quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Esboço de Sermão: Deus Invisível, Igreja Visível

Deus Invisível, Igreja Visível

Introdução - “Ninguém jamais viu a Deus; O Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”. João 1:18

Deus é invisível, e isso constitui um problema para pessoas que só acreditam naquilo que vêem. Esse era um problema para o povo de Israel, pois os seus vizinhos pagãos insultavam-no, dizendo: - Onde está o vosso Deus? Os deuses deles eram visíveis e palpáveis, mas o Deus de Israel era invisível aos olhos humanos. Na época de Cristo o discípulo Filipe também desejou ver Deus quando disse: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.”

Hoje vivemos na época em que para algo ou alguém ser verdadeiro necessita de ser provado. Nossa época é marcada pela tecnologia e ciência, onde as crianças e jovens são ensinados a crerem somente naquilo que pode visto ou ser experimentado.

Então, como Deus resolveu revelar-Se às pessoas? No período da Segunda Guerra mundial, durante o bombardeio em uma cidade, uma estátua de Jesus foi seriamente danificada. Quando os moradores encontraram a estátua entre os escombros, eles se lamentaram porque ela tinha sido um símbolo da fé e da presença de Deus na vida daqueles cristãos Católicos. A estátua foi reparada quase em sua totalidade, mas as mãos haviam sido tão danificadas que não puderam ser restauradas. Alguém, sugeriu que contratassem um escultor para fazer novas mãos, mas outros pediram para deixá-la como estava como uma lembrança permanente da tragédia da guerra. A estátua permaneceu sem as mãos. Mas o povo da cidade colocou ao pé da estátua de Jesus uma placa com estas palavras: “Vós sois minhas mãos”.

Encontramos pelo menos quatro maneiras claras de Deus tornar-Se visível à humanidade:

I - Através da Natureza. “A natureza e a revelação nos dão testemunho do amor de Deus. Nosso Pai celeste é a fonte de vida, sabedoria e felicidade. Contemple as belas e maravilhosas obras da natureza. Observe o modo admirável com que ela se adapta às necessidades do ser humano e de todos os seres viventes. O sol e a chuva, que alegram e refrigeram a terra; as colinas, os mares, as planícies, tudo nos fala do amor dAquele que tudo criou... O mundo, embora caído, não é todo tristeza e miséria. Na própria natureza há mensagens de esperança e conforto. Há flores por sobre as ervas daninhas, e os espinhos estão cobertos de rosas. ‘Deus é amor’ está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, com seus alegres cantos, enchem o ar de música; as flores, perfeitas, com seus delicados matizes, perfumam a natureza; as enormes árvores das florestas, com sua exuberante ramagem de um verde muito vivo; tudo nos fala de um cuidado paternal de nosso Deus e seu desejo de tornar felizes os seus filhos.”  Ellen White, Encontrando Deus, 9 e 10.

É curioso que há pessoas que só tiveram contato com a revelação de Deus através da natureza e serão julgadas através do conhecimento e oportunidades que tiveram. Lembrando que as pessoas que viveram antes da Bíblia ser escrita, apenas conheceram o livro da natureza, e serão julgadas pelo conhecimento e obediência que tiveram e daquilo que viram e ouviram através das tradições saudáveis dos seus pais. Para todos que aceitam a criação de Deus, também aceitam que receberam a tradição oral de Deus e dos pais, incluindo os princípios expostos nos Dez Mandamentos. Veja como os seguintes textos inspirados esclarecem estes argumentos: “Há, entre os gentios, almas que servem a Deus ignorantemente, a quem a luz nunca foi levada por instrumentos humanos; todavia não perecerão. Conquanto ignorantes da lei escrita de Deus, ouviram Sua voz a falar-lhes por meio da natureza, e fizeram aquilo que a lei requeria. Suas obras testificam que o Espírito Santo lhes tocou o coração, e são reconhecidos como filhos de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, 638.

“Todo o mundo natural destina-se a ser um intérprete das coisas de Deus. Para Adão e Eva, em seu lar edênico, a natureza estava repleta do conhecimento de Deus, cheia de instrução divina. Para seus ouvidos atentos, ela como que ecoava a voz da sabedoria. A sabedoria falava aos olhos, e era recebida no coração; pois eles entretinham comunhão com Deus por meio de Suas obras criadas.” Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 186.

“Depois da Bíblia deve a natureza ser a nossa grande guia.” Testimonies for the Church, vol 6, 185.

“Para a criança, ainda incapaz de aprender pela página impressa, ou tomar parte nos trabalhos de uma sala de aulas, a natureza apresenta uma fonte infalível de instrução e deleite. O coração que ainda não se acha endurecido pelo contato com o mal está pronto a reconhecer aquela Presença que penetra todas as coisas criadas. O ouvido, ainda não ensurdecido pelo clamor do mundo, é atento à Voz que fala pelas manifestações da natureza. E para os de mais idade, que necessitam continuamente dessa silenciosa lembrança das coisas espirituais e eternas, as lições tiradas da natureza não serão uma fonte inferior de prazer e instrução.” Educação, 100.

II - Através da Bíblia. A Bíblia contém o plano da criação e redenção delineado para que todos possam entender o amor de Deus e aceitar o plano da salvação. Cito estes textos para a nossa compreensão: “Mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16-17.

O pecado limita a auto-revelação de Deus manifestada através da criação, pelo fato de obscurecer a habilidade humana em interpretar o testemunho de Deus. Portanto, tendo em vista auxiliar as pessoas na compreensão das coisas divinas e eternas, Deus apresentou uma revelação especial de Si próprio. Ele decidiu apresentar-Se diante da humanidade por um meio específico, o qual não deixaria margem de dúvidas sobre o Seu caráter ou sobre o Seu amor pela humanidade. E Ele o fez através das Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos.

III - Através de Jesus Cristo. Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível. Isso é maravilhoso, mas aconteceu há quase dois mil anos. Deus Se revelou a Si próprio, em pessoa, através de Jesus, ver João 17:3, bem como a verdade, “segundo é em Jesus.” Efés. 4:21. Veja como o seguinte texto mostra a revelação de Cristo: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1. 

Jesus mesmo deu o testemunho de que veio revelar o Pai: “E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.” João 12:44,45.

“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14:8,9

Um ponto importante a salientar é que, independentemente dos livros que as pessoas tiveram conhecimento da salvação, as pessoas serão salvas única e exclusivamente por Jesus Cristo: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12.

IV - Através da Igreja. A igreja de Cristo foi colocada no mundo para assumir o corpo de Cristo com a responsabilidade de servir as pessoas como Cristo fazia. Lemos em I João 4:12: “Ninguém jamais viu a Deus.” Esta é exatamente a mesma expressão que usamos na introdução desta mensagem. Mas, em vez de continuar referindo-se ao Filho de Deus, o texto declara: “Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós”. Em outras palavras; o Deus invisível, aquele que Se tornou visível em Cristo, agora se torna visível nos cristãos, quando amamos um ao outro. Esta é uma afirmação impressionante. 

A igreja local tem a responsabilidade de evangelizar, mas antes disso deve ser conhecida como a comunidade do amor. As pessoas esperam de nós uma vida exemplar em Cristo e temos a responsabilidade de revelar Jesus às pessoas. Os seguintes textos bíblicos chamam-nos a responsabilidade para servirmos da cara e corpo de Deus: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” II Coríntios 3:2,3

“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida.” II Coríntios 2:15,16

O que as pessoas falam de nós e que influência exercemos na sociedade? Veja estes dois exemplos, o primeiro sobre o profeta Eliseu e o outro sobre o apóstolo Pedro: “E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.” II Reis 4:9

“De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.” Atos 5:15,16.

Conclusão - Certo homem perguntou à Lutero o que poderia fazer para servir melhor a Deus e ser um melhor cristão. Lutero perguntou: - O que você faz? O sapateiro respondeu: - Eu sou sapateiro. Lutero então lhe disse: - Faça bons sapatos, venda-os por preço justo e você irá servir a Deus e ser um cristão melhor.

A pergunta do sapateiro é o tipo de pergunta que todo cristão verdadeiro faz. Quem nunca fez a mesma pergunta a alguém: - O que devo fazer para melhor servir a Deus?

Deus disse que Cristo é a cabeça da igreja: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.” Colossenses 1:18. Deus também falou que os crentes verdadeiros, que são humildes, mansos e submissos a Palavra de Deus, são o corpo de Cristo: "Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.” I Coríntios 12:27.

Não existe símbolo mais perfeito no cristianismo para definir igreja do que a união da Cabeça, com o do corpo. Você já viu cabeças andando sozinhas? Já viu corpos andando sem cabeças? Claro que não, assim também o Deus invisível tem a Sua igreja visível na terra.

A principal característica de um corpo é a vida. Um corpo sem vida não é corpo, é cadáver. Quando nos referimos a igreja visível então apontamos para a sua natureza física. A igreja visível é conhecida também como igreja local onde as pessoas que professam sua fé em Cristo se reúnem para oferecer adoração ao Salvador e usam os dons espirituais para a pregação do evangelho.

Quando medito na vida que Jesus levou aqui, com frequência, imagino-O com as mãos estendidas para; curar, abençoar, amar e consolar. Ele esteve disponível para auxiliar as pessoas em suas necessidades. Jesus amava os humildes e os orgulhosos, os puros e os impuros e caminhava ao lado deles, ministrando-lhes as necessidades e oferecendo-lhes esperança e salvação. Hoje a igreja é chamada para continuar a missão que Cristo iniciou.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário