terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O Falecimento de Ellen White

O Falecimento de Ellen White
Porque sei em quem tenho crido e estou certo de que Ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia. 2 Timóteo 1:12

Vimos no início do ano que José Bates, Tiago White e Ellen White foram os fundadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Bates faleceu em 1872 e Tiago, em 1881, mas Ellen continuou a guiar a Igreja Adventista até 1915. Embora ela nunca tenha ocupado uma posição administrativa oficial na denominação, detinha imensa autoridade carismática. Seus escritos e conselhos transmitiam significado espe­cial tanto para pessoas específicas quanto para o adventismo como um todo.


Em 16 de julho de 1915, "a velhinha de cabelos brancos, que sempre falava de Jesus com tanto amor" (usando as palavras de seus vizinhos não adventistas) morreu aos 87 anos de idade. As últimas palavras que seus familiares e amigos ouvi­ram foram: "Eu sei em quem tenho crido" (LS, p. 449). O filho Willie afirmou que seu falecimento "foi como o apagar de uma vela, bem silencioso".

Ela pode ter morrido em silêncio, mas sua vida longa foi de constantes atividades e realizações. Extraordinariamente ativa durante a velhice, compareceu à Assembleia da Associação Geral pela última vez em 1909, na cidade de Washington. Depois das reuniões, visitou sua cidade natal, Portland, Maine, onde iniciara seu ministério profético cerca de 65 anos antes. Foi sua última viagem para o leste dos Estados Unidos. Embora com idade avançada, pregou 72 vezes em 27 lugares durante a jornada de cinco meses.

Ao voltar para o sul da Califórnia, dedicou seus últimos anos à escrita de livros como Atos dos Apóstolos (1911), Obreiros Evangélicos (1915), Life Sketches of Ellen G. White [Esboços da Vida de Ellen G. White] (1915), a última versão de O Grande Conflito (1911) e Profetas e Reis (publicado em 1917, após sua morte).

Na manhã de 13 de fevereiro de 1915, Ellen White tropeçou e caiu em sua casa, em Elmshaven. Um exame de raio X revelou uma fratura no quadril esquerdo. Ela passou os últimos cinco meses de vida na cama e em uma cadeira de rodas. Em 24 de julho, foi enterrada ao lado do marido no cemitério de Oak Hill em Battle Creek, Michigan. Lado a lado, eles aguardam a ressurreição na segunda vinda - ensino pelo qual ambos deram a vida.

Minha esperança é encontrá-los no dia em que todos saudarmos a Jesus, em Seu glorioso retorno. George Knight - CPB

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário