terça-feira, 18 de abril de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (II trimestre 2017) LIDERANÇA DE SERVO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 (II trimestre 2017) LIDERANÇA DE SERVO

VERSO ÁUREO: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5:7

INTRODUÇÃO (sábado 6 de maio) – Encontramos muita matéria escrita sobre a liderança de servo que atinge grandes metas, não por mandar nos outros, mas por
ajudar os outros.

 A liderança servil não é um fenómeno novo, pois suas origens vem desde o Antigo Testamento. Jesus é o maior exemplo de liderança de servo, mas a Bíblia contém exemplos de líderes bons e maus. Veja o exemplo de Cristo: “Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” João 13: 4 e 5.


Jesus nasceu em uma manjedoura e Sua coroa foi de espinhos. Ele não apenas ensinou sobre liderança servil, mas a praticou e pediu aos Seus seguidores para fazerem o mesmo. Jesus esvaziou a Si mesmo e tomou a forma de servo quando desceu a este mundo. Ao fazer isso, influenciou a vida de mais pessoas do que qualquer outro. Quando a mãe de Tiago e João pediram a Cristo que seus filhos recebessem lugar privilegiado em Seu reino. Jesus respondeu: “...quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo” Mateus 20:27. Herb Kelleher, da companhia aérea Southwest Airlines, disse: “Eu descreveria liderança como ‘o ato de servir’.” Kelleher, literalmente, servia aos seus servidores. Ele ajudava os carregadores de bagagem a erguer as malas e os atendentes de voo a servir os passageiros.

A qualidade que torna os líderes respeitados não é seu dom pessoal, mas algo mais profundo; fazer da vida uma missão, e não uma carreira. A humildade do líder cristão deve ser sincera. Se depois de lavar os pés dos discípulos Jesus tivesse Se dirigido para uma cerimônia na qual Ele reivindicasse todo o crédito pelo sucesso do Cristianismo, aquele ato teria sido reduzido a um ritual hipócrita. Mas Cristo manteve-Se humilde até a morte de cruz. Hoje o líder cristão deve servir, pois a vida cristã é uma vida de serviço; uma missão.

A liderança da igreja é algo desafiador, pois o líder também deve ser espiritual. Os grandes líderes da Bíblia entenderam que sua missão na terra era servir a uma causa muito maior do que qualquer líder ou pessoa e, por isso, necessitavam do poder do Espírito Santo a atuar. Não faltam pés para lavar neste mundo, onde as pessoas são carentes e necessitadas, e as toalhas e a água estão disponíveis. Em humildade e submissão a Deus os líderes fazem um lindo trabalho em salvar os pecadores. Deus deseja que sejamos líderes servis, e Ele nos ajudará. Amém?

Eu tenho uma grande admiração e respeito pela liderança dos voluntários leigos que dedicam os seus dons espirituais, tempo e recursos financeiros para trabalharem na obra de Deus. Os anciãos, diáconos, diaconisas e líderes de departamentos da igreja devem possuir uma vida pura diante de Deus, isso não deve ser por medo dos liderados, mas sim pela obediência a Deus. Encontramos na Bíblia um exemplo bem forte deste padrão moral que o líder deve ter. José se recusou a ter relações sexuais com a mulher de Potifar, não por temer a Potifar, mas por temer cometer tamanho pecado contra de Deus. Ver Gên. 39:7-21.

A vida pessoal e familiar do líder crente também conta, pois sua influência se faz sentir em todos os aspectos. Por onde quer que ande, ele é alvo de observações e por isso há de exercer uma influência na vida das pessoas que o cercam. Tudo o que o líder fala, faz ou pensa serve para influenciar os seus liderados, quer positiva ou negativamente. De uma maneira ou de outra, o líder, influenciará os seus liderados em tudo o que faz, portanto, é necessário que se tenha o máximo cuidado para não ser uma influência negativa na vida das pessoas.

Veja outras qualidades que um líder deve possuir: “Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” Atos 6:3

Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ). Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, guardando o mistério da fé numa consciência pura.” I Tim. 3: 2-9.

DOMINGO (7 de maio) OS ANCIÃOS NA IGREJA PRIMITIVA – Geralmente as sociedades religiosas mais antigas foram guiadas, de alguma forma, por anciãos, isto é: pelos experientes e sábios homens do grupo. Genesis 50:7 menciona que existiam anciãos do Egito e em Números 22:7 menciona que haviam anciãos de Moabe e Midiã. Não é nada incomum ter anciãos ocupando posições de autoridade. Os anciãos de Israel são referidos no Velho Testamento no inicio da nação no Egito, ver Êxodo 12:21, até o período da reconstrução do templo, depois do exílio Babilônico. Ver Esdras 6:7. Em Ezequiel 7:26, eles são juntamente agrupados com profetas e sacerdotes, cada grupo tendo sua especial preocupação: "Buscarão visões de profetas; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos, o conselho."

 

É bom lembrarmos que a igreja primitiva nasceu em terras dos judeus e seus primeiros membros e líderes eram judeus. Portanto, é de se compreender que a igreja, como surgiu do judaísmo, iria de algumas formas modelar sua vida e estrutura na vida e estrutura do povo de Deus no Velho Testamento, adquirindo a estrutura de anciãos.

Os anciãos da igreja primitiva de Jerusalém aparecem em três situações no livro de Atos. A primeira menção está em Atos 11:30, quando os discípulos de Antioquia tinham decidido enviar fundos de assistência para a igreja em Jerusalém "e eles o fizeram, enviando os anciãos pelas mãos de Paulo e Barnabé." Nenhuma menção de diáconos e apóstolos é feita aqui. Os anciãos são aparentemente os homens mais velhos responsáveis pelo bem-estar geral da igreja.

A segunda menção onde encontramos os anciãos, está no Conselho de Jerusalém de Atos 15. Eles são mencionados cinco vezes. Ver versículos 2, 4, 6, 22 e 23. Alguns cristãos judeus tinham ido à Antioquia, pregando que os novos conversos tinham que ser circuncidados para serem salvos. Paulo e Barnabé debateram com eles até que Paulo e Barnabé e alguns dos outros foram apontados para subirem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos sobre esta questão" V. 2. É importante notar que os fundos financeiros foram enviados somente através dos anciãos e assuntos doutrinários foram enviados aos apóstolos e aos anciãos.

A outra referência em Atos onde os anciãos aparecem, tem a ver com a visita final de Paulo à Jerusalém. Ver  Atos 21:18. Paulo foi encontrar-se com Tiago, o irmão de Jesus, e com todos os anciãos presentes, ele colocou diante deles o que Deus tem feito entre os gentios através do seu ministério. Então os anciãos pediram a Paulo para não ofender os cristãos judeus; ele aceitou o conselho deles, purificou-se e entrou no templo. Aqui a função dos anciãos foi receber o apóstolo e ouvir o seu relatório.

O termo ancião, como título de um líder da igreja, aparece nas cartas de Paulo somente três vezes. Ver I Timóteo 5:17, 19 e Tito 1:5. O título, como tal, não era de grande importância para Paulo. Poderia muito bem ser que ele não tivesse nem usado o título na sua obra até próximo do fim da sua vida, quando ele escreveu as cartas pastorais.

É bom lembrar que os anciãos foram definidos como bispos ou presbíteros(usado por Pedro) pelo Espírito Santo. Isso completa o quadro quando adicionamos isso ao fato que Paulo nomeou anciãos, ou presbíteros, em todas as igrejas. A nomeação, sem dúvida, ocorreu depois da maneira da própria nomeação de Paulo pelos profetas e mestres em Atos 13:1-3. Através de oração e jejum , o Espírito Santo deixou claro quem devia ser nomeado, e então os líderes colocam as mãos sobre eles e os ordenaram ao ministério de ancião.

SEGUNDA-FEIRA (8 de maio) OS ANCIÃOSEste é o texto principal para o estudo de hoje:Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.” I Pedro 5:1-4.

Pedro começa as suas instruções aos anciãos lembrando que ele também é um deles. Pedro compara as funções de uma ancião ao de um pastor que cuida do rebanho de Deus, e ele destaca uma qualidade essencial que deve ter um ancião; compreender os sofrimentos de Cristo.

O que faz um ancião? Ajuda a resolver assuntos da igreja mais complicados com humildade como vimos na leitura acima: "Então alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo Paulo e Barnabé contenda e não pequena discussão com eles, os irmãos resolveram que Paulo e Barnabé e mais alguns dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, por causa desta questão.” Atos 15:1-2.

Os anciãos oram pelos enfermos. "Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor.” Tiago 5:14. Um ancião deve estar qualificado, pois; "a súplica de um justo pode muito na sua atuação.” Tiago 5:16. Os anciãos protegem, a vida espiritual do rebanho visitando-os e aconselhando-os. Veja este outro texto: "Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Hebreus 13:17

Os anciãos levam tem uma vida de oração e ensino da Palavra. Eis outro texto: "E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarreguemos deste serviço. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.” Atos 6:2-4. Este texto refere-se em primeira instância aos apóstolos, mas podemos ver em I Pedro 5:1 que Pedro era tanto um apóstolo quanto um ancião. Veja também os seguintes textos e analise os avisos aos pastores e anciãos; Jeremias 10:21; Ezequiel 34: 8-10 e Zacarias 11:17

Aqueles que se acham a ponto de entrar para ensinar a verdade bíblica ao mundo, devem ser cuidadosamente examinados por pessoas fiéis e experientes. Depois de terem alguma experiência, há ainda outro trabalho a ser feito quanto a eles: devem ser apresentados ao Senhor em fervorosa oração, a fim de que Ele indique, por Seu Santo Espírito, se são aceitos aos Seus olhos. Diz o apóstolo: “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos." I Tim 5:22. Nos dias dos apóstolos, os ministros de Deus não ousavam confiar em seu próprio juízo quanto à escolha ou aceitação de homens para tomar a solene e sagrada posição de porta-voz de Deus. Eles escolhiam os homens segundo o seu juízo, e depois os punham perante o Senhor, a ver se Ele os aceitaria como representantes Seus. Nada menos do que isso se deve fazer agora. Encontramos em muitos lugares homens que foram postos à pressa em cargos de responsabilidade como anciãos de igrejas, quando não se acham habilitados para ocupar tal posição. Não têm o devido domínio de si mesmos. Não exercem boa influência. A igreja se acha continuamente em perturbação em consequência do caráter defeituoso dos dirigentes. As mãos foram muito precipitadamente impostas sobre esses homens. Os ministros de Deus devem ser homens de boa reputação, capazes de dirigir com prudência o interesse por eles despertado. Achamo-nos em grande necessidade de homens competentes, que tragam honra e não ignomínia à causa que representam.” Obreiros Evangélicos. 438

TERÇA-FEIRA (9 de maio) LIDERANÇA DE SERVOVeja que os textos para hoje enaltecem a liderança de servo e não de patrão: 

"Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” I Pedro 5:3.

E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mateus 20:24-28.

Os anciãos e líderes não podem agir “como dominadores sobre os que vos foram confiados”, mas devem ser “exemplo para o rebanho” I Pedro 5:3. Os anciãos ajudam a prevenir o surgimento de algum moderno Diótrefes, ver III João 9-10, ainda assim, apesar dos melhores esforços de qualquer igreja, precisamos ter em conta que “dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair os discípulos após si. Portanto vigiai…” Atos 20:30-31. Os anciãos são aqueles que governar bem as igrejas, e tomam a iniciativa da guardar o rebanho. Os anciãos devem ser os primeiros a detectar e a resolver problemas.

A função dos líderes da igreja, como anciãos e diáconos, é de cuidar e apascentar o rebanho. “Cuidai, pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue.” Atos 20:28. Esta missão envolve desprendimento e serviço.

Em Hebreus 13:7 mostra o estilo de liderança empregado pelos líderes que deve ser de orientar pelo exemplo: “Lembrai-vos dos vossos guias… e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé”. Jesus disse: “Sabeis que os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, será vosso servo.” Mateus 20:25-28.

Jesus foi um líder maravilhoso e o Seu caráter como Deus e homem proporcionou uma perfeição às suas ações, palavras e escolhas que nunca poderão ser plenamente imitadas por nenhum homem ou líder. A oração foi indispensável no ministério de Jesus. Não há um único momento em que Jesus não seja visto buscando o Pai em oração, levando uma vida de dependência do Pai. Jesus também ensinou os discípulos a orar e deixou um modelo de oração a ser imitado.

Jesus orou no início e durante seu ministério. Ver Marcos 1:35-39; Mat 14:23 e Lc 9:28. Antes de escolher os discípulos e depois os ensinou a orar; ver Luc. 6:12-16; 11:2; Mat 6:9-15; Mat 21:22; Luc 11:9-13; 18.1 e 22:40. A submissão ao Pai em Seu ministério dirigia suas orações. Ele não orava por algo que implicasse fazer sua própria vontade. Ver Mat 26:36-39,53.

Quaisquer que sejam os nossos deveres nos diferentes aspectos da obra, lembremo-nos de que o Senhor é o General que tudo comanda. Vocês não devem afastar-se dEle para fazer da carne a sua força. Estão demasiadamente inclinados em medir-se e comparar-se entre si, valorizando a importância do seu trabalho. Não lhes ocorre que suas comparações podem estar muito aquém da realidade? Não é a posição nem a categoria que o Senhor valoriza. Ele procura ver o quanto do Espírito do Mestre vocês cultivam e quanto da semelhança de Cristo revelam em seu trabalho.” Carta 49, 1897, Setembro de 1897. Liderança Cristã, 73

Veja o exemplo de Cristo de liderança: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filp. 2:3-8

QUARTA-FEIRA (10 de maio) VESTIDO DE HUMILDADENa época de Pedro quem dominava eram os romanos e o apóstolo pede para os crentes e líderes serem humildes uns com os outros e com as autoridades. Eis o texto: “Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” I Pedro 5:5-7.

Os soberbos lutam contra Deus, mas dependem de Sua misericórdia até para sobreviver. Os que se exaltam recebem nesta vida uma glória terrena e passageira. Mas os que se humilham encontram a graça de Deus. Em todos os tempos Deus teve que tratar com o coração orgulhoso do ser humano. Foi dito sobre o rei Uzias: "Mas, havendo-se já fortificado,exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso." II Crônicas 26:16

Todos são capazes de ser pacificadores, sem necessidade de lutar por seus direitos. Todos são capazes de caminhar humildemente no poder do Espírito Santo e não no seu próprio poder. Humildade espiritual é estar confortável com quem você é no Senhor e, portanto, colocar os outros em primeiro lugar. Humildade, de acordo com a Bíblia, significa amar os outros: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vós mesmos” Filipenses 2:3.

Em Atos temos o exemplo de Paulo que resolveu servir a igreja mesmo em face das provações: “Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram; como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas, testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.” Atos 20:19-21.

Temos na Bíblia este exemplo de Maria, mãe de Jesus, que foi extremamente humilde por ocasião da sua gravides. Naquele tempo algumas virgens ficavam grávidas dos sacerdotes e eles obrigavam elas dizerem que a gravides era do Espírito Santo.

Maria certamente foi difamada. Lembra-se que José quando soube da gravides de Maria queria deixá-la? Mas Maria foi humilde o suficiente para vencer este preconceito e resolveu entregar a sua vida para o sacerdócio de gerar e preparar o Senhor Jesus para o Seu ministério. Amém?

Como devem viver os filhos de Deus? A) O verdadeiro filho de Deus deve buscar uma humildade sem precedentes: “E, achado na forma de homem, humilhou-se a Si mesmo…” Filp. 2:8

B) O verdadeiro filho de Deus deve ter uma humildade ao ponto de sacrificar-se:“..Sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8.

C) O verdadeiro filho de Deus será exaltado pelo Senhor: “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” Filipenses 2:9-10.

Lúcifer foi reduzido a condição de demônio por conta do pecado do orgulho que o conduziu à rebelião, essa foi a síndrome de Lúcifer. Isaías 14:12-15. Podemos pensar que somos humildes e sermos orgulhosos. Veja este último texto: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” Apoc. 3:17-18.

A graça da humildade deve ser cultivada por todo aquele que toma o nome de Cristo; pois a exaltação própria não pode encontrar lugar na obra de Deus. Os que quiserem cooperar com o Senhor dos Exércitos devem crucificar diariamente o próprio eu, deixando para trás as ambições mundanas. Devem ser longânimos e bondosos, cheios de misericórdia e benignidade com os que os rodeiam. ...A verdadeira humildade é demonstração de que contemplamos a Deus, e de que estamos em união com Jesus Cristo. A não ser que sejamos mansos e humildes, não podemos pretender possuir qualquer genuína concepção do caráter de Deus. Os homens podem pensar que estão servindo fielmente a Deus; seus talentos, saber, eloqüência ou zelo podem deslumbrar os olhos, deleitar a fantasia e suscitar a admiração dos que não podem ver sob a superfície; mas a menos que essas qualidades sejam humildemente consagradas a Deus, ... eles são considerados pelo Senhor como servos inúteis. Longamente tem Deus esperado que Seus seguidores manifestem verdadeira humildade, para que lhes comunique ricas bênçãos. Os que Lhe oferecem sacrifício de um coração quebrantado e de um espírito contrito, serão escondidos na fenda da rocha, e contemplarão o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo.” Meditações Matinais . Para Conhecê-lo, 118

QUINTA-FEIRA (11 de maio) COMO UM LEÃO RUGIDOREstes são os textos para o estudo de hoje:


"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.” I Pedro 5:8-10

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apoc 12:7-9.

Os cristãos genuínos sempre sofreram, sofrem e sofrerão perseguições do inimigo. Deus cuida de cada um de nós mas, por outro lado, precisamos estar atentos para resistirmos ao diabo. Pedro aponta para o diabo como um predador voraz que consumirá sem piedade aqueles que não ficarem vigilantes. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo não dorme,  e o significado destas duas palavras, que Pedro usa no versículo 8, mostra que o diabo está sempre atento e alerta, com os olhos bem abertos observando tudo o que está acontecendo ao seu redor.

forças das trevas ao nosso redor, tentando derrubar-nos, e não podemos desprezá-las. Jesus já venceu cada uma destas forças, mas elas tentam nos tirar do foco espiritual. Isto acontecerá até que Jesus venha para destruí-las completamente, como vemos em Apocalipse 12. Ser sóbrio e vigilante é uma postura que foi recomendada em vários textos do Novo Testamento. Veja estes textos: “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, partindo para fora da terra, deixasse a sua casa, e desse autoridade aos seus servos, e a cada um a sua obra, e mandasse ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã.” marcos 13:33-35


Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;” I Tesalonissenses . 5.6.

Somos tentados em alguns aspectos: Satanás tenta os crentes à praticar a mentira. Ver Atos 5:3. Ele acusa e difama. Ver Apocalipse 12:10. Satanás incita ao pecado sexual. Ver I Coríntios 7:5. Ele coloca obstáculos nas nossos caminhos. Ver I Tessalonicenses 2:18. O diabo provoca perseguição Apocalipse 2:10. E suscita falsos cristãos a se infiltrarem entre os verdadeiros cristãos a fim de promover confusão e divisão na igreja. Ver Mateus 13:38 e 39. Somente através da Bíblia estudada, da fé vivida em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, e de oração perseverante é que sairemos vencedores.


Jesus nos alertou dizendo: No mundo passais por aflições, mas tende bom animo eu venci o mundo.” João 16.33. Somos convidados a deixar o Espírito Santo nos encher com esta convicção de que não estamos sozinhos e nem desamparados. Precisamos conhecer nosso inimigo se quisermos vencer e entender que o inimigo é astuto e sagaz e vai aplicar sua estratégia em tentações ou armadilhas. Cristo nos faz vencedores! Amém?

Os jovens ignoram os muitos perigos a que se acham diariamente expostos. Jamais os poderão conhecer a todos; se são vigilantes, porém, se oram sempre, Deus lhes conservará sensível a consciência e a percepção clara para poderem discernir a operação do inimigo, e serem fortalecidos contra seus ataques. Muitos dos jovens, todavia, têm por tanto tempo seguido as próprias inclinações, que dever é para eles palavra sem significação. Não compreendem os elevados e santos deveres que têm a cumprir para benefício de outros e para glória de Deus; e negligenciam por completo esses deveres.

SEXTA-FEIRA (12 de maio) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 7 (II trimestre) LIDERANÇA DE SERVO Os anciãos e líderes agem como pastores no cuidado do rebanho. Pedro apela que os líderes dependam sempre de Deus para o exercício das suas funções junto à igreja. E a humildade é a característica predominante na vida dos crentes. E Pedro, sendo também um ancião, apelou aos líderes que alimentem o rebanho de Cristo que estão sob os seus cuidados para que, depois, quando o supremo Rei voltar eles possam receber uma duradoura coroa da glória. Pedro mostra que há pelo menos três condições que os lideres devem exercer em sua liderança espiritual: De boa vontade e não por obrigação, de ânimo pronto e não para ganhar dinheiro e com humildade, como convém aos crentes em Jesus.

Cada um tem suas próprias batalhas a travar, sua própria experiência cristã a obter, a certo respeito, independente de qualquer outra pessoa; e Deus tem lições para cada um aprender por si, que nenhum outro pode aprender por ele. ... Nosso Pai celeste mede e pesa toda prova antes de permitir que ela sobrevenha ao crente. Considera as circunstâncias e a força daquele que há de estar sob a experiência e provação de Deus, e jamais permite que as tentações sejam maiores que a capacidade de resistência. Se a alma é dominada, se a pessoa é sobrepujada, isto não pode ser nunca atribuído a Deus, ... mas o tentado não estava vigilante e em oração, e não se apoderou, pela fé, das providências que Deus abundantemente acumulara para ele. Cristo jamais faltou a um crente em sua hora de combate. O crente precisa reivindicar a promessa e enfrentar o inimigo em nome do Senhor. Oh, há grande obra a ser feita pelo povo de Deus, antes que eles estejam preparados para a trasladação! O calor da fornalha precisa ser forte sobre alguns a fim de revelar a escória. O próprio eu terá de ser crucificado. Quando cada crente estiver, na extensão de seu conhecimento, obedecendo ao Senhor, e todavia procurando não dar justa ocasião a seus semelhantes para o oprimirem, não deve temer os resultados, mesmo que seja prisão e morte.” A Nossa Alta Vocação, 321.

Consentindo em tornar-Se homem, Cristo manifestou uma humildade que constitui a maravilha dos seres celestiais. O ato de consentir em Se tornar homem não seria humilhação, não fosse a exaltada preexistência de Cristo. Temos de abrir nosso entendimento a fim de compreender que Cristo pós de lado Suas vestes reais, Sua real coroa, Seu alto comando, e revestiu de humanidade a Sua divindade, a fim de que pudesse ir ao encontro do homem onde este se achava, e trazer à família humana o poder moral necessário para tornarem-se filhos e filhas de Deus. Para redimir o homem, Cristo tornou-Se obediente até à morte, e morte de cruz.” Mensagems Escolhidas vol 1, 243


Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário