segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Meditação: SEJA HUMILDE

SEJA HUMILDE


Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração, é evidente que não ficará impune. Prov. 16:5

A expressão que o autor de Provérbios usa hoje para referir-se ao arrogante de coração é muito dura: Abominável.  Esta palavra, em hebraico To ebah significa nojento, detestável, perigoso, sinistro.

Quando você vê uma pessoa orgulhosa é tudo isso.  Além de desagradável é perigosa e sinistra.  Pense em Hitler, por exemplo.  Sentia-se Deus, mandou matar milhares de pessoas no seu louco desejo de estabelecer uma raça superior.  Pense em Frederik Nietze que desafiou ao próprio Deus.  Os que conviviam com ele não suportavam o seu temperamento.
Já se passaram muitos anos da morte de ambos.  Qual foi o fim da história que escreveram?  O primeiro desapareceu misteriosamente.  Há quem diga que morreu enlouquecido e destruído pela sífilis.  O segundo passou seu último dia agarrado à estátua de um cavalo, afirmando, “Sou Deus, Sou Deus”.  “É evidente que não ficará impune” diz o provérbio de hoje, falando do fim triste que espera todo arrogante de coração.
A arrogância é o caminho direto a infelicidade. O arrogante perde a noção de quem ele é.  Em seu delírio de parecer grande, não percebe a imagem ridícula e grotesca que projeta.  Esquece que quem quiser ser um homem grande, tem que ser pequeno um dia, para poder crescer.  
No conceito próprio, ele nasce grande, é grande, e muito maior, que qualquer outro simples mortal. Ironicamente as pessoas não o vêem assim, não o tratam como ele gostaria de ser tratado, por mais que ele exige, reclama e se tem poder, até  obriga.
Essa percepção de “não aceitação” mina dolorosamente seu mundo interior.  Na câmara secreta de sua alma vagueia de um lado para outro obcecado pela posição e abrumado pelo vazio.  O resultado quase sempre é loucura, prepotência, autoritarismo, radicalismo que ele, pretende chamar de liderança.
Existe remédio para o coração orgulhoso?  Sim, existe remédio para todas as doenças da alma: Jesus.  Um dia, o Mestre recebeu o orgulhoso Pedro, homem rude, áspero e cheio de complexos, sempre querendo chamar a atenção.  “todos estes te negarão, mas eu nunca”, disse com soberba prometendo ser fiel a Jesus.  Falhou.  Você conhece a história.  Falhou feio, mas o amor de Jesus o transformou e o fez um homem humilde, capaz de oferecer a sua vida pelo Mestre.
Busque hoje a Jesus, deixe-se moldar por Ele porque “abominável é ao Senhor todo arrogante de coração, é evidente que não ficará impune”. Autor; Alejandro Bullón
Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário