domingo, 12 de julho de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (3º trimestre 2015) JESUS: O MESTRE DAS MISSÕES

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (3º trimestre 2015) JESUS: O MESTRE DAS MISSÕES

VERSO ÁUREO: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.” João 20:21

INTRODUÇÃO (sábado 8 de agosto) – Davi Livingstone empreendeu diversas expedições missionárias pelo interior do continente africano, Hudson Taylor viveu na China por 51 anos, Willian Carey, James Hennington, Ellen White, John Andrews e tantos outros foram grandes missionários, mas todos estes receberam motivação de Cristo e não podem ser comparados a Jesus!

A expressão missionário não aparece no texto principal da Bíblia, mas, em Efésios 4:11, a Palavra sugere que o termo grego traduzido por evangelizadores também pode ser traduzido como missionários. Deus, o Pai é o maior Evangelizador, mas não pode ser chamado de o maior Missionário, pois nunca foi enviado por ninguém, Ele é o Criador. No entanto, Jesus disse a respeito do Pai: “Sou representante dele, e Ele me enviou.” João 7:29.

Deus, o Pai, enviou o Seu Filho unigênito à Terra. João 3:16. Jesus pode ser chamado de o maior Missionário, o supremo Missionário, porque uma das razões de Ele ter sido enviado à terra foi para dar testemunho da verdade. João 18:37. Jesus foi bem-sucedido em proclamar as boas novas do  Reino, e nós ainda nos beneficiamos de Seu trabalho em dois pontos; somos salvos através do Seu amor e podemos aplicar os Seus métodos de ensino no nosso trabalho missionário junto das pessoas.  

Os missionários de hoje quando se mudam para lugares onde há necessidade de pregadores tem que se acostumar a viver com um padrão de vida inferior ao que tinham antes. Neste contexto, não conseguimos imaginar a diferença entre o tipo de vida que Jesus teve na terra com o que Ele tinha no céu, onde vivia com Seu Pai entre criaturas angélicas que serviam a Jeová com motivação pura. Ver Jó 38:7 Como foi diferente viver entre pecadores num mundo corrupto! Ver Mar 7:20-23. Jesus teve até de lidar com a rivalidade que havia entre Seus próprios discípulos. Ver Luc. 20:46; 22:24. Com certeza, Jesus foi um missionário perfeito! Ele lidou de modo perfeito com todas as situações que viveu na terra.

Jesus sempre foi missionário nas várias fases da humanidade: 1) Durante a Sua existência pré-humana; antes ainda da criação da raça humana, Jesus voluntariou-Se à vir e morrer pelo homem, caso este pecasse. 2) Depois da criação da humanidade, Jesus percebeu o sentimento de Deus em relação aos humanos por observar os tratos de Jeová com eles. Jesus passou a amar a humanidade da mesma forma que Deus ama. 3) No Velho Testamento, Cristo participou ativamente nas aflições, tristezas, alegrias e vitórias do ser humano. 4) Quando encarnou-Se foi um missionário cinco estrelas e dedicou-Se totalmente na salvação de almas. 5) A Sua participação foi além-fronteiras de Israel e divulgou o evangelho para os gentios. 6) Jesus também deixou-nos o legado da missão quando disse-nos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19,20.

No contexto da missão, Jesus incentivou Seus discípulos a armazenar tesouros no céu. Ver Mateus 6:19-21. O próprio Missionário Jesus vivia de acordo com essa admoestação, pois Ele podia honestamente dizer sobre Si mesmo: “As raposas têm covis e as aves do céu têm poleiros, mas o Filho do homem não tem onde deitar a cabeça.” Luc. 9:58. Jesus levava uma vida simples. Sua principal ocupação era proclamar as boas novas do Reino e Ele demonstrou o que significava ser livre das ansiedades que vêm de armazenar tesouros na terra. Jesus mostrou que é muito melhor armazenar tesouros no céu, “onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde ladrões não arrombam nem furtam”.

“A verdadeira educação é um preparo missionário. Todo filho e filha de Deus são chamados a ser missionário; somos chamados ao serviço de Deus e de nossos semelhantes; e habilitar-nos para essa obra deve ser o objetivo de nossa educação.” A Ciência do Bom Viver, 395

Você está seguindo a admoestação de Jesus de armazenar tesouros no céu? De que maneiras podemos imitar Jesus Cristo, o maior Missionário?

DOMINGO (9 de agosto) JESUS NO VELHO TESTAMENTOJesus é retratado em cada livro do Velho Testamento: Em Gênesis, Ele é chamado de semente da mulher. Em Êxodo, Ele é o Cordeiro pascal. Em Levítico, Ele é apresentado como sumo-sacerdote. Em Números, Ele é a coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo à noite. Em Deuteronômio, Moisés fala dele como sendo profeta. Em Josué, Ele é o líder da nossa salvação. Em Juízes, Ele aparece como nosso juiz e legislador. Em Rute, Ele é resgatador. Em 1 e 2 Samuel Jesus é o nosso verdadeiro profeta. Em Reis e Crônicas, Ele é o nosso Senhor Soberano. Em Esdras, Ele aparece como o homem que restaura os muros caídos de nossa existência humana. Em Neemias, vemos o Senhor como nossa força. Em Ester, Ele é o nosso Mordecai ou Mardoqueu. Em Jó, Ele é chamado de nosso Salvador, eternamente vivo. Nos Salmos, Ele é nosso bom pastor. Em Provérbios e Eclesiastes, Ele brilha como nossa sabedoria. Em Cantares, Ele é o noivo que nos ama. Em Isaías, Ele é chamado de Príncipe da paz. Em Jeremias, Ele aparece como o renovo de justiça. Em Lamentações, Ele é nosso profeta que chora pelos pecados do Seu povo. Em Ezequiel, Ele nos é apresentado como o homem maravilhoso com quatro rostos. Em Daniel, Ele é o quarto homem na fornalha ardente. Em Oséias, Ele aparece como o marido fiel, que é casado com uma esposa infiel, a Igreja. Em Joel, Ele é o que batiza com o Espírito Santo e com fogo. Em Amós vemos Jesus como aquele que carrega nossos fardos. Em Obadias, Ele é Poderoso para salvar. Em Jonas, Ele está diante de nós como o grande missionário para os gentios. Em Miquéias, Ele é o Deus encarnado. Em Naum, Ele é mencionado como o juiz escolhido por Deus. Em Habacuque, Ele é o evangelista de Deus que clama: "Aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos". Hab 3:2. Em Sofonias, Ele Se manifesta como nosso Salvador. Em Ageu, Ele é o restaurador da herança perdida de Deus. Em Zacarias, Ele é apresentado como a fonte aberta da casa de Davi que purifica os pecados e as impurezas. Em Malaquias, Ele Se mostra como o sol da justiça com a salvação nas suas asas. Mal. 4:2.

Jesus deixou os incrédulos judeus atônitos quando Se identificou como o YHWH do A.T. Eis o texto: “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: Eu Sou o que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós.” Êxodo 3:13,14. Vemos aqui Jesus revelando a  sua identidade já que afirmou que Ele mesmo tinha falado a Moisés: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade em Verdade eu vos digo: antes que Abrão existisse. Eu Sou.” João 8:58. Paulo afirmou o seguinte: “tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” I Corintios 10:2-4. YHWH é a pedra: “Porque proclamarei o nome do Senhor. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto. Deuteronômio 32:3,4.

Quando a Bíblia menciona “façamos o homem”, aparece a palavra echad que é forma plural de criar, fazer. Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança . . ." Gênesis 1:26. A quem se refere esse nossa? Somos criados à imagem de Deus, mas há mais de uma pessoa que compõe Deus. Veja estes outros exemplos: "Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente". Gênesis 3:22. "Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro". Gênesis 11:7. Desde os primeiros capítulos da Bíblia, vemos Deus revelado como uma unidade plural. Veja também Isaías 6:8.

Para além dos exemplos acima, e outros onde Cristo aparece, e de forma muito evidente, a lição de hoje traz algumas profecias messiânicas que não deixam dúvidas sobre a messianidade de Cristo. Eis os textos sugeridos para hoje: “O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.” Isaías 61:1.

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” Isaías 7:14

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Isaías 9:6. Ver também Isaías 42-1-9 e Daniel 9:24-27

Veja este texto inspirado: “O Antigo Testamento projeta luz sobre o Novo, e o Novo, sobre o Antigo. Ambos são uma revelação da glória de Deus em Cristo. Ambos apresentam verdades que revelarão continuamente ao fervoroso inquiridor, novas profundezas. Incomensurável é a verdade em Cristo e mediante Cristo. O estudante da Escritura, por assim dizer, contempla uma fonte que se aprofunda e amplia à medida que mira sua profundeza. Nesta vida não entenderemos o mistério do amor de Deus em entregar Seu Filho para propiciação por nossos pecados. A obra de nosso Redentor na Terra é e sempre será assunto que há de exigir o máximo de nossa mais atenta imaginação. O homem pode empenhar toda a sua faculdade mental no esforço de penetrar este mistério, mas a sua capacidade de compreensão desfalecerá e fatigar-se-á. O pesquisador mais esforçado ver-se-á diante de um mar ilimitado e sem praias.” Parábolas de Jesus, 63

SEGUNDA-FEIRA (10 de agosto) O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕESO texto que fala de Jesus como o Desejado de Todas as Nações é este: “E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de Todas as Nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:7

Jesus é o desejado de todas as nações. Por que Ele é o desejado de todas as nações? Ele é a pessoa mais importante da história. Ele divide a história entre; antes e depois de Cristo. Para Jesus voltam todas as coisas, no céu e na terra, no tempo e na eternidade. Em Cristo, por meio dele e para Ele são todas as coisas. Ele é o Criador e o Mantenedor da vida. Ele é o Profeta e a mensagem; o Sacerdote e o sacrifício; o Rei supremo e ao mesmo tempo o servo que se humilhou até à morte, e morte de cruz. Jesus é a dádiva do Pai à igreja desde a eternidade. Ele foi prometido no Éden como aquele que esmagaria a cabeça da serpente. Ele foi prefigurado nos sacrifícios judaicos, proclamado pelos profetas, anunciado pelos anjos e exerceu a missão de salvar a humanidade!

Jesus é o único que pode oferecer salvação presente e futura. A salvação não é um troféu que conquistamos pelo nosso esforço e mérito, é uma dádiva recebida gratuitamente. Veja este texto: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8,9. O fundamento da nossa salvação é a cruz de Cristo. Não há possibilidade do homem receber a vida eterna, senão pela morte e ressurreição de Cristo. Todo aquele que crê em Cristo, o eterno Filho de Deus, recebe de graça, pela fé, o dom da vida eterna. Nenhuma religião do mundo, por mais conceituada ou antiga que seja, pode jamais oferecer ao homem a vida eterna. Fora do sacrifício de Cristo os homens tentam, em vão, alcançar a salvação pelos seus méritos.

Jesus, como o Desejado de Todas as Nações, deveria ser desejado por todos, mas nem sempre as coisas funcionam como Deus quer. Não são todas as nações que incluem Jesus nos seus conceitos de fé e religião. O mundo não necessita de religião, pois elas se multiplicam aos milhares, só no Cristianismo existem mais de 30 mil igrejas diferentes, e com elas os homens se afastam ainda mais de Deus. Há muitas religiões e muitos deuses! Na verdade o homem é um ser religioso. Ele tem necessidade de se prostrar diante de algum altar. Até mesmo os ateus adoram alguém, a si mesmos! Existe um vazio existencial no coração humano. As coisas terrenas, temporais e materiais não saciam a vida humana. Esse vazio existencial não pode ser preenchido com dinheiro, prazer, sucesso e  nem mesmo com as formas da religião. Somente jesus Cristo, pode dar razão à vida humana. Sem Jesus a vida é um tédio, como pregam os existencialistas. Mas, entre todos os homens, em todos os lugares, em qualquer tempo, todo aquele que se volta para Deus e põe sua confiança em Jesus, encontra o Desejado de Todas as Nações.

Existe algo curioso no tema de hoje; as pessoas, se deixadas por si mesmas, não vão sentir falta do Desejado de Todas as Nações. Jesus necessita do auxílio dos Seus filhos; salvos e santificados para levar-lhes o evangelho universal. Leia em sua Bíblia os textos sugeridos para hoje: Lucas 2:8-14. Aqui os anjos anunciaram Jesus; Lucas 2:25-33. Aqui Simeão confirmou a chegado do Messias; Lucas 3:3-6; João 1:29 Aqui João anunciou Jesus às pessoas.

Cito um exemplo de libertação, entre muitos; o paralítico foi levado a Cristo e encontrou a cura: “O paralítico encontrou em Cristo tanto a cura da alma como a do corpo. Ele necessitava saúde da alma antes de poder apreciar a do corpo. Antes de poder ser curada a enfermidade física, Cristo precisava dar alívio à mente, e purificar a alma do pecado. Essa lição não deve ser passada por alto. Existem hoje milhares de pessoas a sofrer de doenças físicas, as quais, como o paralítico, estão ansiando a mensagem: “Perdoados te são os teus pecados”. Mateus 9:2. O fardo do pecado, com seu desassossego e desejos não satisfeitos, é o fundamento de sua doença. Não podem encontrar alívio enquanto não forem ter com o Médico da alma. A paz que tão-somente Ele pode comunicar restituiria vigor à mente e saúde do corpo.” Ciência do Bom Viver, 23

Qual é o seu envolvimento em provocar nas pessoas o desejo por Jesus?

TERÇA-FEIRA (11 de agosto) MISSÃO PARA OS JUDEUS – Deus escolheu a nação de Israel para ser o povo através do qual Jesus Cristo iria nascer para salvar a humanidade. Ver João 3:16. Deus prometeu o Messias pela primeira vez após a queda de Adão e Eva. Ver Gên. 3:15 Deus, mais tarde, confirmou que o Messias viria da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó. Ver Gênesis 12:1-3. Jesus Cristo é a razão final pela qual Deus escolheu Israel para ser o Seu povo escolhido. Deus não precisava ter um povo escolhido, mas decidiu fazer as coisas dessa forma. Jesus tinha que vir de alguma nação, e Deus escolheu Israel.

Falando da nação de Israel, em  Deuteronômio 7:7-9 encontramos: “Não vos teve o Senhor afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o Senhor vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o Senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. Saberás, pois, que o Senhor, teu Deus, é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.”

Na época de Cristo os judeus estavam, de tal maneira, mergulhados nas suas tradições religiosas que, a maioria deles, não perceberam a chegado do Messias. Foi para também salvar os judeus que Jesus veio. Cristo deu a última chance para os judeus continuarem com o privilégio de receber e transmitir a salvação às nações do mundo, mas, como rejeitaram, Cristo passou-nos esse privilégio: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” I Pedro 2:9,10.

Jesus passou a maior parte do tempo, dedicado ao Seu ministério, tentando convencer os judeus a serem os missionários para o mundo e Jesus declarou a respeito dos judeus: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento.” Marcos 10:5. O apóstolo Paulo, disse assim dos judeus: “Imãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento. Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.” Rom. 10:1-3.

Na época do nascimento de Jesus, muitos judeus esperavam que o Messias aparecesse. Os que aguardavam o livramento de Jerusalém pelo prometido Messias viram Jesus ainda criança, quando Ele foi levado ao templo. Ver Lucas 2:38. Mais tarde, muitos que observavam as obras de João Batista se perguntavam: “Será este o Cristo?” Lucas 3:15. O que os judeus do primeiro século esperavam que o Messias fizesse? Os judeus daqueles dias acreditavam que o Messias viria, que os libertaria do opressivo jugo romano e restauraria o reino terrestre de Israel. Mas, Jesus não promovia a violência, ensinava Seus ouvintes a amar seus inimigos e se sujeitar às autoridades. Ver Mateus 5:41-44. Ele não cedeu aos esforços das pessoas de o fazerem rei. Em vez disso, ensinou que Seu reino não fazia parte deste mundo. Ver João 6:15 e 18:36. Ele foi rejeitado pelos judeus como nação, mas vários judeus se converteram ao Cristianismo e foram de grande valia para o início da religião de Cristo. Quase todos os discípulos e apóstolos eram judeus individuais, que foram alcançados pelo evangelho de Jesus. A missão de Cristo em favor dos judeus deu certo, pois alguns aceitaram Jesus como o Messias Salvador.

Este é o texto principal para hoje: “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” Mateus 15:24. Os Adventistas do 7º Dia receberam de Deus, para o fim dos tempos, a incumbência de pregar as doutrinas bíblicas que nos distinguem das demais religiões cristãs, a saber; A) A santificação sábado bíblico contra o domingo, criado pelas tradições humanas. B) O estado inconsciente na morte contra a ideia errada de que a pessoa vai para o céu ou inferno, imediatamente após a morte. C) A morte eterna através de um fogo que vai arde no final dos mil anos e destruir para sempre Satanás, seus demônios e todos os perdidos contra a ideia errada de um fogo a queimar pelos séculos dos séculos, etc… Você se considera uma ovelha perdido ou salva dentro do povo de Deus?

Veja este texto inspirado: “Haverá muitos conversos entre os judeus, e esses conversos ajudarão a preparar o caminho do Senhor, e fazer no deserto caminho direto para nosso Deus. Judeus conversos hão de ter parte importante a desempenhar nos grandes preparativos a serem feitos no futuro para receber a Cristo, nosso Príncipe. Nascerá uma nação em um dia. Como? Por homens que Deus designou se converterem à verdade. Ver-se-á “primeiro a erva, depois a espiga, por último o grão cheio na espiga”. Cumprir-se-ão as predições da profecia.”  Manuscrito 75, 1905. Evangelismo, 579

QUARTA-FEIRA (12 de agosto) MISSÃO PARA OS GENTIOS – Como a nação judaica rejeitou Jesus, Ele iniciou o Seu ministério em favor dos estrangeiros, pois de lá deviam sair missionários para anunciar o evangelho de Cristo.

Sempre quando Jesus salva uma pessoa é para que o resgatado se torne em um missionário. Veja este texto inspirado: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como um missionário. Assim que vem a conhecer o Salvador, deseja pôr os outros em contato com Ele. A santificadora verdade não pode ficar encerrada em seu coração. Aquele que bebe da água viva torna-se uma fonte de vida. O recipiente vem a ser um doador. A graça de Cristo na alma é como uma fonte no deserto, vertendo para refrigerar a todos, e fazendo com que os prestes a perecer tenham sede da água da vida. Fazendo esta obra, é recebida uma maior bênção do que se trabalhamos unicamente para nos beneficiar a nós mesmos. É trabalhando para disseminar as boas-novas de salvação que somos levados perto do Salvador. Dos que recebem Sua graça, diz o Senhor: “E a elas e aos lugares ao redor do Meu outeiro, Eu porei por bênção; e farei descer a chuva a seu tempo; chuvas de bênção serão”. Ezequiel 34:26.” A Ciência do Bom Viver, 31

A mulher samaritana depois que descobriu que Jesus era o Messias e o aceitou como Salvador de Sua vida, ela saiu e proclamou a sua nova descoberta: “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.” João 4:28-30.

O endemoninhado de Gadara, após receber a libertação, desejou seguir Jesus, mas o Mestre tinha outro propósito: “E, entrando ele no barco, rogava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam.” Marcos 5:18-20.

O centurião pediu que Jesus curasse o seu servo e Cristo atendeu ao pedido: “ Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” Mateus 8:13. Imagine como ele falou bem de Cristo!

A lição de hoje traz alguns exemplos: Sobre a mulher que ungiu os pés de Cristo é nos dito: “Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.” Marcos 14:9

Jesus contou a parábola da Grande Ceia em Lucas 14 10-24 para exemplificar a rejeição dos judeus e a aceitação das nações pagãs ou gentílicas. Jesus contou também a parábola do trigo e do joio, em Mateus 13:36-43, para ilustrar que a mensagem é oferecida à todas as pessoas, mas que apenas algumas aceitam, e as que rejeitam sofrerão a pena da morte eterna através do fogo destruidor.

Como a mensagem é para todas as pessoas, necessitamos estar envolvidos como o sal da terra e a luz do mundo: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte.” Mateus 5:13,14

Veja este texto: “Israel tinha tropeçado e caído, mas isso não tornara impossível para eles se levantarem outra vez. Em resposta à pergunta: “Porventura tropeçaram, para que caíssem?” O apóstolo responde: “De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E, se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério; para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles. Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?” Romanos 11:11-15. Atos do Apóstolos, 209.

A visão de Pedro em Atos 10 sobre os animais: “Essa visão tanto serviu para repreender a Pedro como para instruí-lo. Revelou-lhe o propósito divino, de que pela morte de Cristo os gentios deviam tornar-se co-herdeiros dos judeus nas bênçãos da salvação. Até então, nenhum dos discípulos pregara o evangelho aos gentios. Em seu pensamento, o muro de separação posto abaixo pela morte de Cristo ainda existia, e seus trabalhos limitavam-se aos judeus, pois tinham considerado os gentios excluídos das bênçãos do evangelho. O Senhor queria, então, ensinar a Pedro a extensão universal do plano divino. Muitos dos gentios tinham sido ouvintes interessados da pregação de Pedro e dos outros apóstolos, e muitos dos judeus gregos se tinham tornado crentes em Cristo, mas a conversão de Cornélio foi a primeira de importância entre os gentios.” Atos do Apóstolos, 75

Você tem testemunhado e evangelizado todas as pessoas, sem preconceito algum?

QUINTA-FEIRA (13 de agosto) A GRANDE COMISSÃOEm Atos dos Apóstolos, página 14 encontramos esta importante declaração: “Após a morte de Cristo, os discípulos ficaram quase vencidos pelo desalento. Seu Mestre tinha sido rejeitado, condenado e crucificado. Os sacerdotes e príncipes haviam declarado zombeteiramente: “Salvou a outros, e a Si mesmo não pode salvar-Se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nEle”. Mateus 27:42. O sol da esperança dos discípulos tinha declinado, e a noite havia descido sobre seus corações. Muitas vezes repetiram as palavras: “E nós esperávamos que fosse Ele o que remisse Israel”. Lucas 24:21. Desolados e com o coração em dor, lembraram-se de Suas palavras: “Se ao madeiro verde fazem isto, que se fará ao seco?” Lucas 23:31. Por várias vezes havia Jesus tentado revelar o futuro a Seus discípulos, mas eles não haviam querido refletir no que Ele dissera. Por essa razão, Sua morte veio-lhes como uma surpresa; e mais tarde, ao rememorarem o passado e verem o resultado de sua incredulidade, encheram-se de tristeza. Quando Cristo foi crucificado, eles não creram que Ele ressurgisse. Ele havia afirmado claramente que haveria de ressurgir ao terceiro dia, mas eles ficaram perplexos sobre o que Ele queria dizer. Essa falta de compreensão deixou-os extremamente desesperançados por ocasião da morte de Jesus. Ficaram amargamente desapontados. Sua fé não penetrava além das sombras que Satanás tinha baixado em seu horizonte. Tudo lhes parecia vago e misterioso. Tivessem eles crido nas palavras do Salvador, e quanta tristeza teria sido evitada! Esmagados pelo desapontamento, angústia e desespero, os discípulos se reuniram no cenáculo e fecharam as portas, temendo que seu destino fosse igual ao do seu bem-amado Mestre. Foi nesse recinto que o Salvador, depois da ressurreição, lhes apareceu. Por quarenta dias, permaneceu Cristo na Terra, preparando os discípulos para a obra que deviam fazer, e explanando o que até então eles tinham sido incapazes de compreender. Falou-lhes das profecias concernentes a Seu advento, Sua rejeição pelos judeus e Sua morte, mostrando que cada especificação dessas profecias tinha sido cumprida. Falou-lhes também que deviam considerar o cumprimento dessas profecias como garantia do poder que haveria de assisti-los nas suas futuras atividades. “Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.”

Foi somente depois dos discípulos terem a clara compreensão da missão de Cristo que Ele lhes comissionou a grande comissão. Encontramos a declaração de missão de Cristo em 5 lugares diferentes: Num monte da Galileia, Mateus 28:16-20; à mesa, Marcos 16:14-16; no cenáculo, João 20:19-23; na praia, João 21:15-16 e no momento da ascenção de Jesus, Atos 1:6-9.

Em Mateus 28:19-20 encontramos o que passou a ser chamado de “A Grande Comissão”: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Esse comando praticamente resume o que Jesus esperava que os Seus seguidores fizessem em Sua ausência. É interessante notar que no original grego, os únicos comandos específicos em Mateus 28:19-20 são: "ide" e "fazei discípulos". A grande comissão nos instrui a fazer discípulos enquanto viajamos pelo mundo e enquanto realizamos nossas atividades diárias. Como devemos fazer discípulos? Ensinando-os e batizando-os como Jesus ordenou. "Ide" e "fazei discípulos" são os comandos da grande comissão. "batizando" e "ensinando" são a forma que devemos usar para executar o aspecto de "fazer discípulos" da grande comissão.

Jesus faz-nos o convite para sermos suas testemunhas Como posso ser uma testemunha eficaz para Cristo em um mundo perdido? Uma testemunha é alguém que atesta um fato, por isso, para ser uma testemunha eficaz para Cristo, é preciso ter um conhecimento de primeira mão dele. O Apóstolo João fala isso em I João 1:1-3, quando diz: "O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida, e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada." Percebeu? Hoje, nós que temos experimentado a vida nova em Cristo, narramos do Seu amor e perdão, tanto verbalmente quanto na maneira como vivemos nossas vidas. Isto é testemunhar. Para sermos eficazes em nosso testemunho, devemos nos lembrar de várias coisas básicas:

A) O tema do nosso testemunho é Jesus Cristo. Paulo definiu o evangelho como a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. Ver I Coríntios 15:1-4. Se não estivermos explicando o sacrifício de Cristo, então não estamos realmente partilhando o evangelho. Veja também I Coríntios 2:2 e Romanos 10:9-10. Uma parte importante deste tema é o fato de que Jesus Cristo é o único caminho para a salvação, e não apenas um de muitos caminhos. "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6.

B) O poder do nosso testemunho vem do Espírito Santo. É o Espírito que transforma a vida. Veja Tito 3:5, e uma vida transformada é mostrada para todos. À medida que testemunhamos, devemos passar muito tempo em oração, apropriando-nos do poder do Espírito Santo para que sejamos capazes de deixar nossa luz brilhar de tal forma que os outros vão reconhecer o poder de Deus em nós.

C) A validade do nosso testemunho será mostrada na forma como vivemos nossa vida. Em Filipenses 2:15 encontramos este objetivo para nós: "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo." A efetiva testemunha cristã viverá sua vida de forma irrepreensível no poder do Espírito Santo, cujo fruto exibimos quando permanecemos em Cristo. Ver João 15:1-8, Gálatas 5:22-23.

D) As verdadeiras testemunhas anunciam a Palavra. Precisamos estar bastante familiarizados com as Escrituras para sermos capazes de apresentar, de forma precisa e coerente, o evangelho a outras pessoas. "...estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.” Pedro 3:15. Estar sempre preparado significa o diligente estudo da Bíblia, memorizando as Escrituras e orando para que Deus apresente oportunidades de partilhar com aqueles cujos corações foram preparados pelo Senhor para ouvir a Sua mensagem de salvação.

SEXTA-FEIRA (14 de agosto) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO: A MISSÃO DE CRISTO – David Livingstone empreendeu diversas expedições missionárias pelo interior do continente africano, Hudson Taylor viveu na China por 51 anos, Willin carey, James Hennington, Ellen White, John Andrews e tantos outros foram grandes missionários na causa de Deus, mas não podem ser comparados a Cristo, pois foi Cristo que os motivou à isso.

Depois de já termos analisado sobre quem é Jesus e reafirmarmos a sua Divindade, a lição desta semana mostra-nos qual é a missão de Cristo. Como definiu Jesus a sua missão?

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10:11

“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10

"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:28.

A missão de Jesus compreende dois aspectos muito importantes. O primeiro está relacionado com a minha salvação. Todos somos pecadores e, como tal, merecemos a morte eterna. Veja estes textos: 

“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:10-12

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

O segundo aspecto da missão de Cristo está relacionado com a responsabilidade que tenho de anunciar o evangelho ao meu próximo. Se todas as pessoas terminassem na sepultura e não tivessem esperança da vida eterna, que sentido teria viver aqui? Jesus prometeu conceder vida eterna a todos, e convida pessoas de todas as raças para aceitarem a Sua salvação. Jesus delegou aos Seus discípulos, que somos nós, a responsabilidade de pregar o evangelho. Ele disse: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:18-20

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.

Você tem anunciado o evangelho? Os discípulos tornaram-se ousados em anunciar a Palavra de Deus somente após terem compreendido o propósito da vinda de Cristo à terra; viver, morrer, ressuscitar e subir ao céu para ser o nosso intercessor e advogado. Depois, eles foram ousados na pregação do evangelho! O profeta Isaías também respondeu ao chamado de Deus depois de ter sido purificado dos seus pecados.  Isaías, tocado pela brasa viva e ardente do fogo do Espírito Santo, esqueceu todas as suas debilidades e incapacidades. Quando ouviu a voz do Senhor fazendo o chamado: “A quem enviarei? Quem irá por nós?” O profeta não titubeou, não teve nenhum momento de incertezas e indecisão, mas respondeu determinado e decidido: “Eis-me aqui. Envia-me a mim!” A presença do pecado na vida do cristão tira dele a alegria de servir o próximo. Isaías só aceitou o desafio de ser verdadeiramente profeta depois que foi purificado dos seus pecados pelo Senhor Jeová.

Veja este texto: “É agora, neste tempo de pecados ousados e de trevas espirituais que o mundo precisa ouvir o amoroso convite de Deus. Somos um povo que precisa testemunhar por palavras e por exemplo, somos um povo distinto, um povo que ama a Jesus. “É o Espírito Santo, o Confortador, que Jesus disse, enviaria ao mundo, que muda o nosso caráter à imagem de Cristo; e quando isto é realizado, refletimos, como por espelho, a glória do Senhor.” Meditações Matinais. 1974, 244.

Qual é a sua resposta quando é nomeado para exercer algum cargo na sua igreja? Você diz: “Eis-me aqui” ou, “não aceito, coloque outro no meu lugar?” Leia sobre a parábola dos talentos em Mateus 25:14-30. Informe-se também sobre os dons espirituais!


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário