segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2015) A HUMILDADE DO SÁBIO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2015) A HUMILDADE DO SÁBIO

VERSO ÁUREO: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5:3

INTRODUÇÃO (sábado 14 de março) – Durante essa semana vai ser estudada, dentro do livro de Provérbios, sobre a humildade revelada pelas pessoas tementes a Deus.

A humildade é tida como o contrário do orgulho. Existem dois tipos de orgulho. Há o orgulho que Deus odeia, ver Provérbios 8:13 e o tipo de orgulho que sentimos por fazer algo bem feito. O tipo de orgulho que surge de consideramos justos aos nossos próprios olhos é pecado e Deus odeia, isso porque atrapalha a nossa aproximação dele. Salmo 10:4 explica que os orgulhosos vivem cheios de si e que os seus pensamentos estão longe de Deus: Eis o texto: “Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus”. 

Esse tipo de orgulho arrogante é o contrário do espírito de humildade que Deus procura: “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Mateus 5:3. Os “pobres de espírito” são aqueles que reconhecem sua falência espiritual e sua falta de habilidade de se aproximar de Deus, se não fosse por Sua divina graça. Os orgulhosos, por outro lado, são tão cegos por causa de seu orgulho que acham que não precisam de Deus ou pior; que Deus deve aceitá-los do jeito que são porque eles merecem a Sua aceitação. É bom lembrar que Deus transforma pessoas humildes.

Lemos na Bíblia sobre as consequências do orgulho. Veja este texto: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.” Provérbios 16:18-19. Lúcifer foi expulso do céu por causa do seu orgulho. Ver Isaías 14:12-15. Ele teve a audácia egoísta de tentar tomar o lugar de Deus. O orgulho já impediu que muitas pessoas aceitassem a Jesus como seu Salvador pessoal. Recusar admitir o próprio pecado e que não podemos fazer nada com nossos próprios esforços para merecer a vida eterna, tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não devemos ter orgulho de nós mesmos, mas se queremos nos gloriar, então devemos proclamar as glórias de Deus. O que dizemos sobre nós mesmos não significa nada no trabalho de Deus. É o que Deus diz sobre nós que faz a diferença. Eis o texto: “Porém, não nos gloriaremos fora da medida, mas conforme a reta medida que Deus nos deu, para chegarmos até vós.” II Coríntios 10:13. Orgulho significa dar a nós mesmos o crédito por algo que Deus realizou. Orgulho é dar a nós mesmos a glória que pertence só a Deus. Orgulho é, em essência, o louvor próprio. Nada que realizamos nesse mundo seria possível se não fosse Deus nos capacitando e sustendo. Por isso é que devemos dar a Deus a glória; por que só Ele é digno de recebê-la.

A verdadeira humildade é demonstração quando contemplamos a Deus e permanecemos em união com Jesus Cristo. A não ser que sejamos mansos e humildes de coração, não podemos pretender possuir outras qualidades do céu. Os homens podem pensar que estão servindo fielmente a Deus, mas a menos que sejam humildemente consagrados a Deus, eles são considerados pelo Senhor como pessoas inúteis.

Ellen White assim escreveu: “Longamente tem Deus esperado que Seus seguidores manifestem verdadeira humildade, para que lhes comunique ricas bênçãos. Os que Lhe oferecem sacrifício de um coração quebrantado e de um espírito contrito, serão escondidos na fenda da rocha, e contemplarão o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. À medida que Jesus, o portador do pecado, o sacrifício todo-eficaz, é mais distintamente visto, os lábios deles afinam-se com o mais exaltado louvor. Quanto mais vêem eles do caráter de Cristo, tanto mais humildes se tornam, e mais baixo se estimam a si mesmos.” Para Conhecê-lO, 118

DOMINGO (15 de março) QUEM PENSAS QUE ÉS?Veja os textos para hoje: “Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal: Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem. Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.” Provérbios 30:1-3

“Se procedeste loucamente, exaltando-te, e se planejaste o mal, leva a mão à boca; porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.” Provérbios 30:32-33.

A lição de hoje trata das pessoas que vangloriam-se de si mesmas e de suas realizações. Geralmente pessoas assim diminuem os outros para ficarem acima das pessoas. Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz: eu errei, pois sua intenção é de aprender e de crescer! Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: não foi minha culpa, porque se acha acima de qualquer suspeita. Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: eu sou bom, porém não tão bom quando gostaria de ser. A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. O orgulhoso resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos. O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora e sempre diz: "Quem pensas que és?"

A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real. O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. O orgulhoso diz: "Quem pensas que és?"

O orgulhoso olha de cima para baixo, enaltece as suas realizações e diminui os outros. Temos na Bíblia alguns exemplos assim. Veja o caso de Nabucodonosor que julgou-se superior a todos, e Deus o deixou 7 anos de molho para aprender a lição de humildade: “Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?” Daniel 4:30. O outro caso é o de Nabal que revelou muita tolice quando desprezou Davi e seus soldados e oprimiu e desprezou os pobres. Ver a história em I Samuel 25. Paulo também chamou de tolos alguns membros da igreja de Corinto que eram orgulhosos. Veja o texto: “Porque, sendo vós sensatos, de boa mente tolerais os insensatos. Pois sois sofredores, se alguém vos põe em servidão, se alguém vos devora, se alguém vos apanha, se alguém se exalta, se alguém vos fere no rosto.” II Coríntios 11:19-20.

Na igreja sempre tem algumas “cabeças duras” que não se submetem à orientação do Espírito Santo e causam divisões entre os irmãos. Em Lucas 18:9-14 Jesus conta a parábola do fariseu e do publicano que reflete perfeitamente duas atitudes dos adoradores modernos; os humildes e os orgulhosos. Eis a parábola: “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18:9-15.

Quem você pensa que é?

SEGUNDA-FEIRA (16 de março) UM CONHECIMENTO DE DEUS – O orgulho impede as pessoas de conhecer e aceitar Deus pessoalmente na vida. A pessoa orgulhosa despreza Deus porque faz tudo sozinha e nunca pede ajuda , pois acha que conhece tudo e não depende de pessoas. Eis o perfil de um orgulhoso: O orgulhoso quando se queixa não quer a piedade dos outros, quer apenas atenção e compreensão. O orgulhoso tenta nunca perder o controle das suas emoções para não mostrar a sua parte fraca. A pessoa orgulhosa prefere passar fome do que pedir dinheiro emprestado, prefere trabalhos muito humilde do que pedir um favor a alguém, geralmente chora sozinho de óculos escuros porque a sua pior humilhação é chorar na frente de alguém, e o pior que lhe pode acontecer na vida é cair numa cama e ficar dependente de alguém! O orgulhoso acaba por se isolar porque tem dificuldades em encontrar pessoas com o mesmo sentido de dignidade. Ele se julga o único no mundo! Pessoas assim não sentem a necessidade de Deus.

Deus apela-nos para O conhecermos verdadeiramente. O texto para hoje é um apelo para a humanidade prestar atenção ao Deus Criador de todas as coisas e para O conhecer pessoalmente. Eis o texto: “Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo. Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes? Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Provérbios 30:3-6

Conhecer Deus, como Ele realmente é, é uma tarefa muito difícil. Deus é infinito e nós somos finitos. Enquanto estivermos por aqui teremos uma visão muito limitada da divindade. Quando Jesus voltar e conceder um corpo glorificado e a eternidade, continuaremos no processo de conhecer Deus. Hoje somos convidados a desenvolvermos o conhecimento do nosso Deus. E o mais lindo é que Deus iniciou o processo de revelar-Se à humanidade de algumas maneiras:

Deus revelou-Se primeiramente através da natureza. A Bíblia nos diz: “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus”. Ver Salmo 14:1 e  53:1. A Palavra também proclama que as pessoas não têm desculpas para não crerem em um Deus Criador. Veja este texto: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis”. Romanos 1:20.

A crença na evolução tem impedido de muitas pessoas conhecerem o Deus Criador. Os cientistas evolucionistas debocham da Criação ou de um  design inteligente não-científico, e eles dizem que para que algo seja considerado como uma ciência deve estar sujeito à observação e ser provado. E como Deus não é provado de forma visível, eles recusam conhecer Deus. Como a origem do universo e a origem da vida não podem ser testadas ou observadas recusam conhecer Deus. É bom lembrar que tanto a criação quanto a evolução são sistemas baseados na fé e para aceitarem a evolução teriam que a provar também!

O outro meio que Deus escolheu para revelar-Se à humanidade é a Bíblia Sagrada. A revelação geral e a revelação especial são as duas formas que Deus escolheu para Se revelar à humanidade. A revelação geral refere-se às verdades que podemos aprender sobre Deus através da natureza. A revelação especial refere-se às verdades mais específicas que podemos aprender sobre Deus através do sobrenatural, como os milagres na nossa vida, a vinda de Cristo à terra e a própria Bíblia Sagrada;  que é uma forma de revelação especial. Deus, de forma milagrosa, guiou os autores das Escrituras a registrarem corretamente a Sua mensagem à humanidade, ao mesmo tempo usando os seus estilos literários e personalidades. A Palavra de Deus é viva e ativa em Deus e na vida do crente e todos que deixam Deus agir nelas são transformadas. Veja estes textos: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12.

“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21

A forma suprema da revelação especial é a pessoa de Jesus Cristo. Deus tornou-Se em um Ser humano. Ver João 1:1,14. Hebreus 1:1-3 resume muito bem: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser.” Deus tornou-Se um ser humano na pessoa de Jesus Cristo para identificar-Se conosco, para ser um exemplo para nós e finalmente conceder-nos a salvação.

Resta perguntar: O ser humano deseja conhecer Deus através da Sua revelação? O que você tem feito para descobrir Deus?

TERÇA-FEIRA (17 de março) NEM DE MAIS NEM DE MENOSEste é o texto de hoje: “Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.” Provérbios 30:7-9.

A lição de hoje menciona a moderação que devemos ter com as coisas deste mundo para não nos esquecermos das coisas eternas. Temos a tendência de enfatizar demasiadamente o trabalho, a família, o cuidado dos filhos e das coisas, em detrimento das coisas de Deus e de Sua igreja. Na única oração relatada em Provérbios, o autor pede para Deus o equilíbrio entre buscar as coisas de Deus e as coisas humanas. Ele não queria; nem ser rico e nem ser pobre. Desejava viver bem para não perder de vista o reino dos céus. A oração de Salomão contém um contraste interessante; o rico tende a esquecer-se de Deus, e o pobre, quando em apuros; tende a furtar e roubar para a sua sobrevivência.

Eu gosto do equilíbrio nas nossas relações com Deus e com as pessoas. Existe um espaço muito pequeno ou uma linha muito tênue que separa o orgulho da autopiedade. Como manter-se exatamente entre os dois? Por ser uma linha tênue, qualquer desvio pode nos levar a cair para um lado ou para o outro. Se pararmos para focar apenas nossas qualidades, nos tornaremos indivíduos insuportáveis e a convivência conosco seria difícil. Por outro lado ninguém gosta de conviver com pessoas que reclamam de tudo e que se consideram verdadeiras vítimas da vida. Viver o equilíbrio cristão é saber que apesar das lutas somos mais que vencedores, mas é também admitirmos que sem Deus nada somos. Porém, muitas vezes nossa tendência é nos tornarmos soberbos e deixar com que as bênçãos que Deus nos dá em sua infinita misericórdia subam à nossa cabeça. 

Um segredo para manter o equilíbrio: Não foque apenas onde você está hoje, lembre-se sempre de onde Deus o tirou. Veja na Bíblia o exemplo de pessoas que foram tirados de verdadeiros poços para se tornarem heróis da fé. Vá a lista dos heróis da fé em Hebreus 11.

A oração de Salomão está relacionada com a oração do Pai Nosso quando diz: “ o pão nosso de cada dia nos dá hoje…” Mateus 6:11. Jesus foi muito feliz em pronunciar a confiança que devemos depositar em Deus no nosso dia-a-dia. A Bíblia ensina claramente que os cristãos devem evitar preocupar-se. Deus diz em Filipenses 4:6: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” Aprendemos aqui que devemos entregar a Deus todas as nossas necessidades e preocupações, ao invés de deixar que fiquem remoendo em nossas mentes. Jesus também ensina os crentes a não se preocuparem. Ele nos diz que não devemos andar ansiosos com nossas necessidades físicas, como roupa e comida. Jesus nos garante que nosso Pai celestial vai cuidar das nossas necessidades. Ler Mateus 6:25-34. Portanto, não temos que nos preocupar; a não ser em mantermos a nossa ligação e confiança em Deus.

Como superar as preocupações? Em I Pedro 5:7 lemos: "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." Deus não quer que carreguemos sobre nossas costas o peso dos nossos problemas e aflições. Deus está nos dizendo que devemos entregar-lhe todas os nossos problemas e preocupações. Por que Deus quer carregar nossos problemas? É porque Ele Se importa com você! Deus preocupa-Se com tudo que acontece na sua vida. Nada é muito grande ou pequeno para merecer a Sua atenção. Quando levamos à Ele os nossos problemas, Ele promete nos dar paz que transcende todo entendimento: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:7. As pessoas que não conhecem o Salvador terão preocupações e ansiedade, mas para aqueles que entregaram suas vidas a Ele, Jesus prometeu: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Mateus 11:28-30.

Você já aceita o “nem de mais e nem e menos” da oração de Salomão?

QUARTA-FEIRA (18 de março) AS AÇÕES DO ARROGANTE – A lição de hoje trata de algumas atitudes destruidoras das pessoas arrogantes. Enquanto a humildade e mansidão, qualidades vistas em pessoas tementes a Deus e sábias, a arrogância é característica de pessoas tolas e que desprezam as orientações de Deus.

Faça o teste da arrogância: O arrogante exclui Deus do planejamento da vida, esquece da brevidade da vida, despreza as outras pessoas, esquece de fazer-lhes o bem e permite a influência do inimigo na sua vida. 

A lição de hoje traz as seguintes ações do arrogante: A) Amaldiçoa os pais. Veja os versos: "Há uma geração que amaldiçoa a seu pai, e que não bendiz a sua mãe.” Provérbios 30:11 - “Os olhos que zombam do pai, ou desprezam a obediência à mãe, corvos do ribeiro os arrancarão e os filhotes da águia os comerão.” Provérbios 30:17.

B) julgam-se sábios aos seus próprios olhos. Eis os textos: “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia.” Provérbios 30:12 - "O caminho da mulher adúltera é assim: ela come, depois limpa a sua boca e diz: Não fiz nada de mal!” Provérbios 30:20.

C) Desdenham e aproveitam das pessoas. Veja o texto bíblico: “Há uma geração cujos olhos são altivos, e as suas pálpebras são sempre levantadas. Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.” Provérbios 30:13-14.

Como o crente deve tratar as pessoas? A) Deve ser manso. Jesus disse: “Felizes os de temperamento brando(mansos) porque herdarão a terra.” Mat. 5:5. Na Bíblia, a brandura nada tem a ver com fraqueza. Trata-se de mansidão ou cordialidade que exercemos em obediência aos requisitos de Deus. Essa atitude reflete-se em nossa conduta com relação aos nossos semelhantes. Por exemplo: “não retribuímos a ninguém mal por mal”. Ver Rom. 12:17-19.

 B) Deve ter olhos de amor e misericórdia. Como são felizes os misericordiosos! No Sermão do Monte, Jesus disse também: “Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia.” Mat. 5:7 Os misericordiosos são compassivos e mostram bondosa consideração, até mesmo compaixão, pelos menos favorecidos. Jesus aliviou milagrosamente o sofrimento de certas pessoas porque teve compaixão. Ver Mat. 14:14 e 20:34 Portanto, a compaixão e a consideração devem nos motivar a ser misericordiosos: Tiago diz: “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.” Tiago 2:13. 

C) Deve ser pacificador. Jesus disse: “Felizes os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus.” Mat. 5:9 A palavra grega aqui traduzida por pacíficos, literalmente significa; pacificadores. Por meio de palavras e ações, nos empenharemos pela paz com as pessoas de dentro e de fora da congregação cristã. Ver Heb. 12:14. E em especial, faremos o máximo para estar em paz com Deus. Ver I Pedro 3:10-12.

D) Tratar as pessoas com respeito. Jesus sempre tratou as pessoas com respeito. Embora sejamos imperfeitos, devemos buscar a perfeição em Cristo. Com oração, esforço sincero e as bênçãos de Deus, é possível sermos de temperamento brando, misericordiosos e pacíficos. Podemos refletir a luz espiritual que brilha para a glória de Deus. Além disso, temos condições de fazer as pazes com nosso irmão quando isso se fizer necessário.

QUINTA-FEIRA (19 de março) UMA LIÇÃO DA NATUREZAO que a natureza pode nos ensinar? Veja o texto de hoje: “Estas três coisas me maravilham; e quatro há que não conheço: O caminho da águia no ar; o caminho da cobra na penha; o caminho do navio no meio do mar; e o caminho do homem com uma virgem.” Provérbios 30:18-19.

Salomão declarou enfaticamente que ficava extasiado diante das obras de Deus. Quatro  pontos da criação era demasiado difícil para ele perceber. Provérbios continuam mostrando alguns animais que o deixavam admirado com a criação de Deus: Eis o texto: “Estas quatro coisas são das menores da terra, porém bem providas de sabedoria: As formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida; os coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha; os gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem; a aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis.” Provérbios 30:24-28.

Deus existe! A Bíblia declara: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo”. Salmo 19:1-4. Olhando para às estrelas; compreendendo a vastidão do universo, observando as maravilhas da natureza e vendo a beleza de um pôr-do-sol, todas estas coisas apontam para um Deus Criador. Se estas coisas não fossem suficientes, também há evidência de Deus em nossos próprios corações. Eclesiastes 3:11 nos diz assim: “ Deus pôs a eternidade no coração do homem...”.

Diante da vastidão do universo resta-nos a opção sábia de aceitar Deus na nossa vida. Veja este texto: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que ali firmaste, pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes?” Salmo 8:3 e 4. O ser humano é um “nada” diante da grandiosidade e beleza do Cosmo. De fato, parece certo o salmista ao indagar: “por que te importas conosco? Sem possuírem uma noção clara da estupenda grandeza e infinitude de Deus, alguns dirigem-se à Deus de forma irreverente e desafiadora. Deus ocupa-Se em manter o universo em harmonia e em nos atender nas nossas vicissitudes diárias. Porém, o mais estranho, o mais surpreendente disso tudo é que; quando pedimos com o coração sincero e em conformidade com a Sua Palavra, Ele nos atende! Amém? Deus pede uma atitude de humildade diante da Sua grandeza.

SEXTA-FEIRA (20 de janeiro) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO: A HUMILDADE DO SÁBIO – Aquele que se diz sábio, mas vive de cara fechada e sério, não reflete muita sabedoria. A seriedade excessiva muitas vezes tem a intenção de passar uma falsa ideia da verdade a um mestre, instituição ou igreja. Nós acostumamos com a ideia de que para algo ser verdadeiro e bem feito, deve ser feito com seriedade. Tudo deve ser feito com responsabilidade, mas as pessoas gostam de ver um sorriso e bom humor nas pessoas que as instruem.

A sinceridade é necessária e é prova da verdadeira sabedoria. Nenhuma pessoa pode dizer que possui sabedoria se não possuir uma enorme sinceridade. Essa é uma virtude que muitas vezes é fácil de verificar: basta observar o suposto sábio cuidadosamente, e verificar se ele age em conformidade com o que diz. Há pessoas que não consomem bebidas alcoólicas na frente de pessoas conhecidas, mas nos bastidores o fazem. Outras são especialistas em falar daquilo que conhecem e pregam, mas sempre que podem, se desmancham em ofensas contra pessoas ou instituições. Isso não é sabedoria, é tolice! Ser sincero é mais do que uma virtude: é uma consequência da sabedoria. Todo aquele que atinge a sabedoria, automaticamente se torna sincero.

As pessoas que atingem a verdadeira sabedoria tornam-se simples, pois a verdade é simples. Jesus foi um mestre simples e Suas palavras também. O evangelho é simples e fácil de ser entendido! A sabedoria costuma se apresentar em embalagens simples, porém possuem um conteúdo de altíssimo valor. Os discípulos de Jesus eram simples, os profetas de Deus também o eram. Da simplicidade também desponta outra virtude que costuma andar junto com ela: A humildade! Este é um traço bastante marcante do verdadeiro sábio. Humildade aqui não significa que o sábio vá se esconder em um buraco. Pelo contrário, ele pode até estar em projeção, num dado momento, e permanecer humilde. Humildade significa, em nosso contexto, a ausência da busca da fama e ausência da vontade de aparecer, mas profundo desejo de enaltecer Deus, Suas obras salvação!

“Jesus, o querido Salvador, a todos deu notáveis lições de humildade, mas em especial ao ministro do evangelho. Em Sua humilhação, ao achar-se quase concluída Sua obra na Terra e Ele prestes a voltar para o trono do Pai, de onde viera, tendo nas mãos todo o poder e na fronte toda a glória, entre Suas últimas lições aos discípulos houve uma sobre a importância da humildade. Enquanto eles contendiam quanto a qual seria o primeiro no reino prometido, cingiu-Se Ele como um servo, e lavou os pés daqueles que O chamavam Senhor e Mestre. Seu ministério estava quase terminado; poucas lições mais tinha a ensinar. E para que jamais esquecessem a humildade do puro e impecável Cordeiro de Deus, o grande, o eficaz Sacrifício pelo homem humilhou-Se a lavar os pés dos discípulos. Ser-vos-á benéfico, bem como aos pastores em geral, o recapitular frequentemente as cenas finais da vida de nosso Redentor. Ali, rodeado como estava de tentações, podemos todos aprender lições da mais alta importância para nós. Bom seria passar cada dia uma hora de reflexão, recapitulando a vida de Jesus da manjedoura ao Calvário. Devemos tomá-la, ponto por ponto, deixando que a imaginação se apodere vividamente de cada cena, em particular das cenas finais de Sua vida terrestre. Contemplando assim Seus ensinos e sofrimentos, e o infinito sacrifício por Ele feito para redenção da raça humana, podemos revigorar nossa fé, vivificar nosso amor e imbuir-nos mais profundamente do espírito que sustinha nosso Salvador.” Test. Seletos, vol 1, 515.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário