domingo, 4 de outubro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (4º trimestre de 2015) A CRISE CONTINUA…

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (4º trimestre de 2015) A CRISE CONTINUA…

VERSO ÁUREO: “Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Jeremias 9:24

INTRODUÇÃO (sábado 7 de novembro) – A Bíblia nos mostra várias crises e como as pessoas envolvidas reagiram. Paulo havia sido preso por pregar o evangelho. Paulo, após ser preso, em Jerusalém, permaneceu dois anos em Cesaréia aguardando ser julgado em Roma. Próximo do julgamento, ele foi transferido de navio de Cesaréia à Roma. Durante a viagem houve um naufrágio, uma grande crise, onde foi perdida a carga, o navio foi destruído e os tripulantes e passageiros quase morreram. Durante a crise do naufrágio, Paulo permaneceu calmo e pôde ajudar os demais a superarem aquele momento.

A lição desta semana, até certo ponto, vai dar continuidade a lição nº 2 quando falou da crise interna e externa do povo de Judá e Jeremias. Trabalhar para Deus não é muito fácil. As pessoas que são mais usadas por Deus, como instrumentos na Sua obra, passam por algumas aflições. Não é de admirar então que Paulo exortasse Timóteo para que se fortalecesse a fim de passar por tribulações. Veja este texto: "Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os meus sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus ... Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo ... suporte os sofrimentos ..." II Timóteo 1:8; 2:3; 4:5.

O povo de Judá se tinha afastado dos caminhos do Senhor Jeová, e Jeremias pregou ousadamente a mensagem que o Senhor lhe deu. Eis o texto: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rotas que não retêm água". Jer. 2:13. Ele expôs a infidelidade e a insensatez do povo de Judá por ter abandonado a única fonte do bem e ter corrido atrás dos ídolos vazios.

A pregação da palavra de Deus, através de Jeremias, irritou muita gente que não queria que seus pecados fossem expostos e condenados. A pregação da palavra de Deus raramente conduz à popularidade. A autoridade da palavra de Deus irrita o homem rebelde. As pessoas que ficam ressentidas com a mensagem perturbadora, geralmente recorrem a medidas ou para calar o mensageiro ou para acabar com ele. Não foi diferente com Jeremias. O Senhor revelou para Jeremias que os homens estavam tramando matá-lo. Estes homens incluíram o pessoal da própria cidade dele, Anatote. Ver Jer.11:18-23.

Jeremias passou por duas grandes crises: a primeira foi que ele não entendeu a razão por que o Senhor deixou o caminho dos ímpios prosperar. Ele queria saber até quando a terra iria sofrer por causa da perversidade deles que Deus estava aparentemente tolerando. A segunda grande crise do profeta foi quando ele sentiu-se muito solitário por causa da rejeição quase universal que passou. "Todos me amaldiçoam", Jeremias reclamou e afirmou que não tinha feito nada para merecer tudo aquilo. Ver Jer 15:10-11. A resposta do Senhor à reclamação de Jeremias foi muito forte. De novo, ao invés de simpatizar com Jeremias, o Todo-poderoso o desafiou. Veja o texto: "Se você se arrepender, eu o restaurarei para que possa me servir; se você disser palavras de valor, e não indignas, será o meu porta-voz. Deixe este povo voltar-se para você, mas não se volte para eles". Jer.15:19

O que teria acontecido se as pessoas tivessem dado ouvidos à voz do profeta Jeremias? Certamente Deus teria mudado o fim da nação judaica e teria abençoado o Seu povo. Para nós também não diferente, quando colocamos Deus em primeiro lugar, Ele nos abençoa e faz-nos prosperar em todos os nossos empreendimentos. As crises sempre vão existir. Para vencer a crise você precisa enxergar a crise como uma oportunidade de crescer na fé e no conhecimento de Cristo.

DOMINGO (8 de novembro) – NÃO SE GLORIE O SÁBIO NA SUA SABEDORIAEste é o texto principal para hoje: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” Jeremias 9:23,24. Partindo de Jeremias 9:23-24 vemos a aplicação desse texto feito por Paulo em I Coríntios 1:26-31, refletiremos sobre o que é a glória do homem comparada com a glória de Deus, com o objetivo de que fique claro que nossa única esperança está em conhecer a Deus, e em nada mais.

No texto de hoje Deus não está reprovando a sabedoria, força e as riquezas, mas Deus, que conhece o coração do homem, reprova o seu orgulho e sua auto confiança. Podemos ver que, é bem-aventurado o homem que conhece Deus ao invés daquele que tem todas as características acima e não se relaciona com o Eterno, não o conhece em intimidade. A revelação geral, ou seja, a criação que aponta para um Criador, não lhe garante total intimidade com Deus, mas em Cristo temos acesso em conhecer a Deus, pois Ele é justiça, santificação e redenção, Ver I Coríntios 1:30 e 31. Como filhos de Deus não podemos correr a corrida dos homens, pois eles buscam auto-promoção. Devemos investir tempo em conhecer a Deus, disso o Senhor Se agrada.

Deus queria que o Seu povo apreciasse Sua pessoa e obedecesse os Seus mandamentos acima de qualquer coisa ou criatura. Veja estes exemplos: Chris Langan tem um Q.I mais alto que o de Albert Einstein. Moustafa Ismail tem um bíceps de 78 centímetros e consegue levantar 270 quilos. Estima-se que Bill Gates tenha um patrimônio de bilhões de dólares. Aqueles que têm habilidade ou posses extraordinárias podem ser tentados a vangloriar-se mais do que deveriam. Qualquer tipo de realização traz consigo a seguinte questão: Quem ficará com os créditos? Os judeus fizeram a pior escolha; rejeitaram o Senhor Deus e Jeremias disse: “…Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas, antes, …o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor…” .

É melhor dar glórias a Deus, não apenas porque Ele protege nossos corações do orgulho e nos livra dos pecados, mas também porque Ele, legitimamente, merece a adoração. Veja estes textos: “Ele faz coisas grandes e inescrutáveis, e maravilhas sem número.” Jó 5:9.

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” Tiago 1:17,18.

“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus.” Salmo 20:7

O povo de Judá resolveu virar as costas para Deus e caiu em apostasia. Você tem confiado na sua força, sabedoria e riquezas ou tem confiado no braço do Senhor?

SEGUNDA-FEIRA (9 de novembro) AS CRIATURAS OU O CRIADOR?Este é o texto principal para hoje: “Ouvi a palavra que o Senhor vos fala a vós, ó casa de Israel. Assim diz o Senhor: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles. Mas o Senhor Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento. Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. Vaidades são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer.” Jeremias 10:1-15.

Se formos analisar bem, as pessoas, nos dias de hoje, cometem os mesmos erros e pecados de sempre. De acordo com o texto acima, o problema do povo de Judá consistia em praticar os mesmos erros das pessoas vizinhas. As pessoas praticavam a idolatria, colocando deuses diante delas, e com isso, elas se esqueciam do Deus Criador dos céus e da terra. Quais são os erros que pessoas, inclusive cristãs e religiosas, praticam nos dias de hoje? Todas as várias formas de idolatria moderna têm uma coisa em seu núcleo: o eu. A maioria das pessoas já não se curva a ídolos e imagens. Em vez disso, adoram no altar do “deus” de si mesmo. Este tipo de idolatria moderna assume várias formas: Colocam imagens de esculturas humanas em suas igrejas, com o pretexto de que tais ídolos são mediadores entre elas e Deus. Guardam um dia falso de culto, que é o domingo, e desprezam a sábado que é o memorial da criação de Deus. Aceitam que o mundo não foi criado em seis dias literais, como ensinado na Bíblia, mas que evoluiu e chegou onde estamos e no que temos hoje. Muitos cristãos vivem um cristianismo barato e sem responsabilidades para com a obediência aos 10 mandamentos da lei de Deus. Esses, e outros, são os ídolos modernos que são colocados no lugar de Deus por professos crentes em Jesus.

O apóstolo Paulo, nos seus dias, já tinha que tratar com pessoas que colocavam as coisas criadas acima do Criador. Veja estes textos: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém” Romanos 1:25. 

Hoje é muito mais fácil depositarmos nossa confiança nas coisas que podemos sentir, ver e sermos beneficiadas por elas do que confiar em Deus, que não podemos enxergar. O problema não é a matéria mas o materialismo, que é idolatria. As coisas e pessoas como; carro, casa, profissão, família e amigos são matéria, e não há problema ter possuir coisas e conviver com pessoas, o problema todo está quando valorizamos mais a matéria do que a Deus, a isso chamamos de materialismo ou idolatria.

Quem assume o primeiro lugar na sua vida, Deus e sua igreja ou coisas e pessoas que lhe dão retornos imediatos?

TERÇA-FEIRA (10 de novembro) UM APELO AO ARREPENDIMENTOEis o texto principal para o estudo de hoje: “No princípio do reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, veio esta palavra do Senhor, dizendo: Assim diz o Senhor: Põe-te no átrio da casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá, que vêm adorar na casa do Senhor, todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não omitas nenhuma palavra. Bem pode ser que ouçam, e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações. Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós, para que ouvísseis as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos envio, madrugando e enviando, mas não ouvistes; então farei que esta casa seja como Siló, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra.” Jeremias 26:1-6.

Deus sempre esteve pronto para salvar os Seus filhos do mal e do pecado. A missão do céu é salvar! Em relação ao povo de Israel e Judá, Deus enviou, através de Seus servos, os profetas, repetidas mensagens de arrependimento e salvação. Oséias declara sobre o amor de Deus: Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei a meu filho. Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura. Todavia, eu ensinei a andar a Efraim; tomando-os pelos seus braços, mas não entenderam que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas queixadas, e lhes dei mantimento.” Oséias 11:1-4

O povo de Judá se tinha afastado de Deus e Jeremias foi o porta-vos do céu. Deus queria que o Seu povo aprendesse a diferença que existe entre o pecado e o pecador. Alguns não conseguem separar uma coisa da outra e, com isso, se afastam de Deus e de pessoas. Deus não suporta o pecado, Ele tem nojo do mal, não pode transigir com a iniquidade, mas Deus ama o pecador e não Se afasta dele.. A coisa mais linda que Deus tem neste mundo somos nós. Deus não aceita a miséria do coração humano, mas ama o pecador com os seus lindos propósitos de santificação. Os seres humanos não sabem fazer esta separação. Se uma pessoa erra, vamos com tudo; não em cima do pecado; em cima do pecador: o maltratamos, o ferimos e o machucamos. Confundimos pecado com pecador. Mas em Seu maravilhoso amor Deus sabe separar as coisas.

O filho pródigo foi ao pai levando as suas roupas manchadas de esterco de porco, cabelos sujos e grandes unhas negras e sujas. Ele foi ao pai dessa maneira, e  o texto bíblico diz que o pai o abraçou e o beijou. Se o povo de Judá tivesse se arrependido dos seus pecados, Deus o teria aceitado. Deus sempre nos concede novas oportunidades! Hoje temos a oportunidade de renovar os nossos votos de consagração e Deus e orar: “Obrigado Deus! Pela paciência com que sempre nos dá novas oportunidades, acreditando em nós. Vem hoje e ajuda-nos a compreendermos a grandeza de Teu amor e a cair rendidos aos Teus pés. Sara nosso coração, cura as nossas feridas, perdoa os nossos pecados e dá-nos um dia abençoado. Em nome de Jesus, amém.”

Veja este texto inspirado sobre o arrependimento: “Os habitantes de Judá eram todos indignos, contudo Deus não os abandonaria. Por eles Seu nome devia ser exaltado entre os pagãos. Muitos que eram inteiramente desconhecedores de Seus atributos, deviam ainda contemplar a glória do divino caráter. Foi com o propósito de tornar claros Seus misericordiosos desígnios que Ele persistiu em enviar Seus servos os profetas com a mensagem: “Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho”. Jeremias 25:5. “Por amor do Meu nome”, declarou Ele a Isaías, “retardarei a Minha ira, e por amor do Meu louvor Me conterei para contigo, para que te não venha a cortar”. “Por amor de Mim, por amor de Mim o farei, porque como seria profanado o Meu nome? e a Minha glória não a darei a outrem”. O chamado para arrependimento soara com inconfundível clareza, e todos foram convidados a retornar. “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, o profeta clamava, “invocai-O enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Isaías 55:6, 7. Profetas e Reis,163

QUARTA-FEIRA (11 de novembro) O APELO À MORTE – A mensagem de Jeremias era de reprovação pelos pecados que líderes e povo de Judá cometiam, mas, no contexto dessa dura mensagem estava a mensagem número 2, que era “arrependimento”. Caso o povo se arrependesse Deus não castigaria o povo com o cativeiro babilónico.  Como a liderança de Judá, que incluía os falsos profetas, não gostou da mensagem, fez um apelo para que Jeremias fosse morto. Eis a mensagem: “E, ouvindo os príncipes de Judá estas palavras, subiram da casa do rei à casa do Senhor, e se assentaram à entrada da porta nova do Senhor. Então falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos ouvidos.” Jeremias 26:10,11.

Qual foi a resposta de Jeremias ao apelo para a sua morte? “E falou Jeremias a todos os príncipes e a todo o povo, dizendo: O Senhor me enviou a profetizar contra esta casa, e contra esta cidade, todas as palavras que ouvistes. Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do Senhor vosso Deus, e arrepender-se-á o Senhor do mal que falou contra vós. Quanto a mim, eis que estou nas vossas mãos; fazei de mim conforme o que for bom e reto aos vossos olhos. Sabei, porém, com certeza que, se me matardes, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes; porque, na verdade, o Senhor me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.” Jeremias 26:12-15.

Jeremias não teve medo das ameaças. Ele continuou a pregar a palavra de Deus. Como já vimos, no estudo, Jeremias se destacava entre os porta-vozes de Deus. Quando Deus o comissionou, Deus disse a Jeremias: “Tens de levantar-te e falar-lhes tudo o que eu mesmo te ordeno. Não fiques aterrorizado.” Jer. 1:17. Não foi uma tarefa fácil, pois Jeremias sofreu dores físicas e emocionais, mas, apesar dessas provas ele se sentiu impelido a cumprir sua designação. Ele disse: “Meu coração está turbulento dentro de mim. Não posso calar-me.” Jer. 4:19.

Jeremias não era um fundamentalista, ele era obediente à Palavra de Deus. Hoje os crentes fiéis correm o risco de serem confundidos com os fundamentalistas, quando defendem a verdade como ela é e não como as tradições e tendências pessoais convencionam. Hoje quem aceita que Jesus vai voltar de forma literal, com os anjos tocando trombetas, como está escrito na Bíblia, é taxado como fundamentalista. Hoje o crente que guarda o sábado e não o domingo e não cede em suas convicções, é taxado como fundamentalista. Hoje o crente que obedece o mandamento bíblico do casamento entre um homem e uma mulher é taxado como fundamentalista. Muitos valores estão invertidos. E isto é tremendamente mal para os verdadeiros crentes!

A maneira como Jeremias realizou a sua missão profética estabeleceu um exemplo para futuros servos de Jeová. Ver Tiago. 5:10. Pouco depois do Pentecostes, as autoridades judaicas prenderam os apóstolos Pedro e João, ordenando que parassem de pregar. Veja a resposta deles: “Não podemos parar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” Atos 4:19, 20. Após ameaçar fazer algo pior da próxima vez, aqueles governantes deixaram Pedro e João ir embora. Você sabe o que aconteceu. Aqueles homens fiéis não parariam de pregar e, de fato, não pararam.

Considere a atitude que Jeremias desenvolveu ao enfrentar a grande apatia do povo de Judá. Considere também qual é a reação do seu parente e amigo incrédulo quando você procura testemunhar de Cristo para eles. Muitas pessoas dizem: “Não estou interessado.” A apatia generalizada pode enfraquecer o zelo dos missionários do Reino de Deus. Se isso ocorre, no seu território, e faz com que alguns em sua igreja, ou até mesmo você, se sintam desanimados, o que pode ser feito? Vamos seguir o exemplo de Jeremias e dos apóstolos, pois o fim se aproxima!

Leia este texto inspirado: “Esta época apresenta um triste quadro para aqueles cujos olhos foram abertos para discernir os males que prevalecem por toda parte. O temor e amor de Deus quase que abandonaram o mundo. Este é o tempo predito por Isaías, quando “trevas cobriram a Terra, e a escuridão, os povos”. Multidões são desviadas pelos enganos de uma geração infiel, e vivem nas trevas do erro. O malfazejo espírito de incredulidade encontra-se em todas as terras, e permeia todas as classes da sociedade. É ela ensinada livremente em muitas universidades, colégios e escolas superiores, e acha-se mesmo nas lições ministradas em algumas escolas comuns e creches. Milhares que professam ser cristãos dão atenção a espíritos enganadores. O mundo hoje está em gritante necessidade de uma revelação de Cristo Jesus na pessoa de Seus santos. Deus deseja que Seu povo esteja perante o mundo como povo santo. Por que? Porque há um mundo por ser salvo pela luz da verdade evangélica; e enquanto a mensagem de verdade, destinada a chamar os homens, das trevas para a maravilhosa luz de Deus, é dada pela igreja, a vida de seus membros, santificada pelo Espírito de verdade, deve dar testemunho da veracidade das mensagens proclamadas.” Nos Lugares Celestiais, pág 322

QUINTA-FEIRA (12 de novembro) O SALVAMENTO DE JEREMIASComo Jeremias foi salvo da morte? Veja o texto: “Então disseram os príncipes, e todo o povo aos sacerdotes e aos profetas: Este homem não é réu de morte, porque em nome do Senhor, nosso Deus, nos falou. Também se levantaram alguns homens dentre os anciãos da terra, e falaram a toda a congregação do povo, dizendo: Miquéias, o morastita, profetizou nos dias de Ezequias, rei de Judá, e falou a todo o povo de Judá, dizendo: Assim disse o Senhor dos Exércitos: Sião será lavrada como um campo, e Jerusalém se tornará em montões de pedras, e o monte desta casa como os altos de um bosque. Mataram-no, porventura, Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu ao Senhor, e não implorou o favor do Senhor? E o Senhor não se arrependeu do mal que falara contra eles? Nós fazemos um grande mal contra as nossas almas. Também houve outro homem que profetizava em nome do Senhor, a saber: Urias, filho de Semaías de Quiriate-Jearim, o qual profetizou contra esta cidade, e contra esta terra, conforme todas as palavras de Jeremias. E, ouvindo o rei Jeoaquim, e todos os seus poderosos e todos os príncipes, as suas palavras, procurou o rei matá-lo; mas ouvindo isto, Urias temeu e fugiu, e foi para o Egito; Mas o rei Jeoiaquim enviou alguns homens ao Egito, a saber: Elnatã, filho de Acbor, e outros homens com ele, ao Egito. Os quais tiraram a Urias do Egito, e o trouxeram ao rei Jeoiaquim, que o feriu à espada, e lançou o seu cadáver nas sepulturas dos filhos do povo. Porém a mão de Aicão, filho de Safã, foi com Jeremias, para que o não entregasse na mão do povo, para ser morto.” Jeremias 26:16-24

Entre o povo de Judá havia gente com juízo, que não permitiram a morte de Jeremias, foram as pessoas simples da terra que lembraram do que o profeta Miquéias tinha dito. Embora o profeta não tivesse morrido, ele passou por grandes apuros, ele foi lançado em um poço cheio de lamas. Assim como aconteceu com Jeremias, quando estamos realizando a obra de Deus, alguns tentam jogar lama em nós, para fazer-nos parar, desanimar, desistir e para tirar o foco daquilo que Deus nos comissionou. A lama representa as frustrações, a cegueira espiritual e a arrogância dos rebeldes. Deus ouviu a voz do profeta dentro daquele poço, ainda que sem forças para pronunciar palavras com a sua boca, Deus ouvia o seu coração. Deus então enviou até aquele poço um homem chamado Ebede-Meleque, que significa “servo do rei”. Este homem foi até o poço e lançou uma corda para tirar Jeremias de lá. Deus sempre terá um Ebede Meleque para nós! Jeremias foi retirado com uma corda feita de panos e roupas velhas. Essa corda representa a alma ferida do profeta pela incompreensão, cansada da injustiça, as marcas da rejeição, da indiferença, das maldades alheias. Diz a Bíblia que Ebede-Meleque mandou que ele colocasse a corda entre as axilas e sob os pés. Isso significa dizer que Jeremias estava exausto por causa do peso da lama, do ambiente do poço.

Na nossa vida também passamos por momentos cruciais, Mas sabemos que quando estamos dentro do poço sufocados pelas lamas da vida só há duas direções para se olhar. Se olhar para baixo só verá lama e não verá saída, mas, se olhar para cima verá o que Jó viu. Eis o texto: “Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.” Jó 19:25.

A lição de hoje mostra-me dois pontos muito importantes; os sacerdotes e falsos profetas de Judá ficaram com raiva e sentiram desejo de vingança contra Jeremias. Desde a queda no pecado existem brigas, ódio, assassinatos, homicídios, inveja, falsidade e engano. Salomão escreveu com razão: “...nada há que seja novo debaixo do sol” Ecles.. 1.9. Na época de Jeremias havia profetas pouco sóbrios, irrealistas e falsos, que desencaminhavam o povo com profecias enganosas. Mesmo quando as nuvens da tempestade do juízo se ajuntavam mais densas do que nunca sobre Jerusalém, eles acalmavam o povo. Suas declarações eram muito positivas e soavam edificantes, até mesmo encorajadoras aos ouvidos das pessoas. Eles prometiam muito, inclusive a vitória. E quando os seus planos de matar Jeremias falharam, eles ficaram com muita raiva.

O outro ponto é que não devemos ter medo das repreensões ou da morte quando estamos falando de Deus. Deus disse para Jeremias apontar os pecados da liderança judaica e do povo considerado santo. Veja este texto: Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor.” Jeremias 7:2. Deus inverteu a ordem na pregação, dessa vez Deus mandou Jeremias pregar da porta do templo para dentro, parece estranho aos olhos humanos; na visão divina ouve apenas uma mudança de plano, ou seja, Deus deu a Jeremias uma nova estratégia na pregação. Jeremias pregava com muita ousadia e foi por isso que recebeu tantas oposições.

Veja o texto: “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” Jeremias 23:29. Podemos e devemos pregar a palavra de Deus com ousadia, mas deve ser sempre com estratégia e muito amor. Alguns acham que Jesus foi um revolucionário, e de certa forma Ele realmente foi. Jesus nunca aprovou um mundo de aparências, Ele sempre preferiu a realidade, sempre valorizou o interior do ser humano e não o seu exterior, mas Ele sempre mostrava simpatia para com as pessoas e não as expunha e nem a sua religião. Ele cativava as pessoas e só depois pregava-lhes o evangelho: “Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143

Você tem realizado trabalho missionário com sabedoria ou tem espantado as pessoas com métodos agressivos e anti-bíblicos?

SEXTA-FEIRA (13 de novembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO: A CRISE CONTINUA – A ênfase da mensagem anunciada pelo profeta Jeremias, da parte do Senhor, trazia a seguinte denuncia: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água" Jer. 2:13. O profeta Jeremias denunciou a infidelidade e a insensatez do povo de Judá por ter abandonado a única fonte do bem e por ter se voltado aos ídolos vazios. A ousadia de Jeremias ao pregar a palavra do Senhor deixou muita gente irritada, estes não desejavam que seus pecados fossem expostos e condenados. O tom de autoridade é ofensivo para o homem rebelde.

A palavra de Deus confirma que os crentes em Cristo sempre passariam por provas e que não iriam viver em plena prosperidade. A Bíblia relata que a duras provações na vida cristã, assustou e ainda tem assustado vários discípulos deixando-os abalados ao ponto de deixar de trabalhar para o Senhor. Ver João 16:33. Será que o Cristianismo de hoje prega que a vida cristã deve ser livre de sofrimentos? O relato sobre a vida de Jeremias e as etapas de sua carreira nos serve de auxílio para encarar os sofrimentos pela causa do Jesus. Quando Jeremias recebeu o chamado para ser profeta, ver Jer. 1:5, ele não desejava aceitar. Ele disse: "Ah, soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem" Jer. 1:6. O Senhor procurou animá-lo dizendo que lhe daria as palavras e que também definiria o seu ministério. Ver Jer. 1:7. E ainda se comprometeu a estar com ele: "Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo". Jer. 1:8.

A semelhança de Jeremias, o Senhor também nos concede os recursos necessários para resistir aos ataques dos inimigos. Veja as promessas que Deus fez a Jeremias: “Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.” Jeremias 1:18,19. Deus nos previne antecipadamente dos esforços dos oponentes, e nos concede plena certeza de sua presença para encararmos todas as dificuldades, inclusive os juízos que em breve deverão acontecer, mas Deus promete acompanhar os Seus filhos que são fiéis.

Veja estes textos: “Estamos perto da consumação dos tempos. Foi-me mostrado que os juízos retributivos de Deus já estão caindo sobre a terra. O Senhor nos advertiu quanto aos acontecimentos que estão prestes a ocorrer. Luz irradia de Sua Palavra, contudo as trevas cobrem a terra e densa escuridão os povos. “Quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição... e de modo nenhum escaparão. É o nosso dever inquirir a causa de tão terríveis trevas.” Testimonies for the Church vol 5, págs 98-105

“Logo vi os santos sofrendo grande angústia de espírito. Pareciam cercados pelos ímpios habitantes da Terra. Todas as aparências eram contra eles. Alguns começaram a recear que finalmente Deus os houvesse deixado para perecer pelas mãos dos ímpios. Se, porém, seus olhos se pudessem abrir, ver-se-iam rodeados dos anjos de Deus….Assim vi eu que o povo de Deus, o qual havia fielmente avisado o mundo de Sua ira vindoura, teria livramento. Deus não consentiria que os ímpios destruíssem aqueles que estavam esperando pela sua trasladação, e que se não encurvariam ao decreto da besta nem receberiam o seu sinal. Vi, que, se fosse permitido aos ímpios matar aos santos, Satanás e todo seu exército maléfico, e todos os que odeiam a Deus, ficariam satisfeitos. E, oh! que triunfo seria para sua majestade satânica ter poder, na última luta finalizadora, sobre os que por tanto tempo haviam esperado ver Aquele a quem amaram! Aqueles que haviam zombado da idéia de os santos ascenderem para o Céu, serão testemunhas do cuidado de Deus para com o Seu povo, e contemplarão seu glorioso libertamento.” Primeiros Escritos, 283, 284

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário