segunda-feira, 31 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2015) O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (4º trimestre 2015) O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS

VERSO ÁUREO: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Jeremias 1:5

INTRODUÇÃO (sábado 26 de setembro) – O nome do profeta Jeremias significa: “Deus exalta”. Jeremias foi um dos mais destacados profetas de Deus e o seu ministério foi um dos mais longos e importantes. A introdução do livro de Jeremias menciona que ele era filho de Hilquias e que a Palavra do Senhor lhe foi dirigida desde os dias de Josias, rei de Judá, até a deportação dos judeus de Jerusalém à Babilônia. Ver Jeremias 1:1-3. Jeremias profetizou no período dos reis Josias, Joacaz, Jeoaquim, Joaquim e Zedequias. 

Como vimos, o Senhor Deus chamou Jeremias ao cargo de profeta nos dias de Josias que foi por volta do ano 647 a.C., o 13°ano do reinado de Josias. Como é óbvio, Jeremias profetizou no reino do sul, pois o reino do norte, nesta ocasião já tinha sido dominado pelos Assírios.

sábado, 22 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (3º trimestre 2015) TEM O MUNDO INTEIRO DE OUVIR?

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (3º trimestre 2015) TEM O MUNDO INTEIRO DE OUVIR?

VERSO ÁUREO: “Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.” Romanos 16:25-27.

INTRODUÇÃO: (sábado 19 de setembro) – Esta é a última lição deste trimestre e aborda a questão da salvação que é destinada à todas as pessoas de todas as nações.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (3º trimestre 2015) PAULO: MISSÃO E MENSAGEM

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (3º trimestre 2015) PAULO: MISSÃO E MENSAGEM

VERSO ÁUREO: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14

SÁBADO (12 de setembro) INTRODUÇÃO – Durante esta semana estudaremos a missão e mensagem que Paulo pregou e desenvolveu. Na verdade vamos dar sequência ao estudo da lição da semana passada. Um grande apóstolo, em seu conteúdo missiológico, necessita de mais espaço para ter os seus temas bem explicados.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

ARMAGEDOM: A ÚLTIMA GUERRA

ARMAGEDOM: A ÚLTIMA GUERRA

"Armagedom! A simples menção desta palavra provoca todo tipo de temor e especulação. O que acontecerá durante a batalha do Armagedom? A Terceira Guerra Mundial, talvez?

Armagedom, seja o que for, parece que não estamos preparados para ele. Mesmo assim, vivemos obcecados para saber tudo sobre a última crise da Terra. Somente tal curiosidade pode explicar o sucesso de vendas do livro intitulado: A Agonia do Planeta Terra. Vamos examinar o plano do Armagedom proposto pelo autor Hal Lindsey. Ele vê uma dramática sequência de eventos envolvendo conspiração, trapaças e guerras entre as potências mundiais.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Esboço de Sermão: O Homem que Deus não Pode Salvar

O Homem que Deus não Pode Salvar

O título de nosso assunto é: O Homem que Deus Não Pode Salvar. Parece estranho esse pensamento! Não é Deus Onipotente? Não é Ele Todo-Poderoso? Não diz a Bíblia que para Ele tudo é possível? Como poderia Ele não salvar a alguém?

Há três teorias sobre o assunto:

Os calvinistas afirmam que Deus pode salvar a todos, mas destinou muitos para a salvação e muitos para a perdição, independente de qualquer poder ou influência.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Esboço de Sermão: Quando as Nossas Orações São Atendidas

Quando as Nossas Orações São Atendidas

A Bíblia nos recomenda a oração como a forma de nos apoderarmos do poder infinito de Deus. Jesus promete-nos: “O que vocês pedirem em meu nome, eu o farei”. João 14:14.
“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6,7

domingo, 16 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre 2015) PAULO: ANTECEDENTES E CHAMADO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre 2015) PAULO: ANTECEDENTES E CHAMADO

VERSO ÁUREO: “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.” Atos 9:15 e 16

INTRODUÇÃO: (sábado 5 de setembro) Para além de Pedro e Filipe, Paulo foi mesmo o apóstolo que exerceu um papel muito sólido na implantação do evangelho aos idólatras gentios. Deus o classificou como: “um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.”

Gentios eram os outros filhos de Deus que não eram descendente da Judéia. Era o povo de Deus que não era judeu. Essa designação foi usada nos evangelhos porque os apóstolos eram judeus e mesmo pertencendo a nova religião; o “Cristianismo” eles usavam o termo “gentio” para designar todos os outros povos e religiões pagãs e idólatras que existiam, para além dos judeus e do Cristianismo que estava surgindo como uma nova religião.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre 2015) FILIPE COMO MISSIONÁRIO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (3º trimestre 2015) FILIPE COMO MISSIONÁRIO

VERSO ÁUREO: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8

INTRODUÇÃO (sábado 29 de agosto) – Nesta semana estudaremos sobre o missionário Filipe. Filipe também foi evangelista, pai, anfitrião e diácono. Filipe foi um missionário cristão do 1º século e também um dos setenta discípulos. Ele é citado diversas vezes no livro de Atos, mas ele não deve ser confundido com Filipe, o apóstolo. Filipe foi um dos sete diáconos, cheios de Espírito Santo e de sabedoria, escolhidos para servirem à mesa entre as viúvas cristãs em Jerusalém. Ver Atos 6:1-6.

ESBOÇO DE SERMÃO: A Glória de Deus

ESBOÇO DE SERMÃO: A Glória de Deus

Introdução
Preocupado com o futuro de sua missão em conduzir o povo de Israel para a Terra Prometida, Moisés pediu a Deus que lhe mostrasse Sua glória.

Essa foi, certamente, uma das mais emocionantes experiências de toda a Bíblia.

Disse-Lhe o Senhor: “Quando passar a Minha glória, Eu Te porei numa fenda da penha e com a mão Te cobrirei, até que Eu tenha passado” (v. 22).

terça-feira, 4 de agosto de 2015

ESBOÇO DE SERMÃO: A Maior Prioridade

A Maior Prioridade

Introdução
1. O texto contém a receita de Deus para livrar a humanidade da ansiedade doentia que gera conflito, angústia e desespero.

A mensagem explica que, apesar de necessitarmos de coisas materiais, Deus deve estar em primeiro lugar.

I. Deus provê o necessário para o sustento
Essa verdade é ilustrada por Cristo com três figuras da natureza:

1. As aves do céu – v. 26.
a) As aves dormem e acordam cantando. Não vivem preocupadas.

b) Deus providenciou leis naturais para elas – Jó 38:41.