domingo, 1 de janeiro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO E A VIDA SANTIFICADA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO E A VIDA SANTIFICADA

VERSO ÁUREO: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5:23

INTRODUÇÃO (sábado 4 de fevereiro) – O ser humano tem a tendência de distanciar-se de Deus devido a sua natureza pecaminosa. Viver de forma santa, a vista de Deus, é uma tarefa que envolve decisão e entrega, se não for assim estamos perdidos pois, o pecado causa separação entre nós e Deus. Para se conseguir uma vida santificada o pecador deve olhar sempre para Jesus e nunca para o próximo. O nosso próximo é falho e pecador, só Jesus pode nos santificar.

Ouvi a história de um menino de sete anos, que morava com o avô. A criança, cheia de vida, fazia uma arte, e o avô lhe dizia: “um cristão não faz isso”. Nova arte, e a mesma repreensão do avô. Um dia, o avô parou diante de um jumento, orelhas caídas, parado e mudo. O garoto voltou-se para o velho e disse: “Vô, olha este jumento, ele é um bom cristão”. Para muitos cristãos hoje, a posição do jumento representa um crente santo. Ser santo envolve uma vida normal ativa e não passiva. O crente tem cabeça que pensa, olhos que vêem, mãos que ajudam, pés que trabalham. O crente também come, bebe e se diverte. A grande diferença entre os filhos de Deus e os que rejeitam Deus, é que o santo de Deus arde como fogo, pois é amor que se dá ao próximo e ele avança até o momento final, quando falecer ou até a volta de Cristo.

O homem sem Jesus é um cadáver espiritual. Veja este texto: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.” Efésios 2:1. Um cadáver não se move, não vê, não ouve, não fala, não sente. Assim é o pecador sem Deus. O Espírito Santo é a pessoa divina que chega a esse cadáver espiritual, condenado a morte eterna, e lhe diz: “você está perdido, sem esperança e sem salvação, mas Eu lhe comunico vida.” Veja este texto: “Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor.” Ezequiel 37:5,6

A santificação é uma obra diária na vida do crente e é iniciada e completada pelo Senhor Deus: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6. A verdade é que Jesus salva e nunca abandona o crente. “O sangue de Cristo purifica de todo pecado” I João 1:7. O Espírito Santo realiza três coisas na vida do crente:
a) Regeneração ou justificação. O Espírito Santo liberta o pecador da culpa do pecado. b) Santificação. O Espírito Santo liberta o homem do poder do pecado e dá forças para viver longe do pecado. c) Glorificação. O Espírito Santo libertará o homem da presença do pecado na volta de Cristo.

Como o nosso tema é a santificação, vamos analisar a vida de quem já recebeu Cristo e foi batizado, perdoado e transformado. O crente começa subindo degrau por degrau, da longa ou curta escada, dependendo dos anos de vida que a pessoa tenha ou venha falecer. Seu objetivo maior e final é o céu, a glorificação. Cada ano que passa o crente está mais perto de Cristo, até o momento em que ouvirá do Grande Rei: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei: entra no gozo do teu senhor”. Mat. 25:21.

Cuidado, você que já foi liberto do pecado deve viver longe do pecado. Precisamos nos desembaraçar daquilo que impede a carreira. Devemos subir eliminando o peso desnecessário que embaraça e dificulta a escalada rumo à eternidade. Veja este texto: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perse­verança a carreira que nos está proposta”. Hebreus 12:1. 

Cuidado com a indiferença religiosa! Alguns não se preocupam com as necessidades do Reino do Senhor. Fazem como os apóstolos no Getsêmani: enquanto o Senhor agonizava, eles dormiam. Outros têm as mãos manchadas e contaminadas com os negócios ilícitos. Outros ainda se entregam ao pecado aberto e declarado. Contaminam-se com as bebidas, o jogo de azar, o adultério, a prostituição; não vigiam, não oram, não usam a Espada do Espírito, que é a Palavra de Deus! Lembremos sempre que o Espírito Santo nos encontrou na lama do pecado e nos conduziu à Cristo, que nos purifica de todo pecado. Colocou nossos pés no primeiro degrau da santificação. Ele jamais nos abandonará, pois nos conduzirá até o último degrau, que é a glorificação e a eternidade! Amém?

DOMINGO (5 de fevereiro) A SANTIDADE DE DEUS – Deus é santo, em Seu caráter. A lição de hoje aborda sobre a santidade de Deus. Só o fato de Deus ser santo e desejar a nossa santidade, já deve ser um grande motivo de gratidão e alegrias espirituais. É bom lembrarmos que Deus é cheio de amor, misericórdia e bondade. O seu próprio caráter é amor: “Língua alguma pode traduzir, nenhuma mente conceber a bênção que resulta de apreciar a bondade e o amor de Deus. Mesmo na Terra podemos fruir alegria como uma fonte inesgotável, porque se nutre das correntes que emanam do trono de Deus.” Ciência do Bom Viver, 251.

Para além de Deus ser amor, na essência do Seu caráter, Ele é santo: Eis o texto para hoje: “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:14-16.

Santo quer dizer; separado. Deus é separado de nós em dois sentidos. Primeiro, Ele é o Criador e nós somos suas criaturas. Ana louvou o Deus único, porque “É o que tira a vida e a dá: I Samuel 2:2,6. Esta diferença excede nossa imaginação. Como Criador, Ele está acima de todos os povos. Ver Salmo 99:1-3. Deus é separado de nós porque ele nos criou do nada. O segundo sentido, que Deus é santo, é porque trata da Sua relação com o pecado. Ele é puro em Seu caráter e nós recebemos a carga do pecado e toda maldade. Por esse motivo, Deus é separado dos homens pecadores, por isso é que ninguém viu Deus e não O veremos, com os olhos físicos, antes da glorificação.

A santidade é uma qualidade original de Deus. Ele não apenas decide o que é certo; Ele mesmo é certo! É impossível que Deus minta: “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta.” Hebreus 6:18. Eliú entendeu esse fato quando disse: “...longe de Deus o praticar ele a perversidade, e do Todo-Poderoso o cometer injustiça.” Jó 34:10.

Com que reverência devemos nos aproximar do Deus que é santo? “Podia ver agora que vaga compreensão alguns têm da santidade de Deus, e quanto tomam em vão o Seu santo e reverendo nome, sem se compenetrarem de que é de Deus, o grande e poderoso Deus, que estão falando. Ao orarem, muitos usam expressões descuidosas e irreverentes, que ofendem o terno Espírito do Senhor, e fazem com que suas petições não cheguem ao Céu.” Primeiros Escritos, 70.

“Santo e tremendo é o Seu nome.” Salmos 111:9. Não devemos nunca, de qualquer modo, tratar com leviandade os títulos ou nomes da Divindade. Ao orar, penetramos na sala de audiência do Altíssimo, e devemos ir à Sua presença possuídos de santa reverência. Os anjos velam o rosto em Sua presença. Os querubins e os santos serafins aproximam-se de Seu trono com solene reverência. Quanto mais deveríamos nós, seres finitos e pecadores, apresentar-nos de modo reverente perante o Senhor, nosso Criador!” O Maior Discurso de Cristo, 106.

Prezado amigo! Você aprende a discernir entre o bem e o mal através da revelação de Deus. Ver Isaías 1:16-17; 2:3. O Espírito Santo nos revela as coisas de Deus para que possamos desenvolver a mente de Cristo. Ver I Coríntios 2:10-16. É importante entender que a desobediência a sequer um mandamento de Deus é ofensa contra a própria pessoa dele, pois Ele é santo. Por isso, devemos pensar bem antes de cometer um pecado! Deus Se importa com o pecador, pois enviou Cristo para salvar a humanidade dos seus pecados! Se Deus se importa conosco, que somos pecadores, quanto mais nós devemos nos importar com a santidade de Deus!

SEGUNDA-FEIRA (6 de fevereiro) A NATUREZA DA SANTIDADE – Quando entendemos sobre a santidade de Deus, e deixamos ser guiados pelo Espírito Santo, acontecem quatro coisas importantes conosco:

a) Sentimos um forte desejo de viver livres do pecado. Quando nos aproximamos de Deus, através da oração e estudo da Bíblia, entendemos a gravidade do pecado, e mais pecadores e carentes de Deus nos acharemos. Não devem existir pecadinhos na vida do crente.

Veja que texto maravilhoso: “Quanto mais nos aproximarmos de Jesus, mais faltosos nos acharemos aos nossos próprios olhos, pois a nossa visão será mais clara e as nossas imperfeições serão mais vistas em largo e distinto contraste com a Sua natureza perfeita…Isso é evidência de que a influência vivificadora do Espírito de Deus está a nos despertar.” Aos Pés de Cristo, 75.

b) Detestamos o pecado com o mesmo zelo que Deus demonstra. Veja Números 25:6-8: “E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação. Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão; E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.” Veja também Jeremias 48:10 e  Atos 5:1-5

c) Valorizamos mais o amor profundo de Deus em nos salvar do pecado. Passamos a viver de forma agradecida: “Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” Tito 2:11-14. Ver Tito 3:4-7.

d) As pessoas já salvas pregam o evangelho. A pregação é feita através do testemunho e das palavras: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação.” Romanos 10:1

“Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.” II Coríntios 2:15.

“Tão logo uma pessoa aceita a Cristo, em seu coração nasce um desejo de apresentar aos outros o precioso amigo que encontrou em Jesus Cristo; a verdade salvadora e santificadora não pode ficar escondida em seu coração. Se estivermos revestidos da justiça de Cristo e cheios da alegria que o Seu Espírito produz, será impossível nos contermos. Se já provamos e vimos que o Senhor é bom, teremos alguma coisa a dizer. Como Felipe, ao encontrarmos o Salvador, convidaremos outros para a Sua presença. Procuraremos apresentar-lhes os atrativos de Cristo e as realidades do mundo por vir, as quais ninguém ainda viu. Haverá um intenso desejo de seguir pelo caminho que Jesus andou. Haverá um fervoroso anseio de que aqueles ao nosso redor possam contemplar “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. João 1:29. Caminho a Cristo, 49.

Ser santo significa que você foi separado das coisas corruptoras que o mundo oferece e que agora vive de acordo com a vontade de Deus. Ser santo não significa que você foi liberto da natureza pecaminosa que existe em você. Essa experiência vai acontecer apenas na glorificação. “À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” I Coríntios 1:2. 

Mas, ser santo também não significa que você pode brincar com a graça de Deus, pois uma vez salvos, somos levados pelo Espírito de Deus a levarmos uma vida de santidade: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.

“Ninguém que pretenda ser santo é realmente santo. Aqueles que estão registrados como santos nos livros do Céu não se apercebem deste fato e são os últimos a proclamar a própria bondade. The Signs of the Times, 26 de Fevereiro de 1885. Não é prova conclusiva de que um homem é cristão o manifestar ele êxtases espirituais sob circunstâncias extraordinárias. Santidade não é arrebatamento: é inteira entrega da vontade a Deus; é viver por toda a palavra que sai da boca de Deus; é fazer a vontade de nosso Pai celestial; é confiar em Deus na provação, tanto nas trevas como na luz; é andar pela fé e não pela vista; é apoiar-se em Deus com indiscutível confiança, descansando em Seu amor.” Atos dos Apóstolos, 51

“A vida de Cristo estava imbuída da divina mensagem do amor de Deus, e anelava intensamente transmitir esse amor aos outros, em abundante medida. O Seu semblante irradiava compaixão e Sua conduta caracterizava-se pela graça, humildade, verdade e amor. Todo membro de Sua igreja militante deve manifestar as mesmas qualidades, se deseja fazer parte da igreja triunfante.” Fundamentos da Educação Cristã, 179.

TERÇA-FEIRA (7 de fevereiro) O AGENTE DA SANTIFICAÇÃOQuem é o agente que promove a nossa santificação? É a Pessoa Divina maravilhosa do Espírito Santo e o próprio Jesus Cristo, nosso Senhor. Veja como os textos principais para hoje revelam este fato: “E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” I Coríntios 6:11.

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” Tito 3:5.

“E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.” Hebreus 13:12.

Jesus produz em nós o crescimento espiritual, em santidade, ao longo de toda a nossa vida, pois; “a santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas dá vida toda. Não se alcança com um feliz vôo dos sentimentos, mas é o resultado de morrer constantemente para o pecado, e viver constantemente para Cristo. Não se podem corrigir os erros nem apresentar reforma de caráter por meio de esforços débeis e intermitentes. Só podemos vencer mediante longos e perseverantes esforços, severa disciplina e rigoroso conflito.” Atos dos Apóstolos, 560

No processo da santificação existe uma obra que devemos realizar; que é buscar a presença de Deus na nossa vida, diariamente, para que Ele coloque dentro de nós o desejo de abandonar os pecados que gostamos de praticar.

Veja estes textos inspirados: “A santificação, não é meramente uma teoria, uma emoção, ou uma forma de expressão, mas um princípio vivo, ativo, penetrando a vida diariamente. Requer que nossos hábitos no comer, beber e vestir sejam de tal modo asseguradores da saúde física, mental e moral, para que apresentemos ao Senhor nosso corpo, não uma oferta corrompida por maus hábitos, mas; “um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”. Romanos 12:1. Temperança, 19.

“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.” Hebreus 12:1,2

Deus age em nós de acordo com o nosso consentimento: “A obra de ganhar a salvação é de co-participação e cooperação. Deve haver cooperação entre Deus e o pecador arrependido. Isso é necessário para a formação de corretos princípios de caráter. Deve o homem fazer veementes esforços para vencer o que o impede de alcançar a perfeição. Mas, para alcançar êxito, ele depende inteiramente de Deus. Por si mesmo o esforço humano não é suficiente. Sem a ajuda do poder divino ele de nada vale. Deus age e o homem também. A resistência à tentação deve partir do homem, que por sua vez deve obter de Deus o poder. De um lado se acham sabedoria infinita, compaixão e poder; do outro debilidade, pecaminosidade e incapacidade absoluta. Deus quer que governemos nosso ser, mas não nos pode ajudar sem nosso consentimento e cooperação. O Espírito divino age por meio dos poderes e faculdades concedidos ao ser humano. Não podemos colocar por nós mesmos nossos propósitos, desejos e inclinações em harmonia com a vontade divina; mas se estivermos dispostos, o Salvador fará isso por nós, “destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”. 2 Coríntios 10:5. Atos dos apóstolos, 270

“Sem o Espírito de Deus, de nada vale o conhecimento da Palavra. A teoria da verdade não acompanhada do Espírito Santo, não pode vivificar a mente, nem santificar o coração. Pode estar-se familiarizado com os mandamentos e promessas da Bíblia, mas se o Espírito de Deus não introduzir a verdade no íntimo, o caráter não será transformado. Sem a iluminação do Espírito, os homens não estarão aptos para distinguir a verdade do erro, e serão presa das tentações sutis de Satanás.” Parábolas de Jesus, 223.

QUARTA-FEIRA (8 de fevereiro) A REGRA DE SANTIDADE É A LEI DE DEUS – A lição de hoje faz a relação entre a Lei de Deus e a vida santa e de obediência que o crente é convidado a viver. A salvação, pela graça e pela fé, não dá liberdade para pecar, mas gera uma mudança no nosso coração para a obediência aos mandamentos de Deus e uma disposição para o serviço missionário. A graça não anula a santa Lei de Deus. Para a nossa salvação devemos aceitar a santidade de Deus através da Sua graça, e pelo nosso viver devemos exaltar a Sua Santa Lei. A graça não elimina a obediência, antes torna-a necessária: “Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome.” Romanos 1:5
 ~
“Mas graças a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues.” Romanos 6:17

"Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei." Rom. 3:31. Amém?

Que atributos usa Paulo para descrever a Lei de Deus e como a Lei reflete o caráter de Deus?

“E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12.

“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente.” I Timóteo 1:8.

A Lei de Deus é uma expressão do Seu próprio caráter. A Lei de Deus é santa, justa e boa porque Deus é santo, justo e bom. Só conseguimos guardar a Lei com a presença do Espírito Santo atuando em nós, e quando temos o Espírito Santo obedecemos a Lei de Deus. É uma roda dinâmica entre Deus e nós “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. A lei não nos salva, mas exerce a função de apontar a Cristo que salva e santifica o homem arrependido. Portanto, todo crente verdadeiro  obedecer, sem reclamar, os Dez Mandamentos da Lei de Deus.

A Bíblia apresenta Deus como o soberano e Criador do Universo. Ver Gênesis capítulos 1, 2. Deus estabeleceu as leis da existência, não somente humana, como de todos os elementos do Universo. No Éden, Deus expressou os princípios de relacionamento que deveriam reger a vida da raça humana, a fim de que o homem fosse eterno, saudável e feliz. E os Dez mandamentos foram dados, primeiramente de forma oral e depois de forma escrita. Deus é amor, e nós devemos nos amar uns aos outros, assim como Ele nos amou. Ver João 15:12. Essa é a essência dos Dez Mandamentos, o amor para um povo que tem esperança na vida eterna que Jesus conquistou na cruz do Calvário e que vai voltar pela segunda vez para conceder a salvação aos que crêem.

A obediência aos Mandamentos de Deus é uma prova de amor. Amar envolve o desejo de agradar o objeto daquele amor, no caso é o nosso Deus; e a essência do caráter de Deus é o amor. Veja estes textos: "Porque nisto consiste o amor a Deus; em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” I João 5:3.

"E este é o amor; que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor." II João 1:6. O amor é o cumprimento da Lei. Veja Romanos 13:10 e Mateus 22:37-40.

Quando nascemos de novo o coração é posto em harmonia com Deus e somos colocados em conformidade com a Sua Lei. Veja este lindo texto inspirado: “E desde que a lei de Deus é santa, justa e boa, e imagem da perfeição divina, segue-se que o caráter formado pela obediência àquela lei será santo. Cristo é um exemplo perfeito de semelhante caráter. Diz Ele: “Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai.” João 15:10. “Eu faço sempre o que Lhe agrada.” João 8:29. Os seguidores de Cristo devem tornar-se semelhantes a Ele, pela graça de Deus devem formar caracteres em harmonia com os princípios de Sua santa lei. Isto é santificação bíblica. Esta obra unicamente pode ser efetuada pela fé em Cristo, pelo poder do Espírito de Deus habitando em nós.” Reavivamento e Seus Resultados, 12-14. Meditação Matinal,  Maranata, O Senhor Vem, 234.

QUINTA-FEIRA (9 de fevereiro) PROCURANDO A SANTIDADE – Somos convidados a viver de forma santa. Só vamos usufruir o companheirismo com Deus, que é santo, se procurarmos a santidade. Aquele que vive na prática de algum pecado não consegue ser amigo de Deus. A lição de hoje apela-nos à decisão que devemos tomar para vivermos em santidade. Aqueles que vão morar com Deus devem procurar a santidade. Veja os textos para hoje: “Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.” Salmo 15:1,2

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4:22-24.

“De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” II Timóteo 2:21.

Que atitudes importantes devemos ter para vivermos em santidade em um mundo pecaminoso?
Muitos ficam apavorados só de ouvir que sem santificação ninguém verá o Senhor. Porque logo se pensa em viver em reclusão total. O filho de Deus vive no mundo como os outros, só que tem o seu coração nas coisas da eternidade. Excelente coisa é ser santo, e assim continuar a ser, participando de todas as atividades normais da vida; alegrando-se e vivendo na paz de Cristo.

a) Estudar e obedecer a Palavra de Deus: “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Salmo 119:9

b) Buscar a Deus de todo o coração: Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.” Salmo 119:10. Você necessita passar tempo diante de Deus para ter a vida santificada. Aqui envolve mais a oração e a meditação. Se você não têm uma vida de oração, ou se só ora na igreja, no dia de culto, você é um forte candidato a viver longe de Deus. Precisamos demorar-nos juntos de Deus.

c) Guardar a Palavra no coração. O crente não guarda ódio, nem vingança e nem pecado no coração, ele guara a palavra de Deus; “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11

d) Louvar o Senhor. Louvar em casa, no carro, no trabalho, no lazer e na igreja: “Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos. Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.” Salmo 119:12,13

e) Trabalhar para Jesus: Quando falamos de Cristo às pessoas, nossa vida espiritual é revitalizada: “O povo de Deus tem alta e santa vocação. São representantes de Cristo. Paulo dirige-se à igreja de Corinto como àqueles que “são santificados em Cristo Jesus, chamados santos”. 1 Coríntios 1:2. [...] Diz Pedro: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes dAquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. 1 Pedro 2:9. Meditação Jesus; Meu Modelo, 355

SEXTA-FEIRA (10 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO E A VIDA SANTIFICADA. A função do Espírito Santo é convencer-nos "do pecado, da justiça e do juízo" e uma vez arrependidos e salvos, começa em nós o processo de santificação. Como já vimos, na lição de terça-feira,  a santificação é um processo diário e seremos transformados na volta de Cristo: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6.

Deus chama todas as pessoas para a salvação, logo; a santidade é uma experiência que todos podem susfruir e quando procuramos a santidade, procuramos o próprio Deus, que é santo. É o Espírito Santo que vem ao nosso auxílio para nos fortalecer em nossa procura pela retidão e vida santificada. É importante lembrar que a santa Trindade está envolvida na obra de regeneração e santificação do ser humano. A santidade começa como o Pai, que é santo. Ver João 3:16 e Efésios.1:3-6. É uma obra do Seu amor e graça. Jesus Cristo adquiriu a santidade para todos os pecadores. Ver Efésios 1:6, mas o verdadeiro “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” nas nossas almas é obra do Espírito Santo. Ver Tito 3:4-6.

Os que aceitam Deus são salvos, justificados e santificados sempre da mesma maneira, tanto no Antigo como no Novo Testamentos. Todos os personagens bíblicos foram regenerados e santificados de um mesmo modo através do Espírito Santo. Aqueles que foram milagrosamente convertidos, como Paulo, e que em suas conversões lhes foram concedidos dons espirituais, como muitos dos cristãos primitivos, não foram regenerados de um modo diferente dos personagens do Velho Testamento e de nós mesmos, que também temos recebido esta graça e privilégio! Amém?

Somos gratos a Deus pela salvação que nos foi oferecida, já vivemos uma vida de santidade ou ainda vivemos longe de Deus?

“Santidade e humildade são inseparáveis. Quanto mais a pessoa se aproxima de Deus, tanto mais completamente ela se humilha e se submete. Quando Jó ouviu a voz do Senhor, do meio de um redemoinho, exclamou: “... me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42:6. Foi quando viu a glória do Senhor e ouviu os querubins clamarem: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos”, que ele, Isaías, exclamou: “Ai de mim, que vou perecendo!” Isaías 6:3, 5. Daniel, quando visitado pelo santo mensageiro, disse: “e transmudou-se em mim a minha formosura em desmaio.” Daniel 10:8. Paulo, depois de arrebatado ao terceiro Céu e ouvir palavras que não era lícito ao homem pronunciar, fala de si mesmo como “o mínimo de todos os santos”. Efésios 3:8. João, o discípulo amado, que se aconchegou ao peito de Jesus e Lhe contemplou a glória, caiu como morto ante o anjo. Quanto mais de perto e mais constantemente contemplarmos nosso Salvador, tanto menos veremos em nós mesmos digno de aprovação. The Review and Herald, 20 de Dezembro de 1881. Aquele que apanha um vislumbre do imaculado amor de Cristo, conta como perda todas as coisas, e olha-O como O que traz a bandeira entre dez mil, como O totalmente desejável. Cantares 5:10, 16. Ao olharem para Cristo, os serafins e querubins cobrem a face com as asas. Não ostentam sua própria perfeição na presença e glória de seu Senhor. Quão impróprio é, pois, que os homens se exaltem! Revistam-se, antes, de humildade, cesse toda luta pela supremacia, e aprendam o que significa ser manso e humilde de coração. Aquele que contempla a glória e o infinito amor de Deus, terá de si mesmo opinião humilde; mas contemplando o caráter divino, será transformado na imagem divina.” The Review and Herald, 25 de Fevereiro de 1896 – Meditação Para Conhecê-lo, 172.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário