domingo, 19 de fevereiro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2017) ENTRISTECER E RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2017) ENTRISTECER E RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO

VERSO ÁUREO: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30

INTRODUÇÃO (sábado 11 de março) A prática constante de pecados entristece o Espírito Santo. 

Em uma comparação simples; é como a mãe dizer para o filho adolescente deixar o quarto arrumado, a cozinha em ordem, comer alimentos saudáveis e dormir na hora certa e o filho fazer tudo diferente! Como a mãe fica? Muito triste!

Qual é o pecado contra o Espírito Santo? “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.” Mateus 12:31,32

Entendendo o contexto do texto acima: A questão do pecado contra o Espírito Santo é mencionada por Cristo no contexto da cura de um endemoninhado cego e mudo. Ver Mateus 12:22-32 e Marcos 3:20-30. Os fariseus rejeitaram a cura de Cristo e disseram que Cristo tinha curado através do espírito do diabo. Uma das obras mais importantes do Espírito Santo é levar os seres humanos ao arrependimento dos seus pecados e à aceitação de Cristo como Salvador e Senhor. Como os Judeus tinham rejeitado totalmente a obra do Espírito Santo em apontar a chegada do Messias, eles rejeitaram e pecaram contra o Espírito Santo.

Quando a obra do Espírito Santo é rejeitada por nós e continuamos na prática dos pecados, logo não sentimos mais vontade de estar com Deus e nem com as pessoas que crêem em Deus e assumimos uma postura de apostasia e é desta forma que entristecemos o Espírito Santo e neutralizamos a Sua influência sobre a nossa consciência individual: “Não extingais o Espírito.” I Tessalonicenses 5:19. E com o coração endurecido pelo orgulho e pecados as pessoas perdem a sensibilidade espiritual, as percepções morais, e acabam se afastando de Deus: Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hebreus 3:15

Na Bíblia vemos alguns casos de pessoas que pecaram contra o Espírito Santo. Faraó endureceu o seu coração ao ponto do Espírito de Deus não mais ter acesso a ele. Ver Êxodo 5 a 12. Judas Iscariotes pecou contra o Espírito Santo. Ver Mateus 26: 21- 25. Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo e foram punidos por isso. Ver Atos 5:1-11.  A Bíblia menciona também alguns indivíduos que se afastaram de Deus e acabaram se arrependendo. Sansão, a respeito do qual é dito que “ele não sabia ainda que já o Senhor Se tinha retirado dele” Juízes 16:20, clamou depois e a sua oração foi atendida. Ver Juízes 16:28-30. Seu nome aparece entre os heróis da fé. E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas.” Hebreus 11:32

Manassés foi um mau rei de Israel  mas, após ser levado em cativeiro pelo exército assírio, ele se humilhou perante Deus e empreendeu uma significativa reforma religiosa em Judá. Ver II Reiss 21:1-18 e  II Crônicas 33:1-20. Esses dois exemplos mostram que o pecado contra o Espírito Santo tem a ver com a falta de arrependimento e o desejo de continuar na prática dos pecados. Como Deus é Santo, e não Se associa com pecados, Ele fica triste com a prática de pecados na vida de Seus filhos. 

Como o arrependimento é a condição para o perdão dos pecados, somos convidados ao arrependimento para que o Espírito Santo Se alegre conosco. Podemos chegar a conclusão que o pecado contra o Espírito Santo é aquele que não é confessado e ainda é reforçado com a sua prática repetida. Lembremos que pessoas como Sansão podem voltar para Deus, se houver profundo arrependimento, confissão, relacionamento com Deus e mudança de vida.

“O Espírito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja bem-vindo como hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo; a boa obra começada será terminada; e pensamentos santos, afeições celestiais e atos semelhantes aos de Cristo tomarão o lugar de pensamentos impuros, sentimentos perversos e atos rebeldes.” Meditação - E Recebereis Poder, 32

“A consciência é a voz de Deus, ouvida por entre o conflito das paixões humanas; quando a ela se resiste, o Espírito de Deus é entristecido.” Testimonies for the Church 5:120. Fé pela qual eu Vivo, 53.

“O pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo não consiste em qualquer palavra ou ato repentino; é a firme, determinada resistência à verdade e evidência.” A Fé pela qual eu Vivo, 53.

DOMINGO (12 de março) RESISTINDO AO ESPÍRITO SANTOO que significa resistir ao Espírito Santo? Este é o texto principal para o estudo de hoje: “Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” Atos 7:51. Aqui mostra, outra vez, os fariseus e outros judeus tendo rejeitado completamente o trabalho do Espírito Santo em seus corações. Enquanto Estevão ficou cheio do Espírito Santo, eles ficaram possuídos pelo diabo e apedrejaram Estevão. 

Deus não força ninguém à obediência a Si, mas quando as pessoas dão abertura para o Espírito Santo agir em sua vida, Deus trabalha de forma carinhosa e promove a nossa transformação: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20.

Quando o crente decide-se por Cristo e é batizado, inicia o processo da santificação. O governo de Deus em nossa vida é pacífico e amoroso, já uma pessoa que deixa o diabo dirigir-lhe as vontades tem a sua vida emocional, social, familiar e espiritual desorganizada. Não é difícil de perceber isso quando vemos tantos divórcios, guerras, doenças, etc…

Como os crentes resistem ao Espírito Santo? Deus tem o maior prazer de trabalhar conosco, e Ele sempre nos procura para uma comunhão séria e efetiva com Ele, e o Espírito Santo é a pessoa da Divindade que exerce o Seu ministério na terra junto à humanidade. Veja estes textos: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Isaías 30:21.

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16.

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8

Os crentes resistem ao Espírito Santo no nível individual e comunitário. No nível individual posso citar alguns exemplos: Quando o crente ouve a voz do Espírito Santo dizendo para não cometer pecados conhecidos, mas voluntariamente comete, ele está a resistir o Espírito Santo. Comer alimentos que são prejudiciais à saúde; como, excesso de açúcar, o uso de estimulantes e bebidas alcoolizadas, ser intemperante quando não se dorme as horas adequadas diárias, quando se lê livros, vê filmes e assiste espectáculos que promovem a violência e enaltece o reino das trevas e da feitiçaria, quando se frequenta lugares que promovem a sensualidade e paixões carnais, quando se assiste espectáculos para excitar o espírito, tudo isso é reistir o Espírito Santo no nível individual.

No nível comunitário, o crente é convidado a alegrar o Espírito Santo e não a resiti-lo; orando e fazendo culto em família, frequentando aos cultos e reuniões da igreja, trabalhando alegremente nas atividades da igreja, participando de um projeto social ou missionário em favor das pessoas. Quando fazemos isso não resistimos o Espírito Santo.

 A lição de hoje traz o exemplo dos israelitas no deserto que resistiram ao Espírito Santo quando construíram um bezerro de ouro. Cometeram um pecado individual e comunitário: “A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.” Êxodo 33:3

Lembre-se que, não resistir ao Espírito Santo significa ouvir a Sua voz amorosa e obedecer as Suas ordens, pois Deus pede obediência como condição para recebermos o Espírito Santo: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32

Quando você é advertido pelo Espírito Santo, O obedece ou segue o seu próprio caminho?

SEGUNDA-FEIRA (13 de março) ENTRISTECENDO O ESPÍRITO SANTO: PARTE I - Quando o crente entristece o Espírito Santo? Este é o texto principal para o estudo de hoje e de amanhã: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. Aqui Paulo usa o imperativo, e isso significa que é uma ordem para os crentes obedecer.   

O Espírito Santo é um Ser pessoal e não apenas uma força divina, e é por isso que Ele fica triste com os pecados das pessoas. O principal ministério do Espírito Santo é advertir-nos do perigo do pecado e daquilo que a prática do pecado causa na vida do crente: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8.

O crente entristece o Espírito Santo em várias situações:

a) Quando vive como se o Espírito Santo não existisse. Aceitamos que o Espírito Santo é uma pessoa Divina e não O desprezamos no sentido teológico, mas podemos entristece-lo por não termos uma comunhão com Ele.

b) Entristecemos o Espírito Santo quando falhamos em reconhecer Sua presença em nós. quando não  sentimos o Seu poder nos transformando, podemos viver como se Ele não existisse e viver na prática de pecados conhecidos e voluntários. Entristecemos o Espírito Santo quando falhamos em viver cada momento na consciência de que Ele está conosco.

c) Entristecemos o Espírito Santo quando ignoramos o Seu selo. “No qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30. O Espírito Santo sela o crente para a redenção final. Ele é a garantia de nossa redenção. Somos selados para a volta de Cristo, mas já recebemos o selo agora para vivermos em santidade. O crente entristece o Espírito Santo quando comete pecados voluntários. 

Somos convidados a vigiarmos a nossa alma para vivermos com o selo do Espírito Santo: “Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: ‘Alcancei tudo completamente.’ A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda” Atos dos Apóstolos, 560, 561. Amém?

d) Entristecemos o Espírito Santo quando deixamos de seguir a Sua liderança. Quando deixamos de andar no Espírito e seguimos os nossos caminhos e  temperamento, e não vamos atrás do temperamento do Espírito Santo. Quando isso acontece é muito triste, pois o fruto do Espírito é amor, e quando Ele não vê o amor em ação, Ele Se entristece.

Que atitudes você tem tomado para alegar o Espírito Santo?

TERÇA-FEIRA (14 de março) ENTRISTECENDO O ESPÍRITO SANTO PARTE II - Para compreendermos o que significa entristecer o Espírito Santo, precisamos relembrar que isso é uma característica de alguém que tem personalidade. Portanto, o Espírito tem que ser uma pessoa para poder ter tal emoção. Só uma pessoa pode ficar triste. A lição de hoje dá ênfase naquilo que devemos fazer para não entristecermos o Espírito Santo, mas reforça aquilo que o crente deve fazer para alegrá-lo.

Como entristecemos o Espírito Santo? Podemos entristecer o Espírito Espírito Santo por vários motivos: quando andamos como os gentios, ver Efésios 4:17-19, quando nos rendemos à nossa natureza pecaminosa, ver Efésios 4:22-24, quando mentimos, Efésios 4:25, quando ficamos irados, Efésios 4:26-27, quando furtamos, Efésios 4:28, quando usamos linguagem torpe, Efésios 4:29, quando temos amargura de alma, Efésios 4:31, quando não perdoamos, Efésios 4:32, quando cometemos imoralidade sexual. Efésios 5:3-5.

Como alegramos o Espírito Santo? No Antigo Testamento, Deus é apresentado como alguém que Se alegra. Sofonias convida o povo à festa assim: “O Senhor, o seu Deus, está em seu meio, poderoso para salvar. Ele se regozijará em você; com o seu amor a renovará, ele se regozijará em você com brados de alegria” Sofonias 3.17. Jeremias descreve o Senhor como um Deus que fica triste e alegre. Ver Jeremias 32:37-41.

a) Alegramos o Espírito Santo quando levamos uma vida comunitária cheia de amor e respeito. Veja os seguintes textos: “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação.” Efésios 4:3,4.

“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Efésios 4:15,16.

b) Alegramos o Espírito Santo quando reconhecemos os nossos pecados e os confessamos. Uma vez que um dos ministérios do Espírito Santo é nos convencer do nosso pecado, nós O alegramos quando deixamos que Ele nos convença dos nossos pecados e nos leve ao arrependimento. Se você ainda não se deixou convencer pelo Espírito Santo que precisa ser salvo, aceite Jesus logo e peça para ser batizado. Se você não tem sido incomodado pelo Espírito Santo pelos seus pecados, tem algo errado com você. Você não tem deixado o Espírito Santo convencer você do seu erro. Todos nós pecamos, mas todos precisamos ir além desta compreensão. Precisamos confessar os nossos pecados.

c) Alegramos o Espírito Santo levando uma vida de santidade. A vida cristã é um processo diário de santificação. O Espírito fica feliz quando Ele pode viver em nós, pois devemos ser templos do Espírito Santo. Só viveremos felizes se formos cheios do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito reflete em uma vida feliz, pois "a alegria do Senhor é a nossa força" Neemias 8:10, também é verdade que haverá poder nesta alegria em termos de vitória sobre os pecados do dia-a-dia e de ousadia no testemunho cristão. Procuremos alegrar o Espírito Santo através da nossa vida de santidade.

Quer alegrar o Espírito Santo? Deixe o pecado e leve uma vida de comunhão plena com Ele.

Veja alguns pecados que entristecem o Espírito Santo:

a) Divertimentos que são impróprios: “Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido.” Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, 281.

b) Crentes que não são sinceros de coração e não vivem as verdades: “O Espírito de Deus é ofendido porque muitos não têm a vida e o coração retos; sua professa fé não harmoniza com suas obras.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, 247.

c) Não controlar a imaginação: “Você [chamada na obra de “irmã F”, que por seus acessos de raiva mal tratava os membros da família] é capaz de controlar a imaginação e vencer esses acessos nervosos. Você tem força de vontade, e deve trazê-la em seu auxílio. Não tem feito isso, mas tem deixado a imaginação altamente agitada a controlar a razão. Nisso você tem ofendido o Espírito de Deus”. Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, 310.

d) Indolência: “Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja, o Espírito do Senhor se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A terra será iluminada com a glória do Senhor”. Testemunhos Seletos, vol. 3, 219.

e) Relaxamento na observância do Sábado por parte dos adventistas do sétimo dia que já conhecem a verdade: “Quando julga que suas circunstâncias temporais requerem atenção, você transgride sem preocupação o quarto mandamento. Você torna a guarda da lei de Deus uma questão de conveniência, obedecendo ou desobedecendo, segundo o indicam suas ocupações ou inclinações. Isto não é honrar o sábado como uma instituição sagrada. Você ofende o Espírito de Deus e desonra seu Redentor, seguindo esse procedimento descuidado.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, 248.

f) Casar-se com uma pessoa descrente: “Unir-se a um descrente é colocar-se no terreno de Satanás. Você entristece o Espírito de Deus e perde Sua proteção. Será capaz de suportar tão terríveis desvantagens ao travar a luta pela vida eterna?” Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, 364, 365.

f) Observações severas e sarcásticas: “Quando o Salvador em nós habita, as palavras O revelam. Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que se impacienta quando os outros não concordam com suas ideias e planos. Dos lábios de tal homem saem palavras fulminantes, que afugentam o Espírito e desenvolvem atributos satânicos, em vez de divinos. O Senhor deseja que os que estão ligados a Sua obra falem, a todo tempo, com a mansidão de Cristo. Manifestai a brandura de que Cristo nos deu o exemplo em Sua vida.” Conselhos Sobre Mordomia, 115.

QUARTA-FEIRA (15 de março) EXTINGUINDO O ESPÍRITO – Como alguém pode extinguir o Espírito Santo? Este é o texto para hoje: “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” I Tessalonicenses 5:19-21. Na Bíblia, o Espírito Santo também é representado pelo fogo. A palavra usada por Paulo, “extinguir” sugere a ideia de fogo.

A Bíblia diz que o Deus é fogo: “Porque o nosso Deus é um fogo consumidor.” Hebreus 12:29. Existe na Bíblia 421 referências à palavra fogo. Estando 31 referências só no livro de Levítico. O fogo simboliza a presença de Deus. Foi em uma coluna de fogo que Deus ia diante do povo de Israel no frio do deserto. Foi com fogo que Deus destruiu a cidade de Sodoma e Gomorra. Foi com fogo que Elias destruiu seus inimigos que queriam o matar. Foi com Fogo que Deus recebeu o holocausto no monte Carmelo, e derrotou os profetas de baal. Foi com Fogo que Deus batizou os discípulos no dia de Pentecostes. Será  com fogo que Deus vai trazer juízo a essa terra, pois Ele é um fogo consumidor.

Extinguir, apagar e entristecer o Espírito Santo são coisas diferentes. São palavras parecidas quanto aos seus efeitos mas com consequências diferentes. Quem entristece o Espírito Santo, como vimos nas duas lições anteriores, sempre tem a chance de voltar a alegrá-lo. Mas quando se apaga o Espírito já não se consegue tê-lo de volta. Percebeu?

Tanto entristecer como apagar o Espírito Santo tem o seu início quando o crente peca contra Deus e segue os seus desejos mundanos. A única estrada correta a ser seguida é aquela que nos leva para mais perto de Deus rumo a Sua santidade. Assim como não gostamos de ser entristecidos, e assim como não procuramos apagar aquilo que é bom, não devemos entristecer ou apagar o Espírito Santo por nos recusarmos a escutar a Sua voz.

Como não apagar o Espírito Santo?

A falta de comunhão apaga o Espírito. A simbologia é perfeita. Era obrigação do sacerdote manter o altar do sacrifício contínuo sempre aceso, por isso ele devia colocar lenha. O nosso combustível é a comunhão diária com Deus através da oração particular, familiar, adoração na igreja, através do estudo da Bíblia e do ministério pessoal que desenvolvemos em favor das pessoas. Todos sabem que se colocarmos lenha encharcada no fogo ele se apaga. Assim também, vidas não consagradas são como lenha molhada. O fogo se apaga pela falta de oxigênio necessário para alimentar as suas chamas. Quando o fogo do Espírito não encontra o combustível da consagração e a atmosfera da oração, logo se apaga.

Outra coisa que apaga o Espírito são os nossos pecados. Somos convidados a detestamos os nossos pecados e a abandoná-los. No passado Deus Se ofereceu para purificar o Seu povo: "Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas", Mal 3:3, e hoje não é diferente conosco: “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” II Timóteo 2:21. Neste ponto Deixemos o Espírito Santo nos purificar! Cometer pecados sem arrependimento conduz ao pecado contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo é aquele que não é confessado e ainda é reforçado com a sua prática repetida.

Outra coisa que apaga o Espírito é desprezar as profecias. Como foi o Espírito que inspirou os profetas à escreveram a Bíblia, quando se despreza as doutrinas apaga-se o Espírito. O propósito da profecia, segundo a Bíblia, é edificar, exortar e consolar: Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.” I Coríntios 14:3. O conceito de profeta está primeiramente relacionado com os profetas bíblicos que recebiam a visão através de sonhos e visões e depois recebiam a inspiração para escrever o que tinham visto e ouvido. No conceito do Velho Testamento e de Paulo, profeta é todo aquele que prega a Palavra Deus tanto na igreja como em outros lugares, ensinando-a às pessoas. Você é considerado um profeta quando fala de Jesus e ensina as doutrinas às pessoas. Para não apagarmos o Espírito Santo é necessário não só vivermos as doutrinas da Bíblia mas também ministrá-las ás pessoas. 

“Entre as exortações que se seguem encontram-se as palavras que temos citado: “Não apagueis o Espírito”, etc. Alguns poderão pensar que esses três versos são completamente desvinculados uns dos outros em sentido; mas eles têm natural conexão na ordem em que estão. A pessoa que apaga o Espírito será levada a desprezar as profecias, que são legítimo fruto do Espírito. “Derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne; e vossos filhos e vossas filhas profetizarão.” Joel 2:28. A expressão: “Julgai todas as coisas”, é limitada ao assunto, profecias, e nós devemos provar os espíritos pelos processos que Deus nos tem dado em Sua Palavra. Enganos espirituais e falsas profecias abundam no presente tempo; e é indubitável que este texto tem especial aplicação aqui. Mas note-se, o apóstolo não diz: Rejeitai todas as coisas; mas, provai todas as coisas, retende o que for bom.” Primeiros Escritos, 141

QUINTA-FEIRA (16 de março) A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO – Pecar contra o Espírito santo é diferente de blasfemar dele. Até aqui vimos o que é resistir, entristecer e extinguir o Espírito Santo mas a lição de hoje aborda a blasfêmia contra Ele. Aquele que chega ao ponto de apagar o Espírito de sua vida chega ao exagero e blasfemar dele.

O que é a blasfêmia contra o Espírito Santo? A questão da blasfêmia contra o Espírito Santo, no Novo Testamento, é mencionada em Marcos 3:22-30, Mateus 12:22-32 e em Lucas como segue: “E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem ser-lhe-á perdoada, mas ao que blasfemar contra o Espírito Santo não lhe será perdoado.” Lucas 12:10.

Blasfemar contra Deus pode ser definido como irreverência desafiante. Em Mateus 12:31-32, os fariseus, tendo visto provas irrefutáveis que Jesus fazia milagres no poder do Espírito Santo, afirmaram que o Senhor estava possuído pelo demônio de Belzebu. Ver Mateus 12:24. Note que em Marcos 3:30 Jesus é muito específico a respeito do que exatamente eles fizeram para cometer a blasfêmia contra o Espírito Santo. Eles rejeitaram completamente a obra do Espírito em revelar o Messias. Eles rejeitaram Cristo Percebeu a gravidade?

A blasfêmia está relacionada em rejeitar e acusar abertamente Deus e as doutrinas constituídas como sendo do diabo ao invés de estarem cheios do Espírito. A contínua rejeição às exortações para se crer em Jesus Cristo conduz à blasfêmia imperdoável. Lembre-se do que foi dito em João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. A única maneira para as pessoas não receberem o perdão e a vida eterna é se não estiverem entre todo aquele que nele crê.

Quando os crentes se colocam em teimosa oposição a palavra de Deus, recusam aceitar as evidências bíblicas e ainda ensinam os seus erros, estão blasfemando contra o Espírito Santo. Os antitrinitaristas dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa e que não é divino em Si. Como um ser menor do que Deus pode perscrutá-Lo? I Cor 2:10. Como pode a blasfêmia contra o Espírito Santo não ser perdoada, enquanto que aquela contra Jesus e Deus pode? Pecar contra uma coisa, ou uma criatura, é algo mais sério que pecar contra Deus?

Deixo o apelo para que aceitemos todas as doutrinas bíblicas sem blasfemar contra o Espírito Santo, com ensinamentos falsos parecidos com os fariseus que disseram que Jesus expulsava demônios com o poder do diabo. Cuidado com as pessoas que dizem que a igreja de Deus caiu em apostasia! Somos convidados a vivermos sob a influência da pessoa Divina maravilhosa do Espírito Santo para recebermos alegria e cura do Céu!

“O amor difundido por Cristo por todo o ser é um poder vitalizante. Todo órgão vital; o cérebro, o coração e os nervos esse amor toca transmitindo cura. Por Ele são despertadas para as atividades mais altas e energias do ser. Liberta a alma da culpa, da dor, da ansiedade e dos cuidados que consomem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Jesus implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir, é a alegria no Espírito Santo. Alegria que comunica saúde e vida. “ A Ciência do Bom Viver, 115

“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu. Ninguém vê a mão que suspende o fardo, nem a luz que desce das cortes celestiais. A bênção vem quando, pela fé, a pessoa se entrega a Deus. Então, aquele poder que olho algum pode discernir, cria um novo ser à imagem de Deus.” Desejado de Todas Nações, 112

SEXTA-FEIRA (17 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 11 (1º trimestre 2017) ENTRISTECER E RESISTIR AO ESPÍRITO SANTO – A compreensão do ministério do Espírito Santo leva-nos a sermos sensíveis a Sua voz de amor em nos consolar e em nos conduzir à santidade. Quando entendemos que o Espírito Santo é a terceira Pessoa da Divindade e que é o dom pessoal de Cristo para todos os que nele crêem, amamos tanto Deus que faremos de tudo para não resistir e nem entristecer o Espírito Santo. Amém? 

Como resultado de nossa decisão passamos a produzir o fruto do Espírito na vida e somos como um perfume às pessoas ao nosso redor: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.” II Coríntios 2:15

Quando rendemos o Espírito Santo, agindo e vivendo em nós, somos levados ao arrependimento e à mudança de vida. “O arrependimento inclui a tristeza pelo pecado e o afastamento dele. Não abandonaremos o pecado enquanto não reconhecermos quão perigoso ele é. E enquanto não nos afastarmos sinceramente do pecado não haverá mudança real em nossa vida. Muitas pessoas não compreendem a verdadeira natureza do arrependimento. Lamentam seus pecados e até procuram fazer alguma mudança na sua forma de viver por medo de que seus erros lhes causem maiores sofrimentos. Mas isso não é arrependimento, no sentido bíblico. Essas pessoas querem evitar o sofrimento, mas não o próprio pecado.” Caminho à Cristo, 17.

O pastor Mark Finley conta a história de um rapaz que aceitou Jesus como resultado de umas conferências que assistiu nos Estados Unidos. O moço ficou tão impressionado com a transformação da sua vida que resolver confessar um crime que tinha cometido contra uma família quando ainda era um adolescente, tinha sido um roubo em uma residência. Resultado; o pastor foi o intermediário entre o moço e a família e o moço foi perdoado pelo crime. Imagine a grande paz e alegria que o rapaz sentiu! É isso que o Espírito produz em nossa vida quando verdadeiramente nos arrependemos e confessamos. 

Veja outras coisas que entristecem o Espírito Santo para além daquelas que mencionei na lição de terça-feira.

Cobiça: “Depois, Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça […] O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posterior da igreja, e é cometido por muitos em nosso tempo. Mas, embora, possa não manifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível a Sua vista agora do que o foi no tempo dos apóstolos” Atos dos Apóstolos, 72 e 76).

Duvidar do amor de Deus e desconfiar de Suas promessas: “Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suas promessas, nós O desonramos e ofendemos ao Seu Santo Espírito.” Caminha a Cristo, 118 .

Temor injustificado e queixas: “Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o céu se acha empenhado em seu bem-estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo. Não é porque vejamos ou sintamos que Deus nos ouve, que devemos crer. Devemos confiar em Suas promessas. Quando chegamos a Ele com fé, devemos crer que toda petição penetra no coração de Cristo.” Obreiros Evangélicos, 261.

Condescendência com o egoísmo e consequente desunião entre irmãos na fé: “O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contenda entre os que creem na verdade. Mesmo que esses sentimentos não sejam expressos, eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deveriam caracterizar a igreja cristã. Eles são resultados do egoísmo no sentido mais pleno […] A condescendência com o egoísmo certamente expulsará o Espírito de Deus do local.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, 221).

Manifestar represália: “Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz nos seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamo-nos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo”. Parábolas de Jesus, 171, 172.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário