segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2017) A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2017) A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

VERSO ÁUREO: “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13

INTRODUÇÃO (18 de março) – Esta é a última lição do trimestre, e durante esta semana vamos estudar sobre a obra do Espírito Santo em transformar a nossa vida.

O Espírito desempenha muitas funções e atividades. Ele trabalha nos corações de todas as pessoas e em todos lugares. Jesus disse aos Seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” João 16:7-11.


Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. Responder a essa convicção leva os homens à salvação!

Quando aceitamos Jesus, o Espírito Santo passa a residir em nossos corações e nos confirma que somos filhos de Deus. Jesus disse que enviaria o Espírito para ser nosso Consolador. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” João 14:16. A palavra grega traduzida como “Consolador” significa um que é chamado para o lado de alguém, e dá a ideia de alguém que encoraja e exorta. A palavra para “esteja” tem a ver com sua residência permanente nos corações dos crentes. Ver Romanos 8:9; I Coríntios 6:19, 20 e 12:13.

A obra do Espírito Santo é a de transformar homens pecadores em novas criaturas. A presença do Espírito em nós nos capacita a entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos Seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade.” João 16:13. O Espírito nos mostra o caminho que devemos seguir em todos os assuntos espirituais.

Em Romanos 15:16 menciona que o crente pode viver uma vida santificada no Espírito: “Para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo.” O Senhor quer fazer de cada crente ministros para anunciar o evangelho, mas, para isso nós precisamos estar santificados pelo Espírito Santo. O Espírito Santo quer e pode nos santificar!

"O Consolador é chamado “o Espírito de verdade”. Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita o coração como o Espírito de verdade, e torna-Se assim o Consolador. Há conforto e paz na verdade, mas nenhuma paz ou conforto real se pode achar na falsidade. É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás adquire seu domínio sobre a mente. Encaminhando os homens para falsas normas, deforma o caráter. Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido.” Desejado de Todas as Nações , 475

“Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.” Desejado de Todas as Nações, 475

DOMINGO (19 de março) CONVENCIMENTO DO PECADO - Cristo subiu ao céu e sentou-Se a direita do Pai e de lá está intercedendo por nós. Mas, Ele não nos abandonou. Pelo contrário, agora através do Espírito Santo, Ele faz morada em nosso coração O Consolador da sua amada igreja vem para consolar os fiéis em todos os momentos. Ele veio para fazer morada em nós e nos santificar. Ele está completanto a obra que Jesus iniciou. Ele está aplicando esta obra no coração dos pecadores. Encontramos em João 16:8-9: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e juízo: do pecado, porque não crêem em mim”. Três coisas o Espírito Santo veio realizar: “Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.

A primeira coisa é convencer o mundo do seu pecado. Que pecado? Esta é a pergunta que o mundo faz. O mundo se considera bom. O mundo acha que não pode ser acusado de pecar contra Deus. Muitos consideram-se bons demais. A mente das pessoas está fixada na bondade que o homem pode produzir. Os homens dizem que a paz começa no homem. Mas sabemos que toda bondade e amor vêm de Deus. O doente físico só se submete a um tratamento depois do diagnóstico médico. Qual é o diagnóstico de Deus? Veja a real situação do homem: “Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.” Isaías 1:5,6.

“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” Salmos 51:5

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Romanos 3:23

E, foi exatamente por isso que o Espírito veio à terra para convencer o mundo do seu pecado. Ele veio mostrar as pessoas de todo mundo, de todas as religiões que elas são más por natureza. Apesar de toda religiosidade que existe no mundo, há muitas pessoas descrentes. Muitas religiões são humanistas, estando centralizadas naquilo que o homem pode realizar. Quando o homem é cultuado, Deus é desprezado. Quando o mundo é descrente as pessoas rejeitam Deus. “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.” João 3:19.

Cristo veio, foi rejeitado e o mundo não se achegou à Luz para que os seus pecados não fossem revelados.  A verdade é que o homem sozinho não procura Deus, mas, graças ao Espírito Santo, o homem é despertado do seu sono da morte espiritual. A pregação do evangelho é ouvido em bom-tom. As pessoas escutam e se arrependem de seus pecados. Outras são endurecidas e morrem na incredulidade. Depois da descida do Espírito Santo a Palavra de Deus foi pregada à uma grande multidão. Foi exposta a necessidade de arrependimento ao povo e a igreja Cristã se expandiu, mas muitos rejeitaram!  Hoje o mesmo acontece, o Espírito convence todos do pecado, mas muitos O rejeitam. O evangelho nos convida a fugirmos do pecado que no passado nos dominava. Devemos viver de maneira santa. O Espírito Santo, além de nos convencer dos nossos pecados e nos converter, habita em nós fazendo moradas em nossos corpos. Amém?

O Espírito Santo me transforma: “Apossando-se do coração, o Espírito de Deus transforma a vida. Pensamentos pecaminosos são afastados, as más ações são renunciadas; o amor, a humildade e a paz tomam o lugar da ira, inveja e discórdia. A alegria substitui a tristeza, e a fisionomia reflete a alegria do Céu. Ninguém vê a mão que remove o fardo ou contempla a luz que desce do Céu. A bênção é recebida quando, pela fé, o crente se entrega a Deus. Então, o poder que olho algum humano pode ver, cria um ser novo à imagem de Deus.” Minha Consagração Hoje, 41. Leia também Romanos 2:1 e Mateus 7:3 e tire lições destes textos.

SEGUNDA-FEIRA (20 de março) A NECESSIDADE DE JUSTIÇA - Jesus disse que o Espírito convenceria o mundo da justiça. As pessoas que não reconhecem o seu pecado não sentem a necessidade da justiça de Cristo e nem sabem praticar a justiça.

Vemos que "toda injustiça é pecado." I João 5:17. A meu ver, a mais bela e inspiradora declaração sobre a justiça em toda a Palavra de Deus é a que diz respeito a Cristo: "Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o Teu Deus, Te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos Teus companheiros." Heb. 1:9. Isto coloca a justiça como o oposto direto, do pecado. Desse modo a Palavra declara que Deus é a fonte de justiça e que esse é um de Seus santos e divinos atributos. A justiça é uma pessoa, o próprio Deus é a justiça: “Naquela época Judá será salva e Jerusalém viverá em segurança, e este é o nome pelo qual ele será chamado: Yahweh é a Nossa Justiça.” Jeremias 33:16

Uma vez reconhecendo a nossa realidade de pecadores que somos, e sendo despertados de alguns pecados que podemos praticar, logo o Espírito nos leva à buscarmos a justiça de Cristo para nos perdoar e purificar. Deus não Se desanima conosco por causa de nossos pecados. Na verdade, podemos cometer erros e ofender o Seu Espírito: mas quando nos arrependemos verdadeiramente e vamos ter com Jesus, com o coração contrito, Ele não nos faz voltar sem o perdão e a restauração. Mas essa cura e perdão são promovidos pela justiça de Cristo e não por qualquer ato de bondade que possamos praticar. Em Isaías 64:6 descreve que qualquer ato de justiça humana é como “trapos de imundície”.

Veja como os seguintes textos esclarecem este ponto: “Coisa alguma senão a Sua justiça pode dar-nos direito a uma única das bênçãos do concerto da graça. Por muito tempo desejamos e procuramos obter essas bênçãos, mas não as recebemos porque temos acariciado a idéia de que poderíamos fazer alguma coisa para nos tornar dignos delas. Não temos olhado para fora de nós mesmos, crendo que Jesus é um Salvador vivo. Não devemos pensar que nossa própria graça e méritos nos salvem; a graça de Cristo é nossa única esperança de salvação. Por meio de Seu profeta promete o Senhor: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Isaías 55:7. Temos de crer na clara promessa, e não aceitar os sentimentos em lugar da fé. Quando confiarmos plenamente em Deus, quando nos apoiarmos nos méritos de Jesus como Salvador que perdoa os pecados, receberemos todo o auxílio que possamos desejar.” Testemunhos para a Igreja, Vol 1 capítulo 5.

“Como pode alguém ser considerado justo diante de Deus? Como pode o pecador ser justificado? Somente por meio de Cristo podemos ter harmonia com Deus e com a santidade; mas como chegar a Cristo? Muitos fazem a mesma pergunta que outros fizeram no dia do Pentecostes, quando, convencidos do pecado, exclamaram: “Que faremos?” A primeira palavra da resposta dada por Pedro foi: “Arrependei-vos”. Atos 2:37, 38. Em outra ocasião, logo depois disso, ele disse: “Arrependei-vos [...] para serem cancelados os vossos pecados”. Atos 3:19. Caminho a Cristo, 17.

Veja como os seguintes textos relacionam a nossa justiça com a justiça de Cristo e como podemos reproduzir a justiça de Cristo(nunca a nossa): “Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” Romanos 5:10.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:15,16.

Como podemos praticar a justiça? Concluímos que é fundamental estarmos em íntima comunhão com a Justiça para podermos ajudar os pobres, viúvas, doentes, desvalidos e ajudarmos na igreja de Deus com alegria e motivação. “Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.” II Cor. 5:21.

Jesus, intercedendo por nós no santuário celestial, aplica os méritos da Sua morte em nosso favor, e através dele podemos praticar as obras de justiça. Nós não temos méritos para praticarmos a justiça: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” Tito 3:5.

A Bíblia diz em Isaías 45:24 “De mim se dirá: Tão somente no senhor há justiça e força. A ele virão, envergonhados, todos os que se irritarem contra ele.” Não nos tornamos justos sendo bons. A Bíblia diz em Isaías 64:6 “Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam.” Não somos justos por natureza, é Deus que nos transforma. A Bíblia diz em Salmos 51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.”

“A lei requer justiça, e esta o pecador deve à lei; mas é ele incapaz de a apresentar. A única maneira em que pode alcançar a justiça é pela fé. Pela fé pode ele apresentar a Deus os méritos de Cristo, e o Senhor lança a obediência de Seu Filho a crédito do pecador. A justiça de Cristo é aceita em lugar do fracasso do homem, e Deus recebe, perdoa, justifica a alma arrependida e crente, trata-a como se fosse justa, e ama-a tal qual ama Seu Filho. Assim é que a fé é imputada como justiça; e a alma perdoada avança de graça em graça, de uma luz para luz maior.” Mensagens Escolhidas vol 1, 366, 367

Como está o seu relacionamento com Jesus, a fonte da justiça?

TERÇA-FEIRA (21 de março) CONVENCIMENTO DO JUÍZO – A última função do Espírito Santo é convencer-nos do Juízo. Veja os versos bíblicos para hoje: “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo….. E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:8 e 11.

Todas as pessoas serão julgadas um dia. Independentemente das suas crenças, religiões ou filosofias, todos os homens serão julgados pelo Deus Criador; Jesus Cristo. “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12.

“Porque Deus há-de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:14

João 8:11 fala do julgamento de Satanás. Jesus está falando da sua condenação que aconteceu na morte de Cristo. Veja este texto: “Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.” João 12:31. O julgamento efetivo de Satanás e de seus demónios acontecerá posteriormente. Com a morte de Jesus Satanás teve a sua sentença de morte decretada que acontecerá depois dos mil anos. Tanto é que depois da morte de Cristo o inimigo intensificou os seus ataques contra a humanidade, mostrando que o juízo ainda vai acontecer. Ver Apoc 12:12. Mas somos convidados a resistir os ataques do diabo pois com Deus somos mais do que vencedores. Ver I Pedro 5:8 e 9 e I Cor. 10:13.

A função do Espírito Santo é fazer-nos ver que cada ser humano vai se deparar com o juiz no dia do juízo. Somos convencidos dos nossos atos pecaminosos a vivermos para Deus e o Espírito Santo nos convence que se vivermos longe dos caminhos de Deus seremos condenados. O juízo de Deus está dividido em três fases:

1ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO. Este juízo se dará antes da volta de Jesus, pois é mais do que justo, Deus já ter decidido, com antecedência, o destino daqueles que serão salvos, e aqueles que se perderão. A palavra menciona: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apoc. 22:12.

Para uma compreensão profética do juízo, exige uma análise global especialmente dos livros de Daniel, Hebreus e Apocalipse. Em Daniel 8:14 menciona: “E até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado.” Deve-se levar em conta o estudo do santuário terrestre, o que significava o dia da purificação(Yon Kipur) que era um dia de juízo,  e transportar para o santuário celestial, como descrito em Hebreus e Apocalipse. Ver Heb. 8:1 e 2 e Apoc. 11:19. Assim compreenderemos melhor o juízo que já está acontecendo no céu. Este juízo é feito apenas com os que vão estar salvos.

2ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE CONFIRMAÇÃO. Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4: 23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação. Em Apocalipse 20:13 e I Corintios 6:3, mostram as atividades dos salvos durante os mil anos; eles auxiliarão Deus no processo de julgamento dos perdidos, do diabo e dos demónios.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão, mas será por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas, durante a vida, e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, e os perdidos possam reconhecer o Seu amor e declarar Deus justo.

3º FASE DO JUÍZO – JUÍZO EXECUTIVO. Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade Nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitado.

Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juizo final. Ver Apocalipse 20:7-15. É bom salientar que o inferno a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e consequências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje.  A Nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. Deus criará, depois do milênio, novos céus e nova terra. Aqui será a sede do universo todo. Onde reinou o pecado será a sede da justiça e do amor. A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através de Jesus Cristo. Ver Romanos 8:1 e Hebreus 7: 24 e 25. Com a graça de Deus devemos evitar o fogo do inferno que vai destruir os perdidos no final dos mil anos

QUARTA-FEIRA (22 de março) A CERTEZA DA SALVAÇÃO – No Novo Testamento, a salvação é sinônimo do perdão dos pecados e todo cristão deveria ter certeza do perdão e consequentemente da salvação, os quais são oferecidos por Deus. Alguns crentes tem receio de falar em certeza da salvação porque julgam que isso, de alguma forma, representa um perigo para a humildade e um estímulo ao pecado.

Gosto muito de saber que o Espírito Santo torna possível a crença da certeza da Salvação. Veja os textos para hoje: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:15-17

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” I João 5:12,13.

Há muitos crentes que não têm plena certeza da salvação. Em outras palavras; essas pessoas não têm certeza de que seus pecados foram perdoados, e certamente não podem dizer, com convicção, que estão salvas em Cristo. Quando fazemos a pergunta: Você tem certeza da sua salvação? Alguns respondem: Acho que sim, espero que sim. Essas pessoas mostram que não conhecem a Bíblia ou não aceitam o perdão de Deus. Então o problema não está com Deus, que salva, redime e comunica a certeza da salvação, mas sim com a falta de fé do crente ou com seus problemas emocionais, psicológicos e espirituais.

Por outro lado existem crentes arrogantes que estão enganados em relação a este assunto. O Novo Testamento traz exemplos de pessoas que pensavam que estavam salvas, mas, na verdade, estavam enganando a si mesmas. A parábola do fariseu e do publicano mostra isso. Ver Lucas 18.9-14. No caso, o fariseu confiava em si mesmo e não hesitou em aproximar-se de Deus, com plena certeza, mas faltou-lhe o coração quebrantado do publicano arrependido.

Em Rom 2:17-23 traz o exemplo de um judeu que era um homem zeloso e religioso, gloriando-se em Deus, este achava que era líder de cegos, mas ele mesmo era cego, pois não praticava o que ensinava. Veja também o caso das pessoas que professam o cristianismo atual, mas estão longe de Deus. Mateus 7.21-23.

Há alguns que não têm a certeza porque lhes falta um sincero coração, enquanto há outros que não têm plena certeza da salvação porque não têm se aproximado de Deus em comunhão plena e são pessoas cheias de dúvidas. Há muitos em nossas igrejas assim. Correram bem na vida cristã por algum tempo, mas, depois, começam a ter dúvidas a respeito até da sua salvação, dizem; será que sou crente mesmo?

Por que podemos ter a certeza da salvação? Primeiro é porque as promessas da Palavra de Deus declaram a nossa salvação. Em João 3:36 lemos: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna”. Jesus não disse: quem crê em mim talvez tenha a vida eterna. Depois a perfeição da obra de Cristo assegura a nossa salvação. Quando Cristo morreu na cruz, pagou a penalidade de todo o nosso pecado. “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos 5:10. E também porque o testemunho do Espírito Santo confirma a nossa salvação: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14

Textos adicionais: “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” Hebreus 10:22.

“A fé que é para salvação não é uma fé casual, não é o mero assentimento do intelecto, é a crença arraigada no coração que abraça a Cristo como Salvador pessoal, com a certeza de que Ele pode salvar perfeitamente aos que por Ele se chegam a Deus. Crer que Ele salve a outros, mas não salvará a nós, não é fé genuína; mas quando a pessoa se apoia em Cristo como a única esperança de salvação, então se manifesta fé genuína. Essa fé leva seu possuidor a colocar em Cristo todas as afeições; seu entendimento fica sob o controle do Espírito Santo, e seu caráter é moldado segundo a semelhança divina. Sua fé não é uma fé morta, mas sim que opera por amor, e o leva a contemplar a formosura de Cristo e a tornar-se semelhante ao caráter divino. [...]. Toda a obra é do Senhor, de princípio ao fim. Pode dizer o pecador a perecer: “Sou um pecador perdido; mas Cristo veio buscar e salvar o que se havia perdido. Diz Ele: ‘Não vim chamar justos, e sim pecadores’. Marcos 2:17. Sou pecador, e Ele morreu na cruz do Calvário para me salvar. Nem um momento mais preciso ficar sem me salvar. Ele morreu e ressurgiu para minha justificação, e me salvará agora. Aceito o perdão que prometeu.” Reavivamento Verdadeiro, 25.

Deus quer nos dar a certeza da salvação. Leia também  Rom 8:31, 32. Teremos essa convicção apenas quando pararmos de olhar para nossos próprios esforços e nos concentrarmos no que Jesus fez e faz por nós. Cuidado com pessoas que acham que estão salvas porque não usam calças compridas, porque vivem no campo, porque não usam bases nas unhas ou porque não utilizam proteína animal como alimentos, que não evangelizam os de fora, mas que usa a língua para criticar e julgar os irmãos da igreja! Cuidado!

QUINTA-FEIRA (23 de março) O ESPÍRITO SANTO E A ESPERANÇAEstes são os textos para o estudo de hoje: “E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:4,5.

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” I Coríntios 13:13

Uma outra função do Espírito Santo é colocar em nós a esperança da vida eterna. A esperança produzida pelo Espírito reporta-nos para o futuro: "Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos." Romanos 8:24-25

A esperança é uma âncora para o crente através da vida: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos poderosa consolação, nós, os que nos refugiamos em lançar mão da esperança proposta. A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até o interior do véu; aonde Jesus, como precursor, entrou por nós, feito sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque." Hebreus 6:18-20.

Devemos depositar em Deus a nossa esperança, mediante o poder do Espírito Santo atuando em nós e através de nós: "E outra vez, diz também Isaías: Haverá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para reger os gentios; nele os gentios esperarão. Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo." Romanos 15:12-13.

Temos esperança de que chegará o dia em que nossas tribulações cessarão aqui na terra, quando esta não estará mais sujeita à corrupção, e terá lugar a ressurreição do nosso corpo: "Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há-de ser revelada.” Romanos 8.18.

A esperança do cristão deve estar relacionada com o presente também e não apensas com o futuro. Viver com Deus não significa que você viverá num mar de rosas. A esperança do crente tem que ver com você hoje. o Espírito Santo trabalha em nosso meio e, infelizmente, a dor e o sofrimento, são parte da humanidade. A esperança do cristão tem que ver com a vida. Não existe nada melhor do que a esperança para dar sentido à vida. Deus nos deu a vida quando nos criou e quando no Calvário, a morte pareceu ter vencido, o Pai nos deu a ressurreição da vida de Seu Filho. Quer dizer, Ele tirou daquele cadáver aprisionado pela tumba à luz da esperança, Ele transformou aquela humilhação em glória, aquela agonia em forças renovadas. Isso acontece também com todos os crentes fiéis a Deus.

Para se ter esperança é necessário crer. Proteção divina significa que o poder do Espírito Santo está em nós de modo que teremos o valor e a coragem necessários para continuarmos sendo filhos de Deus em quaisquer circunstâncias. Amém? É impossível à uma pessoa que não tem fé, poder ter esperança. A fé é o que gera a esperança. E fé é confiança em Deus. Para poder confiar em alguém, você precisa conhecer e conviver com essa pessoa. Você não poderá nunca exercitar a fé se não for à Jesus do jeito que estiver, levando à Ele suas dúvidas e incredulidades. Ele é o autor da fé. Você precisa ir a Ele e cair aos Seus pés depondo seu racionalismo, seu agnosticismo, seu humanismo ou secularismo. Amém?

Veja como o seguinte texto mostra o que devemos fazer para termos esperança e o que ela produz em nossa vida: “Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” Salmo 31:24. O nosso esforço deve ser em estarmos em união com Deus através da Sua Palavra e da oração e, como resultado, somos consolados com a esperança aqui, agora e na eternidade.

O crente que tem esperança prega a esperança. A vida cheia do Espírito resulta não apenas em vitória pessoal sobre o pecado, conhecido e praticado antes de conhecer Cristo, mas também em um renovado desejo e especial habilidade para partilhar a vida cristã e a esperança com outras pessoas. Revestidos do poder do Espírito Santo, os fiéis saem para proclamar a última mensagem que deve preparar um povo para o retorno do Senhor. Você é uma daquelas pessoas através de quem Deus atua e atuará, de maneira maravilhosa, para promover a esperança?

SEXTA-FEIRA (24 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 12 (1º trimestre de 2017) A OBRA DO ESPÍRITO SANTO – O Espírito Santo tem como alvo conduzir as pessoas à entregarem-se a Jesus e a manterem um relacionamento íntimo com Ele. O Espírito Santo faz um trabalho maravilhoso convencendo-nos do pecado da justiça e do juízo. Ele também nos dá esperança de que poderemos passar pelas dificuldades da vida tendo as bênçãos e protecção de Deus. Mas o Espírito aponta aos filhos de Deus a certeza da vida eterna e isso é maravilhoso!

“O Consolador é chamado “o Espírito de verdade”. Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita o coração como o Espírito de verdade, e torna-Se assim o Consolador. Há conforto e paz na verdade, mas nenhuma paz ou conforto real se pode achar na falsidade. É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás adquire seu domínio sobre a mente. Encaminhando os homens para falsas normas, deforma o caráter. Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido.” D.T.N, 475

“Descrevendo aos discípulos a obra oficial do Espírito Santo, Jesus procurou inspirar-lhes a alegria e esperança que Lhe animavam o próprio coração. Regozijava-Se Ele pelas abundantes medidas que providenciara para auxílio de Sua igreja. O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo. Ia ser dado como agente de regeneração, sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido. O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos, e alarmante era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico. Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira pessoa da Divindade, a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder. É o Espírito que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo. É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja.” D.T.N, 475

“Disse Jesus a respeito do Espírito: “Ele Me glorificará.” O Salvador veio glorificar o Pai pela demonstração de Seu amor; assim o Espírito havia de glorificar a Cristo, revelando ao mundo a Sua graça. A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo. E quando Ele [o Espírito de verdade] vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo”. João 16:8. A pregação da Palavra não será de nenhum proveito sem a contínua presença e ajuda do Espírito Santo.” D.T.N. 475
O Espírito Santo deseja ter comunhão conosco. Temos sido receptivos a Ele? “ “Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se afigura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem-nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar.” D.T.N, 474

Luís Carlos Fonseca.

2 comentários:

  1. Luiz, sou um verdadeiro apreciador dos seus comentários. Deus te abençoe.

    Onofre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que legal amigo. Que Deus te abençoe e aos seus. Abraços

      Eliminar