quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A Igreja é o Corpo de Cristo

A igreja é o corpo de Cristo

A igreja de Deus tem uma grande importância para Ele. Em todos os tempos Deus teve pessoas com quem Ele manteve contato. No Velho Testamento vemos a iniciativa de Deus em promover encontros com o Seu povo. Através de casais e famílias, como; Noé e os seus,  Abraão e Sara, etc…, através do santuário, do templo e das sinagogas. No Novo Testamento Deus criou a Igreja Cristã, que de início era em lares dos recém convertidos, mas depois, templos foram construídos.

A palavra igreja é usada 115 vezes, sendo 3 vezes como assembleia, e 112 como igreja mesmo. A palavra igreja é uma tradução da palavra grega ekklesia, que significa; o que é chamado ou convocado”. Os crentes são chamados para pertencerem ao corpo de Cristo, que é a igreja. Deus disse que Cristo é a cabeça da igreja: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:18. Deus disse também que os crentes verdadeiros, que são humildes, mansos e submissos a Palavra de Deus, são o corpo de Cristo. Apresento um texto: Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” I Coríntios 12:27.

Não existe símbolo mais perfeito no Cristianismo para definir igreja do que a junção da Cabeça, com o Corpo. Você já viu cabeças andando sozinhas? Já viu corpos sem cabeças andando por aí?  
Após o seu batismo nas águas e o seu compromisso de obedecer a Palavra de Deus, você passou pertencer à igreja de Deus. Veja este texto: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3:26-28.

Entre as muitas formas do cuidado de Deus para com os Seus filhos está a Sua igreja para cuidar de nós, nos vários aspectos da vida. A igreja local pode ser definida como aquele grupo de pessoas que possuem fé em Cristo Jesus e que se reúnem regularmente para a adoração, oração e aprendizado da Palavra de Deus em um lugar específico, e que, se submetem à liderança de um ou mais pastores. Fazer parte de uma igreja local é possuir compromisso com Deus e com pessoas que têm o mesmo objetivo.

O seguinte verso bíblico revela algumas funções da igreja: “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos, e sejais longânimos para com todos.” I Tessalonicenses 5:14

No texto acima o apóstolo Paulo lembra a responsabilidade da igreja local, e ao mesmo tempo os benefícios que recebem aqueles que se mantêm comprometidos com ela. Paulo fala daquilo que é chamado de mandamentos do amor e do respeito. Refere-se àquilo que os crentes devem fazer uns pelos outros. Somente dentro do ambiente da igreja local é possível cumprir e receber os benefícios destes mandamentos.

O apóstolo escreve que os membros e líderes da igreja devem admoestar os insubmissos. Isso significa que sempre que há alguém que se levanta contra a igreja de Deus, contra alguns membros em particular, ou causa alguns problemas de relacionamento, a igreja deve corrigi-lo. O que seria do crente se não houvesse outros auxiliando-o para manter-se em obediência à Deus? Esse é um dos grandes benefícios de se fazer parte de uma igreja local. A Bíblia nos chama de ovelhas, e ovelhas são animais que tendem a se desviar da direção dada pelo Sumo-Pastor, então precisam de serem admoestados, muito mais do que imaginam. Através da admoestação os filhos submissos são trazidos de volta ao aprisco.  

Paulo escreve que a igreja faz o papel de consolar e levar ânimo os desanimados. Literalmente, isso significa que a igreja deve se colocar ao lado daqueles que estão desanimados na fé. Sempre há na igreja pessoas que tendem a desanimar em sua caminhada cristã. As provações, a luta contra o pecado, a pressão do mundo, sempre podem levar um crente ao desânimo. Para além dos cultos e reuniões de oração na igreja e a missão de evangelização, que nos comunicam ânimo; recebemos as visitas do pastor e de outros líderes da igreja no interior do nosso lar. E que grandes benefícios recebemos com esse encorajamento!

Outra responsabilidade da igreja, que Paulo menciona no texto, é a de  amparar os fracos. A ideia aqui é a de apoiar os que estão caindo, é colocá-los em pé. Quando irmãos estão fracassando, outros precisam ampará-los. Isso envolve admoestação, correção e estímulo. Paulo não está se dirigindo aos fracos, mas aos fortes pois os fracos geralmente pensam que são fortes e assumem atitudes de auto-confiança, de farisaísmo. Alguns, nesta situação, desprezam a liderança da igreja por acharem que estão bem. Os pastores e liderança são colocados por Deus para ajudar. Veja este importante texto: “Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão-de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Hebreus 13:17.

Paulo fala também da paciência que a igreja deve ter para com todos os crentes do corpo de Cristo. A paciência faz com que não julguemos os servos do Senhor e nem a Sua igreja. A paciência nos ajuda a suportar as deficiências dos outros. Isto mostra que a igreja é um ambiente onde haverá muitas dificuldades, já que a paciência pressupõe a existência de problemas. Muitos têm uma ideia equivocada sobre a igreja, imaginam que numa igreja não há problemas ou que nunca deveria existir. Imaginam uma lugar onde as pessoas sempre se dão muito bem umas com as outras e que nunca há divergências. Não é assim que a Bíblia nos mostra a igreja.

A igreja também é advertida para ter cuidado com os escarnecedores que aparecem tendo aparência de piedade mas negado a eficácia dela. Geralmente aparecem pessoas que já foram membros, mas que hoje não pertencem mais ao corpo de Cristo, são lobos vestidos de ovelhas.  Alguns rejeitaram explicitamente vários convites ao arrependimento e procuram causar problemas para o corpo de Cristo. Veja estas admoestações de Deus para você que faz parte do corpo de Cristo: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” I João 4:1

“Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências.” II Timóteo 3:5,6

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Salmos 1:1

Hoje há alguns crentes que acham poderem ser independentes da igreja dizendo que podem se reportar diretamente a Cristo. Em assuntos de comunhão, confissão e restauração espiritual sim, mas a igreja é o corpo de Cristo, e Jesus age através da Sua igreja. Geralmente pessoas que agem assim estão lançando a semente da dúvida, nascida no inferno dos demônios, para denegrir a igreja de Cristo e, as vezes sem saber, estão caindo em apostasia, pois logo se separarão do corpo de Cristo.

Veja este texto inspirado: “Muitos nutrem a idéia de que só a Cristo são responsáveis no que respeita à luz e à própria experiência, independentemente de Seus reconhecidos seguidores no mundo. Isto, porém, é condenado por Ele nos ensinos que nos dá, bem como nos exemplos e nos fatos que nos tem dado para nossa instrução. Aí estava Paulo, pessoa a quem Cristo devia preparar para importantíssima obra, que Lhe devia ser vaso escolhido, levado diretamente à presença de Cristo; todavia, Ele não lhe ensina as lições da verdade. Detém-lhe a carreira e infunde-lhe convicção; e quando ele pergunta: “Que queres que eu faça?” (Atos dos Apóstolos 9:6), o Salvador não lhe diz diretamente, mas põe-no em contato com Sua igreja. Eles lhe dirão o que lhe cumpre fazer. Jesus é o amigo dos pecadores, tem o coração sempre aberto, sempre sensível aos sofrimentos da humanidade; tem todo o poder, tanto no Céu como na Terra; respeita, no entanto, o meio que ordenou para esclarecimento e salvação dos homens. Encaminha Saulo à igreja, reconhecendo assim o poder de que a investiu como veículo de luz para o mundo. É o corpo organizado de Cristo na Terra, e importa que se Lhe respeitem as ordenanças. No caso de Saulo, Ananias representa Cristo, ao mesmo tempo que representa os pastores de Cristo na Terra, os quais são designados para agir em Seu lugar.” Testimonies for the Church 3:433.

Diante disso, se alguém reluta em se envolver com a igreja local e em se comprometer com ela, nunca crescerá espiritualmente, pois deixará de usufruir deste tão grande benefício deixado por Deus para nosso cuidado que é a igreja de Cristo, e a igreja onde somos membros temos maiores responsabilidades. Fique com Deus! 


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário