terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Tirar Férias é Necessário! Férias Diárias, Anuais e Semanais

Tirar Férias, Uma Necessidade! Férias Diárias, Anuais e Semanais

Todos os trabalhadores e alunos não vêem a hora que as férias chegam para relaxar da sua rotina! 

Durante o ano existe um período que a maioria dos trabalhadores tanto espera para ficar mais tempo com a família, estar mais tempo com os amigos, dormir um pouco mais tarde ou então realizar a tão sonhada viagem que programou durante o ano e que  custou boa parte das suas economias!

As férias fazem bem tanto para a saúde física como para a mental. Existem pesquisas e estudos que apontam à falta de férias ao aumento de doenças como; problemas vasculares e deficiências orgânicas. Sair de férias contribui para reduzir a tensão arterial, aliviar o estresse, melhorar o sono e, de certa forma, rejuvenescer o corpo, reorganizando estes pontos do organismo. Os países que possuem programas trabalhistas concordam que em um ano é preciso tirar um mês de folga para revigorar a saúde.

O estresse é o grande mal da atualidade. O mundo está cada vez mais corrido com obrigações de sobra e tempo em falta. Infelizmente a necessidade de ganhar dinheiro, somada à pressão da sociedade, causa uma série de transtornos psicológicos. Nunca antes houve tantos casos de descontrole emocional como hoje! Seria muito bom que todas as pessoas tirassem férias, defendem os especialistas. E isso, sob todos os aspectos: profissional, pessoal, social e, especialmente, do ponto de vista da saúde e do bem-estar.

Veja a declaração de Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, médico cirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein - Brasil, presidente do Núcleo de Robótica da Associação Paulista de Medicina: "Cada pessoa tem um tempo necessário para repor suas condições de calma, concentração e foco. Isso é essencial em várias profissões, como no caso de cirurgiões que realizam operações complexas que exigem precisão máxima. Então, para a saúde do próprio indivíduo e também para seu bom desempenho no trabalho, parar de vez em quando é fundamental."

Depois das férias os alunos e funcionários voltam renovados e em boas condições para as atividades. Por isso todos precisam também tirar pelo menos um dia semanal de descanso. Um dia de descanso renova a saúde do funcionário e permite uma melhora na performance nas suas atividades profissionáis. No caso dos estudantes eles tiram até dois dias semanais, o que ainda é melhor quando retornam ás aulas.

Todos nós necessitamos desligar-nos temporariamente das nossas atividades rotineiras da empresa e escola, por necessidade mesmo! Mesmo em uma época em que não existiam leis de trabalho, Deus providenciou para o Seu povo feriados anuais para o seu descanso. As festas anuais instituídas para o povo judeu permitiam o seu descanso do trabalho da fazenda e cuidados da casa.

Quais eram as festas cerimoniais praticados pelos israelitas? Em Levítico capítulos 16 e 23, e Números capítulos 28 e 29, estão enumerados os vários dias de festa para os israelitas. Cada uma dessas festas constituía uma santa convocação e era um dia ou vários dias de descanso, palavra que no hebraico é a mesma de sábado “Shabbat.” Contudo, eram dias móveis dentro da semana. Estes feriados eram os sábados de descanso, mas que podiam cair a qualquer dia da semana e quando coincidia de cair em um dia de sábado semanal, era chamado de sábado grande, por comemorar o sábado da festa e o semanal.

Eis a seguir os sete sábados cerimoniais e seus respectivos dias de celebração: 1.º Sábado Cerimonial - Páscoa - 14.º dia do primeiro mês. 2.º Sábado Cerimonial - Festa dos Pães Asmos - 21.º dia do primeiro mês. 3.º Sábado Cerimonial - Festa das Primícias - 6.º dia do terceiro mês. 4.º Sábado Cerimonial - Festa das Trombetas - 1.º dia do sétimo mês. 5.º Sábado Cerimonial - Dia da Expiação - 10.º dia do sétimo mês. 6.º Sábado Cerimonial - Festa dos Tabernáculos - 15.º dia do sétimo mês 7.º Sábado Cerimonial - Festa dos Tabernáculos - 22.º dia do sétimo mês.
Estes sábados aí estão associados a dias de festas e lua nova, que eram solenes festividades nacionais judaicas, ou feriados fixos.

O sábado dos dez mandamentos não tem esta natureza. Não era festivo e nem típico. Assim como alunos e funcionários necessitam de momentos de descanso a cada dia e semana, Deus deixou um dia na semana para descansarmos; e este dia é o sábado, e Deus pede também para termos comunhão diária com Ele, para além do dia de sábado. Jesus entende os problemas das famílias que vivem sob o estresse, e deseja que também entendamos que o descanso espiritual faz parte da qualidade de vida. 

Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30. Deus nos diz que podemos experimentar esse descanso de duas maneiras: Indo a Cristo diária e semanalmente. 

Durante o ministério de Cristo Ele buscava poder diariamente em Deus para realizar os Seus milagres e exercer o seu mistério, pois as pessoas clamavam por Sua atenção, e Cristo comunicava um espírito tranquilo e calmo à todos em volta dele. Assim também se você deseja viver uma vida serena e em paz como Jesus viveu, você não pode tirar férias de Jesus, da sua fé e nem da igreja. Jesus disse: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4-5.

O crente não tira férias de Deus. Quem, sem querer, tira férias de Deus é porque criou uma religião muito pesada, contrária a de Cristo que é leve e que comunica paz constante ao nosso coração. Mesmo durante as férias o crente é convidado para diariamente continuar em comunhão com Jesus. A paz, que as pessoas ao nosso redor imaginam, é aquela sensação que traz calma, tranquilidade, bem-estar, algum tipo de contentamento, no dia-a-dia. A paz que as Escrituras apresentam é de um tipo bem diferente! É a paz gerada pelo consolo absoluto do Espírito Santo no coração crente. Tirar férias de Deus é recusar essa paz! Alguns crentes quando estão de férias deixam de frequentar aos cultos na igreja. O crente não tira férias da igreja. O crente quando está de férias lê a sua bíblia, faz as suas orações, como quando em período normal de atividades secundárias. Ele procura uma igreja mais próxima de onde está para congregar e louvar ao Senhor. Veja a alegria que Deus tem em encontrar-se conosco durante o sábado: “Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.” Provérbios 8:30-31. Foi no 1º sábado que Deus alegrou-se com Adão e Eva. Imagine se Deus tirasse férias! O que seria de você?

Veja estes textos: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” Salmo 122:1
“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo. Até o pardal encontrou casa, e a andorinha ninho para si, onde ponha seus filhos, até mesmo nos teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu. Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente.” Salmos 84:1-4.

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25.

Não encontramos na bíblia nenhuma indicação de que os filhos de Deus devem afastar-se de Deus por dias, semanas ou meses, mas encontramos sim inúmeros conselhos e convites para estarmos sempre em comunhão com Ele. O crente que busca Deus nas férias e fora das  férias tem o seu nível de streesse controlado mostra um melhor desempenho acadêmico e profissional.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário