domingo, 11 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO: TRABALHANDO NOS BASTIDORES

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO: TRABALHANDO NOS BASTIDORES

VERSO ÁUREO: “Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de anunciar.” João 16:14

INTRODUÇÃO (sábado 7 de janeiro) – Como introdução, gostaria de dizer que Deus é o nosso criador, Ele é grande e tem muitos mistérios que nunca vamos desvendá-los, e nós somos criaturas Suas. Devemos argumentar apenas dentro daquilo que nos foi revelado e aceitar os desígnios de Deus para nós.


Embora o Espírito Santo seja a pessoa da Divindade que é menos entendida, é a Pessoa que está mais perto do pecador para ajudar em suas necessidades. O Deus; Espírito Santo, exerce o Seu ministério mais nos bastidores promovendo o trabalho do Deus Pai e Deus Filho em salvar a humanidade. No plano da salvação, o Espírito Santo desenvolve um papel subordinado, promovendo a salvação que Cristo oferece, mas este ponto não O diminui reduzindo-O a uma energia. Ele é Deus, em essência e em pessoa, assim como Jesus e o Deus Pai o são.

Qual é o papel do Espírito Santo na vida das pessoas? De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a presença do Espírito Santo. O Espírito Santo tem muitas funções, papéis e atividades. Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas e em todos lugares. Jesus disse aos Seus discípulos que enviaria o Espírito Santo ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” João 16:7-11. Todas as pessoas têm a consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito Santo aplica as verdades de Deus nas mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. Responder a essa convicção conduz os homens à salvação. Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito Santo passa a residir em nosso coração para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado de filhos de Deus. Jesus disse que enviaria o Espírito Santo para ser o nosso Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” João 14:16.

A outra função do Espírito Santo é capacitar-nos para entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos Seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará à toda a verdade.” João 16:13. O conhecimento de que o Espírito Santo de Deus passou a residir em nossa vida, que Ele executa todas essas funções tão milagrosas, que Ele habita conosco para sempre e nunca vai nos abandonar; tudo isso é motivo de grande alegria e conforto! Graças a Deus por esse presente tão precioso; o Espírito Santo e Seu ministério em nossa vida! Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo também é um humilde Servo. Os membros da Divindade sempre são servos uns dos outros e servem a humanidade. A trindade Divina vive em perfeita ordem e harmonia!

Uma outra função do espírito Santo é distribuir dons ou talentos espirituais à igreja de Cristo para que possamos ser Seus embaixadores ao mundo. É importante notarmos em toda a Bíblia que o Espírito Santo trabalha nos bastidores colaborando na salvação da humanidade! O Espírito Santo produz em nosso coração os frutos da salvação; “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” Gálatas 5:22-23. O conhecimento e a certeza de que o Espírito Santo reside em e que Ele executa todas essas funções tão milagrosas e que Ele nunca vai nos abandonar; é motivo de grande alegria e conforto!

“O grande Mestre ansiava dar aos discípulos todo o ânimo e conforto possível, pois eles seriam dolorosamente provados. Mas era difícil, para eles, compreender Suas palavras. Ainda precisavam aprender que a vida espiritual interior, perfumada com a obediência amorosa, lhes daria o poder espiritual de que careciam. A promessa do Consolador lhes apresentava uma maravilhosa verdade. Animava-os a não perder a fé mesmo sob as mais difíceis circunstâncias. O Espírito Santo, enviado em nome de Cristo, deveria ensinar-lhes todas as coisas, e trazer tudo à memória. O Espírito Santo era o representante de Cristo, o Advogado que está constantemente pleiteando em favor da raça caída. Ele roga que o poder espiritual lhes seja concedido, que pelo poder dAquele que é mais forte do que todos os inimigos de Deus e dos homens, eles possam vencer os seus inimigos espirituais.” Ellen White - Manuscrito 44, 1897.

DOMINGO (8 de janeiro) A INTANGIBILIDADE DO ESPÍRITO SANTO – Veja como os textos de hoje mostram que a ação do Espírito Santo, comparada ao vento, mostra a atuação misteriosa do Espírito Santo. Assim como não conhecemos nem a origem e nem o destino do vento, também não entendemos a ação do Espírito Santo em nós e na humanidade. Como filhos de Deus, humildes que somos, devemos apenas aceitar a presença amiga do Deus Espírito Santo em nós, sem queremos descobrir a sua intangibilidade.

Eis os textos: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:3-8

“Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis….E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.” Ezequiel 37:5, 9

Sendo abençoados pelo Espírito Santo. Embora o homem falível não consegue argumentar muito bem sobre os mistérios de Deus, isso não quer dizer que não podemos usufruir as bênçãos maravilhosas que o Espírito de Deus nos concede. Assim como a atuação do vento, que ninguém sabe exatamente de onde vem e nem para onde vai, o Espírito Santo tem poder e liberdade para agir na humanidade de acordo com a Sua vontade. Assim como naquele vale de ossos, da visão de Ezequiel, nós somos beneficiados com a restauração espiritual promovida pelo Espírito Santo em nossa vida.

Quando o crente é batizado nas águas recebe também a unção do Espírito Santo: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.

A dotação com o Espírito Santo no Pentecostes refletiu na vida da igreja e o mundo foi impactado. A plenitude do Espírito foi percebida por meio da firmeza da doutrina dos apóstolos, na oração fervorosa e persistente, na comunhão entre os crentes através da santa-ceia, na adoração fervorosa e no testemunho irrepreensível. Hoje a pessoa e a igreja cheia do Espírito tem um bom testemunho dos de dentro e dos de fora. A família e a igreja, que tem o Espírito Santo, cresce na graça e no conhecimento de Cristo, em número e  em santificação.

Veja estes textos: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a Simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”. Atos 2:42-47.

“Os mistérios da Bíblia, longe de serem um argumento contra ela, acham-se entre as maiores evidências de sua inspiração divina. Se não contivesse outras referências a Deus que não as que podemos compreender, se pudessem Sua grandeza e majestade ser apreendidas pela mente finita, então a Bíblia não teria infalíveis evidências de sua origem divina, como tem. A grandeza de seus temas deve inspirar fé, nela, como a Palavra de Deus.” Educação, 170

SEGUNDA-FEIRA (9 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO NA CRIAÇÃO – A lição de hoje menciona que o Deus Pai, o Deus Filho e o Deus Espírito Santo estiveram no ato da criação da vida no planeta. Ver Gênesis 1:1 e Colossensses 1:16 e 17 sobre Deus e Jesus como criadores.

Veja como os seguintes textos evidenciam a atuação do Espírito Santo no ato da criação: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1:2.

“Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça.” Jó 26:13.

“O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida.” Jó 33:4

“Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.” Salmo 33:6

“Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó. Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra.” Salmo 104:29,30.

Mais uma vez vemos o Espírito Santo trabalhando nos bastidores da criação. Ele é descrito como sendo um apoio ao ato da criação. Ele pairou sobre o vazio da terra. O Espírito Santo esteve envolvido na criação do mundo com a função de cuidar da existência do planeta e do universo. Mesmo o Espírito Santo tendo exercido um papel discreto, Ele sempre foi um ser Divino. O termo Elohim, no original hebraico, está sempre no plural. Sempre quando aparece Elohim refere-se a pluralidade da Divindade. Deus, Jesus e o Espírito Santo estiveram na criação; logo, pertencem a Divindade.

O primeiro verso da Bíblia, ao descrever a obra da criação de Deus, diz assim: "No princípio criou Deus os céus e a terra”. Gen 1:1. A palavra “Deus” aqui, vem do hebraico Elohim e esta palavra é a forma plural de Elohá. Assim sendo, aqui está a primeira evidência bíblica de pluralidade Divina.

Matthew Henry, especialista no Antigo Testamento, diz: "A pluralidade de pessoas na Deidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Este nome de Deus no plural...confirma nossa fé na doutrina da trindade Divina, que é claramente revelada no Novo Testamento, apesar de só levemente sugerida no Antigo" “Commentary on the Whole Bible, Vol. 1 Old Tappan, N. J.: Fleming H. Revell , 2

Outro exemplo clássico está em Gênesis 1:26, onde lemos: "E disse Deus, façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança”. No verso 27 lemos: "E criou Deus o homem à Sua imagem”. Moisés ao escrever este relato intercalou plural com singular. Mostrando que há um só Deus, que se manifesta em três pessoas. Logo após a entrada do pecado, continua a descrição: "Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós..." Gênesis 3:22. Perceba novamente que o verbo “disse o Senhor” no singular é como “um de nós” no plural. Percebeu?

Assim como o Espírito Santo esteve no momento da criação do mundo, Ele também está presente no processo da recriação da nossa vida espiritual. O Espírito é responsável pela obra da nova criação ao trazer pessoas para o reino de Deus através da regeneração: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17. Já somos novas criaturas? 

TERÇA-FEIRA (10 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E O SANTUÁRIO – Depois de Deus ter criado o mundo, imediatamente Se preocupou com a manutenção do ser humano, animais e planeta em perfeitas condições. Deus estabeleceu leis fixas no Éden para que nossos pais obedecessem, ver Gênesis 2:15 e 17 mas, como pecaram, Deus providenciou o meio de salvar e restaurar a humanidade através da morte de Cristo. Ver Gên. 3.15. Embora o Espírito Santo é visto de forma mais abrangente no Novo Testamento, Ele também teve uma grande atuação no Velho Testamento.  

Deus, logo depois da queda providenciou o sistema de sacrifícios de animais que apontavam para Cristo, mas era o Espírito Santo que trabalhava no coração das pessoas. No Novo Testamento vemos o Espírito Santo possuindo o coração dos crentes de forma plena e permanente. Ver I Coríntios 3:16-17 e 6:19-20. Quando colocamos nossa fé em Cristo para a salvação, o Espírito Santo vem morar dentro de nós. O Apóstolo Paulo chama isso de habitação permanente; "a garantia da nossa herança.” Efésios 1:13-14.

No Velho Testamento Deus organizou a religião do Seu povo através do tabernáculo: “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” Êxodo 25:8. E a obra o Espírito Santo no santuário era a de habitar nos crentes em Jeová. Veja a atuação do Espírito Santo, embora a descrição seja pequena, nos trabalhos do santuário: “Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, e em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor.” Êxodo 31:1-5

A atuação do Espírito Santo no coração das pessoas no Antigo Testamento era seletiva e temporária. Veja alguns exemplos: O Espírito apoderava-se de certas pessoas, como Josué, ver Números 27:18, Davi, ver I Samuel 16:12-13 e Saul, ver I Samuel 10:10. No livro de Juízes, vemos o Espírito Santo apoderando-se dos vários juízes que Deus tinha levantado para libertar Israel de seus opressores. O Espírito Santo veio sobre estes servos de Deus para tarefas específicas. A habitação do Espírito naquelas pessoas era um sinal do favor de Deus.

Assim como o Espírito Santo atuou nos construtores do santuário, e no coração dos filhos de Deus na época do Velho Testamento, Ele também deseja habitar na nossa vida, pois somos o santuário do Espírito Santo.

Veja este texto: “Não sabeis vós”, pergunta Paulo, “que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." O homem é obra das mãos de Deus, Sua obra-prima, criada para elevado e santo desígnio; e em toda parte do tabernáculo humano Deus deseja escrever Sua lei. Todo nervo e músculo, todo dote mental e físico, deve ser conservado puro. É desígnio de Deus que o corpo seja um templo para Seu Espírito. Quão solene, então, é a responsabilidade que repousa sobre toda alma! ... Quantos há, beneficiados com razão e inteligência, talentos que devem ser empregados para glória de Deus, os quais deliberadamente degradam alma e corpo! Sua existência é contínua série de excitações. Partidas de cricket e futebol e corridas de cavalos, absorvem a atenção. A maldição das bebidas alcoólicas, com seu mundo de desgraças, está contaminando o templo de Deus. ... Pelo uso da bebida e do fumo estão os homens aviltando a vida a eles dada para fins elevados e santos. Seus costumes são representados por madeira, feno, e palha. As faculdades que lhes foram dadas por Deus são pervertidas, degradados seus sentidos, para ministrarem aos desejos da mente carnal.” Ellen White – Temperança, 142.

QUARTA-FEIRA (11 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO NA GLORIFICAÇÃO DE JESUS – A lição de hoje vem mostrar o Espírito Santo enaltecendo as obras de Jesus. Em toda a Bíblia vemos o Espírito Santo direcionando os holofotes para Cristo. Eis os textos para hoje: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir. Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de anunciar.” João 16:13,14.

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei-de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” João 15:26.

Veja que vínculo maravilhoso existe entre a trindade Divina! Jesus veio para mostrar-nos o Pai, ver João 14:6, mas é o Espírito Santo que nos leva até Cristo. É por isso que temos que receber o Espírito Santo no coração e vivermos na plenitude do Espírito Santo. Ele é o agente Divino que convida você para Jesus e Jesus é o único que une você ao Pai. As três pessoas da trindade Divina são necessárias na salvação de um pecador. O Pai glorifica o Filho e Espírito Santo glorifica o Senhor Jesus que é o nosso Advogado, Salvador e Juiz.

Como a obra do Espírito Santo é glorificar Jesus, devemos receber o Espírito Santo na vida para enxergarmos Jesus com os olhos da fé e do relacionamento com Ele. Nós também devemos trabalhar como o Espírito Santo para fazer o Senhor Jesus conhecido aos outros! Os salvos vão chegar no céu sem saberem muitas coisas. Os salvos estarão na eternidade sem saber muita coisa sobre os mistérios de Deus, mas nunca poderemos chegar no céu sem conhecer Jesus! E é o Espírito Santo que nos leva à Cristo! Por isso, devemos pedir o Espírito Santo, viver com Ele e sermos conduzidos a Jesus pelo Espírito. 

O Espírito Santo mostrou Jesus para os doze discípulos, eles foram transformados em Apóstolos, que pregaram a Palavra de Deus ao mundo de então. Hoje somos chamados para a mesma missão, mas é o Espírito Santo que nos motiva e nos leva à Cristo. Veja a forte relação que há entre o Espírito Santo e Jesus e qual é o resultado na nossa vida quando nos sujeitamos a unidade da Divindade: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” Efésios 5:18-21

Dos membros da trindade Divina, o Espírito Santo é Aquele de quem há menos informações que definam o Seu próprio Ser. Jesus Encarnou-Se e Sua manifestação foi visível, material, em nosso nível. O Pai foi por Jesus revelado. Mas o Espírito permanece um tanto imperceptível atuando sem autoprojeção, não Se impondo, não falando “de Si mesmo”, João 16:13, mas de Jesus. O Espírito Santo é o representante de Cristo, mas despojado da personalidade humana, e dela independente!

Qualquer comentário que um crente ou descrente venha fazer sobre o Espírito Santo, que venha causar confusão ou diminuir Deus e Jesus, essa pessoa não está sendo orientada pelo Espírito Santo, pois onde Ele está existe paz e sua função é glorificar Jesus.

“E havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes são perdoados; e aqueles a quem retiverdes lhes são retidos”. João 20:22, 23. O Espírito Santo não Se manifestara ainda plenamente; pois Cristo ainda não fora glorificado. A mais abundante comunicação do Espírito não se verificou senão depois da ascensão de Cristo. Enquanto não houvesse sido recebido, os discípulos não podiam cumprir a missão de pregar o evangelho ao mundo. Mas o Espírito foi agora dado para um fim especial. Antes de os discípulos poderem cumprir seus deveres oficiais em relação com a igreja, Cristo soprou sobre eles Seu Espírito. Estava-lhes confiando um santíssimo legado, e desejava impressioná-los com o fato de que, sem o Espírito Santo, não se podia realizar esta obra.” Desejado de todas as Nações, 567

QUINTA-FEIRA (12 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E CRISTO – A lição de hoje mostra a forte ligação entre Jesus e o Espírito Santo. Veja como os textos para o estudo de hoje mostram essa realidade: 1) O Espírito Santo efetuou a encarnação de Jesus: “E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.” Lucas 1:34,35

2) O Espírito Santo esteve na unção de Cristo capacitando-O e fortalecendo-O para a missão: "E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; e quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome….Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.” Lucas 4:1,2 e 14.

3) O Espírito Santo auxiliou Cristo na redenção do homem: “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?” Hebreus 9:14.

4) O Espírito Santo participou na ressurreição de Cristo: “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.” I Pedro 3:18

Para você pensar: Se a Divindade vive e trabalha em favor da humanidade em plena harmonia, quanto mais nós, seres mortais, devemos viver uns com os outros e em harmonia com as doutrinas que nos foram reveladas! 

Falando de Jesus como homem: "Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do Divino poder”. O Desejado de Todas as Nações, 671

"Há três pessoas vivas pertencentes à Divindade celeste; em nome destes três grandes poderes; o Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.” Evangelismo, 616.

"As circunstâncias podem nos separar de todos os amigos terrestres. Nenhuma porém, pode nos separar do celeste Consolador. Onde estivermos, onde formos, Ele estará sempre ao nosso lado para apoiar, suster, erguer e animar." D.T.Nações, 500

"Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, Ele transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, e a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celetiais. A bênção vem quando, pela fé, a alma se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus." Desejado de todas as Nações, 173.

SEXTA-FEIRA (13 de janeiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 2 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO: TRABALHANDO NOS BASTIDORES - Embora o Espírito de Deus trabalha nos bastidores, Ele tem como principal obra levar o pecador ao arrependimento e à Salvação através de Jesus. “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8

O Espírito Santo quer falar aos nossos ouvidos, particularmente através da Palavra de Deus. Quando Jesus deixou os discípulos, disse-lhes que enviaria o Espírito Santo: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.“ João 14:26. Os discípulos precisavam do Espírito Santo, para lembrar de tudo o que Jesus os tinha ensinado, quando esteve aqui na terra.

Hoje o Espírito Santo fala-nos, exatamente da mesma maneira, através da Bíblia. Por isso é tão importante ler a Palavra de Deus. O Espírito Santo nos ajuda a entender o que lemos, e nos lembra em muitas situações aquilo que está escrito. O Espírito Santo quer nos ensinar, quem Jesus é verdadeiramente. Veja este texto: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não faltará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir. Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu e vo-lo há-de anunciar.“ João. 16: 12-14.

Quando Jesus viveu aqui aconteceu uma grande obra de redenção nele. Ele abriu um novo e vivo caminho para nós. Ele é nosso Sumo-Sacerdote e precursor, que nos entende nas nossas batalhas e nos ajuda. O Espírito Santo tem muito a nos dizer sobre isso, como Jesus é, e o que significa para nós, o fato dele ter vivido aqui na terra como humano, viveu e morreu por nós. A função principal do Espírito Santo é enaltecer Jesus Cristo como o único Salvador do mundo.

Como podemos ficar repletos do Espírito Santo? O Espírito Santo é dado no momento da salvação e batismo. Ver Atos 2:38. Efésios 1:13 indica que o Espírito Santo é dado no momento da salvação. Gálatas 3:2 também enfatiza esta mesma verdade, dizendo que o selo e o ato de receber o Espírito aconteceram no momento em que se creu e foi batizado. Devemos ceder ao Espírito Santo de tal maneira que Ele possa nos possuir totalmente, e neste sentido, ficarmos cheios do Espírito. Romanos 8:9 e Efésios 1:13-14 afirmam que Ele habita dentro de cada crente, mas que pode se entristecer. Ver Efésios 4:30, e sua atividade dentro de nós pode se extinguir. Ver I Tessalonicenses 5:19. O pecado é o que nos impede de estarmos cheios do Espírito Santo, e a obediência a Deus é a maneira pela qual continuamos cheios do Espírito.

“Não é de grandes homens, homens letrados que o ministério necessita, nem de pregadores eloquentes. Deus chama homens que se dêem a si mesmos a Ele para que sejam cheios do Espírito Santo. A causa de Cristo e da humanidade requer homens santificados, desprendidos, que possam sair para o campo, suportando as dificuldades. Que eles sejam homens fortes, bravos, qualificados para empreendimentos dignos, e façam um concerto com Deus com sacrifício.” Conselhos Sobre Saúde, 558.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário