segunda-feira, 25 de abril de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (2º trimestre 2016) PEDRO E A PEDRA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (2º trimestre 2016) PEDRO E A PEDRA

VERSO ÁUREO: “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?” Mateus 16:15

INTRODUÇÃO (Sábado 14 de maio) – A lição desta semana menciona a relação entre Cristo e Pedro. Há um grande debate sobre se a rocha sobre a qual Cristo edificaria Sua igreja é Pedro ou a confissão de Pedro fala que Cristo é a Rocha, conforme este verso: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:16. A construção gramatical permite as duas possibilidades. Jesus estava usando um jogo de palavras, e uma paráfrase dessa frase seria: "Pedro, você é chamado de “pedra pequena” e sobre esta Rocha, que sou Eu, edificarei a Minha igreja."
Deus usou Pedro grandemente na fundação da igreja. Foi Pedro quem primeiro proclamou o evangelho no dia de Pentecostes, ver Atos 2:14-47, Pedro também estava presente quando os samaritanos receberam pela primeira vez o Espírito Santo, ver Atos 8:14-17, e ele foi o primeiro a levar o evangelho aos gentios, ver Atos 10:1-48. Mas Jesus referiu-se a Ele mesmo como sendo a Rocha em que a igreja cristã foi fundada.

A Igreja Católica Apostólica Romana afirma que Pedro é a pedra à qual Jesus se refere e então usa essa interpretação como evidência de que ela é a única igreja verdadeira e que todas as outras surgiram dela. As Escrituras nunca descrevem Pedro tendo autoridade sobre os outros apóstolos ou sendo o principal líder da igreja primitiva. Pedro não foi o primeiro papa. A Igreja Católica Romana despreza os ensinamentos de Pedro ou de qualquer outro apóstolo, excepto em poucos pontos como os atos de amor.

Cito alguns exemplos que a igreja Católica crê, defende e pratica o contrário do que a Bíblia ensina: Pedro e os santos apóstolos sempre guardaram o sábado como dia de repouso e santo, a igreja Católica Romana mudou do sábado para o domingo. Pedro nunca aceitou veneração e adoração a si, e o líder Católico aceita adoração. Os apóstolos defenderam a intercessão única de Cristo, já a igreja Católica Romana ensina a intercessão de santos e sacerdotes. Os santos apóstolos tinham uma visão clara do estado do homem de inconsciência na morte, já a igreja Romana ensina diferente, etc… Percebeu como Pedro não foi o primeiro papa?

Portanto, as palavras de Jesus em Mateus 16:18 são mais bem interpretadas como um simples jogo de palavras. Jesus teria dito assim: "Pedro, você é chamado de “pedra pequena, mas de sua boca virá uma verdade que será a fundação da igreja." O Novo Testamento deixa claro que Cristo é a fundação da igreja. Ver Atos 4:11,12 e I Coríntios 3:11. De certa forma, todos os apóstolos tiveram um papel fundamental na construção da igreja, ver Efésios 2:20, mas a posição de primazia é reservada somente ao Cristo. Jesus é chamado de Pedra principal. Ver I Pedro 2:6, 7; Efésios 2:20, Lucas 20:17 e Atos 4:11. Se Cristo é a pedra angular, como poderia ser Pedro a rocha sobre a qual a igreja é construída?

O apóstolo Pedro foi decisivo na implantação da Cristianismo. Devido o seu temperamento decidido, sofreu muitas perseguições por parte dos seus inimigos; Sinédrio, judeus e romanos. Pedro conhecia, por experiência, o que era negar, escarnecer e jogar contra o reino de Deus e, depois da sua conversão, ele conseguiu administrar as perseguições no meio do grande conflito até a sua morte. Ele pode dizer sobre o grande conflito em seus escritos, e somos beneficiados com a inspiração bíblica! 

Dentre os inúmeros personagens do Novo Testamento, Pedro é um dos que mais se destaca por sua humanidade. Seus erros e acertos chamam atenção, sendo tema de muitas lições para nós. Antes de Pedro tornar-se no apóstolo cheio do Espírito Santo, ele revelou sua fraqueza e chegou ao ponto extremo de negar Jesus. Sua queda foi vergonhosa, suas lágrimas foram amargas, mas sua restauração foi completa!

Deus realizou, através de Pedro, alguns atos sobrenaturais: A cura do homem coxo, ver  Atos 3:6 e 7, a morte de Ananias e Safira, ver Atos 5:5 e 10, alguns doentes foram curados com a sombra de Pedro, ver Atos 5:15 e 16, a  ressurreição de Dorcas, ver Atos 9:36,37 e 40 e Enéias curado da paralisia, ver Lucas 9:33 e 34. A grande transformação na vida de Pedro espelha a conversão experimentada por todo aquele que conhece o poder de Deus em sua vida. A história de vida de Pedro nos mostra que é possível mudar. A Rocha, que é Cristo, operou a transformação em Pedro.

DOMINGO (15 de maio) TU ÉS O CRISTO – A lição de hoje menciona a resposta de Pedro à pergunta de Cristo. Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:15 e 16.

Entendendo o contexto: Jesus não é Filho de Deus no sentido como concebemos um pai e um filho. Deus não se casou e teve um filho. Jesus é Filho de Deus no sentido que Ele é Deus manifestado em forma humana, ver João 1:1,14. Jesus é Filho de Deus porque Ele foi concebido pelo Santo Espírito. Lucas 1:35 declara: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” No tempo em que a bíblia foi escrita, a expressão “filho do homem” era usada para descrever um ser humano. O filho do homem é um homem.

Pedro entendeu perfeitamente a Divindade de Cristo, Durante Seu julgamento perante os líderes judeus, o Sumo Sacerdote ordenou a Jesus: “Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus." Mateus 26:63. Jesus respondeu: “Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu." Mateus 26:64. Os líderes judeus responderam acusando Jesus de blasfêmia. Ver Mateus 26:65-66.

Perante Pôncio Pilatos: “Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus”. João 19:7. Por que o fato de se afirmar como “Filho de Deus” seria considerado blasfêmia e digno de uma sentença de morte? Os líderes judeus entenderam exatamente o que Jesus quis dizer com a expressão “Filho de Deus”. Ser “Filho de Deus” é ser da mesma natureza de Deus. O “Filho de Deus” é “de Deus”. A afirmação em ser da mesma natureza de Deus, e de fato “ser Deus”. Pedro reconheceu a Divindade de Cristo!

Pedro tornou-se em grande testemunha e foi um grande pregador do evangelho do Cristo Deus. Veja este texto: “Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galiléia, depois do batismo que João pregou; Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.” Atos 10:37-39.

Quem é Cristo para você? Muitas pessoas reconhecem Jesus Cristo como um bom homem, grande mestre, ou mesmo como um profeta de Deus. Essas coisas são definitivamente verdadeiras sobre Jesus, mas elas não definem quem Ele realmente é. A Bíblia nos diz que Jesus é Deus em carne, Deus tornou-se um ser humano. Leia João 1:1,14. Deus veio à terra para nos ensinar, curar, corrigir, restaurar, perdoar e morrer por nós! Jesus Cristo é Deus, o Criador, o Senhor supremo. Você já aceitou este Jesus?

A Bíblia nos diz que todos pecamos, todos cometemos atos maus. Ver Romanos 3:10-18. Como resultado do nosso pecado, nós merecemos a ira e o julgamento de Deus, por isso necessitamos de um salvador. Muitas pessoas vêem o Cristianismo como ir à igreja, realizar rituais, não cometer certos pecados. Isso não é Cristianismo. O verdadeiro Cristianismo é uma relação pessoal com Jesus Cristo. Ninguém é salvo pela fé dos outros. Ninguém é perdoado por realizar certas obras. A única forma de ser salvo é pessoalmente aceitar Jesus como seu Salvador, confiando na Sua morte como pagamento pelos seus pecados, e na Sua ressurreição como a sua garantia de vida eterna. Ver João 3:16. Jesus é o seu Salvador?

“Desde o princípio Pedro crera que Jesus era o Messias. Muitos outros que foram convencidos pela pregação de João Batista, e aceitaram a Cristo, começaram a duvidar da missão de João quando ele foi preso e morto; e agora duvidavam de que Jesus era o Messias, a quem há tanto tinham aguardado. Muitos dos discípulos que haviam esperado ardentemente que Jesus tomasse Seu lugar no trono de Davi, deixaram-nO ao perceber que Ele não tinha essa intenção. Mas Pedro e seus companheiros não se desviaram de sua fidelidade. A vacilante atitude dos que ontem louvavam e hoje condenavam, não destruiu a fé dos verdadeiros seguidores do Salvador. Pedro declarou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Mateus 16:16. Não esperou que honras reais coroassem seu Senhor, mas aceitou-O em Sua humilhação. Pedro exprimia a fé dos doze. Todavia, os discípulos estavam ainda longe de compreender a missão de Cristo. A oposição e calúnias dos sacerdotes e escribas, se bem que os não pudessem desviar de Cristo, ocasionavam-lhes não obstante grande perplexidade. Não viam claramente seu caminho. A influência da primeira educação, o ensino dos rabis, o poder da tradição, ainda lhes interceptavam a visão da verdade. De tempos em tempos, brilhavam sobre eles preciosos raios de luz emanados do Salvador, todavia estavam muitas vezes como quem tateia em meio de trevas. Nesse dia, porém, antes de se verem frente a frente com a grande prova de sua fé, o Espírito Santo repousou sobre eles com poder. Por algum tempo, desviaram-se-lhes os olhos das “coisas que se vêem” para a contemplação das “que se não vêem”. 2 Coríntios 4:18. Sob a aparência humana, distinguiram a glória do Filho de Deus. Jesus respondeu a Pedro, dizendo: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas Meu Pai que está no Céu”. Mateus 16:17. Desejado De Todas as Nações, 289 e 290

SEGUNDA-FEIRA (16 de maio) SOBRE ESTA PEDRA – Este é o verso para o estudo de hoje: “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo. Mateus 16:17-20

A Igreja Católica Romana afirma que Pedro é a pedra à qual Jesus se refere e então usa essa interpretação como evidência de que ela é a única igreja verdadeira e que todas as outras surgiram dela. Jesus estava usando um jogo de palavras, e uma paráfrase dessa frase seria: "Pedro, você é chamado de “pedra pequena” e sobre esta Rocha, que sou Eu, edificarei a minha igreja."

A Igreja Católica Romana despreza os ensinamentos de Pedro ou de qualquer outro apóstolo. Cito alguns exemplos que a igreja Católica crê, defende e pratica o contrário do que a Bíblia ensina: Pedro e os santos apóstolos sempre guardaram o sábado, como dia de repouso e santo, a igreja Católica Romana mudou do sábado para o domingo. Pedro nunca aceitou veneração e adoração a si, e o líder Católico aceita adoração. Os apóstolos defenderam a intercessão única de Cristo, já a igreja Católica Romana ensina a intercessão de santos e sacerdotes. Os santos apóstolos tinham uma visão clara do estado do homem de inconsciência na morte, já a igreja Romana ensina diferente, etc.

Jesus é Pedra Angular, ver Efésios 2:20.  Jesus é a pedra angular do edifício da Sua Igreja. Ele junta os judeus e gentios, homens e mulheres e todos os santos de todas as épocas e lugares em uma estrutura construída sobre a fé nEle, a qual é partilhada por todos.

Jesus é a Rocha Rocha, ver I Coríntios 10:4. Assim como a água que dá vida fluiu da rocha que Moisés bateu no deserto, Jesus é a Rocha da qual fluem as águas vivas da vida eterna. Ele é a Rocha sobre a qual construímos nossas casas espirituais, de modo que nenhuma tempestade possa sacudi-las.

Jesus é o verdadeiro Deus, ver I João 5:20 - Esta é uma afirmação direta de que Jesus, sendo o verdadeiro Deus, não é apenas divino, mas é o Divino. Já que a Bíblia ensina que há somente um Deus, isso só pode estar descrevendo a Sua natureza como parte do Deus triúno. Devemos edificar o nosso carácter e casa espiritual sobre as doutrinas puras da Bíblia, ensinadas e defendidas por Jesus.

Para os crentes em Jesus, Cristo é o firme fundamento da nossa fé. Somos nós que caímos sobre a Rocha e nos despedaçamos. A submissão a Cristo e a fé nele são representadas na descrição de que Cristo é a Rocha. Cair sobre a Rocha e despedaçar-se, é renunciar a nossa própria justiça e ir a Cristo com a humildade de uma criança, arrependidos de nossas transgressões e crendo em Seu amor perdoador. É pela fé e a obediência a Deus que fundamentamos a nossa vida espiritual.

Veja estes textos inspirados: “As mensagens que Deus deu mediante Seu servo João devem ser agora proclamadas com destaque especial. Esta é nossa obra; reviver as sagradas verdades que nos chamaram do mundo e nos transformaram em crentes em Jesus. Não devemos transigir de nenhum aspecto da fé, mas conservar nossa confiança firme até o fim. Não devemos dar qualquer lugar à doutrinas que não estejam em harmonia com a verdade para este tempo." Carta 270, 1903. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular.”  Efésios 2:20. Olhando para o Alto, 413

“Se é que já provastes que o Senhor é benigno: e, chegando-vos para Ele — pedra viva, reprovada, na verdade pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós, também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que crerdes, é preciosa, mas para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram essa foi a principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na Palavra, sendo desobedientes”. 1 Pedro 2:3-8. Desejado de Todas as Nações, 420

“Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”.1 Coríntios 3:11. Sobre esta pedra”, disse Jesus, “edificarei a Minha igreja”.Mateus 16:18. Na presença de Deus e de todos os entes celestiais, em presença do invisível exército do inferno, Cristo fundou a Sua igreja sobre a Rocha viva. A Rocha é Ele próprio — Seu próprio corpo, quebrantado e ferido por nós.[291]Contra a igreja edificada sobre este fundamento, não prevalecerão as portas do inferno."  O Desejado de Todas as Nações , 291

TERÇA-FEIRA (17 de maio) PEDRO COMO SATANÁSEste é o texto para hoje: “Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso. Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.” Mateus 16:21-23.

Pedro, mesmo sem querer, estava tentando conduzir Jesus para não cumprir a missão de salvar a humanidade. Pedro tinha acabado de fazer uma grande confissão sobre Jesus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus o elogiou, dizendo: "Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” Mateus 16:18. Logo depois, Jesus falou sobre Sua própria morte e Pedro O repreendeu. A resposta de Jesus foi áspera: "Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens" Mateus 16:23.

Ficamos assustados com essa colocação de Jesus por que somos acostumados a entender Satanás como o demônio e um monstro que afasta o cristão de Deus. Alguns interpretam esta passagem para sugerir que Pedro ficou endemoninhado, e que Jesus olhou para ele e viu Satanás. Mas, não há base para essa hipótese. O melhor argumento vem da palavra Satanás, que significa adversário. Esta palavra é usada muitas vezes para identificar o próprio diabo. Ele é o principal adversário de Deus e do povo do Senhor e, neste caso, Pedro tornou-se em um adversário de Cristo! Em algum momento seria possível nós fazermos a mesma coisa que Pedro? Jesus poderia olhar para nós e dizer: Arreda, Satanás?

Quando os crentes duvidam da salvação de Cristo estão dando lado a Satanás. Uma das astúcias mais eficazes que Satanás faz com os cristãos é tentar convencer de que nossos pecados não são realmente perdoados, apesar da promessa da Palavra de Deus: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9.

Os demônios odeiam quando as pessoas são libertas do seu controle, por isso tenta plantar sementes de dúvida em nossas mentes sobre a realidade da nossa salvação. Deus nos amou, perdoou e escolheu para estarmos em Cristo antes da fundação do mundo, ver Efésios 1:4-6, não por causa de algo que fizemos, mas “a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória" Efésios 1:12.

A graça é um dom de Deus, ver Efésios 2:8 e quando pecamos, o Espírito nos convencerá do pecado de tal forma que uma tristeza piedosa resultará, ver II Coríntios 7:10-11. Deus não condenará as nossas almas como se não mais houvesse esperança, “pois não há mais nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1. A graça de Deus é tão grande que pode purificar o pecador do seu pecado para que possa se tornar em um filho de Deus e a graça  é tão grande que, mesmo quando tropeçamos, ainda podemos ser perdoados. Ver I João 2:1. Amém?

Pedro duvidou do amor de Deus em salvar a humanidade. Até que ponto a nossa falta de fé e comprometimento com a causa de Cristo nos leva a sermos semelhantes a Pedro? Veja estes textos: “Satanás se aproximará de vós, dizendo: Sois pecadores. Não deixeis, porém, que ele vos encha a mente com a idéia, de que, por serdes pecador, Deus vos rejeitou. Dizei-lhe: Sim, sou pecador, e por esta razão preciso de um Salvador. Preciso de perdão e remissão, e Cristo diz que, se eu for a Ele, não perecerei. Em Sua carta para mim, leio: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça.” 1 João 1:9. Hei-de crer na palavra que Ele me deixou. Obedecerei aos Seus mandamentos. Quando Satanás vos disser que estais perdidos, respondei: Sim; mas Jesus veio buscar e salvar o que se havia perdido. Quanto maior meu pecado, tanto maior minha necessidade de um Salvador.” Nos Lugares Celestiais, 116

“Quando Satanás se chega a vós para vos dizer que sois grande pecador, erguei os olhos ao vosso Redentor, e falai de Seus méritos. O que vos ajudará é olhar para Sua luz. Reconhecei vossos pecados, mas dizei ao inimigo que “Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores” (1 Timóteo 1:15), e que por Seu inefável amor podereis ser salvos.” Caminho a Cristo, 35

A lição de hoje mostra-nos também que devemos fazer uma entrega total e sem reservas a Cristo. Veja este texto: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:24-27

QUARTA-FEIRA (18 de maio) UM PEQUENO ENCORAJAMENTO VINDO DO CÉU – A lição de hoje fala sobre a transfiguração de Jesus. Quando Jesus veio à terra Ele adotou uma forma humana. Fisicamente, Jesus Se parecia como qualquer outro homem. Ele teve fome, sede, cansaço, etc. Sua divindade foi vista apenas indiretamente, em Suas ações e Suas palavras. Mas, em ocasião, a glória divina interior de Jesus resplandeceu e se tornou visível. A história é contada em Mateus 17:1-9. A lição de hoje menciona o episódio da transfiguração.

Eis o texto de hoje: “Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, e transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. E Pedro, tomando a palavra, disse a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias. E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isto, caíram sobre os seus rostos, e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai-vos, e não tenhais medo. E, erguendo eles os olhos, ninguém viram senão unicamente a Jesus. E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos.” Mateus 17:1-9

Como foi possível Moisés e Elias aparecerem na transfiguração? Foi possível porque Elias foi trasladado vivo ao céu, sem provar a morte: “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.” II Reis 2:9-12.

Moisés foi previamente ressuscitado dos mortos e levado para o céu, como menciona a declaração bíblica no livro de Judas: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” Judas 9

Moisés e Elias foram até o Monte da Transfiguração a fim de fortalecer Jesus para enfrentar os dias difíceis que teria pela frente; dias de prisão, julgamento e morte. Moisés e Elias foram ter com Jesus representando o futuro reino de Deus a ser implantado pela morte de Cristo. Elias, representando os que serão transladados sem ver a morte. E Moisés representando os que após a morte, serão ressuscitados por Deus para vida eterna, aquando da segunda volta de Cristo. Qualquer tentativa de justificar a teoria espírita da reencarnação, com base no relato da transfiguração, está em direta oposição ao claro ensinamento bíblico de que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez vindo depois disso o juízo.” Hebreus 9:27

Os discípulos ficaram perturbados com a transfiguração de Cristo, e Ele os encorajou dizendo: “Levantai-vos, e não tenhais medo.” Os discípulos queriam a glória e não a cruz, queriam a exaltação e não e a rejeição, queriam o poder e não o sofrimento. Jesus mostra que não há glória sem sofrimento! Esse foi um milagre na história da humanidade e jamais pode ser interpretado como algo normal e cotidiano. A transfiguração foi  um raro momento em que Jesus fortaleceu a fé dos discípulos através daquela transformação. Jesus permitiu que esses homens vissem a Sua glória; como que respondendo a pergunta que estava na mente deles; será que vale a pena seguir esse Homem? A resposta foi um milagre, a transfiguração de Jesus, e  eles viram a glória de Jesus e entenderam que compensava seguir Cristo.

Nós também temos a responsabilidade de resplandecermos diante das pessoas. Veja este texto: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em Glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” II Coríntios 3:18. Temos que permitir que nossas vidas sejam transformadas pela glória de Cristo. Deus quer que partilhemos de Sua natureza divina, ver II Pedro 1:4, e que Cristo habite em nós, ver Colossenses 1:26-28; Gálatas 4:19 e Efésios 2:19-22. Paulo escreveu: "Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:19-20.

Mas como podemos realizar esta transformação? Depois que Moisés esteve na presença de Deus, sua face mostrou-se tão brilhante que ele teve que cobrí-la com véu para que as pessoas pudessem olhar para ele. Paulo usa isto como uma ilustração de nossa transfiguração por Cristo, Ver II  Coríntios 3. Temos que olhar para Cristo e deixar Sua imagem nos transformar. Esta mudança ocorre através do conhecimento de Cristo. Ver II Pedro 1:2-8; Colossenses 1:26-28. Em nosso estudo das Escrituras, temos que olhar para Cristo e começar a agir, falar e pensar como Ele fazia.

Veja este texto: “A fé dos discípulos ficou grandemente fortalecida na transfiguração, quando lhes foi permitido contemplar a glória de Cristo e ouvir a voz do Céu testificando do seu caráter divino. Deus desejou dar aos seguidores de Jesus forte prova de que Ele era o prometido Messias, a fim de que em seu amargo desapontamento e tristeza quando da crucifixão, não perdessem por completo sua confiança. Por ocasião da transfiguração o Senhor enviou Moisés e Elias para falarem com Jesus sobre Seus sofrimentos e morte. Em vez de escolher anjos para falar com Seu Filho, Deus escolheu os que tinham por si mesmos experimentado as provações da Terra.” Primeiros Escritos, 162

QUINTA-FEIRA (19 de maio) JESUS E O IMPOSTO DO TEMPLOEste é o texto para hoje: E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.” Mateus 17:24-27.

A questão toda estava na dúvida sobre pagamento do didracma que era um imposto cobrado das pessoas que utilizavam os serviços do templo, mas algumas pessoas estavam isentas como os sacerdotes, rabinos e muitos outros que tinham funções e serviços. Sabemos que o Templo de Jerusalém tornou-se no centro de todos os poderes; político, religioso, econômico e social. Ali estava localizado o Tesouro Nacional por ser o lugar mais seguro, inclusive com presença de soldados romanos, era uma espécie de Banco Central. Na pergunta dos cobradores de Imposto eles querem saber se Jesus, chamado de Mestre, gozava do privilégio da isenção do imposto.

Estudiosos da Bíblia interpretam esta passagem em que aparece a pergunta de Jesus a Pedro: “De quem os Reis da terra recebem impostos, dos Filhos ou dos estrangeiros?” Mateus 17,25, como Jesus mostrando a liberdade que possuía, como "homem Deus", em relação ao poder constituído, o Filho está submisso somente ao Pai e a ninguém mais, e sendo Filho de Deus, não precisava pagar nenhum tipo de imposto ou tributo. Jesus aqui mostrou que era o Messias especialmente  quando operou o milagre de tirar a moeda da boca do peixe.

 Mas, como  eles não entenderam nada, e para evitar problemas, Jesus pagou o imposto. Jesus abriu uma nova perspectiva, através do seu gesto, pagando o imposto, entretanto diz que no futuro serão diferentes, pois os povos estarão livres da exploração e da opressão militar, quando na eternidade estaremos livres dos governos humanos e corruptos.

Você acha que é lícito pagar impostos para governos corruptos? Paulo ampliou o conceito do papel do governo no plano de Deus. Eis o texto: "Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores: porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade, resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor quando se faz o bem, e, sim, quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela; visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo também pagais tributos: porque são ministros de Deus, atendendo constantemente a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra". Romanos 13:1-7.

Quais são as responsabilidades do crente para com o governo estabelecido? O cristão deve orar pelos governantes e não os criticar. Ver I Timóteo 2:1-2 e Judas vs 8-10. O cristão deve pagar os impostos devidos ao estado, e não dar o seu jeitinho. Ver Mateus 22:21 e Romanos 13:6-7. Deus espera que o cristão aja com honestidade e integridade em todas as áreas da vida. O cristão deve obedecer o governo e suas leis. Ver I Pedro 2:13 e Romanos 13:1-2, 5. Deus espera que o cristão respeite e se submeta à autoridade de todas as formas. Veja este texto: “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra.” Tito 3:1. O cristão não está autorizado a tomar atitudes revolucionárias, pois não há na Bíblia nenhuma passagem que especifique uma forma particular de governo e o cristão deve submeter a qualquer tipo de governo que tem o poder. Em resumo, os cristãos obedecem à lei e honram o governo. Ver Romanos 13:7 e I Pedro 2:17.

“Ao passo que o povo de um país é obrigado a pagar imposto para manutenção de seu rei, os filhos do próprio rei ficam livres. Assim de Israel, o professo povo de Deus, era exigido que mantivesse Seu serviço; mas Jesus, o Filho de Deus, não estava sob tal obrigação. Se os sacerdotes e levitas estavam isentos, em virtude de sua ligação com o templo, quanto mais Aquele para quem o templo era a casa de Seu Pai! Se Jesus houvesse pago o tributo sem protestar, teria, virtualmente, reconhecido a justiça da reclamação, tendo assim negado Sua divindade. Mas ao passo que viu ser bom satisfazer à exigência, negou o direito sobre que esta se pretendia basear. Provendo o necessário para pagamento do tributo, deu Ele o testemunho de Seu caráter divino. Foi demonstrado que Ele era um com Deus e, portanto, não Se achava sob tributo, como um simples súdito do reino. “Vai ao mar”, disse Ele a Pedro, “lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por Mim e por ti”. Mateus 17:27. Conquanto houvesse revestido Sua divindade com a humanidade, revelou, nesse milagre, a Sua glória. Era evidente ser Este Aquele que, por meio de Davi, declara: “Porque Meu é todo animal da selva, e as alimárias sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e Minhas são todas as feras do campo. Se Eu tivesse fome, não to diria, pois Meu é o mundo e a sua plenitude”. Salmos 50:10-12. O Desejado de Todas as Nações, 305

Temos sido apaziguadores de situações como Jesus o foi, neste episódio, ou temos suscitado discussões e contendas com a nossa maneira de ser e falar?

SEXTA-FEIRA (20 de maio) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 8 (2º trimestre 2016) PEDRO E A PEDRASobre a transfiguração de Jesus: “Tomou Jesus consigo a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o Seu rosto resplandecia como o Sol, e as Suas vestes tornaram-se brancas como a luz. Mateus 17:1, 2….Os discípulos, despertando, contemplam a inundação de glória que ilumina o monte. Com temor e espanto, fitam a radiosa figura do Mestre. ... Ao Seu lado acham-se dois seres celestiais, entretidos em íntima conversa com Ele. São Moisés, que falara com Deus sobre o Sinai; e Elias, a quem foi concedido o alto privilégio ... de não passar sob o poder da morte. ... Sobre o monte, foi representado em miniatura o futuro reino da glória — Cristo, o Rei, Moisés como representante dos santos ressuscitados, e Elias dos trasladados.” O Desejado de Todas as Nações, 419-422

“No monte da transfiguração Moisés estava presente com Elias, que fora trasladado. Foram enviados como portadores de luz e glória da parte do Pai a Seu Filho. E assim a oração de Moisés, proferida havia tantos séculos antes, finalmente se cumpriu. Estava ele na “boa montanha” (Deuteronômio 3:25), dentro da herança de seu povo, dando testemunho dAquele em quem se centralizavam todas as promessas de Israel. Tal é a última cena revelada aos olhos mortais na história daquele homem tão altamente honrado pelo Céu.” Patriarcas e Profetas, 478, 479.

O próprio Pedro reconheceu ser Jesus a pedra referida no estudo desta semana, ao escrever muitos anos depois: “Se é que já provastes que o Senhor é benigno. E, chegando-vos para Ele pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa. Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores re provaram essa foi a principal de esquina” I Pedro 2:3-4, 6-7).

Que medidas temos tomado para que Cristo, a Pedra Viva guie a nossa vida? “Da rocha ferida em Horebe fluiu pela primeira vez a torrente viva que refrigerou Israel no deserto….Era Cristo, pelo poder de Sua palavra, que fazia com que a torrente refrigerante vertesse para Israel. “Beberam todos duma mesma bebida espiritual, porque bebiam da Pedra espiritual que os seguia; e a Pedra era Cristo”. 1 Coríntios 10:4. Ele era a fonte de todas as bênçãos temporais bem como espirituais. Cristo, a verdadeira Rocha, estava com eles em todas as suas peregrinações. “E não tinham sede, quando os levava pelos desertos; fez-lhes correr água da rocha; fendendo Ele as rochas, as águas manavam delas”. Isaías 48:21. “Brotaram águas, que correram pelos lugares secos como um rio”. Salmos 105:41. A rocha ferida era uma figura de Cristo, e por meio deste símbolo são-nos ensinadas as mais preciosas verdades espirituais. Assim como as águas vivificadoras brotavam da rocha ferida, assim de Cristo, “ferido de Deus”, “ferido pelas nossas transgressões”, “quebrantado pelas nossas iniqüidades” (Isaías 53:4, 5), a torrente de salvação flui para uma raça perdida. Assim como a rocha foi ferida uma vez, semelhantemente Cristo deveria ser oferecido “uma vez para tirar os pecados de muitos”. Hebreus 9:28. Nosso Salvador não deveria ser sacrificado segunda vez; e é tão-somente necessário àqueles que buscam as bênçãos de Sua graça pedi-las em nome de Jesus, derramando o desejo de seu coração em uma prece feita no espírito de arrependimento. Tal oração levará perante o Senhor dos exércitos os ferimentos de Jesus, e então de novo fluirá o sangue doador de vida, simbolizado pelo fluir da água viva para Israel.” Patriarcas e Profetas, 229

Luís Carlos Fonseca

2 comentários: