quarta-feira, 25 de novembro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2016) CRISE NO ÉDEN

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2016) CRISE NO ÉDEN

VERSO ÁUREO: “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:15

INTRODUÇÃO (sábado 2 de janeiro) – A lição desta semana vai destacar o enredo da queda de Adão e Eva, ainda no jardim do Éden, e as consequências da queda. No Jardim do Éden, nossos pais tinham perfeita comunhão com Deus. Porém, quando se rebelaram contra Ele, essa comunhão foi quebrada. Adão e Eva se tornaram conscientes do seu pecado e ficaram envergonhados. Eles tentaram se esconder,ver Gênesis 3:8-10, mas Deus foi atrás deles para propor um plano de resgate. E o verso áureo desta semana, Gên. 3:15, mostra a vinda de Cristo para morreu em lugar da humanidade e salvá-la. Neste texto está a primeira promessa do Messias. Ele viria para esmagar a serpente, Satanás, mas não antes de Satanás ter Lhe ferido na cruz. Mesmo no meio do pecado e suas consequências terríveis, Deus Se mostrou como um Deus de graça, misericórdia e amor.


Desde então o homem se tem escondido de Deus. Será somente através de Cristo que a comunhão do Éden pode ser restaurada, porque em Jesus nos tornamos justos e sem pecado aos olhos de Deus, assim como Adão e Eva eram antes de pecar. Veja estes textos: "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" II Coríntios 5:21.

Como consequência da queda, a morte tornou-se uma realidade e toda a criação está sujeita a ela. Veja este texto: “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22. Todos os homens, animais e vida vegetal morrem, esperando o momento em que Cristo voltará para libertá-los dos efeitos da morte. Por causa do pecado, a morte é uma realidade terrível, e ninguém está imune. "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23. Pior ainda, não só morremos, mas, se morrermos sem Cristo, experimentamos a morte e separação eterna de Cristo.

A queda produziu na humanidade um estado de depravação. Paulo falou daqueles “cujas consciências estão cauterizadas” ver I Timóteo 4:2, e aqueles cujas mentes estão espiritualmente escurecidas como resultado de rejeitar a verdade. Ver Romanos 1:21. Neste estado e longe da graça divina, o homem é absolutamente incapaz de fazer ou escolher aquilo que é aceitável a Deus. Veja este texto: "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser.” Romanos 8:7.

Sem a regeneração sobrenatural do Espírito Santo, todos os homens permaneceriam em seu estado caído. Ainda bem que a graça, misericórdia e bondade, através de Cristo, nos livra da penalidade do nosso pecado, reconciliando-nos com Deus e possibilitando a vida eterna com Ele. O que foi perdido no Éden foi recuperado na cruz para aqueles que aceitam a salvação.

A QUEDA: “As novas da queda do homem se espalharam através do Céu. Toda harpa emudeceu. Os anjos arremessaram de suas cabeças as suas coroas com tristeza. Todo o Céu estava em agitação. Um concílio foi convocado para decidir o que se deveria fazer com o par culpado. Os anjos temiam que eles estendessem a mão e comessem da árvore da vida, tornando-se pecadores imortais. Mas Deus disse que expulsaria os transgressores do jardim. Anjos foram imediatamente comissionados para guardar o caminho da árvore da vida. Tinha sido estudado plano de Satanás que Adão e Eva desobedecessem a Deus, recebessem Sua desaprovação e então partilhassem da árvore da vida, a fim de viverem eternamente em pecado e desobediência, ficando destarte o pecado imortalizado. Mas santos anjos foram enviados para expulsá-los do jardim, barrando-lhes o caminho da árvore da vida. Cada um desses poderosos anjos tinha em sua mão direita algo semelhante a uma flamejante espada. Então Satanás triunfou. Havia feito outros sofrerem por sua queda. Ele havia sido posto fora do Céu, e eles fora do Paraíso.” Primeiros Escritos 148, 149.

O RESGATE: “A ansiedade dos anjos parecia ser intensa enquanto Jesus Se comunicava com Seu Pai. Três vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai; e na terceira vez Ele veio de Seu Pai, e podia-se ver a Sua pessoa. Seu semblante estava calmo, livre de toda a perplexidade e inquietação, e resplandecia de benevolência e amabilidade, tais como não podem exprimir as palavras. Fez então saber à hoste angélica que um meio de livramento fora estabelecido para o homem perdido. Dissera-lhes que estivera a pleitear com Seu Pai, e oferecera-Se para dar Sua vida como resgate, e tomar sobre Si a sentença de morte, a fim de que por meio dEle o homem pudesse encontrar perdão; que pelos méritos de Seu sangue, e obediência à lei divina, ele poderia ter o favor de Deus, e ser trazido para o belo jardim e comer do fruto da árvore da vida.” Primeiros Escritos, 149.

DOMINGO (3 de janeiro) TRÊS BÊNÇÃOSEstes são os versos principais para o estudo de hoje: “E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.” Gênesis 1:22

“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gênesis 1:28

A lição de hoje menciona sobre as três bênçãos que Deus conferiu ao ser humano, logo na criação. a) Frutificar, b) Multiplicar e c) Sujeitar(cuidar) a terra. Frutificar e multiplicar envolve um relacionamento entre um homem e uma mulher, conforme Deus estabeleceu. Esta passagem estabelece a família como a fundação da sociedade. Ver Gênesis 1:24 e Mateus 19:5-6. Como uma instituição ordenada por Deus, o casamento é para ser apenas entre um homem e uma mulher. O primeiro mandamento dado por Deus à Adão e Eva referia-se ao potencial de tornarem-se pais, na condição de marido e mulher. O mandamento dado por Deus a Seus filhos, de multiplicarem-se e encherem a terra, continua em vigor. Por mais importante que seja o mandamento de multiplicar-nos e encher a terra, o Senhor deixou claro que devemos demonstrar nossa obediência somente no âmbito do casamento. Há inúmeras razões para essa restrição, mas três das mais significativas são; desestimular a promiscuidade sexual, proporcionar um ambiente familiar estável e saudável para os filhos e para a construção de uma sociedade equilibrada.

Tanto o ser humano como os animais receberam de Deus duas ordens: frutificar e multiplicar, mas somente os humanos receberam a ordem de cuidar da terra e de tudo o que nela existe. A humanidade é especial acima de todas as outras criaturas porque carrega a imagem de Deus e tem a responsabilidade de cuidar e dominar a terra. Toda a criação, em toda a sua vasta gama e beleza maravilhosa, foi concluída em seis dias. Os seis dias literais de 24 horas não têm intervalos de tempo que os separa. Deus anunciou que Sua criação era muito boa. Em Gênesis 2 Deus considera a realização de Sua obra e dá um relato detalhado da criação do homem.

O sétimo dia foi marcado por Deus para o descanso, não porque Deus estava cansado, mas por ter concluído o Seu ato de criar. Isso estabelece um padrão para tirar o sábado para a comunhão com Deus. Observar o sábado é uma marca distintiva do povo escolhido de Deus. Ler Êxodo 20:8-11
Ouvimos há muitos anos advertências sobre a superpopulação e os efeitos devastadores que ela pode provocar. Embora regiões do planeta estejam sofrendo as consequências negativas de uma densidade populacional além do normal, o mundo como um todo está, na verdade, caminhando na direção contrária. As pesquisas mostram que por volta do ano 2040 a população mundial atingirá seu pico e então começará a diminuir. Um assunto mais relevante do que a densidade populacional talvez seja a maneira de usarmos os recursos que Deus nos concedeu para a sobrevivência da população agora e no futuro.

O cuidado do meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitas; mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem. Dentro do contexto da lição de hoje entendemos que os filhos de Deus devem contribuir com o controle da natalidade, devem conter o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. O consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor. Reciclar também é um gesto muito importante que os filhos de Deus podem e devem  fazer em favor do meio ambiente.  Outro aspecto sério é evitar o desperdício de alimentos, pois inúmeras pessoas morrem de fome.

SEGUNDA-FEIRA (4 de janeiro) O TESTE JUNTO A ÁRVOREEste é o texto principal para o estudo de hoje: “E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:15-17.

No jardim do Éden havia muitas árvores com frutos deliciosos que podiam se comidos, e havia apenas o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal que não podia ser comido. Deus tinha sido muito claro; “comam de fruto de todas as outras árvores, mas não desta especial que está no meio do jardim”. Como fomos criados com a liberdade de escolha, Adão e Eva escolheram desobedecer. Deus colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden para dar a Adão e Eva uma escolha: obedecer-lhe ou não. Adão e Eva tinham liberdade para fazer qualquer coisa que quisessem, exceto comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se Deus não tivesse dado a Adão e Eva a escolha, eles seriam essencialmente robôs, simplesmente fazendo o que foram programados para fazer. Deus criou Adão e Eva para serem seres “livres”, capazes de tomar decisões e de escolher entre o bem e o mal. Para que Adão e Eva fossem verdadeiramente “livres”, deveriam ter que fazer uma escolha.

Não havia nada essencialmente venenoso na árvore ou no seu fruto. Foi o ato de desobediência que abriu os olhos de Adão e Eva para o mal. O pecado da desobediência a Deus é que trouxe o pecado e o mal ao mundo e para todos . Comer o fruto, como um ato de desobediência contra Deus, foi o que deu a Adão e Eva o conhecimento do mal. Ver Gênesis 3:6-7. Deus colocou a árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden para dar a Adão e Eva uma escolha. Deus permitiu que Satanás tentasse Adão e Eva para forçá-los a fazer uma escolha. Adão e Eva escolheram, por seu livre arbítrio, desobedecer a Deus e comer do fruto proibido. O resultado: o mal, o pecado, o sofrimento, a enfermidade e a morte têm trazido aflição e dor ao mundo desde então.

O que é livre arbítrio? É a capacidade que Deus deu aos humanos para fazer escolhas que realmente afetam o seu destino, ou para o bem ou para o mal. O estado de pecado no mundo está diretamente associado as escolhas que Adão e Eva fizeram. Deus criou o homem à Sua própria imagem, e isso inclui a capacidade de escolher. É bom lembrar que o livre-arbítrio não significa que a humanidade possa fazer tudo o que lhe agrade. Nossas escolhas são limitadas ao que esteja em sintonia com a nossa natureza. Dois exemplos: um homem pode escolher atravessar ou não uma ponte, o que ele não pode escolher é voar sobre a ponte, pois a sua natureza o impede de voar, até pode voar, mas vai se quebrar todo. De forma semelhante, um homem não pode escolher tornar-se justo, sua natureza pecaminosa o impede de cancelar a sua culpa perante Deus, ver Romanos 3:23, mas o homem pode escolher ir à Cristo e ser purificado por Ele.

É somente através da graça e do poder de Deus que o pecador torna-se verdadeiramente livre no que diz respeito à escolha da salvação. Ver João 15:16. É o Espírito Santo que atua na vontade de uma pessoa a fim de regenerá-la. Ver João 1:12-13 e dar-lhe uma nova natureza criada “segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade". Efésios 4:24. A salvação é obra de Deus. Ao mesmo tempo, nossas motivações, ações e desejos são voluntários e somos devidamente responsabilizados por eles. Portanto, quando somos confrontados com a Palavra de Deus devemos atentar bem para ela, pois “a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”, Provérbios 4:18.

Obedecer é melhor: “A obediência de Cristo aos mandamentos de Seu Pai deve ser a medida de nossa obediência. Os que seguem a Cristo, caso se queiram tornar completos nele, precisam conservar a vontade submissa à vontade de Deus. Foram tomadas abundantes providências para que aqueles que buscarem a Deus de todo o coração O achem um auxílio bem presente em toda angústia. O socorro foi posto em Alguém que é poderoso. Cristo prometeu: Eu serei o vosso auxílio”. A Nossa Alta Vocação, Meditações Matinais de 1962, 105.

“Depois de seu pecado Adão e Eva não mais deviam habitar no Éden. Encarecidamente rogaram para que pudessem permanecer no lar de sua inocência e alegria. Confessaram que haviam perdido todo o direito àquela feliz morada, mas comprometeram-se para no futuro prestar estrita obediência a Deus. Declarou-se-lhes, porém, que sua natureza ficara depravada pelo pecado; haviam diminuído sua força para resistir ao mal, e aberto o caminho para Satanás ganhar mais fácil acesso a eles. Em sua inocência tinham cedido à tentação; e agora, em estado de culpa consciente, teriam menos poder para manter sua integridade. Com humildade e indizível tristeza despediram-se de seu belo lar, e saíram para habitar na terra, onde repousava a maldição do pecado. A atmosfera, que fora tão amena e constante em sua temperatura, estava agora sujeita a assinaladas mudanças, e o Senhor misericordiosamente lhes proveu uma veste de peles, como proteção contra os extremos de calor e frio. Testemunhando eles, no murchar da flor e no cair da folha, os primeiros sinais da decadência, Adão e sua companheira choraram mais profundamente do que os homens hoje fazem pelos seus mortos. A morte das débeis e delicadas flores era na verdade um motivo para tristeza; mas, quando as formosas árvores derrubaram as folhas, esta cena levou-lhe vividamente ao espírito o fato cruel de que a morte é o quinhão de todo o ser vivente. Patriarcas e Profetas, 32

Nossos pais falharam no teste. Obedecer Deus foi mais difícil para eles ou é para você?

TERÇA-FEIRA (5 de janeiro) A QUEDA: PARTE IVeja a tática que usou Satanás ao tentar Eva: “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Gênesis 3:1-6.

Cinismo e dúvida foi a forma de Satanás abrir o diálogo com Eva. Aqui o carácter de Deus foi colocado em causa e, com certeza, Eva ficou extremamente confusa, mas ficou curiosa em desejar saber mais sobre a serpente falante e sobre Deus.

Quais são as formas modernas do diabo enganar as pessoas? 1) Satanás diz que ele mesmo não existe. E, se ele não existe, Deus não existe, a Bíblia não existe e nem a eternidade, e com isso, Jesus não vai voltar e nada do que os cristãos aceitam e praticam é verdadeiro. 2) O Diabo furta a palavra que Deus planta no coração humano. Jesus contou a parábola do semeador que saiu a semear, ver Mateus 13:1-23. A semente que caiu à beira do caminho foi pisada pelos homens e comida pelas aves do céu, ver Luc 8:5, e Jesus, interpretando a parábola, disse que essas aves simbolizam o diabo, que vem e arrebata a palavra do coração para que a pessoa não creia nem seja salva. Lucas 8:12. Aquela mensagem que fere o coração, que revela ao homem sua indignidade e a hediondez do seu pecado, que mostra a necessidade urgente de seu arrependimento e a inevitabilidade do juízo, essa é a mensagem que o homem pisa, pois ela golpeia o seu orgulho e o humilha até o pó. Dessa mensagem o diabo tem medo e faz de tudo para furtá-la do coração do homem. 3) Ele semeia o joio no coração humano. Jesus falou que, enquanto os filhos do reino estavam dormindo, veio o diabo e semeou o joio, filhos do maligno, no meio do trigal de Deus, a igreja. Ver Mt 13:24-30, 36-43. O diabo coloca os seus agentes dentro da igreja. Pessoas com aparência de crentes, com o nome de crentes, usando palavras de crentes, mas na verdade são filhos do maligno. 4) O diabo oprime pessoas com enfermidades e diz que Deus Se esqueceu delas A Bíblia faz referência a algumas pessoas que o diabo oprimiu com enfermidade: é o caso de Jó, da mulher que andou encurvada dezoito anos, ver Luc. 13:10-17, com um espírito de enfermidade, e de outras pessoas com surdez, mudez e loucura. As pessoas que sofrem dessas enfermidades precisam ser libertas do jugo do diabo. 5) O diabo inventa falsas religiões e filosofias. Paulo fala que nos últimos dias muitos obedeceriam a ensinos de demônios. Ver I Tim. 4:1. O diabo é um grande inventor de religiões. É o pai de muitas doutrinas geradas nas filiais do inferno e da mentira, para desviar as pessoas da verdade. É o pai da mentira, que não suporta a verdade. Ele trabalha incansavelmente para criar novas doutrinas, novos credos, novas religiões. Temos de gritar como Isaías: “ à lei e ao testemunho! Se eles não falarem assim jamais verão a alva. ’’Isaías 8:20.

Quando Adão escolheu rebelar-se contra o seu Criador, ele perdeu a sua inocência, incorreu a pena da morte física e espiritual, e sua mente ficou obscurecida pelo pecado, assim como as nossas mentes. O apóstolo Paulo disse dos pagãos: "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado". Romanos 1:28. Deus disse aos Coríntios que "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus". II Coríntios 4:4.

Você é vítima da queda e enganos modernos ou reage a eles? Jesus disse: "Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas". João 12:46. Paulo lembrou aos Efésios: "pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz". Efésios 5:8. O propósito da salvação é "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim". Atos 26:18.

“Quão astuciosamente se havia aproximado Satanás de Eva no Éden! “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gênesis 3:1. Até ali, toda palavra que Satanás falara era verdade, mas sua maneira de dizê-las era um disfarçado desprezo pelas palavras de Deus. Havia em suas palavras de verdade uma cobertura negativa, uma negação, uma dúvida quanto à verdade divina. Buscou instilar na mente dela o pensamento de que Deus não faria como havia dito; de que a recusa de tão belo fruto era uma contradição de Seu amor e compaixão por eles. E agora procura ele incutir em Cristo seus próprios sentimentos. “Se és o Filho de Deus.” Assim buscou imbuir Cristo com suas dúvidas. ... Trataria Deus assim a Seu Filho? Surgirão tentações [entre alguns] para causar desconfiança em Deus e questionar-Lhe o amor. ... Tornam-se traidores, rebeldes contra Deus, e aceitam as tentações daquele a quem escolheram como seu líder. Tornam-se um médium de Satanás, um canal mediante o qual ele comunica a outras mentes as dúvidas e a infidelidade com que os imbuiu.” Carta 3, 1897. Cristo Triunfante, 221

QUARTA-FEIRA (6 de janeiro) A QUEDA: PARTE II – Na lição de ontem estudamos sobre a dúvida que Satanás colocou sobre o carácter de Deus: “É assim que Deus disse?” Gên. 3:1 Hoje vamos ver sobre uma isca maior colocada pelo diabo. “E sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Gênesis 3:5

Satanás tentou ser como Deus no céu e não conseguiu, então, no jardim do Éden, ele tentou incutir essa mesma ideia nos nossos pais. Depois de comerem o fruto proibido acharam que poderiam ser como Deus, mas após comerem perceberam que não se tornaram deuses. Antes, passaram a sentir vergonha um do outro. Ver Gên. 3: 8-10. Que grande engano! Adão e Eva transgrediram o mandamento de Deus; passaram por cima de Sua Palavra santa, estragaram a criação do Soberano, arruinaram a obra de Suas mãos, arruinaram suas vidas e de seus descendentes, por uma ilusória oportunidade de serem deuses!

A Nova Era é um termo usado para descrever um conjunto de práticas, filosofias e crenças fundamentadas no espiritualismo moderno, no humanismo secular e nas religiões místicas, vindas do Oriente. A Nova Era ensina que Deus é uma energia que pode estar em tudo. E, no momento em que você, através da meditação consegue alcançar essa energia, passa a ser o deus de seu próprio destino. Junto à meditação, a yoga usa muito os mantras, que são repetições constantes de sons que ajudam a entrar no estado do nirvana. A famosa atriz Shirley Maclaine, escreveu um livro onde afirma que o mantra que ela usa no seu hatha yoga é: "Eu sou o deus da luz". A yoga hoje está se tornando tão comum, que quase virou moda. Não é uma nova religião, é uma filosofia de vida. Você pode continuar com a sua religião e crendo no deus que quiser. Afinal de contas, se Deus é apenas uma energia superior e não um Deus pessoal e Criador, Ele pode estar em todas as partes do Universo e em forma de qualquer deus. E mais ainda: você pode alcançar esse estado superior ao longo dos anos e da prática da meditação.

Quando Satanás disse :"vossos olhos se abrirão", em palavras simples estava querendo dizer que existia algo de mágico naquela árvore. Que ela teria uma energia especial e poderia ser a porta que conduziria o ser humano a uma esfera superior. "Esta é a chave de vosso desenvolvimento. Vossos olhos se abrirão." Você percebe que o diabo continua com a velha tese: "Não busque a solução de seus problemas em Deus. Busque-os dentro de você mesmo ou da Natureza". E ele está conseguindo seu objetivo. Por incrível que pareça! Se você duvida, entre numa livraria e observe a enorme quantidade de livros esotéricos, de yoga, meditação transcendental, horóscopos e afins. Sente-se diante da TV e perceba a inúmera quantidade de filmes, novelas e programas que tem como tema central a reencarnação, o espiritismo e filosofias orientais e Nova Era. Antigamente um adulto se assustava apenas com o ouvir a palavra magia ou feitiçaria. A geração presente aceita tudo isso como parte de seu cotidiano.

Como evitar cairmos nestas ciladas? Buscando refúgio nos braços de Cristo. Veja este Salmo: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá.).” Salmo 46:1-3

Martinho Lutero, impulsionado por tamanha admiração para com este salmo, escreveu uma de suas canções mais famosas: “Castelo Forte”. Hoje em dia, Lutero é um homem muito admirado e elogiado, contudo, penso que muitos dos que o elogiam não teriam a mesma ousadia que aquele homem teve. Com certeza,não podemos comparar Lutero aos salmistas, pois eles foram muito além do que foi Lutero, mas ele; assim como tantos outros que deram sua vida pela evangelho, também pôde experimentar “a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus", Rom 12:2, em meio aos turbilhões de falsas filosofias e perseguições que sofreu por amor à causa de Cristo.

Grande ilusão de Eva! “Por ouvirem o tentador, nossos primeiros pais perderam seu belo lar edênico. Satanás encontrou Eva disposta a ouvir-lhe as tentações, e leu sua disposição de desconfiar da palavra de Deus. Satanás desejou fazer com que a transgressão lhes parecesse uma verdadeira bênção e mostrar que, ao proibi-los de tomar do fruto da árvore, Deus estava retendo deles um grande bem. Se comerem, seus olhos se abrirão, disse ele, e vocês serão como deuses. Serão como o próprio Deus em conhecimento e poder. Mas que abertura de olhos era aquela! “Como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Gênesis 3:5. Esse conhecimento foi obtido, mas que conhecimento era ele! A maldição do pecado foi o conhecimento que obtiveram. Eva cobiçou aquilo que Deus havia proibido. Revelou desconfiança em Deus e em Sua bondade, e um desejo de ser independente e fazer como julgasse melhor. Eva ofereceu o fruto a Adão e tornou-se a sua tentadora. Ela seria um deus. Seria lei para si mesma. Não reconheceria restrições. Mas aquilo que aparentemente era o menor dos pecados constituiu-a transgressora da lei de Deus.” Cristo Triunfante, 18.

Você está disposto a sofrer por causa de Cristo e de Sua Palavra verdadeira? Onde tem depositado as suas fraquezas e necessidades, em Deus ou em suas capacidades?

QUINTA-FEIRA (7 de janeiro) AS CONSEQUÊNCIAS – Como a queda de Adão e Eva afetou a humanidade? Veja este texto: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram". Romanos 5:12. Os efeitos da queda são numerosos e de grande alcance. O pecado tem afetado todos os aspectos do nosso ser e do mundo. Isso afetou a nossa vida na terra e tem afetado o destino eterno das pessoas. Um dos efeitos imediatos da queda foi a separação entre a humanidade e Deus. No Jardim do Éden, Adão e Eva tinham perfeita comunhão com Deus. Quando se rebelaram, essa comunhão foi quebrada. Adão e Eva se tornaram conscientes do seu pecado e ficaram envergonhados. Tentaram se esconder. Ver Gênesis 3:8-10

E o homem se tem escondido de Deus, desde então. Somente através de Cristo essa comunhão pode ser restaurada, porque nele nos tornamos justos e sem pecado aos olhos de Deus, assim como Adão e Eva eram antes de pecar. Veja este texto: "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus". II Coríntios 5:21.

Como consequência da queda, a morte tornou-se uma realidade, e toda a criação está sujeita a ela. Todos os homens, animais e toda a vida vegetal morrem. "Toda a criação geme", Romanos 8:22, esperando o momento em que Cristo voltará para libertá-la dos efeitos da morte. Por causa do pecado, a morte é uma realidade terrível, e ninguém está imune. Veja este texto: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6:23. E pior ainda, não só morremos, mas; se morrermos sem Cristo, experimentaremos a morte eterna e separação de Deus.

Um outro efeito da queda é que as pessoas perderam de vista a finalidade para a qual foram criadas. O principal objetivo porque fomos criados é glorificar a Deus e desfrutar da Sua companhia para sempre. Ver Romanos 11:36, I Coríntios 6:20, I Coríntios 10:31 e Salmo 86:9. Portanto, o amor a Deus é a essência de toda moralidade e bondade. O oposto é a escolha de si mesmo como o ser supremo. O egoísmo é a essência da queda e o que segue são todos os outros crimes contra Deus.

A pior consequência do pecado é voltar-nos à nós mesmos, o que é confirmado na forma como vivemos nossas vidas. Chamamos a atenção para nós mesmos e para nossas boas qualidades e realizações. Minimizamos os nossos defeitos. Buscamos favores especiais e oportunidades na vida, querendo uma vantagem extra que ninguém mais tem. Exibimos vigilância por nossos desejos e necessidades enquanto ignoramos os dos outros. Em suma, nós nos colocamos no trono de nossas vidas, usurpando o papel de Deus.

O que fazer? Quando Adão escolheu rebelar-se contra o seu Criador, ele perdeu a sua inocência, incorreu a pena da morte física e espiritual, e sua mente foi obscurecida pelo pecado, assim como as mentes de seus sucessores. O apóstolo Paulo disse dos pagãos: "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado.” Romanos 1:28. Ele disse aos Coríntios que "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:4. Jesus disse: "Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46. Paulo lembrou aos Efésios: "pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” Efésios 5:8. O propósito da salvação é "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim.” Atos 26:18.

As consequências: “Com humildade e indizível tristeza despediram-se de seu belo lar, e saíram para habitar na terra, onde repousava a maldição do pecado. A atmosfera, que fora tão amena e constante em sua temperatura, estava agora sujeita a assinaladas mudanças, e o Senhor misericordiosamente lhes proveu uma veste de peles, como proteção contra os extremos de calor e frio.Testemunhando eles, no murchar da flor e no cair da folha, os primeiros sinais da decadência, Adão e sua companheira choraram mais profundamente do que os homens hoje fazem pelos seus mortos. A morte das débeis e delicadas flores era na verdade um motivo para tristeza; mas, quando as formosas árvores derrubaram as folhas, esta cena levou-lhe vividamente ao espírito o fato cruel de que a morte é o quinhão de todo o ser vivente.” Patriarcas e Profetas, 32

SEXTA-FEIRA (8 de janeiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 2: CRISE NO ÉDEN - Se formos discutir problemas do mundo teríamos muitas coisas para falar sobre; crise, fome, corrupção, violência, guerras, etc... Mas o maior de todos os problemas do mundo se resume em um só: “o pecado”. Muitas soluções são discutidas sobre os problemas do mundo, mas para o pecado a solução é: “o perdão oferecido por Cristo na cruz”.

Os filhos de Deus são convidados para andar na luz de Cristo: “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” I João 1:5-8. Andamos na luz quando obedecemos a Deus. Isso nos faz ter comunhão com Deus e com os homens. Sem luz não sabemos nada e nem enxergamos nada, e somos enganados pela mentira, mas diante da luz há certeza e verdade.

O filho de Deus deve confessar os seus pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. I João 1:9. O mundo sempre quer arranjar uma desculpa ou um motivo para o pecado, como Adão que colocou a culpa em Eva e esta colocou a culpa na serpente. Deus é amoroso e quer perdoar, mas é preciso reconhecer o erro. Aquela mulher samaritana, no poço de Jacó, confessou o seu pecado e recebeu o perdão. Ver João 4. Para confessar os pecados é preciso ter humildade para se arrepender sinceramente. Dar o nome ao pecado, dizer o que fez e sempre, todos os dias, fazer um exame pessoal e confessar seus erros ao Senhor Jesus, que ouve e perdoa!

Precisamos tomar posse do perdão: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” I João 2:1,2. Jesus nos dá a certeza do perdão, porque Ele veio pessoalmente nos perdoar e está intercedendo por nós. A prova disso é que o Espírito Santo nos convence do pecado. Ver João 16:8-11. Pedro foi avisado de que negaria ao Senhor Jesus, mas não foi humilde para reconhecer que é fraco e pedir ajuda. Ele foi arrogante, mas, depois quando se arrependeu verdadeiramente, Jesus o perdoou. Deus nos avisa de que somos pecadores e nos perdoa se confessarmos e nos arrependermos.

“O jardim do Éden permaneceu na terra muito tempo depois que o homem fora expulso de seus agradáveis caminhos. Gênesis 4:16. Foi permitido à raça decaída por muito tempo contemplar o lar da inocência, estando a sua entrada vedada apenas pelos anjos vigilantes. À porta do Paraíso, guardada pelos querubins, revelava-se a glória divina. Para ali iam Adão e seus filhos a fim de adorarem a Deus. Ali renovaram seus votos de obediência àquela lei cuja transgressão os havia banido do Éden. Quando a onda de iniqüidade se propagou pelo mundo, e a impiedade dos homens determinou sua destruição por meio de um dilúvio de água, a mão que plantara o Éden o retirou da Terra. Mas, na restauração final de todas as coisas, quando houver “um novo céu e uma nova Terra” (Apocalipse 21:1), será restabelecido, mais gloriosamente adornado do que no princípio. Então os que guardaram os mandamentos de Deus respirarão um vigor imortal, por sob a árvore da vida (Apocalipse 2:7; 22:14); e, através de infindáveis séculos, os habitantes dos mundos que não pecaram contemplarão no jardim de delícias um modelo da obra perfeita da criação de Deus, sem qualquer sinal da maldição do pecado — modelo do que teria sido a Terra inteira se tão-somente houvesse o homem cumprido o plano glorioso do Criador.” Patriarcas e Profetas, 32.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário