quarta-feira, 30 de março de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (2º trimeste 2016) “LEVANTA-TE E ANDA” - FÉ E CURA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (2º trimeste 2016) “LEVANTA-TE E ANDA” - FÉ E CURA

VERSO ÁUREO: “Pois, qual é mais fácil? Dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?” Mateus 9:5

INTRODUÇÃO (Sábado 16 de abril) – A lição desta semana vai falar sobre alguns milagres que Jesus realizou em favor das pessoas e como podemos sentir os milagres de Jesus na nossa vida. Esses milagres estão relatados em Mateus capítulos 8 e 9.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Por que algumas igrejas crescem e outras não?

Por que algumas igrejas crescem e outras não?

domingo, 20 de março de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (2º trimestre de 2016) O SERMÃO DA MONTANHA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (2º trimestre de 2016) O SERMÃO DA MONTANHA

VERSO ÁUREO: “E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” Mateus 7:28,29

INTRODUÇÃO (sábado 9 de abril) - O Sermão da Montanha, ou Sermão do Monte é a mensagem que Jesus proferiu e que está em Mateus capítulos 5-7. Em Mateus 5:1-2 encontramos a razão pela qual esse texto é conhecido como o Sermão da Montanha: "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los…." Este é o mais famoso Sermão que Jesus pregou. É muitíssimo difícil seguir as exigências deste sermão. O Sermão da Montanha abrange vários temas diferentes. O resumo do Sermão é: “viver uma vida dedicada e agradável a Deus, livre de hipocrisia, cheia de amor e graça, de sabedoria e discernimento.”

quarta-feira, 16 de março de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (2º trimestre de 2016) INÍCIO DO MINISTÉRIO DE CRISTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 (2º trimestre de 2016) INÍCIO DO MINISTÉRIO DE CRISTO

VERSO ÁUREO: “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Mateus 4:19

INTRODUÇÃO (sábado 2 de abril) – Jesus começou o Seu ministério com 30 anos de idade. Depois do Seu batismo, Jesus selou a Sua Missão e deu início a proclamação do Reino de Deus. É por essa razão que os evangelistas não se importaram em escrever coisas sobre a infância e juventude de Jesus. Os evangelhos se preocupam em anunciar o reino de Deus.

Meditação: JESUS O NOSSO IRMÃO

JESUS O NOSSO IRMÃO


Em todo o tempo ama o amigo e na angústia se faz o irmão.  Prov 17:17

Hoje, há uma festa religiosa que reúne multidões nas pirâmides do Tajin, no estado de Vera Cruz, México.

quinta-feira, 10 de março de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (2º trimestre de 2016) FILHO DE DAVI

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (2º trimestre de 2016) FILHO DE DAVI

VERSO ÁUREO: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21

INTRODUÇÃO (sábado 26 de março) – As lições deste trimestre vão falar sobre Jesus Cristo, através da ótica de Mateus. Quem foi Mateus? Foi um dos discípulos de Cristo, ex-cobrador de impostos, também conhecido como Levi Mateus  e que escreveu o primeiro evangelho. O estilo do livro é o que seria esperado de um homem que tinha sido um cobrador de impostos. Mateus tem um grande interesse em contabilidade. Ver Mat. 18:23-24 e 25:14-15. O seu livro é muito ordenado e conciso.

Meditação: VIVIFICA-ME

VIVIFICA-ME
A minha alma está apegada ao pó, vivifica-me segundo a Tua Palavra. Sal. 119:25
Você já viu um elefante de várias toneladas, amarrado a uma estaca tão pequena, que até uma criança poderia arrancar? Por estranho que pareça, esse quadro tem uma explicação. Os elefantes têm uma memória prodigiosa, mas não são muito inteligentes. Quando pequenos e ainda sem muita força, são amarrados a estacas. Os filhotes se esforçam por libertar-se. Tentam inutilmente uma e outra vez, até que chegam à conclusão de que é impossível fugir. Nesse ponto, entra em ação a prodigiosa memória e eles lembrarão pelo resto da vida que não podem arrancar a estaca.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Esboço de Sermão: Esquecendo o Passado Negativo

Esquecendo o Passado Negativo

Quantos corações magoados, inimizades, problemas e separações acontecem por causa do passado mal resolvido!

Lembro-me de ter ouvido a história de três irmãs que, no dia do funeral da mãe, revelaram um passado cheio de mágoas: Quando ainda eram jovens, duas irmãs imigraram para a França e a outra permaneceu em Portugal e continuou vivendo com a mãe e cuidando dela até o dia da morte da mãe. No dia do funeral, a filha que sempre viveu com a mãe proibiu as irmãs de despedirem-se dela no caixão, alegando que tinham abandonado a mãe e ido viver no estrangeiro. Houve muita confusão, tanto na igreja como no cemitério!

Meditação: INOCENTES OU CULPADOS?

INOCENTES OU CULPADOS?


Salvou-se a nossa alma, como um pássaro do laço dos passarinheiros, quebrou-se o laço, e nós nos vimos livres.  Sal 124:7

sexta-feira, 4 de março de 2016

ESTUDO BÍBLICO SOBRE O JUÍZO EM SUAS TRÊS FASES

ESTUDO BÍBLICO SOBRE O JUÍZO EM SUAS TRÊS FASES

Quer queiramos ou não, haverá um dia em que todas as pessoas do mundo, independentemente da sua raça; cor, ou religião serão julgadas. Pois todas as pessoas são criaturas, do Deus criador dos Céus e da terra.

O Juízo de Deus está intimamente relacionado com a 2º volta de Jesus. E quer as pessoas queiram, ou não; quer elas estejam preparadas, ou não, Jesus irá voltar para colocar fim a este mundo de pecados, e restaurar o planeta ao seu estado original, o de santidade.

quinta-feira, 3 de março de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre 2016) REDENÇÃO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 (1º trimestre 2016) REDENÇÃO

VERSO ÁUREO: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4

INTRODUÇÃO (sábado 19 de março) - Chegamos ao final das lições que falam sobre Rebelião e Redenção. Durante este trimestre aprendi muitas lições acerca das consequências do pecado de Lúcifer, Eva e Adão. Aprendi também sobre o grande amor de Deus. E ainda outras lições nos aguardam no estudo da lição desta semana.

Na verdade, é muito difícil entender e explicar o porquê do pecado ter entrado no universo, sendo Deus tão perfeito! Por causa da queda, a morte