sexta-feira, 12 de agosto de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre 2016) JESUS CONVIDAVA: SEGUE-ME

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre 2016) JESUS CONVIDAVA: SEGUE-ME

VERSO ÁUREO: “Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” João 10:5

INTRODUÇÃO (sábado 3 de setembro) – Desde a lição sete até a lição desta semana temos estudado o método de Cristo em fazer amizades com as pessoas, e só depois introduzir os conceitos do reino de Deus no coração delas. A igreja cristã é chamada para seguir os métodos de Cristo.


Quem aceita seguir Jesus deve estar disposto em tomar atitudes definidas. O Salvador anunciou que tem os maiores bens para nos dar; mas não fez segredo de que pede renúncia dos Seus seguidores. Cristo pede a renúncia do pecado. Para a mulher pecadora, a quem perdoou, Ele disse: "Vai e não peques mais". João 8:11. Não podemos seguir Jesus sem abrir mão do pecado e sem abandonar as más práticas, más palavras e os maus pensamentos.

Quando aceitamos Cristo, Ele cria em nós uma nova natureza, que não tem ligação com o pecado. Restaura aquela perfeição que Adão possuía ao ser criado, eleva-nos à verdadeira dignidade do homem e faz-nos ser o que devemos realmente ser. E, assim transformados, nós amaremos a Deus, os Seus caminhos e Lhe obedeceremos, porque o que Ele pede de nós é justo, reto e bom. Serviremos a Deus espontaneamente e com alegria.

Por que algumas pessoas seguiam Jesus com alegria e espontaneamente? Veja estes exemplos: "Partindo Jesus dali, viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu." Mateus 9:9

“E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” Lucas 5:11

“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, e algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” Lucas 8:1-3. Nos dois primeiros textos trata-se do chamado que Cristo fez aos seus discípulos, mas no último texto vemos 5 mulheres que foram beneficiadas com o ministério e amizade de Cristo e resolveram segui-lo.

Vemos também que as multidões seguiram Jesus. Ver Mateus 19:1-2. A igreja apostólica seguiu o exemplo de Cristo ao desenvolver companheirismo entre seus membros. Ver Atos 2:42-47. A igreja estabelecida desenvolvia a comunhão em que o relacionamento humano era essencial. Ver Atos 2:44. Foram escolhidos os diáconos para servir às mesas. Ver Atos 6:1-2. Foi instituído o serviço assistencial de Tabita ou Dorcas. Ver Atos 9:36-43. Assim também somos chamados para praticar os métodos de Cristo. A Igreja Adventista do Sétimo Dia foi chamada à seguir o método de Cristo.

Decidir por Cristo pode afetar os planos das pessoas, da sua vida, família e trabalho.  Deus tem um plano para a vida de cada pessoa. E esse plano pode ser diferente do que nós mesmos temos. Se nos dispomos a servir Deus, o Senhor conduzirá as circunstâncias para nos colocar onde Ele quer que estejamos. E é seguindo os planos de Deus que tornamos a vida bem sucedida e que encontramos a verdadeira felicidade. Como Jesus mesmo disse: "E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais, e herdará a vida eterna." Mateus 19:29. A decisão em seguir Jesus Cristo é o mais importante e o mais urgente assunto da vida. Jesus disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mateus 6:33.

Sabemos que temos a missão de pregar e anunciar a Palavra de Deus às pessoas, mas precisamos seguir Jesus com alegria e obedecer a Sua palavra para termos boas condições de convidar pessoas à seguirem Cristo. Seguir Jesus significa andar atrás de Cristo e nunca na Sua frente, com as nossas opiniões. Significa também não olharmos para os lados para observar os pontos negativos dos outros.

Veja o seguinte exemplo: “Para Pedro, as palavras “Segue-Me”, foram cheias de ensino. Não somente para sua morte, mas para cada passo de sua vida, era dada essa lição. Até então, Pedro fora inclinado a agir independentemente. Tinha procurado fazer projetos para a obra de Deus, em lugar de esperar para seguir o plano divino. Nada poderia ele lucrar, no entanto, por antecipar-se ao Senhor. Jesus ordenara-lhe: “Segue-Me.” Não corras adiante de Mim. Então não terás de enfrentar sozinho as hostes de Satanás. Deixa-Me ir na tua frente, e não serás vencido pelo inimigo. Enquanto Pedro caminhava ao lado de Jesus, viu que João os seguia. Apoderou-se dele o desejo de conhecer o futuro daquele, e “disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se Eu quero que ele fique até que Eu venha, que te importa a ti? Segue-Me tu”. João 21:20, 22. Pedro devia ter considerado que seu Senhor lhe revelaria tudo quanto lhe fosse melhor conhecer. É dever de cada um seguir a Cristo, sem indevida ansiedade quanto ao trabalho designado a outros. Ao dizer a respeito de João: “Se Eu quero que ele fique até que Eu venha”, Cristo não afirmou de maneira alguma que esse discípulo havia de viver até à segunda vinda do Senhor. Afirmou simplesmente Seu supremo poder, e que mesmo que Ele quisesse que tal fosse assim, isso de maneira alguma deveria afetar a obra de Pedro. O futuro tanto de João como de Pedro estava nas mãos de seu Senhor. Obediência em O seguir, eis o dever exigido de cada um.” Desejado de todas as Nações, 575

DOMINGO (4 de setembro) – ELAS CONHECEM A SUA VOZEste é o texto principal para o estudo de hoje: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos….Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” João 10:1-5 e 16.

As pessoas só poderão conhecer a voz do Pastor Jesus quando nós nos tornarmos a voz de Cristo. Como uma pessoa ouvirá a voz de Cristo? É através da Bíblia, onde está a revelação de Deus e através do nosso testemunho positivo e ativo em favor de Cristo. Uma característica fundamental do seguidor de Jesus é a obediência a Sua Palavra. Seguir a Cristo implica em conhecer Sua vontade, obedecê-la incondicionalmente e imitar o exemplo de Cristo em suas atitudes. Quando Jesus viveu aqui na terra, foi um modelo de vida que Ele espera ver em Seus seguidores. Ele amava, servia, ajudava e cuidava das pessoas. Ele nunca pecou, apesar de sofrer tentações como qualquer outro ser humano. Ver Hebreus 4:15.

Como ovelhas do aprisco de Cristo devemos obedecer e imitar a Cristo em toda nossa maneira de viver. Deus diz: “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.” I Joao 2.6. Hoje há crentes que se dizem ovelhas de Cristo, mas estão vivendo uma vida de pecados e desobediência aberta à Palavra de Deus. Quando fazemos amigos, as pessoas confiem em nós e então podemos fazer a voz de Cristo ser ouvida pelas pessoas. Jesus mesmo disse: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” João 10:14

A lição de hoje menciona sobre a influência do crente sobre as pessoas. A influência do crente no mundo deve ser como o sal para a comida. A presença do crente dá um novo sabor ao ambiente no trabalho, na faculdade, na fábrica e em todos os lugares. Será que a nossa presença tem essa influência positiva? Infelizmente, algumas pessoas consideram que o crente tira o sabor da vida. A presença do crente deve evitar o progresso do mal, destruindo a podridão ao seu redor. O crente não pode se retirar do mundo, mas deve “a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” Tiago 1:27. E isso não é nada fácil. O crente é chamado a ser um purificador moral em um mundo onde os padrões morais são baixos, instáveis, ou quase inexistentes.

Todos os crentes são chamados à fazerem parte do corpo de Cristo. Ver I Cor. 12: 12-27. Você tem uma função em pertencer ao corpo de Cristo. Pertencer ao corpo de Cristo, não pode ser de forma contemplativa. Cada parte do corpo é chamada a encontrar sua forma de ser útil ao corpo. Por sermos todos membros do corpo, devemos nos tratar como companheiros de caminhada. Há funções diferentes no corpo e algumas parecem mais importantes do que outras para o funcionamento do corpo, mas todas são necessárias e indispensáveis para a plena saúde do corpo de Cristo que é a igreja. Lembre-se; que Cristo não está aqui pessoalmente para falar às pessoas, então você é chamado para ser Sua boca, ouvidos, mãos, pés e coração de amor.

Ninguém pode descartar as pessoas do corpo de Cristo; um membro do corpo adoecido não deve ser amputado; mas sim cuidado. Um membro do corpo entristecido não deve ser desprezado; mas sim consolado. Um membro do corpo desequilibrado não deve ser deixado para trás; mas sim suportado. Um membro do corpo ferido não deve se descartado; mas sim curado. Um membro do corpo que errou não deveria ser acusado; mas sim ensinado. Um membro do corpo confuso não deve ser menosprezado; mas sim orientado. Pois, a dor de uma parte do corpo é a dor do corpo todo; a alegria de um parte do corpo é a alegria de todo o corpo.

“Somos embaixadores de Cristo e devemos viver, não para salvar a nossa reputação, mas tirar da perdição as almas que estão a perecer. Nosso esforço diário deve ser mostrar-lhes que podem obter a verdade e a justiça. Em lugar de procurarmos despertar simpatia para nós mesmos dando aos outros a impressão de que não somos apreciados, devemos omitir completamente o eu; e se deixarmos de fazer isto, por falta de discernimento espiritual e vital piedade, Deus requererá de nossas mãos as almas daqueles por quem devíamos ter trabalhado. Tomou Ele providência para que todo obreiro a Seu serviço possa ter graça e sabedoria, e tornar-se epístola viva, conhecida e lida por todos os homens.” Ellen White, E Recebereis Poder, 164

SEGUNDA-FEIRA (5 de setembro) DEVEMOS PROCURAR – Nos textos para hoje encontramos o conceito de salvação do pecador. Mostra Deus disposto em buscar, salvar e curar o pecador e convida-nos à estarmos envolvidos nesse processo. Eis os textos: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10

“E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.” Marcos 1:17

“E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.” Lucas 9:2

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:6,7.

Os textos para hoje focam o conceito de procurarmos as pessoas. Deus, em Sua sabedoria e providência, tomou todos os cuidados para que pudéssemos ser salvos. É maravilhoso imaginar Jesus passando pela rua, apertado pela multidão, e quando chegou exatamente debaixo da árvore sobre a qual Zaqueu estava, Jesus parou. Zaqueu tentou se esconder no meio da ramagem, mas o olhar de Jesus não lhe permitiu. Mais do que isso, Jesus lhe dirigiu a palavra e o chamou por seu nome e disse: "Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa." Lucas 19:5.

Em Lucas 19:10 Jesus disse: "Porque o filho do homem veio buscar e salvar o perdido." Deus sempre está à procura do pecador. Deus disse: "Adão onde estás?." Gên. 3:9. Deus disse: "O que fazes aqui Elias?" I Reis 19:9. Mas, há outro ponto interessante neste relato, que não pode ser esquecido: A presença de Jesus mudou a vida de Zaqueu. Deus nunca espera que nos entreguemos a Ele depois de nos tornarmos santos e bons, e devemos ter isso em mente quando vamos buscar pessoas para o reino de Deus. Elas devem ir à Cristo como estão. E devemos esperar que o Espírito Santo transforme o coração das pessoas. Deus espera que nos entreguemos a Ele, tais como somos e que busquemos ovelhas perdidas para o aprisco de Cristo, e será Ele quem vai transformar e modificar as pessoas.

Salvar os de casa e os de fora. O propósito do inimigo é destruir casamentos, separar filhos dos pais e colocar os membros da família um contra o outro. O objetivo é simples; destruir quantos lares ele puder. E ele tem conseguido isso, é só ler o jornal para ver que ele tem tido êxito no seu propósito. Diante disso devemos fazer a nossa parte. Como pais crentes, temos a responsabilidade de ministrar e corrigir nossos filhos no caminho do Senhor. Os pais crentes, com crianças e jovens, tem diante de si uma grande oportunidade para ensinar os filhos nos caminhos do Senhor. Os pais devem dar um bom testemunho em casa e devem ser modelos para os seus filhos. Veja estes textos: “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” Efésios 6:4

“E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” II Timóteo 3:15.

Deus nos deixou estas importantes orientações: “Em cada família deve haver um tempo determinado para os cultos matutino e vespertino. Que apropriado é os pais reunirem os filhos em redor de si, antes de quebrar o jejum, agradecer ao Pai celeste Sua proteção durante a noite e pedir-Lhe auxílio, guia e proteção para o dia! Que adequado, também, em chegando a noite, é reunirem-se uma vez mais em Sua presença, pais e filhos, para agradecer as bênçãos do dia findo!."  Orientação da Criança, 520.

“Sejam os períodos de culto familiar curtos e espirituais. Não deixeis que vossos filhos, ou qualquer membro da família, os tema, devido à sua monotonia ou falta de interesse.” Orientação da Criança, 521.

Como procurar os de fora? Quem é o meu próximo e como posso ajudá-lo? Jesus definiu muito bem a quem ajudar. Veja este texto: “Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:37-40.

Como ajudar? Veja estes textos: “Cada ato de amor, toda palavra de bondade, toda oração em favor dos sofredores e oprimidos, é relatada perante o trono eterno, e anotada no imperecível registro do Céu.” Serviço Cristão, 222.

“Onde quer que haja um impulso de amor e simpatia, onde quer que o coração se comova para abençoar e amparar os outros, é revelada a operação do Santo Espírito de Deus….Permite que tenhamos contato com o sofrimento e calamidade para nos tirar de nosso egoísmo; procura desenvolver em nós os atributos de Seu carácter; compaixão, ternura e amor. Aceitando esta obra de beneficência entramos em Sua escola para sermos qualificados para as cortes de Deus. Cooperando com os seres celestes em sua obra na Terra, preparamo-nos para a Sua companhia no Céu. “Espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão-de herdar a salvação” (Hebreus 1:14), os anjos no Céu darão as boas-vindas àquele que na Terra viveu não “para ser servido, mas para servir”. Mateus 20:28. Nesta abençoada companhia aprenderemos, para nossa alegria eterna, tudo que está encerrado na pergunta: “Quem é o meu próximo?” Lucas 10:29. Parábolas de Jesus, 385, 388, 389.

TERÇA-FEIRA (6 de Setembro) A PONTE Quem é a ponte? No primeiro momento é Jesus. Foi Cristo que estendeu a cruz sobre o abismo causado pelo pecado para salvar o pecador. Como os nossos pecados “fazem separação entre nós e o nosso Deus”, ver Isaías 59:2, Cristo serve de ponte para que o pecador torne a ter acesso à salvação. Em segunda instância, a ponte é você que deve ligar as pessoas à Cristo.

Cada um de nós tem as nossas dificuldades na vida e podemos ver nestes problemas ou um fardo ou uma ponte. O fardo, espiritualmente falando, é um peso que recai sobre nossos ombros. Podemos nos sentir cansados ou desanimados, sem alegria e paz. Mas, uma ponte é uma forma de superar a dificuldade e desenvolver um relacionamento mais profundo e íntimo com Deus. O crente deve ter sua vida espiritual em ordem com Deus para poder servir de ponte, afim de auxiliar as pessoas.

Conta-se que dois irmãos, que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida trabalhando lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. Durante anos percorreram uma estreita e comprida estrada que corria ao longo do rio para, no final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutarem da companhia um do outro. Eles faziam com prazer, pois se amavam. Aquele mal-entendido acabou em uma grande desavença. Certa manhã um homem procurou serviço na casa do irmão mais velho e este deu-lhe um trabalho. O trabalho seria para construir uma cerca bem alta que separava as terras dos dois irmãos.

O homem trabalhou durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Já anoitecia quando terminou sua obra, ao mesmo tempo que o irmão mais velho retornava, porém, seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em seu lugar estava uma ponte que ligava um lado do riacho ao outro. Naquele momento o irmão mais novo foi em direção do seu irmão e abraçando-o, chorando no meio da ponte. Emocionados, viram o carpinteiro arrumando suas ferramentas e partindo.

O crente, construtor de pontes, não guarda mágoas de ninguém, está sempre pronto para perdoar, está disponível para ajudar, é ativo e produz frutos para o reino de Deus. Os frutos ausentes na vida do cristão é a falta de arrependimento e entrega à Cristo.

A lição traz o exemplo de Zaqueu, ver Lucas 19:1-10, onde Jesus serviu de ponte para o inserir no reino de Deus. Havia muita gente que construía cercas ou muros de preconceitos contra os publicanos e pecadores, mas Jesus construiu pontes e levou àquele coração o grande amor de Deus. Zaqueu venceu o obstáculo de sua posição na sociedade. Ele era um rejeitado e mal visto na sociedade por causa da profissão que exercia. Zaqueu venceu o obstáculo de sua condição física. Zaqueu era homem de pequena estatura, e talvez tivesse problemas e complexos por causa do seu tamanho. O publicano Zaqueu venceu o obstáculo da multidão, e subiu em uma figueira-brava para ver Jesus e ser visto por Ele. Ele venceu o obstáculo de sua profissão. Ele era um publicano, ou seja; um funcionário judeu ao serviço do governo imperialista romano. Ele recebia impostos dos seus compatriotas, para encher os cofres do império romano. Muitos publicanos extorquiam o povo, cobrando mais do que era devido à Roma. Jesus fez a ponte para que esse homem fosse aceito no reino de Deus.

Jesus está à procura de todas as pessoas. Jesus chamou Zaqueu pelo nome. Jesus conhecia Zaqueu e suas necessidades espirituais. Assim também, Ele nos conhece por nome e sabe qual nossa ocupação ou negócio, onde vivemos e quais nossas experiências e necessidades. Jesus quer nos salvar assim como salvou Zaqueu. Zaqueu foi um homem que procurou Jesus e foi encontrado.

Como reagimos diante de caras novas na igreja? Somos como pontes a ligar as pessoas à Cristo e à Sua igreja? Quais são os projetos sociais e missionários que temos desenvolvido para ligar pessoas à Deus?

“Zaqueu era israelita, e detestado de seus patrícios. Sua posição e fortuna eram o prêmio de uma carreira que aborreciam, e considerada sinônimo de injustiça e extorsão. Todavia, o rico funcionário da alfândega não era de todo endurecido homem do mundo que parecia. Sob a aparência de mundanidade e orgulho, achava-se um coração susceptível às influências divinas. Zaqueu ouvira falar de Jesus. Espalhara-se por toda parte a fama dAquele que Se conduzira bondosa e cortesmente para com as classes proscritas. Despertou-se nesse chefe de publicanos o anelo de uma vida melhor…Zaqueu ficou abismado, num deslumbramento, e silencioso em face do amor e da condescendência de Cristo em rebaixar-Se até ele, tão indigno. Então o amor e a lealdade para com o Mestre que acabava de achar, lhe descerraram os lábios. Resolveu fazer pública sua confissão e arrependimento.Em presença da multidão, “levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. Lucas 19:8. “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão”. Lucas 19:9. Desejado de Todas as Nações, 386 e 387.

QUARTA-FEIRA (7 de setembro) O CONVITE – A lição de hoje menciona sobre a necessidade que os crentes têm de dar testemunho da sua fé. Somos chamados para fazer convites às pessoas à salvação sempre que surgem oportunidades. Não é tarefa apenas dos pastores e alguns líderes da igreja apresentar Jesus às pessoas.

Como podemos testemunhar de Cristo? Sendo diferentes na escola, faculdade, local de trabalho. Vestindo, comendo, bebendo coisas lícitas e frequentando lugares saudáveis para a nossa saúde física e espiritual. Cada crente deve estar pronto para dar a razão da sua fé, e não só isso; devem ter coragem para convidar amigos para irem à igreja, fazer um estudo bíblico, participar de um pequeno grupo, etc… Cada jovem e adulto deve conhecer as doutrinas bíblicas para poderem “explicar a esperança que há em nós” aos amigos.

A lição traz o exemplo de Paulo que, perante o rei Agripa e seus liderados, não teve vergonha e nem receio de testificar do reino de Deus. O texto está em Atos 26:11-27. O seguidor de Jesus consegue ver, não a sua situação exterior precária, mas a mão de Deus trabalhando para cumprir a missão dele no mundo. Paulo esteve preso e pregou com ousadia. Paulo ficou na prisão por dois anos, mas no final foi possível pregar à Festo, Agripa, aos chefes militares e aos homens mais importantes da cidade. Veja estes textos: “E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.” Atos 25:23

“Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor, e por isso perante vós o trouxe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de interrogado, tenha alguma coisa que escrever.” Atos 25:26

Paulo, embora prisioneiro, não temeu enaltecer o reino de Deus perante os oficiais romanos, Festo e o rei Agripa. Primeiro Paulo deu o seu testemunho de como conheceu Cristo na estrada de Damasco. Depois Paulo disse assim: “Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial. Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me. Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer.” Atos 26:19-22

Paulo falou com ousadia e o rei foi tocado: “Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.” Atos 26:27-29

O filho de Deus sabe que o dever de adorar a Deus e pregar o evangelho ultrapassa os direitos do estado. A responsabilidade da consciência cristã perante Deus para proclamar o evangelho também ultrapassa os direitos do tribunal religioso. O governante do Estado é um servo civil ordenado por Deus para manter a paz e a ordem. Ver Rom. 13.1-7. Paulo não teve mais a sua liberdade física, mas nunca parou em anunciar o evangelho com ousadia. Pedro e os outros apóstolos, uma vez soltos, voltaram felizes e ainda mais cheios do Espírito Santo e proclamaram o evangelho com poder. Eles disseram: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29

“Muitos há que necessitam do serviço de amoráveis corações cristãos. Têm-se imergido na ruína muitos que poderiam ter sido salvos, houvessem seus vizinhos, homens e mulheres comuns, se esforçado em benefício deles. Muitos há à espera de que alguém se lhes dirija pessoalmente. Na própria família, na vizinhança, na cidade em que residimos, há trabalho para fazermos como missionários de Cristo. Se somos cristãos, essa obra será nosso deleite. Mal está uma pessoa convertida, nasce dentro dela o desejo de tornar conhecido a outros que precioso amigo encontrou em Jesus. A salvadora e santificadora verdade não lhe pode ficar fechada no coração.”  O Desejado de Todas as Nações, 141.

“Um dos meios mais eficazes de comunicar a luz é o trabalho particular, pessoal. No círculo familiar, no lar do vizinho, à cabeceira do doente, de maneira tranquila podeis ler as Escrituras e falar acerca de Jesus e da verdade. Lançareis, assim, preciosa semente, que germinará e produzirá fruto.”  Testemunhos Seletos, vol 3, 62.

“Jesus via em cada pessoa, alguém a quem devia ser feito o chamado para Seu reino. Aproximava-Se do coração do povo, misturando-Se com ele como alguém que lhe desejava o bem-estar. Procurava-o nas ruas públicas, nas casas particulares, nos barcos, na sinagoga, às margens do lago e nas festas nupciais. Ia-lhe ao encontro em suas ocupações diárias e manifestava interesse em seus negócios seculares. Levava Suas instruções às famílias, pondo-as assim, no próprio lar, sob a influência de Sua divina presença. A poderosa simpatia pessoal que dEle procedia, conquistava os corações.” O Desejado de Todas as Nações, 151.

QUINTA-FEIRA (8 de setembro) – BUSCAI E ENCONTRAREIS – O homem sempre está em busca de alguma coisa. Ele busca dinheiro, prazer, posição, vícios e poder. Mas, a lição de hoje aborda o tema da busca de Deus ao pecador e da busca da igreja, ao pecador, em colaboração com Deus. Estes são os versos para hoje: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:7,8.

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.” João 1:12.

Primeiramente Cristo salva alguns para depois; estes ajudarem na salvação dos outros. Jesus fica à nossa inteira disposição para nos conceder as bênçãos que pedirmos e necessitarmos. Através de nós, Jesus bate na porta do coração das pessoas para salvá-las. Devemos estar disponíveis para aceitarmos os apelos que o Espírito Santo faz ao nosso coração e devemos saber o momento certo para apelarmos ao coração das pessoas para aceitarem Jesus como Salvador.

Quando buscamos Deus, ele está sempre disponível. Em Salmo 34:4 lemos: “Busquei ao Senhor e Ele me respondeu, livrou-me de todos os meus temores”. E Jesus falando aos Seus discípulos, disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” Mat 11:28. Jesus coloca-Se à disposição do homem para lhe dar vida eterna. Veja este outro texto:  “Todo o que o Pai me dá, virá a mim, e o que vem a mim, de maneira nenhuma, o lançarei fora”. João 6:37. Todos que buscam a Deus são recebidos com alegria.

A porta da salvação, da graça, se fechará a qualquer momento. Uma, que você pode morrer a qualquer momento, outra é que Jesus pode voltar brevemente e então, não haverá mais oportunidade para você, se não O aceitar. Deus está disponível hoje: “E buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”. Jeremias 29:13.

É necessário a pessoa conhecer a Deus e prosseguir em conhecê-lo cada vez mais, e isso só é possível através da Bíblia, que nos diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…” Oséias. 6:3. Conhecer a Deus nos leva à uma busca por Ele, porém; muitos não tem tido o resultado esperado pois não se entregam ao Senhor. Não basta termos uma admiração por Deus, temos que ter um compromisso e também dizer para Deus o que Ele representa para nós. isso chama-se “adoração” em casa e na igreja. Não existe vida religiosa sem envolvimento com Cristo. Devemos reconhecer que precisamos e sempre precisaremos de Deus. Sem Ele nada somos e nada poderemos fazer.

Quando nos tornamos íntimos de Deus, partilhamos dos mesmos pensamentos, visões, ideologias e propósitos e nos tornamos conhecedores da Sua graça e poder e apartir do momento em que partilhamos do conhecimento do Senhor, estamos apto a sermos intercessores e precursores do Evangelho do reinos do céus. O Senhor deseja que sejamos Suas testemunhas ao mundo e mostremos o que Ele tem feito em nosso favor para que outras pessoas também possam desfrutar das maravilhas do amor do nosso bondoso Deus. Devemos anunciar as boas novas de salvação e cuidar daqueles que estão fracos na fé, tornando-nos seus intercessores.

Como levar um interessado a decidir-se por Cristo? Quando buscamos pessoas para o reino de Deus, com humildade e com o poder de Deus, o primeiro ponto é fazer amizade, depois é ouvir, observar, apoiar, visitar e tirar todas as dúvidas doutrinárias, e isso pode ser feito através de estudos bíblicos, classes bíblicas ou pequenos grupos. Depois que o interessado tem convicção daquilo que Deus espera dele, e que todas as suas perguntas foram respondidas satisfatoriamente, está numa posição de começar a pensar sobre o significado do que aprendeu. Depois pode solicitar a decisão para o batismo, que deve ser de forma particular e não em grupo, pois o conhecimento espiritual de cada um é diferente e a pessoa sente-se mais a vontade também.

Você já foi encontrado por Cristo e já é batizado? Já conduziu pessoas ao batismo?

SEXTA-FEIRA (9 de setembro) COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (3º trimestre 2016) JESUS CONVIDAVA: SEGUE-ME - Como obter decisões para Cristo e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava então: Segue-me.” A Ciência do Bom Viver, 143.

Havia um jovem que amava o Senhor e desejava falar aos outros sobre Jesus. Articulado, carismático, ele era uma poderosa testemunha. Contudo, havia um problema: ele tinha medo de pedir às pessoas que se entregassem a Jesus. Isso surpreendia outros membros da igreja porque, em todos os outros aspectos, ele parecia muito ousado em favor do Senhor. Quando lhe perguntaram sobre esse assunto, ele disse que aquele não era o seu dom. Ele gostava de semear, mas deixava para outros a tarefa de colher. Porém, após algum tempo ele confessou que seu maior medo era o de ser rejeitado. Ele se sentia um pouco inadequado como testemunha do Senhor, o que, em alguns casos, pode ser uma coisa boa, e por isso, tinha medo de que as pessoas não se entregassem a Jesus quando ele fizesse o apelo para uma decisão. Outras pessoas da igreja lhe explicaram que a tarefa de testemunhar não diz respeito a nós, mas a Jesus. Somos imperfeitos. Embora possamos conduzir as pessoas à Jesus, não podemos desempenhar o papel do Espírito Santo, que é o único que pode trazer convicção e conversão. Porém, devemos ser os canais para que o amor de Cristo chegue aos outros.

Sua igreja é amigável para com os visitantes? O que você poderia melhorar quanto à maneira de lidar com os novos amigos que entram na igreja? Sua igreja recebeu uma visita de alguém que simplesmente passava na rua no momento do culto? Como os fiéis reagiram? Como o visitante foi recebido?

Quando o Espírito Santo impressionar você com o fato de que alguém está pronto a “abrir a porta” para Cristo, pergunte: “Você gostaria de orar comigo para receber Jesus Cristo como seu Salvador e se tornar um membro de Sua família?” Caso a pessoa aceite, peça que ela repita as palavras da seguinte oração: “Querido Pai celestial, sei que sou um pecador e preciso do Teu perdão. Creio que morreste por meus pecados. Desejo abandoná-los. Agora Te convido a entrar no meu coração e na minha vida. Quero confiar em Ti e seguir-Te como meu Senhor e Salvador. Em nome de Jesus. Amém!”

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário