terça-feira, 17 de janeiro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO E O FRUTO DO ESPÍRITO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO E O FRUTO DO ESPÍRITO

VERSO ÁUREO: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23

INTRODUÇÃO (sábado 11 de fevereiro) - O verso áureo traz nove qualidades cristãs desenvolvidas pelo Espírito Santo. Mas, o fruto do Espírito vem no singular porque Deus quer que seja visto na sua integralidade. Não pode faltar nenhuma destas qualidades na vida do crente. Por exemplo, se faltar a mansidão ou a paciência; o fruto do Espírito apodrece na nossa vida. Muitos cristãos pensam ser possível cultivar algumas das qualidades do fruto do Espírito, negligenciando outras. Não é possível ser crente completo quando faltam vários elementos que formam o fruto do Espírito.


O fruto do Espírito Santo é o resultado da presença do Espírito Santo na nossa vida. A Bíblia deixa bem claro que todos recebem o Espírito Santo no momento em que acreditam em Jesus Cristo e são batizados. Ver Romanos 8:9; I Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14 e Atos 2:37 e 38. Um dos propósitos do Espírito Santo ao entrar na vida de um cristão é transformar aquela vida. É a tarefa do Espírito Santo transformar-nos à imagem de Cristo, fazendo-nos mais e mais como Ele, pois Cristo tem todas as virtudes do Espírito Santo em Si.

A vida das pessoas que não conhecem ou não aceitam Cristo não está sob a influência do Espírito Santo. Os frutos do Espírito Santo estão em direto contraste com as obras da natureza pecaminosa descrita em Gálatas 5:19-21: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam."

Como pecadores naturais que somos, ainda estamos presos a um corpo que deseja coisas pecaminosas. Ver Romanos 7:14-25. Mas temos o Espírito Santo produzindo fruto em nós e o Seu poder disponível para nos ajudar a vencer as ações da nossa natureza de pecado. Ver II Coríntios 5:17 e Filipenses 4:13. Devemos, portanto, lembrar que um dos propósitos principais da vida do santo de Deus é permitir que o Espírito Santo produza mais e mais de Seu fruto em nossas vidas, e permitir que o Espírito Santo tire de nós os desejos pecaminosos que se opõem aos Seus frutos. A decisão é de cada um! O fruto do Espírito é o que Deus deseja que nossa vida mostre aos outros, e com a ajuda do Espírito Santo, isso é possível!

O fruto do Espírito Santo é produzido em nós a partir do relacionamento que temos com Jesus. Compare os dois textos abaixo e veja até que ponto você produz o fruto Espírito Santo. Eis os textos: “Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:4,5

“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:4,5. Amém?

O Fruto do Espírito Santo tem como objetivo moldar o nosso caráter à semelhança do caráter de Cristo, porque o pecado afetou a imagem de Deus em nós. O crente maduro na fé experimenta o melhor de Deus, as coisas excelentes. Em Efésios lemos algo muito parecido com o verso áureo: “Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade; aprovando o que é agradável ao Senhor.” Efésios 5.9,10.

DOMINGO (12 de fevereiro) CONDIÇÃO PARA PRODUZIR FRUTO – O Espírito Santo produz o fruto no caráter cristão somente quando cooperamos com Ele. Apresento três condições principais para produzirmos o fruto do Espírito:

A primeira condição é manter uma ligação particular diária com Jesus através do estudo da Bíblia e da oração. A devoção particular não isenta o crente da comunhão familiar e congregacional. Portanto, se sua comunhão com Cristo é deficiente fica o convite para desenvolver esse ponto tão necessário para o cristão. Quando mantemos comunhão com Cristo, o Espírito Santo habita em nós e abandonamos as coisas da carne. Veja estes textos sobre a comunhão com Jesus: “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” João 15:1-5

A segunda condição para o crente produzir o fruto do Espírito e eliminar o orgulho e deixar Deus agir em sua vida. Veja este texto: “Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu, quando todo falso deus é expulso da alma, o vazio é preenchido com a comunicação do Espírito de Cristo. Essa pessoa possui a fé que purifica a alma de contaminação. Está de conformidade com o Espírito, e pensa nas coisas do Espírito. Não confia em si mesma. Cristo é tudo em todos. Recebe com mansidão a verdade que vai sendo continuamente revelada, e rende a Deus toda a glória, dizendo: “Deus no-las revelou pelo Seu Espírito”. Obreiros Evangélico, 286

A terceira condição para sermos possuídos pelo Espírito, em sua plenitude, é abandonarmos os pecados. Veja estes textos inspirados: “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:1,2

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.” Salmo 51:11,12

“Quando o coração permite que o Espírito de Deus o influencie, a consciência é despertada, e o pecador começa a discernir a profundidade e santidade da lei de Deus, que é o alicerce do Seu governo no Céu e na Terra. A “luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1:9) chega também aos segredos do coração, e as coisas que estão escondidas são reveladas. Um senso de culpa apodera-se da mente e do coração dessa pessoa. Ela passa a sentir a justiça de Jeová, e experimenta um sentimento de horror, em sua própria culpa e impureza, diante do Deus que conhece tudo o que vai dentro do coração. Vê o amor de Deus, a beleza da santidade, a alegria da pureza, e deseja ser purificada e ver restaurada sua comunhão com o Céu.” Caminho a Cristo, 17

“Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entrega da alma e da vida para habitação dos princípios do Céu.” Desejado de Todas as Nações, 388.

SEGUNDA-FEIRA (13 de fevereiro) O FRUTO DO AMORPorque o amor aparece como o primeiro fruto do Espírito Santo? É chamado fruto do Espírito, porque nasce no trono de Deus. Não cresce naturalmente do solo da nossa mente humana, que é falha e pecadora. O amor, que é gerado em nós pelo Espírito, é idêntico ao que Deus demonstrou no Calvário, quando Ele enviou Seu filho para morrer por nós, enquanto ainda éramos pecadores. Ver Romanos 5:8.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“O amor é uma planta de origem celeste, e precisa ser cultivada e nutrida. Corações afetivos, palavras verdadeiras, amoráveis, farão famílias felizes e exercerão influência própria para elevar em todos quantos entram na esfera dessa influência.” O Lar Adventista, 50

“É o amor um dom precioso, que recebemos de Jesus. A afeição pura e santa não é sentimento, mas princípio. Os que são movidos pelo amor verdadeiro, não são irrazoáveis nem cegos.” A Ciência do Bom Viver, 358

O amor de Deus é descrito em I Coríntios 13.4-7, como; sofredor, paciente com os que nos provocam, benigno; que paga o mal com o bem, é livre de inveja; inclusive da malícia e da má vontade, é humilde; sem se encher da sua própria importância, é sempre cortês; pronto para ser gentil e dedicado, nunca é egoísta, voltado para o próprio eu mas para servir o próximo, não cobiçoso, não irritável, não facilmente provocado, nunca levando em conta os danos que sofre, Não se alegrando nas falhas ou desgraças alheias, o amor tudo sofre, mesmo que em sacrifício, o amor tudo crê, sempre procura acreditar nas pessoas, o amor espera e suporta. É muito edificante quando, no que depender de mim e você, suportemos as fraquezas dos mais fracos, procuremos ajudá-los, e, quando se trata de alguém maldoso, não se pague mal com mal, mas com o bem.

“A brandura, a gentileza, a paciência e a longanimidade, o não se ofender facilmente, o sofrer tudo, esperar tudo, tudo suportar; estes são os frutos dados pela preciosa árvore do amor, árvore de origem celeste. Esta árvore, se nutrida, demonstrar-se-á daquelas que estão sempre verdes. Seus ramos não secarão, não lhe murcharão as folhas. É imortal, eterna, continuamente regada pelos orvalhos celestes.” Testemunhos Seletos vol 1, 209.

O amor não é baseado em sentimentos humanos, é divino e é o vínculo da perfeição, a maior das virtudes cristãs. Ver I Co 13:13 e Col 3:14. Como já mencionei, é o amor “ ágape”, ou o que vem de Deus, outorgado, pelo Espírito Santo sobre nós; exercido pelo coração e pela mente, envolvendo sentimentos e vontade. Esse amor é  idêntico ao demonstrado por Jesus no Calvário para morrer por nós.  A verdade é que o mundo está tão corrompido pelo pecado e maldade que o amor verdadeiro, que nasce no trono de Deus, tem se esfriado ao ponto dos homens fazerem coisas horríveis. "E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." Mateus 24:12.

Em que aspectos da sua vida falta-lhe o amor de Deus ou você o pratica?

TERÇA-FEIRA (14 de fevereiro) ALEGRIA, PAZ E PACIÊNCIA – A lição de hoje menciona três aspectos do fruto do Espírito:

Alegria – Muito dinheiro é gasto todos os anos para promover entretenimento e alegria às pessoas. O ser humano tem sede de alegria! Na verdade Deus nos fez assim. Quando a tristeza nos abate, isso é contrário a criação de Deus. Salomão menciona, em Eclesiastes capítulo 2, sobre a sua decepcionante experiência em buscar alegria na bebida, no dinheiro, no sexo e na fama. Quando ele estava longe de Deus, exagerou na busca destes artifícios humanos e ficou decepcionado. Hoje, muitos acham que ser alegre é ter dinheiro, saúde, segurança, poder, prazeres, etc…. Mas, existem muitas pessoas que têm todas essas coisas e são infelizes e há outras privadas delas, que são felizes e agora? Na verdade não é possível as pessoas serem felizes com tantas tragédias, fome, guerras, violência, roubos, etc.

Onde o crente pode encontrar a verdadeira felicidade? Em Deus! Paulo fez isso e soube dar a volta aos seus problemas, pois mesmo quando estava preso em Roma ele era feliz: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” Filipenses 4:4. Paulo sabia que o reino de Deus era mais importante, e ele mesmo em outra ocasião disse: “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

“A felicidade que se busca por motivos egoístas, fora do caminho do dever, é volúvel, caprichosa e transitória; dissipa-se, deixando n’alma uma sensação de isolamento e pesar; no serviço de Deus, porém, há satisfação e alegria. O cristão não tem de andar por veredas incertas; não é abandonado a vãos desgostos e decepções. Ainda que não nos sejam dados os prazeres desta vida, podemos, não obstante, sentir-nos felizes por esperar a vida por vir. Mas mesmo aqui podem os cristãos fruir a alegria da comunhão com Cristo; é-lhes dado possuir a luz do Seu amor, o perpétuo conforto de Sua presença. Cada passo da vida nos pode levar mais perto de Jesus, pode-nos trazer uma mais profunda experiência de Seu amor, conduzindo-nos um passo mais próximo do bendito lar de paz.” Caminho a Cristo, 124, 125.

Paz - O século passado foi marcado por duas grandes guerras mundiais, seguidas por décadas de Guerra Fria, quando o mundo permaneceu divido entre duas ideologias de potências mundiais. Hoje vivemos um tempo de aparente paz, com a criação da ONU, mas sabe-se que não temos paz e o mundo está em constante conflito. Jesus nos prometeu e o cristão tem a garantia de que ao viver com Jesus, ele tem a verdadeira paz: “deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” João 14:27.

Paulo disse: “ Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17

Pouco antes de morte de Jesus, Ele  deixou aos Seus discípulos a verdadeira paz: “Esta paz não é aquela que vem mediante conformação com o mundo. É mais uma paz interior, que paz externa. Exteriormente haverá guerras e combates, pela oposição de inimigos confessos, e frieza e suspeitas dos que pretendem ser amigos. A paz de Cristo não se destina a banir divisões, mas a persistir em meio de luta e divisão.” The Review and Herald, 16 de Janeiro de 1900. Nossa Alta Vocação, 326

Paciência – Certo homem orava dizendo: - Senhor, dá-me mais paciência. Mas ele percebia que seus problemas aumentavam. Depois de algum tempo ele percebeu que Deus havia atendido a sua oração. Deus tinha enviado os problemas para ele se tornar paciente!

Como o cristão deve representar o caráter de Deus através da paciência? Como você encara a aparente demora da volta de Cristo com o seu preparo para a eternidade? Veja estes textos: O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3:9.

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Romanos 12:12.
"Seja paciente e espere pela ação do Senhor. Seja valente e encha o seu coração de coragem. Espere com confiança no Senhor! Salmo 27:14

“Ninguém que recebe a Palavra de Deus está isento de dificuldades; mas quando vem a aflição, o verdadeiro cristão não se torna inquieto, sem confiança nem desanimado. Embora não vejamos o resultado definido das circunstâncias, ou não percebamos o propósito das providências de Deus, não devemos rejeitar nossa confiança. Lembrando-nos da terna misericórdias do Senhor, lancemos sobre Ele nossos cuidados e esperemos com paciência Sua salvação. Pela luta a vida espiritual é fortificada. Provações bem suportadas desenvolverão a resistência do caráter e preciosas graças espirituais. O perfeito fruto da fé, da mansidão e da caridade amadurece frequentemente melhor debaixo de tempestades e trevas.” Parábolas de Jesus, 25

QUARTA-FEIRA (15 de fevereiro) BENIGNIDADE, BONDADE E FÉ – Hoje vamos relembrar mais três aspectos do fruto do Espírito:

Benignidade – O dicionário define benignidade como sendo uma qualidade de quem é generoso ou benevolente. A benignidade é uma expressão de profundo amor cristão, ela se caracteriza pelo tratamento gentil e cordial para com todas as pessoas, quer sejam cristãs ou não. Por causa da presença do Espírito Santo na pessoa ela desenvolve complacência e compreensão profundas em seus relacionamentos. A benignidade está relacionada com o caráter da pessoa, para ser mais claro, a pessoa que tem essa característica demonstra um amor para com os irmãos, não maldizendo-os ou causando intrigas. “O Espírito que revela, também opera na pessoa os frutos da justiça. Cristo está nela, “uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. João 4:14. É um ramo da Videira Verdadeira, e produz ricos cachos de fruto para a glória de Deus.

Qual é o caráter do fruto produzido? "O fruto do Espírito é “amor”, não ódio; “alegria”, não descontentamento e queixumes; “paz”, não irritação, ansiedade. É “longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. Gálatas 5:22-23. Obreiros Evangélicos, 287.

Bondade – O significado de bondade é, ser bom; ter disposição natural para o bem, ser benevolente, ser brando, cortes, e estar pronto para ajudar. As vezes podemos confundir bondade e benignidade, duas características do fruto Espírito Santo. A bondade é ativa e não passiva. O crente sai da sua zona de conforte e desenvolve ação benigna de ajuda ao próximo, tanto em tratarmos os outros em seus erros como em ajudar em suas necessidades físicas e emocionais. Enquanto a benignidade está mais relacionado ao nosso caráter a bondade direciona os nossos atos. Podemos dizer que a bondade é a exteriorização da benignidade. Se declarmos que somos filhos de Deus, então devemos ser bondosos

A fé é um dom que é concedido por Deus. “…a outro, no mesmo Espírito, a fé" I Coríntios 12:9. Apesar da fé ser um dom concedido por Deus, de certa forma, é um dom que também pode ser adquirido. O significado de fé pode ser encontrado na Bíblia em Hebreus 11:1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Esse versículo mostra que a fé é a base firme das coisas que esperamos e das coisas que não vemos. A fé, portanto, atua em duas frentes: as coisas que esperamos e as coisas que não vemos.

Todos os que ouvem e lêem a Palavra de Deus podem ter fé. Fé, para além de ser um dom pode ser buscada. Se não temos o Senhor Jesus, certamente não teremos nenhuma fé. Como Paulo nos mostra em Romanos 10:17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. Assim entendemos que a fé é um dom gerado pelo ouvir da Palavra de Deus, que opera em nosso interior poderosamente a tal ponto de gerar fé no processo da salvação. Então, dentro dessa lógica de Deus, se você não lê e nem ouve a palavra de Deus você perde a fé e a alegria da salvação: “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” Apocalipse 1:3

“Aqueles que se tornarem novas criaturas em Jesus Cristo produzirão os frutos do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”. Gálatas 5:22, 23. Não mais se comportarão de acordo com as antigas paixões, mas, pela fé no Filho de Deus, seguirão os Seus passos, refletirão o Seu caráter e se tornarão puros assim como Ele é puro. As coisas que antes detestavam, agora amam; as coisas que antes amavam, agora aborrecem. O orgulhoso e arrogante torna-se manso e dócil. O vaidoso e altivo torna-se humilde e modesto. O alcoólatra deixa a bebida; o viciado torna-se puro. As modas e os costumes mundanos são postos de lado. O cristão não buscará o “adorno exterior”, mas o “homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo”. 1 Pedro 3:3, 4. Caminho a Cristo, 37.

QUINTA-FEIRA (16 de fevereiro) MANSIDÃO E TEMPERANÇA – A lição de hoje apresenta outros pontos do fruto do Espírito:

Mansidão - O mais precioso fruto da santificação é a graça da mansidão. A verdadeira mansidão abranda e subjuga o coração e prepara a mente para ouvir sobre o evangelho de Cristo, e aquele que já foi salvo, revela mansidão nos seus relacionamentos. Jesus é o nosso maior exemplo de mansidão: ''Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:29. A mansidão foi colocada por Jesus como uma das bem-aventuranças: "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra." Mateus 5:5. Para Jesus, mansidão promove a felicidade nos súditos do reino dos céus.

Veja este texto: “A mansidão, na escola de Cristo, é um dos assinalados frutos do Espírito. É uma graça produzida pelo Espírito Santo como agente santificador, e habilita seu possuidor a controlar, em todo tempo, um temperamento impulsivo e impetuoso. Quando a graça da mansidão é acariciada por aqueles que, naturalmente, são de uma disposição irritadiça e colérica, eles hão-de empenhar os maiores esforços para subjugar seu infeliz temperamento. Cada dia ganharão domínio próprio, até que aquilo que é rude e dessemelhante a Jesus seja vencido. Eles se assemelharão ao Padrão divino, até ao ponto de poderem obedecer à inspirada imposição: “Pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1:19. ...”A mansidão é o adorno interior que Deus julga de grande preço. Os anjos do Céu registrarão como melhor adornados aqueles que se revestem do Senhor Jesus Cristo e andam com Ele em mansidão e humildade de espírito.” Santificação, 17 e 18

Temperança – O último especto do fruto do Espírito é a temperança. O que é temperança? A definição de temperança, feita pela irmã Ellen White, é completa: “A verdadeira temperança nos ensina a dispensar inteiramente todas as coisas nocivas, e usar judiciosamente aquilo que é saudável”. Temperança, 138.

A temperança está relacionada com o domínio próprio. Veja o que Salomão escreveu sobre o tema: “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” Provérbios 16:32. O domínio próprio ultrapassa as fronteiras do abandono dos vícios e da boa alimentação, como o termo temperança sugere e exige do crente uma transformação do seu temperamento impulsivo. Paulo inclui o domínio próprio, ver Tito 1:8, junto com a hospitalidade, a benignidade, a sobriedade, a justiça e a piedade. Pedro segue na mesma linha e coloca como uma das virtudes a ser buscada pelo cristão, ao lado do conhecimento, da perseverança e da piedade. Ver II Pedro 1:6.

Veja a importância deste assunto relatada pelo serva do Senhor: “Cumpre-nos, em nossa obra, dar mais atenção à reforma da temperança. Toda atividade relacionada com reforma, envolve arrependimento, fé e obediência. Isso significa o reerguimento da pessoa a uma vida nova e mais nobre. Assim toda verdadeira reforma tem seu lugar na obra da terceira mensagem angélica. A reforma da temperança requer nossa especial atenção e apoio. Devemos, em nossas reuniões campais, chamar a atenção para essa obra, tornando-a um assunto vital. Precisamos apresentar ao povo os princípios da verdadeira temperança, e pedir assinaturas para o compromisso de temperança. Importa dar cuidadosa atenção aos que se acham escravizados pelos maus hábitos. Cumpre-nos levá-los à cruz de Cristo.” Testemunhos para a Igreja Vol 6, 110.

“Quando alguém alega estar santificado e, no entanto, em palavras e ações, pode ser representado pela fonte impura que emite águas amargas, podemos seguramente dizer: Essa pessoa está enganada. Ela precisa aprender o próprio alfabeto do que constitui a vida de um cristão. Alguns que professam ser servos de Cristo têm, por tão longo tempo, acalentado o espírito de aspereza, que parecem amar o elemento profano e ter prazer em proferir palavras que desgostam e irritam. Tais homens precisam converter-se antes que Cristo os reconheça como Seus filhos.” The Review and Herald, 18 de Janeiro de 1881. Meditação Matinal - Recebereis Poder, 53.

Que coisas nocivas devem ser eliminadas e que virtudes cristãs devem ser acrescentadas em sua vida?

SEXTA-FEIRA (17 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 7 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO SANTO E O FRUTO DO ESPÍRITO – O fruto do Espírito não é um traço de caráter humano natural. É o resultado de se estar com Cristo em comunhão com Ele. Cristo em nós opera a transformação do nosso caráter. E, cheios do Espírito Santo, produziremos frutos para o reino de Deus.

A oração é um dos meios que Deus utiliza para desenvolver a comunhão do crente com Ele. Falar com Deus é uma preciosa dádiva do cristão. Desperdiçar a oportunidade de falar com Deus e de O ouvir, quando estamos em oração, é um atestado de enfermidade espiritual e que necessita de um tratamento: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” Isaías 55:6

“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jeremias 29:13
O Espírito Santo conhece todas as nossas necessidades e intercede ao Senhor por nós: “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” Romanos 8:27.

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26.

O Espírito Santo está disposto a nos ensinar quando estamos dispostos em aprender! O Espírito Santo é muito importante na nossa vida, pois Ele é o único que pode nos ensinar como deve ser nosso proceder diante do Senhor. Está escrito: “Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer.” Luc. 12:12.

A leitura da bíblia é a outra maneira de recebermos o poder do Espírito Santo em nós: “O dom de Cristo e a iluminação do Espírito Santo nos revelam o Pai e o Filho. A Palavra é exatamente adequada para tornar homens, mulheres e jovens sábios para a salvação. Na Palavra é claramente revelada a ciência da salvação. “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra”. 2 Timóteo 3:16, 17. “Examinais as Escrituras” (João 5:39), pois ali está o conselho de Deus, a voz de Deus falando à alma.” Fundamentos da Educação Cristã, 391

A partir do momento que o Espírito Santo age em nossa vida, produzimos o Seu fruto para a nossa salvação e para a salvação dos nossos semelhantes. O fruto do Espírito é a obra espontânea do Espírito Santo dentro de nós. A missão principal do Espírito Santo no mundo é chamar os pecadores ao arrependimento e conduzi-los à salvação em Jesus. Sua missão individual é bem descrita nas palavras: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.” Apoc. 3:20. E o conselho divino é: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações…” Heb. 3:15.

O Espírito Santo já habita em você ao ponto influenciar pessoas ao batismo?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário