domingo, 5 de junho de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (3º trimestre 2016) A RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (3º trimestre 2016) A RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS

VERSO ÁUREO: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:27

INTRODUÇÃO (sábado 25 de junho) – A lição deste trimestre tem como título geral: “O Papel da Igreja na Comunidade” e os autores são o pastor Gaspar Colón e May Ellen Colón, da Divisão Centro-Este Africana. Desejo que todos possamos aprender muito com os ensinamentos aqui administrados. Durante esta semana vamos estudar sobre a queda e a restauração de todas as coisas. 

A crença das pessoas sobre Satanás vai do ingênuo ao abstrato: Satanás é descrito como um pequeno ser vermelho com chifres e com garfos pontiagudos que tenta para você cometer pecados e também é descrito como uma simples expressão figurada para falar do mal. Mas, a Bíblia faz declarações contundentes e inequívocas de quem é Satanás, e como ele afeta as nossas vidas.

Lúcifer foi criado como um santo anjo. Vemos isso em Isaías 14:12. Em Ezequiel 28:12-14 descreve Lúcifer sendo criado como querubim, e foi o anjo criado em posição mais alta. Lúcifer se tornou arrogante em sua beleza e posição, e decidiu que queria se assentar em um trono que fosse acima do de Deus. O orgulho de Lúcifer o levou à queda e ele transformou-se em Satanás, o acusador dos nossos irmãos. Ele é um acusador, Apocalipse 12:10, um tentador, Mateus 4:3, I Tessalonicenses 3:5 e um enganador Gênesis 3; II Coríntios 4:4 e Apocalipse 20:3. Seu próprio nome significa adversário ou “o que se opõe” contra Deus.

No Jardim do Éden, Adão e Eva tinham perfeita comunhão com Deus. Mas, quando se rebelaram, essa comunhão foi quebrada. Nossos pais se tornaram conscientes do seu pecado e ficaram envergonhados. Tentaram se esconder, Gênesis 3:8-10, e desde então o homem tem se escondido de Deus. Como resultado do pecado de Lúcifer, de Adão e Eva o mundo ficou condenado a morte: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” Romanos 5:12.

Somente através de Cristo essa comunhão pode ser restaurada porque nele nos tornamos justos e sem pecado aos olhos de Deus, assim como Adão e Eva eram antes de pecar. Veja estes textos: "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” II Coríntios 5:21.

Um dos efeitos imediatos da queda foi a separação da humanidade e Deus. Hoje Satanás, de maneira fraudulosa, procura imitar tudo o que Deus faz, esperando ganhar a adoração do mundo e incitar oposição ao reino de Deus. Satanás é a maior força atrás de qualquer falso culto e religião mundana. Por causa da queda, a morte tornou-se uma realidade e toda a criação está sujeita a ela. Todos os homens morrem, todos os animais morrem, toda a vida vegetal morre. "Toda a criação geme", Romanos 8:22, esperando o momento em que Cristo voltará para libertar-nos dos efeitos da morte.

Sem a regeneração sobrenatural do Espírito Santo, todos os homens permaneceriam em seu estado caído. Mas, na Sua graça, misericórdia e bondade, Deus enviou Jesus para morrer na cruz e tomar sobre Si a penalidade do nosso pecado, reconciliando-nos com Deus e possibilitando a vida eterna com Ele. O que foi perdido na queda foi recuperado na cruz.

Os pais crentes, as escolas cristãs e a igreja têm a tarefa em ajudar a promover a restauração espiritual: “O verdadeiro objetivo da educação é restaurar a imagem de Deus na alma. No princípio Deus criou o homem à Sua semelhança. Dotou-o de nobres qualidades. Sua mente era bem equilibrada, e todas as faculdades de seu ser estavam em harmonia entre si. Mas a queda e seus efeitos perverteram estes dons. O pecado mareou e quase obliterou a imagem de Deus no homem. Foi para restaurar a mesma que se concebera o plano da salvação, e se concedera ao homem um tempo de graça. Levá-lo novamente à perfeição em que a princípio fora criado, é o grande objetivo da vida, objetivo este que constitui a base de todos os outros. É o trabalho dos pais e professores, na educação da juventude, cooperar com o propósito divino; e, assim fazendo, são “cooperadores de Deus”. Patriarcas e Profetas, 595

DOMINGO (26 de junho) A IMAGEM DE DEUS - Você foi planejado e criado por Deus. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança. Veja estes textos: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gên. 1: 26 e 27

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.” Salmo 8:4 e 5

O que significa ter sido criado a semelhança e imagem de Deus? Significa que o homem trazia em seu caráter os atributos comunicáveis do caráter de Deus, a saber: santidade, amor, misericórdia, pureza, justiça, perfeição. A semelhança era também no aspecto moral, emocional e espiritual, e não apenas no físico. Se somos feitos à imagem e semelhança de Deus, então a nossa responsabilidade perante Deus e as pessoas aumentam consideravelmente.

Você é um ser completo e com várias partes. Deus nos criou com corpo + espírito = alma. Juntando o corpo mais o fôlego/espírito resulta em alma. Você é uma alma, e não tem uma alma. Veja este texto: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gên. 2:7.

Quando você morrer o fôlego ou espírito voltará para Deus, o corpo irá para a terra e a alma deixará de existir, até a ressurreição. Ver Eclesiastes 12:7. A alma, que é a junção do corpo mais o espírito, só voltará a existir outra vez no momento da ressurreição. Na morte não há inteligência e nem ação. Ver Eclesiastes 9:5 e 6 e Salmo 6:5. Jesus comparou a morte a um sono. Ver João 11:11

Embora somos criados a imagem e semelhança de Deu, Ele é imortal e nós somos mortais. Você é mortal. Todos morrem. “Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” Ezeq. 18:4

Deus disse que morremos. “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Gên. 3:2 e 3 e média da nossa vida é descrita na bíblia: “Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.” Salmo 90:10

Em que aspectos somos semelhantes a Deus? Em termos bem simples, ter a imagem e semelhança de Deus significa que fomos feitos para nos parecermos com Deus. Adão não se parecia com Deus no sentido de que Deus tivesse carne e sangue. A Bíblia diz que Deus é Espírito, João 4:24, e existe sem um corpo. Mentalmente, o homem foi criado como um agente racional e com poder de escolher. Em outras palavras, o homem pode raciocinar e fazer escolhas. Isto é um reflexo do intelecto e liberdade de Deus. Sermos feitos à imagem de Deus significa que Adão tinha a capacidade de tomar decisões livres. Apesar de ter sido dada a ele uma natureza reta, Adão fez uma má escolha em se rebelar contra o Criador.

Adão e Eva foram criados semelhantes a Deus no aspecto de saúde e foram criados para a imortalidade, caso não pecassem. Moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. Deus viu tudo que tinha feito, incluindo a humanidade, e disse que tudo era muito bom. Gênesis 1:31. Socialmente, o homem foi criado para a comunhão com as pessoas e com Deus. Isto mostra a natureza trina de Deus e Seu amor. No Éden, o primeiro relacionamento do homem foi com Deus, Gênesis 3:8, e indica comunhão com Deus, e Deus fez a primeira mulher porque “não é bom que o homem esteja só.” Gênesis 2:18.

Além dos aspectos já mencionados, a imagem de Deus se refere à parte espiritual do homem. Deus separa o homem do mundo animal, e o encaixa na dominação que Deus pretendeu, Gênesis 1:28, e o capacita a ter comunhão com seu Criador. É uma semelhança mental, moral e social e espiritual.

Veja estes textos: "Como coroa de Sua obra criadora, Deus criou o homem. No ato criador, Deus estabeleceu uma diferença fundamental entre os animais e o homem. Aqueles foram criados segundo a sua espécie pelo poder de Sua Palavra, este, foi modelado pelo poder do toque do Seu amor, carinhosamente esculpindo o corpo de Adão e Eva e colocando neles a Sua semelhança. Com amor, implantou no caráter deles os atributos comunicáveis de Seu caráter, conferindo-lhes a imagem divina. "O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no carácter.” Patriarcas e Profetas, 28.

“Os atributos comunicáveis do caráter de Deus foram colocados no caráter do homem, não em sua plenitude, mas de tal modo que pudessem ser desenvolvidos através da eternidade. "Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador.” Educação, 15

Deus criou-nos com a possibilidade de desenvolvimento em todas as nossas faculdades espirituais, morais e intelectuais. Logo, o homem sempre teria motivações para o seu desenvolvimento. Cuidado! Ser semelhante à imagem de Deus em todos estes aspectos, mas não como Deus ou um “deus”, como hoje ensinam algumas falsas filosofias e como Lúcifer desejou ser. 

Pense: Como o homem tem desfigurado a linda imagem de Deus?

SEGUNDA-FEIRA (27 de junho) A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS – A queda do homem está relatada em Gênises 3. Como já vimos na introdução, a queda de Adão e Eva produziu na humanidade um estado de depravação. Paulo falou daqueles "cujas consciências estão cauterizadas.”, ver  Timóteo 4:2 e aqueles cujas mentes estão espiritualmente escurecidas como resultado de rejeitar a verdade. Ver Romanos 1:21. Neste estado, e longe da graça divina, o homem é absolutamente incapaz de fazer ou escolher aquilo que é aceitável a Deus. Veja este texto: "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser.” Romanos 8:7.

Como a queda afetou a humanidade? Veja este texto: "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram". Romanos 5:12. Os efeitos da queda são numerosos e de grande alcance. O pecado tem afetado todos os aspectos do nosso ser. Isso afetou a nossa vida na terra e tem afetado o destino eterno das pessoas. Um dos efeitos imediatos da queda foi a separação entre a humanidade e Deus.

No Jardim do Éden, Adão e Eva tinham perfeita comunhão com Deus. Quando se rebelaram, essa comunhão foi quebrada. Adão e Eva se tornaram conscientes do seu pecado e ficaram envergonhados. Tentaram se esconder, ver Gênesis 3:8-10, e o homem tem se escondido de Deus desde então. Somente através de Cristo essa comunhão pode ser restaurada, porque nele nos tornamos justos e sem pecado aos olhos de Deus, assim como Adão e Eva eram antes de pecar. Veja este texto: "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus". II Coríntios 5:21.

Como consequência da queda, a morte tornou-se uma realidade, e toda a criação está sujeita a ela. Todos os homens, animais e toda a vida vegetal morrem. "Toda a criação geme", Romanos 8:22, esperando o momento em que Cristo voltará para libertá-la dos efeitos da morte. Por causa do pecado, a morte é uma realidade terrível, e ninguém está imune. Veja este texto: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor". Romanos 6:23. E, pior ainda, não só morremos, mas; se morrermos sem Cristo, experimentaremos a morte e separação eterna do Criador.

Um outro resultado da queda é que as pessoas perderam de vista a finalidade para a qual foram criadas. O principal objetivo porque fomos criados é glorificar a Deus e desfrutar da Sua companhia para sempre. Ver Romanos 11:36, I Coríntios 6:20, I Coríntios 10:31 e Salmo 86:9. Portanto, o amor a Deus é a essência de toda moralidade e bondade. O oposto é a escolha de si mesmo como o ser supremo. O egoísmo é a essência da queda e o que segue são todos os outros crimes contra Deus.

Quando Adão escolheu rebelar-se contra o seu Criador, ele perdeu a sua inocência, incorreu a pena da morte física e espiritual, e sua mente ficou obnubilada pelo pecado, assim como as nossas mentes. O apóstolo Paulo disse dos pagãos: "E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado". Romanos 1:28. Deus disse aos Coríntios que "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus". II Coríntios 4:4.

Você é vítima da queda ou reage a ela? Jesus disse: "Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas". João 12:46. Paulo lembrou os Efésios: "pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz". Efésios 5:8. O propósito da salvação é "para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim". Atos 26:18.

Sem a regeneração sobrenatural do Espírito Santo, todos os homens permaneceriam em seu estado caído. Entretanto, na Sua graça, misericórdia e bondade, Deus enviou o Seu Filho para morrer na cruz e tomar sobre Si a penalidade do nosso pecado, reconciliando-nos com Deus e possibilitando a vida eterna com Ele. O que foi perdido na queda foi recuperado na cruz.

TERÇA-FEIRA (28 de junho) INIMIZADE E EXPIAÇÃOEste é o texto para hoje: “Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida. E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” Gênesis 3:14,15

Desde que Adão e Eva pecaram, criou-se uma inimizade entre o homem e Deus e, naturalmente, o homem se distancia de Deus: Veja estes textos: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.” I Coríntios 2:14

“Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” Romanos 8:5-9

Em Tiago 4:4 encontramos: “Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.” Aqui o apóstolo estava tratando do pecado do adultério, mas estamos sujeitos a cometermos vários tipos de pecados. A amizade do mundo é adultério espiritual e infidelidade a Deus e ao nosso compromisso de dedicação a Ele. Significa acatar os pecados, os valores e os prazeres do mundo.

No mundo os crentes são forasteiros e peregrinos. Não devemos pertencer ao mundo e nem nos conformar com as coisas do mundo, mas devemos vencer o mundo, odiar a pecado, morrer para ele e sermos libertos totalmente. Amar o mundo corrompe nossa comunhão com Deus e leva-nos à destruição espiritual. Ser amigo de Deus implica em viver separado do mundo, mesmo vivendo nele. Só quem é amigo de Deus consegue odiar o pecado e ainda amar o pecador.

O diabo é inimigo dos filhos de Deus. Eis estes textos: “Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.” Apocalipse 12:12

“Satanás concebe inumeráveis planos para nos ocupar a mente, para que ela se não detenha no próprio trabalho com que deveremos estar mais bem familiarizados. O arquienganador odeia as grandes verdades que apresentam um sacrifício expiatório e um Todo-poderoso Mediador. Sabe que para ele tudo depende de desviar a mente, de Jesus e de Sua verdade. Os que desejam participar dos benefícios da mediação do Salvador, não devem permitir que coisa alguma interfira com seu dever de aperfeiçoar a santidade no temor de Deus.” O Grande Conflito, 487 e 488.

Em Gênesis 3:15 a sentença é contra Satanás e a promessa é em favor dos filhos de Deus. O inimigo consegue, no máximo, atrapalhar um pouco a vida dos filhos de Deus. Através de suas tentações pode levar alguns a cometerem pecados; mas a graça de Cristo fica sempre disponível para recuperar todos os pecadores arrependidos e que confessam! Já o inimigo, será totalmente destruído depois do milênio, pois na morte de Cristo a sua sentença ficou promulgada.

Em Gên. 3:15, mostra a vinda de Cristo para morreu em lugar da humanidade e salvá-la. Neste texto está a primeira promessa do Messias. Ele viria para esmagar a serpente, Satanás, mas não antes de Satanás ter-lhe ferido na cruz. Mesmo no meio do pecado e suas consequências terríveis, Deus Se mostrou como um Deus de graça, misericórdia e amor. Desde a queda, o homem se tem escondido de Deus. Será somente através de Cristo que a comunhão do Éden pode ser restaurada, porque em Jesus nos tornamos justos e sem pecado aos olhos de Deus, assim como Adão e Eva eram antes de pecar. 

Veja estes textos: "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" II Coríntios 5:21.

A EXPIAÇÃO e RESTAURAÇÃO: “A ansiedade dos anjos parecia ser intensa enquanto Jesus Se comunicava com Seu Pai. Três vezes foi encerrado pela luz gloriosa que havia em redor do Pai; e na terceira vez Ele veio de Seu Pai, e podia-se ver a Sua pessoa. Seu semblante estava calmo, livre de toda a perplexidade e inquietação, e resplandecia de benevolência e amabilidade, tais como não podem exprimir as palavras. Fez então saber à hoste angélica que um meio de livramento fora estabelecido para o homem perdido. Dissera-lhes que estivera a pleitear com Seu Pai, e oferecera-Se para dar Sua vida como resgate, e tomar sobre Si a sentença de morte, a fim de que por meio dEle o homem pudesse encontrar perdão; que pelos méritos de Seu sangue, e obediência à lei divina, ele poderia ter o favor de Deus, e ser trazido para o belo jardim e comer do fruto da árvore da vida.” Primeiros Escritos, 149.

QUARTA-FEIRA (29 de junho) RESTAURAÇÃO EM JESUS -  Este é o verso principal para o estudo de hoje: “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós.” Gálatas 4:19

Restaurar algo que foi quebrado, muitas vezes, é mais difícil do que começar tudo de novo. Reformar uma casa ou um quadro de artes não é fácil, mas é muito bom, e às vezes fica muito melhor do que antes. É muito recompensador ver algo que antes estava acabado ser renovado. No passado, após os 70 anos de cativeiro em Babilônia,  o povo de Israel teve a sua vida restaurada e veja esta descrição: “Quando o Senhor trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres.” Salmo 126:1-3

Deus nunca deixa o ser humano desamparado. No processo da salvação e santificação do homem, Deus sempre toma a iniciativa. Adão e Eva pecaram e separam-se de Deus. Deus revelou-lhes o plano da salvação por meio da Sua graça, e para ensinar-lhes o processo da graça, Deus usou um método simples, mas dramático; que foi pedir para eles matarem o primeiro animal. Imagine a cena! Quando Deus providenciou o santuário era para revelar-Se ao povo moribundo no deserto e poder salvá-los através do Messias que haveria de vir e depois conduzir o povo à Jesus.

Deus sempre toma a iniciativa em relação a nós. Quando estamos desanimados, por algo que acontece, Deus aparece para impulsionar-nos para a frente e para o alto. Em nossa caminhada cristã é comum ficarmos tristes, desanimados, desiludidos da vida, fracos e sem ânimo. Isso acontece quando tiramos o nosso foco do Senhor, quando não olhamos mais para as promessas de Deus e nos preocupamos com nós mesmos, achando que o mundo tem que girar ao nosso redor. O ser humano só consegue enxergar à uma pequena distância na sua frente. Mas, quando se olha para as promessas de Deus, tudo muda. O foco é ajustado e conseguimos enxergar mais à frente, e podemos ver para além das possibilidades, meramente humanas.

Veja este texto: “O Senhor está fazendo experiências em corações humanos por meio da manifestação de sua misericórdia e abundante graça. Está efetuando transformações tão assombrosas, que Satanás, em toda a sua triunfante jactância, com toda a sua confederação do mal unida contra Deus e as leis de Seu governo, as fica contemplando como a um forte inexpugnável a seus sofismas e enganos. São para ele incompreensível mistério. Os anjos de Deus, serafins e querubins, os poderes comissionados para cooperar com os agentes humanos, presenciam com admiração e gozo como homens decaídos, outrora filhos da ira, estão pela escola de Cristo, desenvolvendo caracteres segundo a semelhança divina, para ser filhos e filhas de Deus, para desempenhar uma parte importante nas ocupações e prazeres dos Céus.” Testemunhos para Ministros, 18

Em nossa vida também podemos lembrar de muitos momentos que Deus restaurou a saúde, relacionamentos e alegria de viver. Se você conhece Jesus, Ele já restaurou seu viver porque “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Coríntios 5.17. 

Lembre-se das bênçãos que já recebeu do Senhor e terá sua fé renovada. Por mais que sejamos abençoados por Deus, se formos olhar bem, ainda vamos encontrar muitas coisas que necessitam ser restauradas em nossa vida. Também existem muitas pessoas que precisam conhecer o poder restaurador de Deus e precisamos testemunhar de Deus, bem como orar por sua conversão.

“Ao contemplar a justiça de Cristo nos preceitos divinos, exclamam: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma”. Salmos 19:7. Quando pecadores são perdoados de suas transgressões através dos méritos de Cristo, quando são vestidos com a justiça de Cristo através da fé nEle, declaram com o salmista: “Quão doces são as Tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca”. Salmos 119:103. “São mais desejáveis do que ouro, mais do que muito ouro depurado; e são mais doces do que o mel e o destilar dos favos”. Salmos 19:10. Isso é conversão. Quando o Espírito de Deus controla a mente e o coração, ele volta o coração dos pais aos filhos, e o desobediente à sabedoria do justo. A lei de Jeová será então considerada uma transcrição do caráter divino, e brota uma nova canção de corações que foram tocados pela graça divina, pois constatam que a promessa de Deus foi cumprida em sua experiência, que suas transgressões foram perdoadas e seus pecados encobertos.” The Review and Herald, 21 de Junho de 1892.

O que precisa ser restaurado em sua vida hoje?

QUINTA-FEIRA (30 de junho) O PAPEL RESTAURADOR DA IGREJA - A igreja de Cristo tem três propósitos principais: Adorar Deus, manter comunhão uns com os outros e pregar o evangelho.

Sobre a adoração temos este texto maravilhoso: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23. Os seres humanos foram criados para adorar a Deus, e como diz o Salmo 96: 2 e 3 “Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome; anunciai de dia em dia a sua salvação. Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos as suas maravilhas.” Podemos adorar a Deus com cânticos, orações, louvores, reverência e estudo da Palavra. Quando vamos para a igreja devemos ir para adorar ao Senhor.

Sobre manter comunhão uns com os outros temos este texto: “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7. Esse propósito leva-nos ao princípio da criação: “não é bom que o homem esteja só”  “Enchei e multiplicai” A família cristã é convidada para congregar; para a oração e o conforto espiritual. Como manter comunhão, se não oramos uns pelos outros? Esse propósito define quem somos, uma igreja unida ou uma igreja dividida. A desunião é a maldição das igrejas de hoje. O Senhor Jesus Cristo disse em Marcos 12:31: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Quando conseguimos cumprir o segundo propósito da igreja, o terceiro passa a ser uma tarefa cheia de alegria que é amar os perdidos e se preocupar com a salvação deles. Isso alegra o coração de Deus.

O terceiro propósito da igreja é restaurar nos outros a imagem de Cristo. Este é o texto: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20. Antes de você sair para evangelizar, você deve fazer as seguintes perguntas: Como era minha vida antes de conhecer Jesus? Como percebi que precisava de Jesus? Como comprometi minha vida com Cristo? Que diferença faz Jesus em minha vida?

A lição de hoje traz o exemplo do paralítico que foi levado até Cristo por seus amigos e lá foi restaurado. Ver a história em Marcos 2:1.12. A mensagem da cruz não pode ser apenas teológica, nem tão pouco deve ser misturada com teses pessoais ou com opiniões próprias; mas, sim deve conter a mensagem da cruz, que transforma e restaura vidas, a exemplo deste milagre e outros realizados por Jesus.

Os cristãos são o "sal da terra". O ser humano é como o sal: precisa misturar-se, interagir com os outros e com o mundo. Toda sua potencialidade só tem valor se for para temperar a vida das pessoas. O sal para ter algum valor necessita ser misturado nos alimentos. Assim como o sal concentrado em si mesmo não tem valor, necessitamos misturar com as pessoas para dar o sabor do Cristianismo. O crente que vive dentro de si mesmo, pensando apenas em sua vida, família, trabalho e não se importando com as pessoas, torna-se um ser que destrói a terra onde pisa. Misturado, interagindo com as outras pessoas, mesmo em pequenas quantidades, torna-se capaz de executar as grandes obras. Se não for para nos relacionarmos com tudo e com todos para influenciar as pessoas para o bem, de nada valemos!

Devemos ser "a luz do mundo". O mundo está em trevas. Embora a civilização contemporânea se jacta de possuir luz científica e cultural, a Bíblia continua afirmando que o mundo se encontra mergulhado na mais densa escuridão. O problema é que, embora o homem tenha o “conhecimento”, ele não tem conseguido saber como utilizá-lo de forma adequada. Cito, por exemplo, a descoberta da energia nuclear, que possibilitou a criação da bomba atômica, um artefato que já demonstrou sua imensa capacidade de causar destruição e terror. A dificuldade reside no fato de que o conhecimento do mundo é puramente mecânico e científico.

Quando consideramos os problemas vitais do ser e do existir, verificamos que o mundo vive mergulhado na pior das trevas de sua história, e a declaração do Senhor Jesus salta-nos aos olhos como a mais pura e cristalina de todas as verdades: “Vós sois a luz do mundo”.

Uma vida é tomada pelas trevas enquanto está dominada pelo pecado. Infelizmente há muitas pessoas, crentes e descrentes, que preferem continuar nas trevas porque não querem abandonar os seus pecados. Muitos preferem os vícios do tabaco, álcool e outras drogas, do sexo não autorizado por Deus, e muitos outros. Jesus deixa isso claro em João 3:19-21: “Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más."

Quem vive em pecado, vive no reino das trevas. Tal reino consiste numa religião de tristeza, vícios, sofrimentos, doença e morte. A Bíblia chama a este estado: “região da sombra da morte”. O apóstolo Paulo ensinou em Colossenses 1:13, que Jesus nos resgatou do império das trevas. O verdadeiro crente já não vive nas trevas! Em Mateus 4:16 lemos que Jesus é a Luz que veio livrar-nos destas trevas terríveis!

Você necessita ser restaurado ou é um restaurador de corações quebrados?

SEXTA-FEIRA (1º de julho) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 1 (3º trimestre 2016) A RESTAURAÇÃO DE TODAS AS COISAS - Jesus disse: “Vós sois a luz do mundo… Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. Mateus 5:14 e 16. Você que conhece Jesus e pertence ao reino da luz, tem o privilégio de resplandecer essa luz. Quem pode ser abençoado através de si? Um colega, um professor de escola ou da faculdade, os seus pais e irmãos, familiares e amigos, os seus vizinhos e colegas de trabalho.

O pior de todos os males é a inércia. Inércia é o não fazer nada. É dispor dos dons de Deus sem usá-los. É não usar os talentos de que dispomos. Vamos à luta de cada dia, enfrentemos as dificuldades relacionando-nos com as pessoas, em paz, e gerando harmonia à nossa volta. É desta maneira que somos o sal da terra e a luz do mundo! Que o Espírito de Deus nos ajude a ser, como o sal da terra e a luz do mundo, sendo boa influência na sociedade em que vivemos.

O crente deve misturar-se com as pessoas para Jesus restaurá-las: Veja este texto inspirado: “O sal é apreciado por suas propriedades preservativas; e quando Deus compara Seus filhos ao sal, quer ensinar-lhes que Seu desígnio em torná-los objeto de Sua graça, é que se tornem instrumentos na salvação de outros. O objetivo de Deus em escolher um povo acima de todos no mundo, não foi apenas o de adotá-los como filhos e filhas, mas que, por meio deles, o mundo recebesse a graça que traz a salvação”.  O Maior Discurso de Cristo, 35.

A CRIAÇÃO: “Ao sair Adão das mãos do Criador era de nobre estatura e perfeita simetria. Tinha mais de duas vezes o tamanho dos homens que ora vivem sobre a Terra, e era bem proporcionado. Suas formas eram perfeitas e cheias de beleza. Sua cútis não era branca ou pálida, mas rosada, reluzindo com a rica coloração da saúde. Eva não era tão alta quanto Adão. Sua cabeça alcançava pouco acima dos seus ombros. Ela, também, era nobre, perfeita em simetria e cheia de beleza. Ex 40.4. Esse casal, que não tinha pecados, não fazia uso de vestes artificiais. Estavam revestidos de uma cobertura de luz e glória, tal como a usam os anjos. Enquanto viveram em obediência a Deus, esta veste de luz continuou a envolvê-los. Embora todas as coisas que Deus criou fossem belas e perfeitas, e aparentemente nada faltasse sobre a Terra criada para fazer Adão e Eva felizes, ainda manifestou Seu grande amor plantando para eles um jardim especial. Uma porção de seu tempo devia ser ocupada com a feliz tarefa de cuidar do jardim, e a outra porção para receber a visita dos anjos, ouvir suas instruções, e em feliz meditação.” História da Redenção, 20, 21

A QUEDA: “As novas da queda do homem se espalharam através do Céu. Toda harpa emudeceu. Os anjos arremessaram de suas cabeças as suas coroas com tristeza. Todo o Céu estava em agitação. Um concílio foi convocado para decidir o que se deveria fazer com o par culpado. Os anjos temiam que eles estendessem a mão e comessem da árvore da vida, tornando-se pecadores imortais. Mas Deus disse que expulsaria os transgressores do jardim. Anjos foram imediatamente comissionados para guardar o caminho da árvore da vida. Tinha sido estudado plano de Satanás que Adão e Eva desobedecessem a Deus, recebessem Sua desaprovação e então partilhassem da árvore da vida, a fim de viverem eternamente em pecado e desobediência, ficando destarte o pecado imortalizado. Mas santos anjos foram enviados para expulsá-los do jardim, barrando-lhes o caminho da árvore da vida. Cada um desses poderosos anjos tinha em sua mão direita algo semelhante a uma flamejante espada. Então Satanás triunfou. Havia feito outros sofrerem por sua queda. Ele havia sido posto fora do Céu, e eles fora do Paraíso.” Primeiros Escritos 148, 149.

A RESTAURAÇÃO: “Não somente o homem mas também a Terra tinha pelo pecado vindo sob o poder do maligno, e deveria ser restaurada pelo plano da redenção. Ao ser criado, foi Adão posto no domínio da Terra. Mas, cedendo à tentação, foi levado sob o poder de Satanás. “Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo”. 2 Pedro 2:19. Quando o homem se tornou cativo de Satanás, o domínio que exercera passou para o seu vencedor. Assim Satanás se tornou o “deus deste século”. 2 Coríntios 4:4. Ele usurpou aquele domínio sobre a Terra, que originalmente fora dado a Adão. Cristo, porém, pagando pelo Seu sacrifício a pena do pecado, não somente remiria o homem mas restabeleceria o domínio que ele perdera. Tudo que foi perdido pelo primeiro Adão será restaurado pelo segundo. Diz o profeta: “E a Ti, ó Torre do rebanho, monte da filha de Sião, a Ti virá; sim, a Ti virá o primeiro domínio”. Miquéias 4:8. E o apóstolo Paulo aponta para a “redenção da possessão de Deus”. Efésios 1:14. Deus criou a Terra para ser a morada de seres santos, felizes. O Senhor “formou a Terra, e a fez; Ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada”. Isaías 45:18. Aquele propósito se cumprirá, quando, renovada pelo poder de Deus, e libertada do pecado e tristeza, se tornar a eterna habitação dos remidos. “Os justos herdarão a Terra, e habitarão nela para sempre”. Salmos 37:29. “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos O servirão”. Apocalipse 22:3. Patriarcas e Profetas, 36.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário