamentos que Cristo ministrou para os discípulos e para todos quantos O aceitam como Salvador. Para mim, os ensinamentos mais difíceis que Jesus nos deixou são os seguintes:

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como Manter os Filhos na Igreja?

Como Manter os Filhos na Igreja?

Vamos procurar dar respostas à esta inquietação de muitos pais sinceros. Antes de analisarmos o assunto proposto quero mostrar apenas seis pontos que afastam os filhos da igreja:

1) Diante das menores dificuldades tais como; indisposição, chuva, frio, cansaço, não vá aos cultos. Com isso seu filho vai crescer com a ideia de que frequentar as reuniões não é assim tão necessário.

2) Quando estiver a mesa ou em reuniões de família, faça comentários ou críticas ao ensino do pastor ou líderes. Com isso seu filho crescerá não tendo respeito por eles, nem dando créditos aos ensinos bíblicos.

3) Cuide para que seu filho cresça num lar que não seja diferente de qualquer lar mundano. Deixe ele dormir a hora que desejar, comer o que quiser, sair e voltar com quem pretender, ver o que desejar. Elimine a disciplina.

domingo, 8 de junho de 2014

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – O REINO DE CRISTO E A LEI

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – O REINO DE CRISTO E A LEI

VERSO ÁUREO: “Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

INTRODUÇÃO (sábado 21 de junho) – A lição desta semana trata do reino de Deus e da Sua lei. Como já foi analisado, a lei é eterna, pois reflete o carácter de Deus, que é eterno. Se Deus não muda, a Sua lei também permanece inalterada. Durante toda a eternidade os salvos terão diante deles a lei de Deus. Essa lei é escrita no coração dos salvos, que tem muito prazer em a obedecer.

Mas o prazer de obedecer a lei deve começar aqui, pois o reino de Deus está dividido em duas etapas. a) No reino da graça e b) No reino da glória. Qual é o reino da graça? É aquele que tem início na nossa vida no momento da nossa aceitação do evangelho de Cristo e do nosso consequente batismo. Jesus disse assim sobre o reino da graça: “E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.” Lucas 17:20-21. Qual será o reino da glória? Será depois que Jesus voltar e levar os salvos para viverem com Ele. Veja estes textos que falam do reino da glória: “Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:27

segunda-feira, 2 de junho de 2014

ESTUDO BÍBLICO: A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS.

ESTUDO BÍBLICO: A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS.

A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros. A Bíblia já foi traduzida por mais de 1500 línguas e dialetos. No ano de 1250 o cardeal Caro dividiu a Bíblia em capítulos, que foram divididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens. A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos. É uma obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões: de humildes agricultores, pescadores até renomados reis. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego.