segunda-feira, 31 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2015) O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2015) O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS

VERSO ÁUREO: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Jeremias 1:5

INTRODUÇÃO (sábado 26 de setembro) – O nome do profeta Jeremias significa: “Deus exalta”. Jeremias foi um dos mais destacados profetas de Deus e o seu ministério foi um dos mais longos e importantes. A introdução do livro de Jeremias menciona que ele era filho de Hilquias e que a Palavra do Senhor lhe foi dirigida desde os dias de Josias, rei de Judá, até a deportação dos judeus de Jerusalém à Babilônia. Ver Jeremias 1:1-3. Jeremias profetizou no período dos reis Josias, Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. 

Como vimos, o Senhor Deus chamou Jeremias ao cargo de profeta nos dias de Josias que foi por volta do ano 647 a.C., o 13°ano do reinado de Josias. Como é óbvio, Jeremias profetizou no reino do sul, pois o reino do norte, nesta ocasião já tinha sido dominado pelos Assírios.

Embora Josias fosse um rei temente a Deus, o seu avô e pai; Manassés e Amom, respectivamente, tinham tido um reinado muito longo e de apostasia total. Por isso, Jeremias profetizou em tempos muito difíceis. Manassés reinou 55 anos, e Amom reinou apenas 2 anos. Estes reis induziram o povo de judá à praticar repugnantes orgias e ritos pagãos, de modo que estava habituado a oferecer incenso à rainha dos céus, uma deusa pagã, e oferecer sacrifícios humanos à outros deuses demoníacos. Manassés inundou Jerusalém de sangue inocente. Ver Jer. 1:2; 44:19; II Reis 21:6,16,19-23 e 23:26,27.

Jeremias foi um profeta que descendeu da família sacerdotal, que viveu cerca de 647–580. a.C.  Jeremias viveu o período trágico em que se preparou e consumou a destruição do reino de Judá. Ele viveu a reforma do rei Josias, que deu tanta esperança ao povo, mas que experimentou a reviravolta provocada pela expansão do império Caldeu, com Nabucodonosor, que impôs seu domínio à Palestina e, no final de muitas intrigras, Babilônia acabou destruindo Jerusalém e o templo, e deportou os seus habitantes. Jeremias presenciou as deportações, mas ficou em Jerusalém. A tarefa de Jeremias não foi nada fácil. Ele tinha de servir na qualidade de profeta de Deus e anunciar a desolação de Judá e de Jerusalém, bem como devia profetizar que o templo de Deus seria incendiado e que seu povo seria levado ao cativeiro; catástrofes quase inacreditáveis! Havia de continuar e profetizar em Jerusalém por 40 anos, durante os reinados dos maus reis Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim  e Zedequias. Por causa de perseguições, Jeremias teve que fugir para o Egito e provavelmente foi lá que morreu. Mas, ainda no Egito, profetizou contra as idolatrias dos refugiados judeus ali. Entende-se que Baruque, seu secretário de confiança, tenha ido com Jeremias para o Egito. 

A mensagem de Jeremias. O livro de Jeremias é essencialmente uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada. Ver Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29 e 44:2-3. O Livro de Jeremias registra as profecias finais sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproximava se a nação não se arrependesse. Jeremias chamou à nação para que voltasse à Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhecia a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, ele foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer. Jeremias esperou e orou pela misericórdia de Deus sobre Judá, mas também confiou que Deus era bom, justo e íntegro.

Nós também devemos obedecer a Deus, mesmo quando for difícil, reconhecer a vontade de Deus como mais importante do que nossos próprios desejos e confiar que Deus, em Sua infinita sabedoria e plano perfeito, vai proporcionar o melhor para Seus filhos. Ver Romanos 8:28.

A mensagem principal de Jeremias é o amor de Deus por nós: Veja estes textos: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.” Jeremias 1:5

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9

“Assim diz o Senhor: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29:10-11:

“E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.” Jeremias 24:7

“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

DOMINGO (27 de setembro) OS PROFETAS - O dom de profecia é concedido por Deus para a edificação da Sua igreja. Os profetas sempre foram e são fundamentais para a igreja. Ver Efésios 2:20. Os profetas proclamavam uma mensagem do Senhor Deus para os crentes em Jeová de todas as épocas. 

A Bíblia foi escrita por cerca de 40 autores diferentes, que chamamos de profetas, em tempos diferentes e estilos diferentes, num período aproximado de 1600 anos; desde Moisés até João, mas mesmo assim existe uma unidade entre os escritos, pois foram inspirados por Deus.

Quando falamos da inspiração Bíblica, temos que falar, necessariamente, de três palavras: revelação, inspiração e iluminação. Como compreender estas 3 palavras? Revelação é a iniciativa de Deus através da qual o Senhor Se mostrou aos profetas através de sonhos e visões. Ver Núneros 12:6. É bom lembrar que, para além da revelação através dos profetas, Deus Revelou-Se à humanidade  também através de Cristo, e revela-Se pela natureza. Inspiração é o cuidado que o Espírito Santo teve para que o escritor bíblico escrevesse a mensagem correta, da maneira como recebeu de Deus, embora utilizando-se do seu estilo próprio. Agora, o escritor bíblico pode ter escrito tudo certo, mas quando eu abro a Bíblia e a leio, e não entendo o que está escrito, então, o Espírito Santo precisa fazer um trabalho comigo para  eu compreender a Bíblia. A este trabalho do Espírito Santo chamamos de iluminação. Por isso, quando abrimos a Bíblia devemos orar assim: "Senhor, ilumina meu entendimento para eu compreender a Tua palavra, para compreender o que os escritores bíblicos escreveram inspirados por Ti." Quando orarmos em favor de um pregador devemos orar assim: “Senhor Deus ilumina o pregador.” A revelação e inspiração são dadas apenas ao profeta. Entendeu?

Quais são as funções principais de um profeta? A principal função de um profeta não é a de predizer acontecimentos futuros mas, de se colocar como um instrumento nas mãos de Deus a fim de se tornar Seu porta-voz. O profeta deve dizer aquilo que Deus diria Se estivesse entre o povo, ou seja, comunicar Sua vontade em toda e qualquer circunstância. Em face às necessidades, os profetas deveriam trazer orientações pessoais, familiares e coletivas. Os profetas também tinham a função de revelar a vontade perfeita de Deus. Em Amós 3:7 lemos: “Certamente, o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas”. Tal função confere ao profeta certo grau de credibilidade, sobretudo quando suas predições se cumprem conforme a revelação divina. Veja Deuteronômio 18:22: “Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.” Os profetas, especialmente os do Antigo Testamento, tinham o propósito de fortalecer e guiar os governantes em tempos de paz ou guerra, prosperidade ou adversidade, os líderes encontraram nas palavras dos profetas orientação, conforto e coragem para enfrentar os possíveis desafios. A outra função dos profetas era a de encorajar o povo à fidelidade. Talvez a função mais difícil dos profetas era de reprovar o pecado das pessoas. E os profetas tinham que condenar a idolatria, adultério, sensualidade e imoralidade das pessoas. Os profetas também tinham o ofício de ensinar o povo de Deus. Na essência da palavra, nem todos os profetas eram professores; no entanto, por meio de seus ensinamentos, o povo aprendia os princípios do reino de Deus.

Em resumo; os profetas recebiam visões e sonhos que tinham que escrever, mas tinham também a tarefa de pregar a mensagem ao povo. Assim como Jeremias recebeu a mensagem de Deus e a transmitiu, nós também necessitamos receber de Deus através da comunhão com a Palavra profética e devemos transmitir ao povo que está em trevas espirituais.

Sobre Jeremias: “Na juventude de Jeremias Deus viu alguém que seria fiel a seu encargo, e que permaneceria pelo direito contra grande oposição. Na meninice ele se provara fiel; e agora enfrentaria durezas, como bom soldado da cruz. “Não digas: eu sou uma criança”; ordenou o Senhor ao Seu escolhido mensageiro; “porque aonde quer que Eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás. Não temas diante deles; porque Eu sou contigo para te livrar”. Jeremias 1:7, 8. “Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto Eu te mandar; não desanimes diante deles, porque Eu farei com que não temas na sua presença. Porque, eis que te ponho hoje por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque Eu sou contigo, para te livrar”. Jeremias 1:17-19. Profetas e Reis, 207

“Por quarenta anos, Jeremias devia estar diante da nação como testemunha da verdade e da justiça. Num tempo de apostasia sem paralelo, devia ele exemplificar na vida e no caráter a adoração do verdadeiro Deus. Durante o terrível cerco de Jerusalém, ele seria o porta-voz de Jeová. Prediria a queda da casa de Davi, e a destruição do belo templo construído por Salomão. E quando aprisionado por causa de suas destemidas afirmações, devia ainda falar contra o pecado nos altos. Desprezado, odiado, rejeitado dos homens, havia ele de finalmente testemunhar o cumprimento literal de suas próprias profecias de iminente condenação, e partilhar da tristeza e dor que se seguiriam à destruição da cidade condenada. Profetas e Reis, 207.

SEGUNDA-FEIRA (28 de setembro) OS ANTECEDENTES FAMILIARES DE JEREMIAS - O nome do pai de Jeremias era Hilquias, um dos sacerdotes de Anatote, no território de Benjamim, a cinco quilômetros do Templo de Jerusalém. Possivelmente Jeremias descendeu de Abiatar, chefe dos levitas em Jerusalém ainda na época do rei Davi. Mas, ainda na época de Salomão, o sacerdote Abiatar foi afastado pelo rei e enviado ao exílio em Anatot. Hilquias, pai de Jeremias, era membro de um família de sacerdotes e concluímos que Jeremias veio de uma família nobre e espiritual de Jerusalém. Veja este esclarecedor texto: “E enviou o rei Salomão pela mão de Benaia, filho de Joiada, o qual arremeteu contra ele de modo que morreu. E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para os teus campos, porque és homem digno de morte; porém hoje não te matarei, porquanto levaste a arca do Senhor DEUS diante de Davi, meu pai, e porquanto foste aflito em tudo quanto meu pai foi aflito. Lançou, pois, Salomão fora a Abiatar, para que não fosse sacerdote do Senhor, para cumprir a palavra do Senhor, que tinha falado sobre a casa de Eli em Siló.” I Reis 2:25-27. Ver também I Reis capitulo 1.

Portanto, Jeremias era sacerdote e membro da família de Hilquias. Sua cidade natal era Anatote: Veja o texto: “Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.” Jeremias 1:1. O Senhor Deus proibiu Jeremias de se casar e criar filhos, porque o juízo divino iminente contra Judá aniquilaria a geração seguinte. Ver Jeremias 16.1-4. Sendo, sobretudo profeta de juízo, Jeremias atraia bem poucos amigos, entre os quais; Aicam, ver Jer. 26:24, Gedalias, filho de Aicam, ver Jer. 39:14 e Ebede-Meleque, ver Jer. 38:7-13. O companheiro fiel de Jeremias era o seu secretário, Baruque, que anotava suas palavras à medida que o profeta ditava. Ver Jeremias 36:4-32. Baruque foi aconselhado por Jeremias a não sucumbir diante das tentações da ambição, mas ficar contente com sua condição de vida. Ver Jeremias capítulo 45. Baruque recebeu de Jeremias uma escritura de compra de terreno que depositou em lugar seguro, ver Jer. 32:11-16, e Baruque acompanhou o profeta no longo caminho para o exílio no Egito. Ver Jer.43:6,7. É possível que Baruque também tenha sido o responsável pela compilação final do próprio livro de Jeremias.

Deus chamou pessoas de várias formações pessoais e culturais para o cargo de profeta; pastores, rabinos, pescadores, sacerdote, etc… No caso de Jeremias ele estava acostumado com a linguagem do templo e com os serviços religiosos. Todos são chamados para a salvação em Jesus Cristo e não importa a sua origem, Deus Se encarrega de transformar a sua vida para você poder profetizar nos dias de hoje. Assim como Jeremias foi usado por Deus, você também o pode ser. Deus nos chamou para a salvação em Cristo e para a missão. Temos sido obedientes?

Veja este inspirado texto: “Entre os que tinham esperado um permanente reavivamento espiritual como resultado da reforma levada a efeito por Josias, estava Jeremias, chamado por Deus para o ofício de profeta, quando ainda jovem, no décimo terceiro ano do reinado de Josias. Membro do sacerdócio levítico, Jeremias havia sido educado desde a infância para a santa função. Nesses felizes anos de preparação pouco imaginara ele que havia sido consagrado desde o nascimento para ser um profeta “às nações”; e quando veio o divino chamado, ele se sentiu oprimido com o senso de sua indignidade. “Ah Senhor Jeová” ele exclamou, “eis que não sei falar; porque sou uma criança”. Jeremias 1:5, 6.” Prof. e Reis, 207

TERCA- FEIRA ( 29 de setembro) O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS -  Jeremias foi chamado ao ministério profético quando ainda era um adolescente. Acompanhe o processo do chamado:

O chamado: "Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta". Jer. 1: 4-5.

As desculpas: "Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque não passo de uma criança" Jer. 1: 6.

As respostas de Deus: "Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor". Jer. 1:7-8

“E estendeu o Senhor a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.” Jeremias 1:9,10

O chamado de Jeremias ocorreu em um momento estratégico da história. Josias subiu ao trono de Judá quando tinha apenas 8 anos de idade, mas em 628,  ao completar 20 anos, ele começou a purificar Judá e Jerusalém do culto pagão. Ver II Crôn. 34.1-8. O chamado de Jeremias ocorreu logo depois, em 627 a.C., que também foi o ano da morte do rei assírio, Assurbanipal, o último grande líder do Império Assírio. Isso resultou na criação de um Estado babilônico que ficou independente um ano depois, em 626. Esse Estado se tornou o império que futuramente destruiria Judá e Jerusalém, como declarou a Palavra do Senhor por intermédio de Jeremias. O império Assírio havia declinado e caído. Sua capital, Nínive, foi capturada pelos caldeus e pelos medos em 612 a.C. . Sete anos mais tarde, por causa da batalha de Carquêmis, os egípcios e os remanescentes dos assírios, foram derrotados pelos caldeus. Assim a nova potência mundial veio a ser o império Neobabilônico, governado por uma dinastia caldeia, cuja figura principal era o rei Nabucodonozor , que governou em cerca de 605-562 a.C.

Jeremias sofreu um grau tão alto de rejeição, por parte de todos, que foi perseguido e lançado na prisão por algum tempo. Jeremias amava o povo e queria o seu bem, mas diziam o seguinte dele: "Este homem não busca a paz para este povo, mas o seu mal.”Jer. 38:4. Ele ofi certamente o mais rejeitado de todos os profetas do Antigo Testamento e o seu ministério foi o mais contestado de todos os ministérios proféticos da Bíblia, por isso que foi preso algumas vezes.

Veja estes textos inspirados: “Com respeito ao seu chamado para a missão profética, o próprio Jeremias escreveu: “Estendeu o Senhor a Sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as Minhas palavras na tua boca. Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares, e para plantares”. Jeremias 1:9, 10. Prof. e Reis, 208.

“Graças a Deus pelas palavras “para edificares e para plantares”. Por essas palavras foi assegurado a Jeremias o propósito do Senhor de restaurar e sarar. Severas eram as mensagens a serem levadas nos anos que se seguiriam. Profecias de iminentes juízos a sobrevir deviam ser apresentadas com destemor. Das planícies de Sinear devia sobrevir “o mal sobre todos os habitantes da terra”. “Eu pronunciarei contra eles os Meus juízos”, o Senhor declarou, “por causa de toda a sua malícia, pois Me deixaram a Mim”. Jeremias 1:14, 16. Mas o profeta devia fazer acompanhar essas mensagens da segurança de perdão a todos os que tornassem de suas más obras.” Profetas e Reis, 208

Hoje Deus faz três chamados específicos; Ele chama alguns para o ministério pastoral, que até certo ponto pode ser comparado ao ministério profético, outros são chamados para o exercício do ministério leigo em suas igrejas locais, através dos seu cargos, e todos são chamados para a salvação oferecido por Jesus. Que respostas você dá ao chamado que Deus lhe faz?

QUARTA-FEIRA (30 de setembro) PROFETAS RELUTANTES – A lição hoje encarrega-se em mencionar alguns exemplos de pessoas que relutaram em aceitar o ministério profético.
Veja os exemplos mencionados: “Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino.” Jeremias 1:6.

“Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” Isaías 6:5

“Então disse Moisés ao Senhor: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloquente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o Senhor? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar. Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar. Então se acendeu a ira do Senhor contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele falará muito bem; e eis que ele também sai ao teu encontro; e, vendo-te, se alegrará em seu coração. E tu lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca, e com a dele, ensinando-vos o que haveis de fazer.” Êxodo 4:10-15

A história cristã traz alguns exemplos de pessoas que fugiram e outras que tentaram fugir da responsabilidade de servir Deus. Guilherme Miller usava desculpas para não pregar suas descobertas a respeito do santuário celestial e da volta de Jesus. Ele dizia não estar suficientemente seguro de suas interpretações, de não sentir-se em condições de falar em público, mas a leitura de Ezeq. 33:4, 6, 8 o atormentava sempre, ele tentou através de cartas, falando sobre as profecias, dividir a sua responsabilidade de pregar. Ele fez um acordo com Deus. Qual foi o pacto que Miller fez com Deus para iniciar a pregação profética? “Se eu receber um convite para falar em público em qualquer lugar, irei, e falarei tudo o que eu tenho encontrado na Bíblia acerca da vinda do Senhor”. Ele foi usado por Deus.

Ellen White também não aceitou facilmente a tarefa de ser uma profetiza. Antes de Deus a chamar Ele chamou Hazen Foss que recebeu uma visão muito semelhante à 1ª visão dada à Ellen Harmon posteriormente. Sabendo que encontraria oposição se relatasse as visões e advertências como foi instruído, Foss recusou aceitar a comissão. Logo ele sentiu que tinha agravado o Espírito Santo, e procurou reunir um grupo para ouvir a visão, só que não conseguiu se lembrar dela. Semanas mais tarde Foss teve a oportunidade de ouvir Ellen Harmon, cuja irmã mais velha havia se casado com seu irmão, relatar o que ela tinha visto. Foss advertiu a Ellen a não recusar o chamado de Deus. Mais tarde ele demonstrou não ter nenhum interesse em matéria de religião. Willian Foy também recebeu incumbência semelhante a Hazem Foss, mas também recusou.

O estudo de hoje faz-me lembrar do profeta Samuel que foi fiel e obediente às orientações do Senhor. Ele estava sempre disponível e sem apresentar desculpas ao Senhor. Veja este texto:  “Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar. Então veio o Senhor, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.” I Samuel 3:9,10

Como você faz a diferença entre recusar o chamado de Deus e ser humilde em reconhecer as suas deficiências pessoais e ou espirituais? Que respostas têm dado a Deus quando é convidado a participar ativamente na obra de Cristo?

QUINTA-FEIRA (1º de outubro) A VARA DE AMENDOEIRA - Amendoeira, na sua origem hebraica, shoked, significa: "vigilante". Ela levou esse nome porque é a primeira planta a florescer na primavera. É como se ela ficasse vigiando o fim do inverno e o início da primavera, e quando ocorre o equinócio da primavera, no hemisfério norte, a amendoeira é a primeira a brotar! Daí seu nome de vigilante. Interessante não é? Deus deu uma visão para Jeremias sobre essa planta. Veja o texto: "Ainda veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir". Jeremias 1:11 e 12.

Deus estava como que dizendo à Jeremias: “Eu sou como a amendoeira que vigia a primavera. Eu estou vigiando para que as minhas palavras se cumpram. E, tu Jeremias, deves também ser vigilante como a amendoeira o é." A vara da amendoeira possuía um forte simbolismo para o povo de Israel e para o próprio Deus. Jeremias devia ter pelo menos três lembranças ao ver aquela vara de amendoeira: A) O candelabro era adornado por amendoeiras: “Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.” Êxodo 25:33. Isso faz-nos lembrar da parábola das 10 virgens relatada em Mateus 25 que deviam ficar vigilantes com o azeite nas suas lâmpadas. B) A vara de Arão floresceu e brotou amêndoas: “Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.” Números 17:8. C) A exortação final de Eclesiastes usa o florescer da amendoeira como exemplo: “Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça.” Eclesiastes 12:5

A visão que Jeremias teve da vara da amendoeira traz dois significados principais: a) Deus vigia para que a Sua Palavra se cumpra. b) Os filhos de Deus também devem ser vigilantes em receber e anunciar a Palavra de Deus. Quando Deus deu à Jeremias a visão da vara de amendoeira, Ele alertava para a vigilância, pois a Palavra de Deus iria se cumprir, quer Jeremias quisesse ou não. Não que Deus fosse vingativo ou mau; mas porque Ele já sabia dos pecados que Judá cometia. Jeremias jamais poderia se intimidar por se achar incapaz de pregar a Palavra profética. Deus estava preparando o profeta para aceitar a incumbência da pregação, e ele devia anunciar o que Deus havia solicitado. Em Jeremias 1:5 o profeta disse que não podia aceitar porque ainda era uma criança para ser profeta, e Deus o animou com a visão da vara da amendoeira. Jeremias tinha a missão de profetizar. Mas devia vigiar como Deus o fazia em relação as profecias, sobre a punição com o cativeiro babilônico e sua libertação depois dos 70 anos. Ver o cumprimento da profecia dos 70 anos de cativeiro em Jeremias 25:11 e 29:10

O filho de Deus destes últimos dias também deve ser vigilante, não somente porque Jesus vai voltar em breve mas também em anunciar as boas novas do reino de Deus, pois sabemos que a Palavra de Deus irá se cumprir, quer o mundo queira ou não. E já está em pleno cumprimento! Precisamos anunciar o evangelho de Cristo e a Sua volta, para buscar os Seus filhos fiéis.

A vigilância consiste em viver e pregar as doutrinas verdadeiras. O povo de Deus, nestes últimos dias, foi chamado para anunciar as verdades bíblias ao mundo. Assim como Jeremias foi chamado para anunciar os pecados do povo de Deus no passado, a igreja de Cristo é convidada para anunciar os pecados do povo e a pureza das doutrinas de Cristo.

Você já se desenvencilhou dos pecados do passado e está vigilante como a vara de amendoeira?

SEXTA-FEIRA (2 de outubro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 1: O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS - Jeremias da família sacerdotal por nascimento, ver Jer. 1:5 e foi chamado para o ministério profético ainda jovem, ver Jer. 1:6-10. A mensagem que teve de transmitir era tão severa que custou amargura ao seu coração patriótico e compassivo. Ver Lamentações 1:15-18. O ministério de Jeremias não foi aceito nem pela própria família, ver Jer. 12:6, o povo de Jerusalém conspirou contra Jeremias, ver Jer. 18:18; 20:1-3 e  38:8,9 e o lançou na prisão diversas vezes, ver Jer. 37:11-15.

Jeremias recebeu uma missão difícil; ele tinha como objetivo denunciar a idolatria, ver Jer. 2:13, 23-25 e as injustiças de sua época. Ver Jer. 22:13-17. Em suas queixas, contra a impiedade de Judá, anunciou a eminente destruição do reino de Judá. Jeremias, sem cessar, advertiu Jerusalém para que se rendesse ao rei de Babilônia porque esta era a sentença do Senhor. Ver Jer. 21:8,9, mas o povo o acusou de ser contra a pátria. Ver Jer. 37:13,14. Até o rei Nabucodonosor procurou recompensar o profeta pensando que Jeremias fosse favorável ao cativeiro, ver Jer. 39:11,12, mas a mensagem de Jeremias era contra os caldeus por causa dos crimes hediondos cometidos na destruição do povo escolhido do Senhor. Os pecados da Babilônia trariam a sua própria destruição. Ver Jeremias capítulos 50 e 51. Jeremias não poupou mensagens, ele foi fiel e experimentou a provação daqueles servos do Senhor que cumprem fielmente a missão de Jesus Cristo. Ver Mat. 5: 11-12 e II Tim. 3.12.

A apostasia do povo era quase que total, e à essa apostasia Deus chamou de adultério espiritual. Para o profeta, a prostituição de Israel e Judá tinha duplo sentido. Além de estar cometendo adultério espiritual contra Deus ao buscar a Baal, o povo também se prostituía nos atos sexuais associados aos ritos aos cultos de fertilidade dos cananeus.

Que pecados o povo de Judá praticava contra Deus? 1) Transgressão do sábado: Deus, por repetidas vezes, enviou profetas para lembrar o povo da necessidade que tinham de obedecer o mandamento do sábado: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.” Isaías 58:13. 2) Desprezo às viúvas, órfãos, pobres e estrangeiros: Este também era um mandamento do Senhor Deus que o povo devia seguir, mas desprezavam esta parte social da religião. Deus, da mesma forma lembrou-lhes da necessidade de voltarem a praticar esta parte da fé Israelita: 
“Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?” Isaías 58:6-7. 3) Retenção dos dízimos e ofertas: “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” Malaquias 3:8. 4) Prostituição, adultério, assassínio e idolatria: "Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram.” Jeremias 7:9.

Jeremias também escreveu o livro de Lamentações e destacamos esta característica na vida de Jeremias devido às circunstâncias dramáticas que experimentou. Apesar de ter sofrido injustamente e ser caluniado, ele jamais se revoltou ou blasfemou contra o Senhor. O livro de Lamentações é uma prova concreta do sofrimento interior do profeta ao prever a destruição de Jerusalém e o julgamento divino sobre o povo desobediente. A compaixão de Jeremias é tocante e inspiradora! Ele sentia uma verdadeira paixão por aquele povo perdido, e por isso lamentava por não conseguir convencer o povo a buscar o Senhor. Hoje também há uma necessidade urgente de lamentar os pecados da nossa vida e abandoná-los. A mornidão espiritual que tem assolado o Cristianismo é muito triste! Necessitamos chorar por causa dos pecados do mundo. Veja estes textos: “Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.” Mateus 5:4

“Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:1,2         

“Em vista do grande dia de Deus, podemos ver que nossa única segurança se encontrará em afastar-nos de todo pecado e iniquidade. Os que continuarem no pecado estarão entre os condenados e os que perecem.” Fé e Obras, 104.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário