quarta-feira, 27 de julho de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (3º trimestre de 2016) JESUS MINISTRAVA ÀS NECESSIDADES

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (3º trimestre de 2016) JESUS MINISTRAVA ÀS NECESSIDADES

VERSO ÁUREO: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.” Mateus 9:35-35

INTRODUÇÃO (sábado 20 de agosto) Abraham Maslow, 1908-1970,  foi um psicólogo norte-americano, conhecido pela teoria da hierarquia das necessidades humanas ou através da pirâmide de Maslow. Ele foi um psicólogo de referência na psicologia humanista.

De acordo com Maslow esta é a ordem das necessidades das pessoas: 1) Fisiológicas: comida, bebida e necessidades físicas. 2) Segurança: casa e trabalho. 3) Sociais: amigos, família e recreação. 
4) Ser estimado e ter status: ter alguém que o ame, o admire e o reconheça e 5) auto-realização: ter um trabalho e ou um título. Maslow não classifica a necessidade espiritual que todos tem.

Ser cristão de verdade é mais difícil do que muita gente imagina, pois envolve a realização séria de ações sociais, de ajuda psicológica, humanitárias e espirituais às pessoas. No trato da igreja com as pessoas interessadas ou já batizadas, devemos levar em conta aspectos sociais e pisicológicos, para depois ministrar-lhes os assuntos espirituais.

Como vamos falar-lhes sobre a fidelidade nos dízimos e ofertas sendo que estão desempregados? Como vamos falar-lhes para doarem alimentos para a ADRA e aos pobres, sendo que são eles que mais necessitam? Como vamos cobrar educação de filhos, sendo que há uma lacuna neles, neste aspecto? Cuidar dos pobres e necessitados da igreja, e de fora da igreja, tem sido um marco de autenticidade dos que amam a Deus.

Como o seguinte texto aplica-se a nossa vida?: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:35-40

Há um tempo atrás depois de ouvir uma pessoa com todos os seus problemas familiares, sociais e financeiros; e depois de deixar uma grande cesta de alimentos, tirei 10 euros da carteira e entreguei à pessoa. A reação imediata dela foi chorar e abraçar-me. Gosto de fazer o trabalho da ADRA; mas não gosto muito de visitar presos na cadeia e nem doente em hospitais, mas tenho feito sempre quando é necessário.

Segundo Maslow, as necessidades fisiológicas são as carências iniciais, e as de realização pessoal são as necessidades finais. Cada necessidade humana influencia na motivação e na realização do indivíduo que o faz prosseguir para outras necessidades que marcam uma pirâmide hierárquica. Se queremos levar as pessoas ao batismo, ou fazê-las crescer em Cristo, necessitamos primeiro atender as necessidades básicas, como a de alimentação e abrigo, e só depois atender as de ordem espiritual. 
O Senhor Jesus, geralmente, seguia este princípio. Ver em Lucas 5 a história da pescaria frustrada, e o milagre que Jesus fez antes de chamar os pescadores rudes ao discipulado.

“Depois de as pessoas se haverem convertido à verdade, cumpre sejam cuidadas. Parece que o zelo de muitos ministros esmorece assim que alcançam certa medida de êxito em seus esforços. Não compreendem que os novos conversos necessitam de ser atendidos com vigilante atenção, auxílio e animação. Não devem ser deixados a si mesmos, presa das mais poderosas tentações de Satanás; eles precisam ser instruídos com relação a seus deveres, ser tratados bondosamente, conduzidos e visitados, orando com eles. Essas almas necessitam do alimento aquinhoado a seu tempo a cada homem." Evangelismo, 351.

“Cristo atraiu a Si o coração de Seus ouvintes, pela manifestação de Seu amor e então pouco a pouco, à medida que iam podendo suportar, Ele lhes desdobrava as grandes verdades do reino. Nós também devemos aprender a adaptar nossas atividades às condições do povo para encontrar os homens onde eles se acham. Conquanto os requisitos da lei de Deus devam ser apresentados ao mundo, não obstante nunca nos devemos esquecer de que o amor, o amor de Cristo, é o único poder capaz de abrandar o coração e levá-lo à obediência.” Evangelismo,57

DOMINGO (21 de agosto) INTERRUPÇÃO PARA MINISTRAR - O autor da lição menciona que certa senhora, Adventista do 7º Dia, em um país africano, continuou trabalhando para Deus mesmo depois de reformada. A comunidade onde vivia estava assolada pelo vírus da Aids e o que mais precisavam era de alimentos adequados. O que ela fez? Reuniu voluntários e começaram a servir pelo menos uma alimentação sólida diariamente. Começaram com 50 refeições e logo estavam servindo 300 pessoas todos os dias. As vezes ficamos preocupados em pregar a mensagem através de um estudo bíblico imediatamente e esquecemos de dar atenção naquilo que é prioridade à um interessado e amigo da igreja. As duas coisas devem ser feitas, cada uma no seu tempo.

O texto para o estudo de hoje está em Marcos 5:22-43. Aqui menciona Jesus atendendo o pedido de Jairo em relação a sua filha que estava muito enferma e Ele foi interrompido por uma senhora que, por 12 anos, tinha uma hemorragia e que tinha procurado médicos e gastado todos os recursos e a doença continuava.

Veja o resto da história: “Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera. Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.” Marcos 5:27-34

Jesus passou muito tempo com pessoas que parecia não ter nenhuma esperança e Ele ministrava às suas necessidades. Cristo teve a capacidade de servir estas pessoas de uma forma que ninguém mais podia, e Ele continua servindo as pessoas ainda hoje. Jesus serviu aqueles que as outras pessoas não conseguiam ou já tinham desistido. Jesus foi capaz de ajudar uma mulher com um problema crônico de hemorragia, foi capaz de ressuscitar a filha de Jairo, foi capaz de ajudar um homem possuído por uma legião de demônios. Ver Marcos 5:1-20. E hoje Ele continua sendo a esperança dos desesperados. Assim como Cristo levou nova esperança às outras pessoas doentes e famílias enlutadas, ver Mateus 11:5; Lucas 7: 11-15 e João 11:40-44, assim como Cristo restaurou a esperança da nação de Israel, ver Lucas 24:21; Atos 28:20 e Mateus 4:16, assim com deu esperança renovada para Saulo, ver Atos 22:14; 9: 8-9 e I Timóteo 1: 12-15. Assim também Jesus pode dar nova esperança para todos nós. Veja estes textos:

“Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.” I Timóteo 1:16-16

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos.” Tito 1:2-2

Ninguém gosta de ser interrompido, mas para uma causa justa vale a pena parar e atender as necessidades das pessoas. Como reagimos quando somos interrompidos? Cristo e os discípulos foram interrompidos do seu descanso.

Veja o texto inspirado: “Cristo Se retirara com os discípulos para um lugar isolado, mas breve foi interrompido esse período de tranquilo sossego. Os discípulos julgavam haver-se afastado para um lugar onde não seriam perturbados; mas assim que a multidão sentiu falta do divino Mestre, indagaram: “Onde está Ele?” Alguns dentre eles notaram a direção tomada por Cristo e Seus discípulos. Muitos foram por terra encontrá-los, enquanto outros os seguiram de barco através do lago.”

“Embora interrompido, prejudicado em Seu repouso, não ficou impaciente. Ao observar o povo que vinha, vinha sempre, viu uma necessidade ainda maior a demandar-Lhe a atenção. Teve compaixão deles, “porque eram como ovelhas que não têm pastor”. Deixando Seu retiro, encontrou um lugar apropriado, onde os podia atender. Não recebiam nenhum auxílio dos sacerdotes e principais; mas as vivificantes águas da vida brotavam de Cristo, ao ensinar às turbas o caminho da salvação.” O Desejado de Todas as Nações, 254

SEGUNDA-FEIRA (22 de agosto) EM QUE POSSO AJUDAR? A lição de hoje trás duas histórias relatadas nos seguintes textos; Marcos 10:46-52 e João 5:1-9. A primeira está relacionada como cego Bartimeu que ficava mendigando em Jericó. Ele clamava e a multidão tentou calar-lhe; mas, Jesus o chamou e quando estavam juntos, Jesus fez-lhe uma pergunta: “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.” Marcos 10:51-51

A segunda história menciona o homem enfermo, há 38 anos, que estava junto ao tanque de Betesda. Jesus também fez-lhe uma pergunta: “E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?” João 5:6-6

Por que, nestes dois casos, Jesus perguntou se eles desejavam ser curados? Tomando como exemplo o homem junto ao tanque de Betesda, embora esse homem estivesse em um lugar onde pessoas esperavam receber alguma graça, será que ele considerava a cura algo que pudesse acontecer com ele? Será que realmente olhava para cada pessoa que passava imaginando que um dia receberia uma oferta de libertação da sua enfermidade? Quando levamos esse exemplo para a esfera espiritual, a realidade não é diferente. Será que nós nos acostumamos com o nosso estado espiritual como pessoas paralisadas por pecados e vícios, ao ponto de nem pensar mais na possibilidade de uma cura?

E se alguém se aproximasse de nós para nos oferecer uma solução ao nosso problema espiritual, qual seria a nossa resposta? O triste fato é que muitos já não têm vontade de sair do pecado. Quando a escolha é entre a vida egoísta, na busca de prazeres fatais e uma vida de obediência ao Senhor que leva à vida eterna, a maioria rejeita qualquer noção de salvação e cura espiritual.

 Jesus não força a nossa vontade. Jesus mostra-Se respeitoso para com a nossa vontade. Entre desejar e decidir por Cristo existe uma grande lacuna que só o pecador pode preencher. A decisão é sua! Jesus está pronto para o salvar, mas ele não força entrada no seu coração.

Quando temos vontade de nos livrar do pecado, que infelizmente não é o caso para a maioria das pessoas, como vemos: “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” João 3:19-19, ainda assim é preciso admitir, como fez o paralítico, a nossa incapacidade. O homem consegue se perder por sua própria vontade e decisão, mas não tem condições de resolver o problema do pecado sozinho. Necessitamos da graça e misericórdia de Deus!

O homem precisa fazer a sua parte porque Deus faz a dele. Veja estes textos: “Deus não pode salvar o homem contra sua vontade, do poder dos artifícios de Satanás. O homem precisa trabalhar com sua força humana, ajudado pelo poder divino de Cristo, para resistir e vencer a qualquer preço. Em resumo, cumpre ao homem vencer como Cristo venceu. E então, mediante a vitória que é seu privilégio obter pelo todo-poderoso nome de Jesus, pode-se tornar herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo. Não poderia ser assim, obtivesse Cristo sozinho toda a vitória. O homem precisa fazer sua parte. Importa que ele seja vencedor por si mesmo, por meio da força e da graça que Jesus lhe dá. Precisa ser coobreiro de Cristo na obra de vencer, e então será participante com Cristo de Sua glória.” The Review and Herald, 21 de Novembro de 1882. Temperança, 111

“Os que põem em Cristo a confiança, não devem ficar escravizados por nenhuma tendência ou hábito hereditário, ou cultivado. Em lugar de ficar subjugados em servidão à natureza inferior, devem reger todo apetite e paixão. Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar.” Temperança, 112

TERÇA-FEIRA (23 de agosto) AS NECESSIDADES MAIS PROFUNDAS – Como vimos, na lição de ontem, Jesus conhecia a necessidade das pessoas e trabalhava conforme o consentimento delas, e eram essas necessidades que Ele procurava satisfazer.

A lição de hoje traz o exemplo do homem paralítico em Cafarnanum que foi conduzido à Jesus por quatro pessoas. Ler a história em Marcos 2:1-12. Neste episódio Jesus não atendeu apenas a necessidade física do homem, mas também a espiritual. Jesus viu para além da 1º necessidade daquele homem.

Lembra da pirâmede das necessidades de Maslow? De acordo com Maslow esta é a ordem das necessidades das pessoas: 1) Fisiológicas: comida, bebida e necessidades físicas. 2) Segurança: casa e trabalho. 3) Sociais: amigos, família e recreação. 4) Ser estimado e ter status: ter alguém que o ame, o admire e o reconheça e 5) auto-realização: ter um trabalho e ou um título.

Na verdade, o homem se deixado por si só, não sente a necessidade de deixar Deus dirigir a sua vida. No caso do paralítico, Cristo atingiu o aspecto espiritual do homem, perdoando-lhe os seus pecados. A ciência tem avançado no estudo das doenças psicossomáticas, relacionadas com o corpo e mente. 

Se a mente do homem fosse plenamente sadia o corpo também o seria. Como se manifestam as doenças da mente ou da alma? O medo, o ódio, a amargura, a culpa, etc.. fazem parte das doenças da alma. Deus fez o homem para que fosse livre. Deus não quer que você se sinta preso por nada, nem por ninguém. “Se o Filho vos libertar, sereis livres…”.

Geralmente as pessoas que tem doenças afetadas pela mente, têm dificuldade para se afirmar nos vários aspectos da vida; têm dificuldades de relacionamentos, sente-se isolado, têm medo da rejeição, é áspero, duro, agressivo e arrogante. Não conhecemos bem o motivo porque o homem era paralítico mas, Provérbios 28:13 diz: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas aquele que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Só há uma solução para a culpa; a confissão. Você não terá alegria, paz, prosperidade, autoridade, discernimento, enquanto não colocar as coisas a limpo diante de Deus através da confissão e a certeza do perdão.

Jesus olhou para além da doença física do paralítico. Olhou para aquilo que podia ter levado à contrair a paralisia. Não adianta esconder o seu pecado, pois o pecado não confessado e não abandonado leva até à doenças físicas. Hoje é dia de confissão e de renovação espiritual. Deus procurou o homem para aliviá-lo e não para acusá-lo. Deus diz-nos: vamos começar de novo. Confesse, encare a vida, pois tem tudo para dar certo na sua vida física, emocional, profissional, familiar e espiritual!

O que temos feito para ajudar as pessoas, para além de auxiliarmos com bens materiais?
Deus conhece as nossas necessidades e está sempre pronto para nos ajudar. Leia Salmo 139:1-13 e o textos inspirados abaixo: “O Senhor Deus, por meio de Cristo estende a mão o dia inteiro, a convidar os necessitados. Ele recebe a todos. A todos acolhe. Não rejeita a ninguém. É Sua glória perdoar o principal dos pecadores. Arrebata a presa ao valente, liberta o cativo, tira o tição do fogo. Desce a áurea cadeia de Sua misericórdia até às maiores profundezas da desgraça e culpa humanas, erguendo o espírito degradante, contaminado pelo pecado. Mas o homem precisa querer voltar, e cooperar na obra de sua salvação, prevalecendo-se das oportunidades que Deus lhe dá. O Senhor não força a ninguém. As puras vestes da justiça de Cristo são preparadas para vestir o pecador, mas se ele as recusa, terá de perecer. O registro do passado pode ser apagado com o Seu sangue [de Cristo], tornando-se limpa e alva a página. “Vinde, então, e argüi-Me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” Isaías 1:18. Ellen White, Carta 22, 1892. O Cuidado de Deus, 139

“Deus conhece nossas necessidades, e tomou providências em seu favor. Tem o Senhor um celeiro de suprimentos para Seus filhos, e pode dar-lhes o que necessitem, sob quaisquer circunstâncias. Por que, então, não confiamos nEle? Fez Ele preciosas promessas a Seus filhos, sob condição de fiel obediência a Seus preceitos. Não existe um tropeço que Ele não possa remover, nenhuma treva que não possa espancar, fraqueza alguma que seja incapaz de transformar em poder, nenhum temor que não possa acalmar, nenhuma aspiração digna que não possa guiar e justificar. Vós que duvidais da misericórdia de Deus, olhai para o Cordeiro divino, contemplai o Varão de dores, que tomou sobre Si vossa aflição e sofreu por vossos pecados. É Ele vosso amigo. Morreu na cruz porque vos amava. Comove-se, sentindo vossas fraquezas, e apresenta-vos perante o trono. Em vista de Seu inefável amor, não deveis abrigar no coração esperança, amor e gratidão? Não deve a alegria saturar vosso serviço a Deus?”  The Review and Herald, 14 de Janeiro de 1890. Para Conhecê-lo, 221

QUARTA-FEIRA (24 de agosto) DORCAS EM JOPEEste é o texto para o estudo de hoje: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia. E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles. E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.” Atos 9:36-42

As mulheres têm um jeito especial de ser. Elas conseguem mais coisas do que os homens, quando se trata de prestar auxílio. Elas não despertam tantos preconceitos quanto os homens, e são mais bem recebidas nas várias camadas sociais. A graça da mulher pode mais do que a força do homem. Ela tem habilidades em costura, cozinha e palavras. As mulheres tementes a Deus sabem fazer uso dessas habilidades para prestar auxílios às pessoas necessitadas. A Bíblia diz: “Abre a sua boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” Prov 31:26.  O texto acima mencionado não valoriza tanto a beleza exterior da mulher mas sim a beleza do carácter em prestar auxílios aos que necessitam.

Dorcas vem à nossa mente, quando falamos em servir os outros. Dorcas significa gazela, e em hebraico ela era a Talita. Dorcas foi uma grande evangelista! Muito querida por todos que habitavam ali, ela procurava fazer túnicas e vestidos para as viúvas e necessitados e, para isso, não media esforços. Ela tinha um coração bondoso e não queria que ninguém passasse necessidades ou sofresse. 

Dorcas foi a única mulher da Bíblia a ser chamada de discípula, ou seja; seguidora de Jesus, aprendiz, aquela que se senta aos pés do seu Mestre. Assim como Jesus vivia para servir as outras pessoas, Dorcas também o fazia. Você é uma discípula e um discipulo de Jesus? Assim como Dorcas, e muitas outras mulheres glorificaram Deus através de seus atos de bondade, Deus convida todas as mulheres a fazerem o mesmo, sendo sensíveis às necessidades dos outros e bondosas para com as pessoas que necessitam. Quantas das mulheres da igreja possuem talentos dados por Deus e se esquecem de usá-los para ajudar alguém! Se Deus concedeu talentos é para serem usados. Portanto quando o seu nome for indicado para o departamento de Dorcas ou Adra ou outro departamento da igreja, aceite para honrar o nosso Senhor Jesus.

A vida, morte e ressurreição de Dorcas ajudaram a disseminar o evangelho. Pedro não pôde deixar Jope durante algum tempo, porque era solicitado pelas pessoas que desejavam saber mais acerca de Deus. Dorcas começou um movimento que se espalhou para além das fronteiras da sua cidade e do seu país. O movimento Dorcas alcançou o mundo todo. Hoje, há Sociedades de Dorcas em todo o mundo e a Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) inspirou-se em Dorcas. A Adra mantida pela igreja Adventista está presente em catástrofes e onde as pessoas necessitam de ajuda. A Adra é considerada uma das principais organizações não governamentais no mundo, recebendo Status Consultivo pela ONU em 1997, dando à organização voz ativa na comunidade internacional. Atualmente a Adra conta com uma equipe de mais de 7.000 voluntários distribuídos em 130 países.

Quem pode medir as inúmeras pessoas que foram influenciadas pela vida de Dorcas? O seu belo exemplo jamais se extinguirá. É isso o máximo que qualquer discípulo pode desejar.
Veja os seguintes textos inspirados e como você pode estar envolvido em ajudar o próximo: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:34,35

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15:12-12

“Ao trabalhar por outros, experimenta-se uma doce satisfação, uma paz íntima que será suficiente recompensa. Quando movidos por alto e nobre desejo de fazer bem a outros, encontrarão a verdadeira felicidade no fiel desempenho dos múltiplos deveres da vida. A verdadeira felicidade encontra-se somente em ser bom e fazer o bem. Nossa felicidade será proporcional a nosso trabalho altruísta movido pelo divino amor, pois no plano da salvação Deus indicou a lei da ação e reação. O trabalho beneficente promove a saúde. Os que dão demonstração prática de beneficência por seus atos de simpatia e compaixão para com os pobres, os sofredores e desafortunados, não só aliviam os sofredores mas contribuem grandemente para a sua própria felicidade, e estão no caminho que assegura saúde da alma e do corpo. Isaías descreveu claramente a obra que Deus aceitará e pela qual abençoará o Seu povo. Chamo a vossa atenção para os infalíveis resultados de se dar ouvidos à admoestação do Senhor para que se cuide dos aflitos: “Então romperá a tua luz como a alva, a tua cura brotará sem detença.” Beneficência Social, 302.

QUINTA-FEIRA (25 de agosto) A IGREJA EM AÇÃO - A igreja tem a função de estar organizada e em funcionamento para a adoração a Deus, com escolas sabatinas bem planejadas e realizadas, vigílias, encontros jovens, reunião de oração, etc... A igreja também necessita ter momentos de comunhão um com o outro para a manutenção da fé dos fiéis. A liderança necessita denunciar o pecado, mas a igreja também precisa organizar ministérios que levem justiça social às pessoas.

A Igreja cristã tem propósitos claros. Ela não foi criada sem saber de onde veio e nem para onde vai. Por que existimos como igreja? Essa pergunta é fundamental se quisermos participar da Igreja e entendê-la como projeto de Deus para a nossa vida. O propósito da igreja de Cristo é, resumido em apenas uma sentença baseada em dois textos da Bíblia:

O grande mandamento: “Respondeu Jesus: ‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração... alma... e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo com a si mesmo’. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os profetas’.” Mateus 22:37-40.

A grande comissão: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei...” Mateus 28:19,20.

A Bíblia ensina que não somos salvos pelas obras e sim pela fé, mas isto não quer dizer que a igreja não precisa praticar obras. Necessitamos ser fortes na organização de diversos ministérios de ajuda social. A igreja deve estar envolvida neste ministério e, muitas vezes fica de fora desses trabalhos.

A lição de hoje traz os exemplos que Jesus mencionou à multidão que O seguia sobre a necessidade que temos de planejar as nossas ações. Jesus disse: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? Lucas 14:28-31.

Como ajudar e com que recursos? Organizando orfanatos ou encaminhando crianças para lá, apoiando lares de idosos, casas para cuidar de pessoas infectadas por diversos vírus, distribuindo cestas de alimentos e roupas, dando assessoria jurídica e médica, tirando mendigos e dependentes químicos da rua ou prestando-lhes algum auxílio, etc… A igreja pode e deve fazer muito. Veja os problemas da sua comunidade, ore por uma solução e faça algo de prático para auxiliar! Não espere a igreja para ajudar, veja os problemas e ajude!

A igreja está inserida na sociedade e deve se comportar como agente transformador dessa sociedade para que ela mesma não se torne parte isolada da sociedade. O isolamento só traria prejuízos à igreja, pois não haveria conversões e nem comunhão entre os membros se não houvesse comprometimento entre os mesmos.

A pregação da Palavra de Deus e o serviço social são instrumentos que a Igreja de Jesus dispõe para influenciar a sociedade. Estes métodos são aceitos universalmente como dever cristão. Da mesma forma que somos convocados à evangelizar toda criatura, somos também chamados à exercer o serviço social. A vida de Jesus incluía esta dupla função da Igreja: “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.” Atos 10:38-38. Como discípulos de Jesus necessitamos seguir o Seu exemplo. Pois, tanto a evangelização quanto o serviço social é expressão da compaixão cristã para a sociedade em ministrar-lhes as suas necessidades.

É importante a igreja seguir os métodos de Cristo, pois vimos que os métodos de Cristo produzem verdadeiro sucesso no evangelismo, e é unicamente os métodos de Cristo que trarão verdadeiro êxito ao aproximar-nos do povo: “Jesus misturava-Se com as pessoas, fazia-lhes o bem, manifestava simpatia por elas, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143.

SEXTA-FEIRA (26 de agosto) COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (3º trimestre de 2016) JESUS MINISTRAVA ÀS NECESSIDADES – Entre os propósitos da existência da igreja cristã destaca-se a adoração e o serviço. A adoração envolve mais do que cantar hinos, orar e ouvir um sermão na igreja. Significa o crente adotar um estilo de vida com Jesus. Isso significa que o crente tem prazer em viver uma vida piedosa, e ele adora a Deus durante todos os dias da semana e em todos os lugares e não apenas no culto de sábado na igreja. O verdadeiro crente entende que mais importante que assistir um culto semanal é vivenciar o culto da vida.

Já o serviço aponta para o nosso ministério. Cada crente é um ministro e cada tarefa é importante pois cada um é capaz de realizar alguma atividade missionária para Deus, pois recebeu de Deus o dom para isso. Através de nosso serviço demonstramos amor às pessoas. O melhor lugar para descobrirmos as necessidades das pessoas, e depois auxilia-las é no pequeno grupo.

Quando a Igreja não cumpre a visão de Deus, o Senhor mesmo impele Seu povo a pregar a palavra. A perseguição foi permitida por Deus, pois era necessário expandir a mensagem de Cristo. E a perseguição contra os cristãos nos primeiros séculos foi violenta! Como Deus pôde permitir uma perseguição contra Sua própria Igreja?

A vontade permissiva de Deus tem como base o Seu conhecimento pré-existente, bem como a Sua soberania. Deus não pode ser acusado de maldade. Devemos nos lembrar que até a ação do diabo está sujeita a permissão de Deus.

Alguns crentes são tentados a dizer e outros dizem mesmo: Por que estamos construindo uma igreja? Não é para nosso conforto. Quem pensa que o trabalho vai diminuir quando construímos uma igreja, engana-se. Temos que olhar para além de nós mesmos. Quantas pessoas estão ao nosso redor necessitando tendo muitas necessidades? Quantas pessoas ainda não conhecem Jesus?

Enquanto Jesus não volta, precisamos continuar testemunhando. Por isso os anjos perguntaram aos discípulos: “por que vocês estão olhando para o céu?”. Na língua original a expressão para o céu” ocorre quatro vezes nos versos 10 e 11. Era como se os anjos dissessem que eles não deviam estar tão concentrados no céu sendo que na terra existem muitas pessoas necessitadas para serem ajudadas. Não era normal ficarem olhando para o céu, quando eles tinham sido comissionados para irem até os confins da terra. Ver v. 8. Por enquanto devemos ter a esperança do céu, mas tendo os pés bem firmes na terra.

Igreja não é um clube social e nem é teatro para servir de entretenimento, e os crentes são chamados para servir e não para fingir ou representar. Deus chama a igreja à influenciar este mundo, a ser Sua testemunha fiel na vida de outras pessoas. Nós somos chamados à viver com o mesmo amor e despreendimento que os apóstolos: “Da multidão dos que creram, era uma mente e um coração. 

"Ninguém considerava unicamente as coisas que possuíam suas, mas partilhavam tudo o que tinham.
Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles.” Atos 4:32 e 33.

É importantíssimo seguirmos os métodos de Cristo, pois vimos que os métodos de Cristo produzem verdadeiro sucesso no evangelismo, e é unicamente os métodos de Cristo que trarão verdadeiro êxito ao aproximar-nos do povo: “Jesus misturava-Se com as pessoas, fazia-lhes o bem, manifestava simpatia por elas, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: “Segue-Me.” A Ciência do Bom Viver, 143.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário