segunda-feira, 2 de maio de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (2º trimestre de 2016) ÍDOLOS DA ALMA (E OUTRAS LIÇÕES DADAS POR JESUS)

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (2º trimestre de 2016) ÍDOLOS DA ALMA (E OUTRAS LIÇÕES DADAS POR JESUS)

VERSO ÁUREO: “Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?” Mateus 18:1

INTRODUÇÃO (sábado 21 de maio) - Alguns acreditam que o reino de Deus e reino dos céus estejam se referindo a coisas diferentes, mas essas frases estão se referindo à mesma coisa. A frase "o reino de Deus" ocorre 68 vezes em 10 diferentes livros do Novo Testamento, enquanto o "reino dos céus" ocorre apenas 32 vezes, e só no Evangelho de Mateus. Por exemplo, falando com o jovem rico, em Mateus 19, Cristo usa os termos "reino dos céus" e "reino de Deus" alternadamente.

No mundo que vivemos as pessoas querem ser o primeiro, o maior e o vitorioso. Todo mundo quer receber o diploma de honra, a medalha de ouro, o troféu e os muitos parabéns. Ensinamos os nossos filhos desde pequenos: se você for médico, professor ou qualquer profissão que escolher tem que ser o melhor. Os discípulos não eram diferentes de nós, pois eram humanos. Mas eles tinham um problema maior, não entendiam que o reino dos céus era espiritual e eterno, eles achavam que era um reino passageiro. Por isso eles chegaram e perguntaram: "Quem será o maior no reino dos céus?" Então o Senhor Jesus, tomou uma criança, colocou-a diante dos discípulos e disse: "Se alguém quiser ser o maior no reino do céu terá que aprender a ser como esta criança." A lição desta semana dá ênfase aos ídolos que podemos colocar no trono do nosso coração.

Quais são alguns ídolos modernos? Todas as formas de idolatria moderna têm uma coisa em seu núcleo: o “EU”. A maioria das pessoas já não se curva a ídolos e imagens. Em vez disso, adoram no altar do “deus de si mesmos”, e este tipo de idolatria moderna assume várias formas: adoram no altar do materialismo, que alimenta a necessidade de construir nossos egos através da aquisição de “mais” coisas. O décimo mandamento diz para não nos tornarmos vítimas de cobiça: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.” Êxodo 20:17.

 Adoram no altar do próprio orgulho e ego. Isso muitas vezes toma a forma de obsessão com carreiras e empregos. Milhões de homens e mulheres empregam de 60 a 80 horas por semana no trabalho, não por necessidade, mas sim para satisfação do “ego”. Muitos idolatram a humanidade e, por extensão, a eles mesmos, através do naturalismo e do poder da ciência. Isso lhes dá a ilusão de que são senhores do seu mundo e constroem a sua auto-estima a proporções divinas. É aquele típico vegetariano que é vegetariano ou vegam, nem tanto porque é a melhor dieta aconselhada por Deus, mas para exibir o seu corpo e “endeusar” o seu estilo de vida adotado, e ficam falando para todo mundo. Hoje muitas pessoas espíritas também adotam um estilo de vida equilibrado unicamente para exibir o seu corpo. Neste contexto, alguns rejeitam a Palavra de Deus e Sua descrição de como Ele criou os céus e a terra, e aceitam o absurdo da evolução e naturalismo! Percebeu?

Qualquer forma de idolatria vem do diabo e não de Deus. Toda essa idolatria de si mesmo tem em sua essência as três paixões encontradas em I João 2:16: "porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo." Se quisermos fugir da idolatria moderna, temos que admitir duas coisas; decidir fugir da idolatria e depender de Cristo, buscando diariamente o Seu auxílio.  Precisamos mesmo é de Cristo. A mentira de que o amor de si mesmo trará satisfação é o mesmo que Satanás vem dizendo desde quando no princípio mentiu a Adão e Eva. Infelizmente, ainda alguns caem nessa armadilha. Várias igrejas cristãs estão propagando, na pregação do evangelho, a riqueza e prosperidade que são construídas sobre o ídolo da auto-estima. Mas nunca encontraremos a felicidade se mantivermos o foco em nós mesmos.

Veja como dependemos de Deus: “A obra de santificação começa no coração, e é-nos possível chegar a tal relação com Deus, que Jesus possa pôr sobre nós Seu divino molde. Precisamos esvaziar-nos de nós mesmos, a fim de dar lugar a Jesus; mas quantos têm o coração tão cheio de ídolos que não têm espaço para o Redentor do mundo! O mundo conserva o coração dos homens em cativeiro. Eles centralizam os pensamentos e afeições em seus negócios, posições, família. Apegam-se a suas opiniões e maneiras de ser, e acariciam-nos como ídolos da alma; mas não podemos consentir em submeter-nos ao serviço do próprio eu, apegando-nos a nossa própria vontade e idéias, e excluindo a verdade de Deus.” E Recebereis Poder, 350 -  The Review and Herald, 23 de Fevereiro de 1892.

DOMINGO (22 de maio) A GRANDEZA DA HUMILDADE - O que Jesus quis dizer aos discípulos quando disse: "Se alguém quiser ser o maior no reino do céu terá que aprender a ser como esta criança?” Ouvimos muitas vezes que ser como criança significa ser puro, inocente e sincero. Mas, você acha que pureza, sinceridade e inocência são qualidades apenas das crianças? Os adultos também podem ser puros, sinceros e inocentes. Pensemos um pouco no que Jesus estava querendo dizer: Nesta vida não há ninguém mais indefeso que uma criança recém-nascida e até a primeira infância, ela precisa da mãe para tudo. Não pode sobreviver sem a ajuda da mãe, não pode se alimentar nem aprender a andar sem a ajuda da mãe ou do pai. Se um adulto for deixado no deserto com alguns suprimentos, vai sobreviver, mas deixe uma criança no deserto para ver o que acontece. Aqui Jesus quis ensinar dependência dele, pois as crianças são dependentes dos adultos!

Qual é a maneira de ser o primeiro no reino de Deus? Aprendendo a ser dependente e  sentindo a necessidade de um poder maior. Essa é a única maneira de ser o primeiro no reino dos céus; depender do poder de Jesus na nossa vida! Há muitos crentes que querem encontrar a paz interior com as suas próprias forças. Você tenta encontrar a saída para os seus problemas apenas com recursos humanos? Mas o Senhor Jesus diz: "Quer ser vitorioso? Tem que se tornar indefeso, ser humilde e depender de Mim. Tem que entender que sem Mim, você não é ninguém e você não pode, mas Eu posso, e Sou a única pessoa no mundo que pode fazer algo por você.”. Veja este texto: “Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4,5

Outro ponto importante a ser analisado no texto de hoje  é que a Palavra de Deus deve exercer o primeiro lugar na vida do crente. Ao longo de toda a Bíblia encontramos muitos personagens que não deixaram Deus atuar em sua vida. Eles queriam ser os primeiros por seus próprios meios e méritos. Eles tinham seus próprios planos de vida. Não queriam ajustar a sua vida ao plano divino. Tinham seus próprios sonhos, sua própria maneira de ser cristãos, de ser religiosos, sua própria maneira de alcançar a salvação. Na vida deles não havia lugar para Deus, mas queriam ser os primeiros no reino de céus. Você conhece alguém assim?

Maria Madalena caiu várias vezes. Ela prometia e nunca cumpria! Ela ao fundo do poço e lá, quando achou que estava perdida, acabada, sem forças e que não havia mais esperança de salvação, ela clamou em sua impotência e o Senhor Jesus a alcançou, transformou-a e a fez uma mulher totalmente diferente! Pedro também é outro exemplo de alguém que sempre quis ser o primeiro. "Todos poderão abandonar-Te, eu nunca Te abandonarei!" Mas, foi o primeiro traidor. Com medo de uma humilde empregada, escondeu-se e falou impropérios, palavrões para que não fosse identificado como discípulo de Jesus. Você conhece alguém assim?

Quando você deixar de depositar sua confiança apenas na igreja, ou na sua boa conduta, ou nas pessoas que você levou para Jesus, e passar a depositar sua confiança de salvação em Jesus, então você verá o que Ele é capaz de fazer!

Veja este texto:“A graça da humildade deve ser cultivada por todo aquele que toma o nome de Cristo; pois a exaltação própria não pode encontrar lugar na obra de Deus. Os que quiserem cooperar com o Senhor dos Exércitos devem crucificar diariamente o próprio eu, deixando para trás as ambições mundanas. Devem ser longânimos e bondosos, cheios de misericórdia e benignidade com os que os rodeiam. ...A verdadeira humildade é demonstração de que contemplamos a Deus, e de que estamos em união com Jesus Cristo. A não ser que sejamos mansos e humildes, não podemos pretender possuir qualquer genuína concepção do caráter de Deus. Os homens podem pensar que estão servindo fielmente a Deus; seus talentos, saber, eloquência ou zelo podem deslumbrar os olhos, deleitar a fantasia e suscitar a admiração dos que não podem ver sob a superfície; mas a menos que essas qualidades sejam humildemente consagradas a Deus, ... eles são considerados pelo Senhor como servos inúteis. Longamente tem Deus esperado que Seus seguidores manifestem verdadeira humildade, para que lhes comunique ricas bênçãos.” The Review and Herald, 11 de Maio de 1897. PARA CONHECÊ-LO , 118

SEGUNDA-FEIRA (23 de maio) A GRANDEZA DO PERDÃO – A lição de hoje, em seu primeiro momento, fala sobre o perdão e mostra a maneira como devemos tratar um irmão que erra e, consequentemente, como devemos ser tratados quando erramos. Veja este texto: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” Mateus 18:15-17.

No segundo momento vemos a resposta que Jesus deu a Pedro à sua pergunta sobre  conceder o perdão ao próximo. Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe espondeu: "Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.” Mateus 18:21,22

No terceiro momento Jesus apresentou a parábola do credor incompassivo que teve a sua grande dívida perdoada por seu senhor, mas não concedeu o perdão de uma pequena dívida do seu conservo. Ver a história em Mateus 18: 23-35.

Quem apenas consegue conceder o perdão ao próximo? São aqueles que são verdadeiramente perdoados por Jesus e acreditam que foram perdoados. Um dos truques mais eficazes que Satanás usa contra os cristãos é nos convencer de que nossos pecados não são realmente perdoados, apesar da promessa da Palavra de Deus. Se já realmente recebemos a Jesus como Salvador, através da fé  e do batismo, e ainda temos essa dúvida desconfortável de, se existe ou não o verdadeiro perdão podemos estar sob ataque demoníaco. O diabo odeia quando as pessoas são libertas do seu controle, por isso tenta plantar as sementes da dúvida em nossa mente sobre a realidade da nossa salvação. Veja estas promessas: "E como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões.” Salmo 103:12

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." I João 1:9

A confiança de que Deus dirige nossa vida e o perdão que concedemos ao próximo, transformam o mal em bem e, ao mesmo tempo, nos habilita para cumprirmos o plano que Deus tem para nossa vida.
O perdão humano é um tanto diferente do perdão divino. O homem, geralmente concede um perdão deficiente. Deus quando perdoa, também esquece. Isso é visto no seguinte verso: “Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos seus pecados e das suas prevaricações não me lembrarei mais.” Heb 8:12. 

Deus tem memória fraca quando se trata dos nosso pecados. Ele perdoa e esquece. Eu gosto de usar essa comparação quando se trata de Deus perdoar pecados. O ser humano é que tem uma boa memória. Geralmente não esquece os insultos que os outros fazem. Durante a segunda guerra mundial quando os soldados ou civis viam algum inimigo cometer uma atrocidade, diziam uns aos outros. “marca esse homem para o futuro.” olhavam-no bem, de maneira que se sobrevivessem, pudessem mais tarde vingar-se.

O homem sem Deus é capaz de guardar mágoas ou raiva dos seus semelhantes por uma vida toda. Uma pessoa, certa vez, me procurou pedindo para eu orar por ela, pois não consegui perdoar uma outra pessoa. perguntei-lhe há quanto tempo já havia acontecido a ofensa. Ela disse-me que era há 45 atrás, e que o ofensor já havia falecido.

A parábola do credor incompassivo é muito clara. O homem devia para o rei 10 mil talentos. O servo tinha um crédito com o seu colega de apenas 100 denários. A proporção da dívida era de menos de 1%.

Quem representa o rei? Representa o nosso Deus que é rico em perdoar, quando confessamos os nossos pecados. Ele está sempre disposto para limpar o nosso passado e conceder-nos um presente confortável e livre dos nossos pecados e culpas.

Quem representa o servo perdoado? Representa o homem e a mulher. Recebemos o perdão de Deus. Mas....Quando os outros necessitam do nosso perdão, geralmente ficamos para dar a resposta depois. Dizemos: “Vou pensar no assunto. Afinal o que você me fez não foi tão simples assim. Você precisa pagar pelo que fez.”

Quem representa o 2º servo? Representa aquele que ficou sem o perdão. Coitado! E, geralmente quando a pessoa não é perdoada torna-se vítima de críticas e falatórios. O coitado além de não receber o perdão, é massacrado com palavras que ferem.

No livro O Sermão do Monte na pág 166 encontramos: “Jesus ensina que só podemos receber o perdão de Deus na medida em que perdoamos os outros. É o amor de Deus que nos atrai a Ele, e esse amor não nos pode tocar o coração sem gerar amor por nossos irmãos.” Este texto do Espírito de profecia faz-me lembrar, outra vez, a oração do Pai Nosso. “Perdoa os nossos pecados, assim com perdoamos aos nossos devedores.” Perdoar não é algo fácil ou cómodo. Perdoar compreende um alto nível de maturidade espiritual, e a renúncia de todos os sentimentos baixos e vis, que criam barreiras para não perdoar.

Com o estudo de hoje você pode estar pensando nas pessoas que o ofenderam em algum momento da sua vida. Mas eu o convido a pensar naquelas pessoas a quem você ofendeu. Pai, mãe, irmãos, filhos irmãos da sua igreja, etc... Além disso lanço um desafio a você: “Vai até essa pessoa e peça perdão.” Pode ser uma tarefa muito difícil, e para alguns, a tarefa mais difícil da vida; mas se fizer isso, voltará a paz e a harmonia na sua vida. Em Tiago 5:16 temos um mandamento que deve ser seguido: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: A oração feita por um justo pode muito nos seus efeitos.” 

TERÇA-FEIRA (24 de maio) ÍDOLOS DA ALMAA ordem de Deus é clara: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” I Coríntios 10:14

O ser humano facilmente constrói deuses para si. Quando o Deus Criador é deixado de lado, logo aparecem os ídolos de fabricação humana. A verdadeira adoração nasce da nossa resposta ao amor de Deus e deve marcar todas as áreas da nossa vida. A adoração verdadeira vem em resposta ao reconhecimento de Deus como Criador e Redentor da nossa vida. A falta de comunhão com Deus leva o homem a afastar-se dele e a construir ídolos para a alma. São as críticas, os mexericos, a ira, o orgulho, o egoísmo, a inveja, a intemperança, etc... Estes são os deuses da alma. Depois destes deuses, vem os deuses materiais como; o excesso de trabalho, o amor aos objetos; como carro, casa, etc... Depois vem a dedicação mórbida e doentia às pessoas, como ao marido, filhos, netos, namorada, etc.... E para acomodar à alma todos estes ídolos, algumas pessoas adotam uma religião que tenha santos de barro, pedra, madeira e metais, mas outras continuam com sua religião que condena ídolos materiais, mas vivem na prática de ídolos invisíveis. Aí tudo fica acomodado de acordo com as preferências da pessoa, e Deus, que merece toda adoração, é deixado de lado.

O ídolo do ateísmo. É curioso que aqueles que pertencem a religiões que não adotam ídolos, quando deixam de manter uma comunhão com Deus, passam, de início, a cometer pecados secretos. A prática de pecados secretos é uma demonstração inconsciente de ateísmo. Eu explico: Se a bíblia diz que “os olhos do Senhor estão em todos os lugares para vigiarem os bons e os maus”, e assim mesmo praticam pecados ocultos, estão passando a mensagem inconsciente de que Deus não existe

A apostasia leva a pessoa a adotar ídolos para a alma. Quais são os passos que levam à apostasia?
a) O crente, por sua falta de comunhão e consequente falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da Palavra de Deus. Ver Marcos 1.15; Lucas 8.13; João 5.44,47; 8.46.
b) Quando as realidades do mundo chegam a ser maiores do que as do reino de Deus, o crente deixa paulatinamente de aproximar-se de Deus através de Cristo. Ver Hebreus 4.16; 7.19,25; 11.6.
c) Por causa da aparência enganosa do pecado, a pessoa se torna cada vez mais tolerante para com o pecado na sua própria vida. Ver I Coríntios 6.9,10; Efésios 5.5; Hebreus 3.13. Já não ama a retidão nem odeia a iniquidade.
d) Por causa da dureza do seu coração, ver Hebreus 3: 8, 13 e da sua rejeição dos caminhos de Deus V. 10, não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo. Ver Efésios 4.30; I Tessalonicenses 5.19-22 e Hebreus 3.7-11.
e) O Espírito Santo se entristece. Ver Efésios 4.30; Hebreus 3.7,8. Seu fogo Se extingue. Ver  I Tessalonicenses 5.19 e Seu templo é profanado I Coríntios 3.16. Finalmente, Ele afasta-se daqueles que antes eram crentes. Ver Juízes 16.20; Salmo 51.11; Romanos 8.13; I Coríntios 3.16,17; Hebreus 3.14. Logo praticam a idolatria, muitas vezes, a "egolatria".

A lição de hoje traz a história do jovem rico que idolatrava as suas riquezas. Ver Mateus 19:16-30. Cada pessoa tem necessidades que lhe são peculiares; alguns têm problema de saúde; outros têm necessidade de alimentos; outros, que aparentemente demonstram não ter problemas, as vezes são os que tem maiores dificuldades, pois lhes falta a alegria, a paz e a segurança. Qualquer pessoa que olhasse para o jovem rico, diria que não tinha dificuldade ou problemas em sua vida. O jovem queria a salvação mas sem ter compromisso com Deus. “ Mas ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico” v.23. O Jovem procurou Jesus a fim de resolver seu problema espiritual, mas quando Jesus lhe disse o que precisava fazer, ficou muito triste, e saiu pesaroso. Ele queria resolver seu problema sem pagar o preço.

Não podemos nos enganar: Não existe salvação sem compromisso com Deus e Sua palavra. E a maioria das pessoas é como o jovem rico, não querem ter compromisso com Deus. No caso do príncipe, sua riqueza se tornou um obstáculo à sua salvação, mas hoje, além desse ídolo, existem outros, tais como: vida mundana, alcoolismo, fumo, drogas, prostituição, fornicação, ódio, desobediência à Palavra de Deus, etc. Não sei qual é o seu problema, mas se você deseja a vida eterna, precisa abandonar todos os ídolos que estejam lhe impedindo de ter um compromisso com Deus. Jesus disse que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar no reino de Deus os que tem ídolos como prioridade em seu coração. V.24 e 25.

Para que você tenha a vida eterna, precisa ser muito mais do que religioso, pois a salvação depende de você dar prioridade a Deus em sua vida, e Cristo em nós expulsa todos os ídolos da alma: “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória.” Colossenses 1:27

QUARTA-FEIRA (25 de maio) O QUE É QUE GANHAMOS COM ISSO? Este é o texto principal para hoje: “Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?” Mateus 19:27. O ser humano tende a fazer as coisas só quando recebe algo em troca. O aluno estuda para receber a nota, o trabalhador realiza a sua tarefa para receber o salário, o filho obedece para receber um favor, etc…

A pergunta de Pedro vem do contexto da resposta que Jesus deu ao jovem rico. A resposta que Cristo deu ao jovem preocupou os discípulos, pois Cristo lhe colocou em uma condição em que ele teria que abrir mão de todos os bens que até então possuía, resumindo; o jovem se retirou triste e se foi. Ao ver aquela cena os discípulos se agitaram e Pedro, talvez o mais “corajoso” deles, tomou a iniciativa de questionar o Mestre fazendo-lhe a seguinte pergunta: “Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?” Pedro naquele momento estava perguntando aquilo que já estava em seus pensamentos e também dos demais discípulos, como era ofuscada a eles a visão das coisas eternas e a possibilidade deles em enxergar adiante, estavam esperando em Cristo apenas para aqueles momentos.

Jesus então lhe respondeu que: “todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.” Mateus 19:29. É necessário entender que no reino de Cristo precisamos perder para ganhar. Jesus disse: “Qualquer que procurar salvar a sua vida perdê-la-á, e qualquer que a perder, salvá-la-á.” Lucas 17:33. Pode ser que você, com tantos anos de crente, ainda esteja a  perguntar: “Vale mesmo à pena servir a Jesus?”

O que ganhamos para seguirmos Jesus? Para quem vive numa sociedade capitalista, justificar um investimento é a coisa mais comum do mundo. Aqueles que trabalham na área comercial sabem que ressaltar os benefícios de bens e serviços é primordial em qualquer proposta de negócios. Embora o evangelho não necessite de justificativas para existir, muitos cristãos ainda tentam defender a sua causa por meio do anúncio de suas "vantagens".

A matemática de Deus é maravilhosa! Ele dá 100 vezes mais. É sempre bom lembrar que aquilo que Jesus disse foi que receberíamos cem vezes tanto em bênçãos dos Céus nesse novo reino, mas seguir Cristo não é tudo um mar de rosas, pois tudo isso também viria acompanhado de perseguições. Veja Marcos 10:29,30. Mas, cuidado com a tal teologia da prosperidade que ensina um “toma-lá-dá-cá”. Nesse falso ensino, os líderes prometem grandes bênçãos para quem oferece muito dinheiro à igreja. Coitados dos mais pobres!

Deus já nos deu garantias de que nossa obra tem recompensa. Ver II Cor. 15:7. Os galardões foram garantidos pelo próprio Jesus. Ver Luc. 6:23. Ainda Paulo nos dá uma ideia da verdadeira motivação dos galardões quando diz: "...não corro como quem corre sem alvo." I Cor. 9:26. Isto é; a nossa maior recompensa está no futuro. As recompensas que recebemos nesta vida, como casamento, boas amizades, trabalho, casa, filhos, saúde, longevidade e alegria são apenas lampejos do porvir. 

As coisas boas desta vida são como uma brisa de esperança que sopra da cidade celestial, a Nova Jerusalém. São como uma luz no fim do túnel para lembrar-nos que estamos no caminho certo. Veja estes textos: “Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” Filipenses 3:20

 “Servir a Deus não é coisa vã. Há uma inestimável recompensa para aqueles que devotam a existência a Seu serviço.”  Testimonies for the Church, vol 4, 107

“Todo sacrifício, feito em Seu serviço, será recompensado segundo “as abundantes riquezas da Sua graça”. Efésios 2:7. O Desejado de Todas as Nações, 249

“Nosso galardão por trabalhar com Cristo neste mundo, consiste na maior capacidade e mais amplo privilégio de colaborar com Ele no mundo por vir.” Parábolas de Jesus, 361

“A alegria de ver pessoas redimidas, eternamente salvas, eis a recompensa de todos os que assentam os pés nas pegadas dAquele que disse: “Segue-Me.” O Desejado de Todas as Nações, 366

QUINTA-FEIRA (26 de maio) NÓS SOMOS CAPAZES – A lição de hoje menciona a pretensão humana da mãe de Tiago e João de ocuparem cargos importantes no suposto reino terreste que, pensavam, Cristo iria fundar.

O título da lição de hoje dá entender que o ser humano tem virtudes ou bondade inerentes nele mesmo, pelo menos a mãe de Tiago e João achava isso dos seus filhos. A Programação Neurolinguística (PNL), que é apoiada pelas falsas filosofias da Nova Era, traz, em sua essência, a ideia de que a pessoa tem dentro de si a força necessária para mudar o seu curso de vida e alcançar o sucesso. É bem verdade que temos características e atributos que, se bem potencializados, nos farão pessoas de sucesso, mas a PNL afirma que tais características são inerentes ao ser humano e que só ele, em resposta ao sugestionamento de outros ou dele próprio, pode conquistar o que deseja. Eu penso diferente do que menciona o programa da Neurolinguística; acredito que todas as boas realizações, que podemos desenvolver, vem de Deus. Veja estes textos: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13

Eis a história para hoje: “Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei-de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.” Mateus 20:20-27

Que feio né? Oferecer os filhos para cargos importantes! Eles eram capazes? Para ocupar cargos humanos talvez sim, mas para o reino dos Céus, com certeza, ainda estavam despreparados, pois imaginavam apenas o reino terrestre que, pensavam, Jesus iria fundar. A mãe de Tiago e João não se importou com o que os outros iriam pensar. Ela amava muito seus filhos e sabia que eles amavam muito o Senhor. Ela conhecia seus corações e achava que eles mereciam sentar-se um à direita e o outro à esquerda do Senhor quando o reino terrestre fosse estabelecido. Que ilusão!

Tiago e João queriam as duas mais elevadas posições do reino. Que susto tiveram ao ouvir Jesus lhes oferecer um cálice amargo ao invés do trono a sua direita e esquerda. É uma grande bobagem, a nossa, pensar em grandeza, prosperidade e posição sem nos lembrarmos do cálice que precisamos beber. Sempre que apresentamos a Deus um pedido por grandeza Ele nos dará um cálice, que depois de ser bebido, nos levará à grandeza. Amém?

Na resposta de Jesus, Ele ensinou que se alguém quer construir uma grande obra antes precisa avaliar se já reuniu tudo que precisa para terminá-la. Alguns de nós buscamos alcançar o que os outros já têm e alcançaram, mas não queremos pagar o preço que pagaram para conquistar. E, assim como Tiago e João, não focamos nas prioridades e alicerces que precisamos construir antes de trilhar o caminho da grandeza. Jesus sabia muito bem o preço do sucesso. Ele sabia que devia pagar o preço sofrendo e morrendo na cruz para salvar a humanidade. Esse era o preço para que ele reinasse sobre todos nós. 

João e Tiago, filhos de Zebedeu, queriam sentar a direita e a esquerda do trono de Cristo, mais queriam fazer isso sem conhecer a jornada e o sacrifício que isso envolvia. Os discípulos achavam que eram capazes de ocupar um lugar de destaque no reino de Cristo, e até que podiam ser bons administradores das coisas passageiras. Mas, quando se trata de ganhar a vida eterna, o ser humano não consegue realizar nada separado de Cristo. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer.” Paulo escreveu: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13. Por isso, é necessário mantermos íntima e constante comunhão com Jesus, pois Ele nos ajudará a vencermos os nossos defeitos de caráter e estarmos preparados para a Sua segunda volta.

Veja este texto inspirado: “Há os que já conheceram o poder perdoador de Cristo e que realmente desejam ser filhos de Deus, mas percebem que seu caráter é imperfeito, sua vida cheia de faltas, e chegam a duvidar se o seu coração já foi renovado pelo Espírito Santo. Gostaria de dizer para esses que não recuem em desespero. Muitas vezes, teremos que nos prostrar e chorar aos pés de Jesus por causa de nossas faltas e erros, mas não devemos desanimar. Mesmo se formos vencidos pelo inimigo, não seremos rejeitados nem abandonados por Deus. Não; Cristo está à destra de Deus, também intercedendo por nós. Diz o amado João: “Estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”. 1 João 2:1. E não nos esqueçamos das palavras de Cristo: “O próprio Pai vos ama”. João 16:27. Ele deseja atraí-lo para Si, para que você possa ver Sua própria pureza e santidade refletidas em você. E se você se entregar, Aquele que começou em você a boa obra há de continuá-la até o dia de Jesus Cristo. Ore com mais fervor; creia mais plenamente. Deixemos de confiar em nossa própria força e passemos a confiar no poder do nosso Redentor. Então, louvaremos Aquele que é o vigor da nossa face.” Caminho a Cristo, 41

Falando sobre as capacidades que cada um tem, Deus deseja que usemos os talentos para Sua glória e cada crente tem responsabilidades em anunciar o evangelho. Deus não exige de nós nada mais nem menos do que o que nos deu capacidade para executar. Jesus não nos sobrecarrega com fardos que não podemos suportar. Veja este texto: “Pois Ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó.” Salmo 103:14. No juízo, seremos considerados individualmente responsáveis por fazer uma fração a menos do que somos capazes. O Senhor mede com exatidão toda possibilidade para o serviço. Seremos julgados de acordo com o que poderíamos ter feito, mas que não executamos por não usar nossas faculdades para glorificar a Deus. A irmã Ellen White menciona que: “Mesmo que não percamos a salvação, reconheceremos na eternidade a consequência de não usarmos nossos talentos. Haverá eterna perda por todo conhecimento e capacidade não alcançados que poderíamos ter ganho”. Mensagens aos Jovens, 309

SEXTA-FEIRA (27 de maio) LEITURA COMPLEMENTAR DA LIÇÃO 9 (2º trimestre de 2016) ÍDOLOS DA ALMA (E OUTRAS LIÇÕES DADAS POR JESUS) – A lição desta semana analisou sobre os ídolos da alma que muitos crentes são vítimas. E devemos ser humildes em reconhecer os nossos pecados para sermos libertados deles. O primeiro passo para uma pessoa, com dependência química, libertar-se do vício é procurar ajuda. Quando alguém procura ajuda é porque reconhece que tem algum problema. Assim também acontece na nossa vida espiritual. Para sermos curados dos nossos pecados é necessário reconhecermos que somos pecadores. E todas as pessoas já nascem com o vírus do pecado. Veja estes textos: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmo 51:5

“Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:12

Neste mundo foi apenas Cristo que pecou. Ele foi o único, nascido de mulher, sem pecado, que permaneceu puro até morrer. Veja estes textos: “Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque.” Eclesiastes 7:20

“Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos: não há quem faça o bem, não há sequer um.” Salmo 14:3

Pronto! Sabendo dessa triste realidade, você e eu devemos buscar ajuda. Para piorar a situação, Deus nos considera como leprosos espiritualmente falando. Veja este texto: “Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.” Isaías 1:6.

A Programação Neurolinguística (PNL), que é apoiada pelas falsas filosofias da Nova Era, traz, em sua essência, a ideia de que a pessoa tem dentro de si a força necessária para mudar o seu curso de vida e alcançar o sucesso. É bem verdade que temos características e atributos que, se bem potencializados, nos farão pessoas de sucesso, mas a PNL afirma que tais características são inerentes ao ser humano e que só ele, em resposta ao sugestionamento de outros ou dele próprio, pode conquistar o que deseja. Eu penso diferente do que menciona o programa da Neurolinguística; acredito que todas as boas realizações, que podemos desenvolver, vem de Deus. Veja estes textos: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13

“E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.” Mateus 19:26

“Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.” Romanos 3:12

Nesse caso, é preciso saber diferenciar a linha cinzenta entre quais os elementos coerentes com uma visão cristã e aqueles que contrariam nossa crença, tirando o foco em um poder fora e acima de nós, Deus. Assim, a utilização de alguns métodos humanos de motivação para alcançarmos o sucesso na vida precisa passar pela peneira da Bíblia e dos escritos do Espírito de Profecia. O inimigo procura dar uma nova roupagem àquilo que a orientação divina colocou como prejudicial, justamente com o objetivo de enganar e tirar o foco de Deus, por isso temos que ficar atentos. Tudo o que somos e temos é dom de Deus, e devemos à Ele todas as coisas!

“Crer em Cristo meramente como o Salvador do mundo jamais trará cura à alma. A fé que é para salvação não é um simples assentimento à verdade do evangelho. Fé verdadeira é a que recebe a Cristo como Salvador pessoal. Deus deu Seu Filho unigênito, para que eu, crendo nEle, “não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16. Quando me aproximo de Cristo, segundo a Sua palavra, cumpre-me acreditar que recebo Sua graça salvadora. A vida que agora vivo, devo viver “na fé do Filho de Deus, o qual me amou e Se entregou a Si mesmo por mim”. Gál. 2:20.” A Ciência do Bom Viver, 62.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário