segunda-feira, 1 de maio de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (II trimestre 2017) SEJA QUEM É

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (II trimestre 2017) SEJA QUEM É

VERSO ÁUREO: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” II Pedro 1:5-7

INTRODUÇÃO (sábado 20 de maio) - A lição desta semana apela-nos para vivermos uma vida santa diante de Deus e dos homens. É-nos dito que o texto do verso áureo desta semana era o favorito de Ellen White, e que ela tenha pregado mais de 100 sermões tendo como base este texto. Ela classificou este texto como sendo a “escada de II Pedro capítulo 1. Realmente temos muito o que aprender com as virtudes cristãs descritas aqui.

Nesta semana vamos ver o capitulo 1 da segunda carta de Pedro, que consegue reunir muitos pontos importantes em um pequeno espaço. Pedro fala da justificação pela fé, da paciência, da temperança, do amor prático, fala também da experiência de permanecer em Cristo, eliminando os velhos pecados. Fala ainda da certeza da salvação que cada crente deve ter e ainda da promessa da vida eterna. Amém?

O texto que me chama a atenção é o que está em I Pedro 1:4: Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. II Pedro 1:4. Como é possível o pecador participar da natureza divina?

Este é um importante texto  onde vemos que o homem torna-se participante da natureza divina por ser libertado do poder do pecado na sua vida após aceitar Jesus como Salvador. Ele é libertado “da corrupção das paixões que há no mundo.” Cristo viveu neste mundo e passando pelos problemas que passamos, não caindo em pecados, tornou-nos possível, através da graça de Deus, libertarmos do pecados da vida anterior. A morte de Cristo tornou possível o perdão para todo aquele que O aceita como Salvador. Os teólogos chamam a isso de justiça imputada, que está ligada ao termo justificação.

Para além do perdão Deus, Ele tem algo a mais para nos oferecer, que é o poder para não cometermos os pecados da velha vida. A isto os teólogos chamam de justiça comunicada, que esta relacionada com a santificação. Jesus Cristo, sendo Deus, assumindo a nossa natureza humana e vivendo completamente livre da contaminação do pecado, construiu uma ponte sobre o abismo que o pecado havia colocado entre Deus e o homem. Jesus assumiu a nossa natureza e vencendo o pecado, tornou possível para o homem, pelo poder de Deus, tornar-se participante da natureza divina e também passar a viver uma vida vitoriosa sobre o pecado. Passar a viver como Cristo viveu aqui.

O Senhor Jesus pôs uma ponte sobre o abismo causado pelo pecado.Ele ligou a Terra com o Céu, e o homem finito com o Deus infinito. Jesus, o Redentor do mundo, só podia guardar os mandamentos de Deus da mesma maneira que a humanidade pode guardá-los. “Pelas quais nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” II Ped. 1:4.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 140

Deus tomou todas as providências para nossos pensamentos se tornarem puros, elevados, aprimorados e enobrecidos. Ele não só prometeu purificar-nos de toda a injustiça, mas tomou uma real providência para o suprimento da graça que nos erguerá os pensamentos para Ele e nos habilitará a apreciar Sua santidade. Podemos reconhecer que somos possessão de Cristo e que devemos manifestar ao mundo o Seu caráter. Preparados pela graça celestial, tornando-nos revestidos da justiça de Cristo, nas vestes nupciais, e somos habilitados para participar da ceia das bodas. Tornamo-nos um com Cristo, participantes da natureza divina, purificados, aprimorados, elevados, sendo reconhecidos como filhos de Deus, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo.” Mente, Caráter e Personalidade vol. 2, 660.

Embora não houvesse nenhuma mancha de pecado em Seu caráter, Ele condescendeu em ligar nossa decaída natureza humana com a Sua divindade. Tomando assim a natureza humana, Ele honrou a humanidade. Tendo assumido nossa natureza decaída, Ele demonstrou o que ela poderia tornar-se pela aceitação da ampla provisão que fizera para ela e tornando-se participante da natureza divina.” Carta 81, 1896. Mensagens Escolhidas, vol. 3, 134.

Perceba a diferença entre a perfeição bíblica e o perfeccionismo doentio: Nós reconhecemos que o pecado é ofensivo a Deus e afasta o homem de Deus. Buscamos plena vitória sobre o pecado, reconhecendo que continuaremos com a natureza humana pecaminosa até o dia em que “este corpo corruptível se revestir da incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir da imortalidade” I Cor 15:54

Entendemos que ter a natureza pecaminosa não implica que o crente deva viver na prática de pecados conhecidos e já abandonados uma vez, mas não eliminamos a hipótese de o crente, estando desligado de Cristo, não venha cair em pecados desconhecidos, por omissão ou já praticados antes e que necessite de arrependimento e restauração conforme I João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” I João 2:1

A inspiração, através de Ellen White, mostra o caminho ascendente que o crente é convidado à galgar com a ajuda de Deus: “A vida cristã é uma constante marcha avante. Jesus Se coloca como refinador e purificador de Seu povo; e quando Sua imagem estiver perfeitamente refletida neles, eles estarão perfeitos e santos, e preparados para a trasladação. Exige-se do cristão uma obra perfeita. Somos exortados a purificar-nos “de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”. II Coríntios 7:1. Conselhos para a Igreja, 50

Um dos relatos mais claros da diferença entre a perfeição cristã e do perfeccionismo doentio é a parábola do fariseu e do publicano relatada em Lucas 18:9-14. Enquanto o fariseu seguia orgulhosamente pelo caminho do perfeccionismo, o publicano avançava na vereda da perfeição em Cristo, considerando-se pecador e indigno. A semelhança do fariseu, o crente perfeccionista patológico gaba-se de suas conquistas como algo que vem de si e não de Deus, enquanto que o crente, comparado ao publicano, atribui à Deus as suas conquistas e salvação. Amém?

DOMINGO (21 de maio) UMA FÉ PRECIOSAComo vemos no texto de hoje a realidade da salvação pela fé e graça?Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” II Pedro 1:1-4.

Pedro inicia a carta dizendo que ela é enviada aos crentes que tem “fé preciosa.” Pedro menciona que esta fé é um dom de Deus. É curioso, que no processo da salvação da humanidade, Deus faz tudo e o homem só aceita. Tudo vem de Deus. Veja os seguintes exemplos: “A salvação é pela fé e graça: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” Efésios 2:8. O arrependimento também é um dom de Deus: “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Romanos 2:4.

A salvação é somente pela fé ou também pelas obras?  Esta é uma importante pergunta em toda a teologia cristã. Este tema motivou a reforma de Lutero e outros que culminou na separação da igreja desde 1517 d.C . Sabemos que a salvação acontece somente pela fé. Sou salvo apenas por crer e aceitar Jesus. A questão da salvação pela fé somente não é aceita por causa de algumas passagens bíblicas de difícil ligação. Compare Romanos 3:28, 5:1 e Gálatas 3:24 com Tiago 2:24. Encontramos aqui os dois escritores puxando para pólos diferentes.

Paulo menciona que a Salvação é somente pela fé e Tiago fala que a Salvação é pela fé acompanhada de boas obras. Na verdade, Paulo e Tiago nunca discordam entre si. O único ponto de discordância que alguns afirmam existir é a respeito da relação entre fé e obras. Paulo diz que a justificação se dá somente pela fé, como já vimos em Efésios 2:8-9, enquanto Tiago está dizendo que a justificação é pela fé e obras. Este aparente problema é resolvido ao examinarmos com precisão sobre o que fala Tiago. Tiago está negando a crença de que a pessoa possa ter fé sem produzir quaisquer boas obras. Veja este texto esclarecedor: Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” Tiago 2:17 e 18.

Tiago está enfatiza que a fé genuína em Cristo produzirá uma vida transformada acompanhada de boas obras. Ver Tiago 2:20-26. Como seria a sua vida se não tivesse fé em Deus? A sua vida é de fé e obras? Paulo e Tiago mencionam sobre uma vida transformada que devemos ter “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” II Coríntios 5:17. Que tenhamos uma fé preciosa diante de Deus acompanhada de boas obras! Amém? 

Na vida religiosa de cada alma que aspira à vitória sobrevêm incidentes terrivelmente embaraçosos e difíceis; mas o conhecimento da Escritura a ajudará a evocar as animadoras promessas de Deus que lhe fortalecerão o coração e lhe robustecerão a fé no poder do Todo-poderoso. Lê-se nela: ... “para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.” I Pedro 1:7. A prova da fé é mais preciosa do que o ouro. Todos devem saber que isto constitui uma parte da disciplina na escola de Cristo, a qual é necessária para os purificar e desembaraçá-los das escórias deste mundo.” A Maravilhosa Graça, 76.

SEGUNDA-FEIRA (22 de maio) AMOR, O OBJETIVO DA VIRTUDE CRISTÃNaquele tempo era comum os filósofos e mestres passar aos seus discípulos uma lista de coisas que consideravam importantes para serem seguidas. E Pedro passou a sua lista que, de forma ascendente, foi mencionando as virtudes cristãs a serem seguidas pelos cristãos dispersos e por nós. Ver a lista no verso áurea da semana que está em I Pedro 1: 5-7.  Pedro começa com a diligência e segue mencionando; fé, poder, conhecimento, temperança, paciência, piedade e termina com a amor teórico e prático.

A lição de hoje culmina com o amor, e sabemos que os verdadeiros filhos de Deus; mantêm comunhão íntima com Jesus, revelam o amor às pessoas e praticam esse amor. Veja nestes textos como Deus pediu para os judeus no A.T ajudarem o próximo: “O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor.” Êxodo 22:21-23

Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda. De palavras de falsidade te afastarás, e não matarás o inocente e o justo; porque não justificarei o ímpio. Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos. Também não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.” Êxodo 23:6-9

Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus.” Levítico 19:10

O que oprime o pobre insulta àquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado o honra.” Provérbios 14:31.

No Novo Testamento esse principio mantém-se, e com mais força ainda. Veja esta declaração: “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:27. Veja também em Mateus 25 a declaração de Jesus sobre o amor ao proximo.

Em relação ao atendimento aos pobres, viúvas e estrangeiros, no passado, Deus delineou três tipos de sábados: 1) O sábado do mandamento. Aqui estava implícita a ideia dos servos e animais também usufruírem o descanso semanal. Ver Êxodo 20:8-11. 2) O ano sabático. De sete em sete anos as dívidas dos pobres eram canceladas, os escravos eram libertos e até os animais eram beneficiados com o descanso. Ver Levítico 25:6 e 7. 3) O ano do jubileu. Esse era o quinquagésimo ano, depois de sete anos sabáticos terminar o seu ciclo. As propriedades que tinham sido vendidas eram devolvidas aos proprietários anteriores, as dívidas eram perdoadas e os servos eram postos em liberdade. O jubileu era um equalizador da sociedade. Ellen White menciona que o ano jubileu era uma “salvaguarda contra os extremos, quer da opulência, quer da miséria.” A Ciência do Bom Viver, 128.

Somos convidados a exercemos o amor em todos os níveis de relacionamentos: “Na história do bom samaritano, ilustra Cristo a natureza da verdadeira religião. Mostra que consiste, não em sistemas, credos ou ritos, mas no cumprimento de atos de amor, no proporcionar aos outros o maior bem, na genuína bondade. ... Essa lição não é menos necessária hoje no mundo, do que ao ser proferida pelos lábios de Jesus. Egoísmo e fria formalidade têm quase extinguido o fogo do amor, dissipando as graças que seriam por assim dizer a fragrância do caráter. Muitos dos que professam Seu nome, deixaram de considerar o fato de que os cristãos têm de representar a Cristo. A menos que haja sacrifício prático em bem de outros, no círculo da família, na vizinhança, na igreja e onde quer que estejamos, não seremos cristãos, seja qual for a nossa profissão.” O Desejado de Todas as Nações, 372, 376.

TERÇA-FEIRA (23 de maio) SEJA QUEM ÉA lição de hoje chama os crentes à responsabilidade para viveram de acordo com a luz que receberam em Cristo. Depois de termos recebido de Deus e lista das virtudes e o poder divino para cumprirmos tudo isso, chegou a hora de vivermos de acordo com a luz recebida.

Eis o texto: “Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 1:8-11.

No Novo Testamento, a salvação é sinónimo do perdão dos pecados, e todo cristão deveria ter certeza do perdão e, consequentemente da salvação, os quais são oferecidos por Deus. Alguns crentes tem receio de falar em certeza da salvação porque julgam que isso, de alguma forma, representa um perigo para a humildade e um estímulo ao pecado.

Gosto muito de saber que o Espírito Santo torna possível a crença da certeza da Salvação. Encontramos nos seguintes textos esta evidência: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:15-17 e “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” I João 5:12,13.

Há crentes que não têm plena certeza da salvação. Em outras palavras; essas pessoas não têm certeza de que seus pecados foram perdoados, e certamente não podem dizer, com convicção, que estão salvas em Cristo. Quando fazemos a pergunta: Você tem certeza da sua salvação? Alguns respondem: "Acho que sim", "espero que sim". Essas pessoas mostram que não conhecem a Bíblia e não aceitam o perdão de Deus. Então o problema não está com Deus, que salva, redime e comunica a certeza da salvação, mas sim com a falta de fé do crente ou do seu desejo em continuar na prática de pecados convenientes.

Por outro lado existem crentes arrogantes que estão enganados em relação a este assunto. O Novo Testamento traz exemplos de pessoas que pensavam que estavam salvas, mas, na verdade, estavam enganando a si mesmas. A parábola do fariseu e do publicano mostra isso. Ver Lucas 18: 9-14. No caso, o fariseu confiava em si mesmo e não hesitou em aproximar-se de Deus, com plena certeza, mas faltou-lhe o coração quebrantado do publicano arrependido. Que pena!

Por que podemos ter a certeza da salvação? Primeiro é porque as promessas da Palavra de Deus declaram a nossa salvação. Em João 3.36 lemos: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna”. Jesus não disse: quem crê em mim, talvez, tenha a vida eterna. Depois, a perfeição da obra de Cristo assegura a nossa salvação. Quando Cristo morreu na cruz, pagou a penalidade de todo o nosso pecado. “Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida”. Romanos 5:10. E também porque o testemunho do Espírito Santo confirma a nossa salvação: Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14.

Para além do perdão Deus, Ele tem algo a mais para nos oferecer, que é o poder para não cometermos os pecados da velha vida. A isto os teólogos chamam de justiça comunicada, que está relacionada com a santificação. Veja como Paulo fala a mesma coisa que Pedro quando diz: “Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:11. Na verdade todos nós estamos no caminho da perfeição em Cristo, mesmo ainda não sendo perfeitos, já somos considerados perfeitos em Cristo, que é perfeito, conforme Filipenses 2:12-15; mas, jamais devamos nos considerar como Cristo, pois Ele é o único que é perfeito e nós temos a natureza pecadora e seremos transformados na segunda volta de Cristo: “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1:6

Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: ‘Alcancei tudo completamente.’ A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda.” Atos dos Apóstolos, 560, 561.

QUARTA-FEIRA (24 de maio) MUDAR DE TABERNÁCULO – A lição de hoje menciona que Pedro recebeu de Cristo a convicção de que ia morrer como mártir. Veja o texto: “E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.” II Pedro 1:13 e 14.

Em João encontramos uma sugestão de que Pedro morreu na cruz: “Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.” João 21:18. Clemente de Roma, que morreu em 95 d.C, diz que a morte de Pedro aconteceu no tempo de Nero, por volta do ano 64 d.C. A tradição posterior menciona que os romanos crucificaram Pedro de cabeça para baixo, pois o apóstolo teria pedido para não ser comparado com Cristo.

Logo após a morte de Pedro e de Paulo eles foram levados ao céu? Paulo certa ocasião disse: “Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” Filp. 1:23.

Tanto Paulo como Pedro acreditavam na ressurreição dos santos por ocasião da volta de Cristo. A Bíblia ensina que existe um paraíso que será concedido à todos os salvos em Jesus. Na morte não existe consciência de nada e a pessoa fica como que em um estado de sono profundo. O intervalo da morte até a ressurreição, para a pessoa falecida, é de um segundo apenas. Por isso Paulo mencionou que desejava partir e estar com Cristo, pois em outra ocasião ele mesmo disse: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.” I Tes. 4: 16-18.

A Bíblia não se contradiz. Veja outros textos e argumentos:

No momento da morte o que acontece? E o pó volte à terra, como o era, e o espírito(fôlego)volte a Deus que o deu.” Ecles. 12.7

Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2.26

O fôlego que volta para Deus, será devolvido no momento da ressurreição. Quando alguém morre, o corpo vai para a terra e o espírito, que é o fôlego, volta para Deus. Não existe uma separação do corpo e da alma, como a grande maioria acredita e ensina. Se a alma é a junção do corpo + espírito, (fôlego); concluímos que; após a morte, a alma simplesmente deixa de existir. “A alma que pecar essa morrerá” e voltará a existir de forma renovada e transformada após a ressurreição. Amém?

Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos? Estão na sepultura e inconscientes; conforme os textos a seguir:

Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jo 6:9

Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaias 38:18

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,...mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição. Ver outros textos: Daniel 12:2; Jo 14:14; Atos 2:34; Isaías 26:19; I Cor. 15:16-18; Jo 3.17; Jó 17:13.

Que promessas temos de Jesus de que seremos ressuscitados?

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” S. João 11:25

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Os mortos que não forem salvos, ressuscitarão 1000 anos após a ressurreição dos salvos. Ver Apoc 20: 5. Portanto, haverá duas ressurreições. Que Deus nos conceda a graça de estarmos entre os salvos! Amém?

QUINTA-FEIRA (25 de maio) FÉ FACE À MORTEEste é o texto para hoje: “Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade. E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações, sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.
Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.” II Pedro 1:12-15

O que Pedro quis dizer quando sugere despir o seu corpo ou tabernáculo? Aqui mostra que Pedro sabia da sua morte. Muito provavelmente ela já tinha sido condenado por Nero. E sabemos que ele estava preparado para morrer em Cristo. Ele teve um profundo relacionamento com Cristo e estava pronto para o martírio. É curioso que ele não tinha medo da morte, ele estava preparado para passar por aquela experiência. Eu lembro de Paulo, quando estava em situação semelhante e disse: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. II Tim. 4:7 e 8.

Você está preparado para morrer? Existe sabedoria em temer Deus e obedecer os Seus mandamentos, pois sabemos que a nossa vida é muito curta. "Sabendo que somos breves como a relva que brota ao amanhecer; germina mas à tarde, murcha e seca” Salmo 90:5 e 6. A vida é curta, ainda que se viva muito! Pergunte a uma pessoa de cem anos e ela lhe dirá o quanto passou depressa aquilo que você diz ser um século. Moisés disse: “Os anos de nossa vida chegam a setenta, ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos!” Salmo 90:10. Quer você queira ou não, um dia irá morrer, a não ser que Jesus volte em seus dias e você seja transformado e levado aos céus. Resta saber, você está preparado para morrer como Pedro estava?

A segunda volta de Jesus será tão certa como foi a Sua primeira vinda. Os profetas anunciaram o local exato do nascimento de Jesus, que nasceria de uma virgem, e como Jesus deveria chamar, e assim aconteceu.Veja os textos: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miquéias 5:2.

Os sinais da volta de Jesus já se cumpriram quase todos. Falta apenas a nossa adaptação para o céu, que significa o preparo da nossa vida santificada e escondida em Cristo. Tendo isso em mente devemos estar preparados para a eternidade. Veja estes textos:“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convêm ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” II Pedro 3:11-12

Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão. Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite. Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo. Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.” I Tessalonicenses 5:4-11

Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” Parábolas de Jesus, 69.

É-nos dito que Jesus passava momentos preciosos em comunhão com o Pai. Veja estes textos: “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava.” Marcos 1:35

Naqueles dias, Jesus foi para o monte fazer oração e passou a noite a orar a Deus. Quando nasceu o dia, convocou os discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.” Lucas 6: 12-13.

Assim também devemos nós fazer. Devemos vigiar, orar e manter uma íntima comunhão com Deus para estarmos prontos para a Sua segunda volta ou para a morte. Podemos e devemos ser espirituais no nosso lar, na igreja e na sociedade; mas precisamos, como os discípulos, também obedecer as doutrinas como estão na Bíblia, para além e passarmos momentos em íntima comunhão com o Mestre Jesus. Eu o desafio a dedicar, diariamente, 30 minutos para ler a sua Bíblia e fazer orações particulares. Faça planos para isso ou continue no seu programa de comunhão! A ato de vigiar também nos livra de cairmos na tentação e estarmos prontos para a morte quando ela chegar. Amém?

SEXTA-FEIRA (26 de maio) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 9 (II trimestre 2017) SEJA QUEM É Pedro identifica os meios através dos quais o crente pode ter a certeza de tornar segura a sua vocação e eleição em Cristo e ter a garantia da Salvação, como vemos: “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” II Pedro 1:10 e 11.

Os salvos são convidados a libertarem-se dos pecados que tão de perto os assedia. Que mudanças são vistas na vida do crente nascido de novo? “Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito.” I Pedro 4: 3-6.

Veja como Paulo menciona as obras da carne que devemos abandonar: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos.” Colossensses 3:5-9.

Em Sua própria vida, deu Ele(Jesus) exemplo de obediência à lei de Deus. No sermão da montanha Ele mostrou como seus requisitos vão além dos atos exteriores, e penetram os pensamentos e as intenções do coração. A lei, obedecida, leva os homens a renunciar “à impiedade e às concupiscências mundanas”, e a viver “neste presente século sóbria, e justa, e piamente”. Tito 2:12. Mas o inimigo de toda a justiça tornou cativo o mundo e tem levado homens e mulheres à desobediência da lei. Conforme previu Paulo, multidões têm-se desviado das claras e esquadrinhadoras verdades da Palavra de Deus e escolhido ensinadores que lhes apresentem as fábulas que desejam. Muitos, tanto entre ministros como entre o povo, estão tripudiando sobre os mandamentos de Deus. Assim é insultado o Criador do mundo, e Satanás ri triunfante aos sucessos de seus enganos.” Atos do Apóstolos, 284.

"Pelo pecado, fomos separados da vida de Deus. Nossa alma acha-se paralítica. Não somos, por nós mesmos, mais capazes de viver uma vida santa do que o impotente homem era capaz de andar. Muitos compreendem sua impotência; anelam aquela vida espiritual que lhes trará harmonia com Deus, e estão-se esforçando por obtê-la. Mas em vão. Em desespero, clamam: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Rom 7:24. Que essas almas abatidas, em luta, olhem para o alto. O Salvador inclina-Se sobre a aquisição de Seu sangue, dizendo com inexprimível ternura e piedade: “Queres ficar são?” João 5:6. Manda-vos levantar em saúde e paz. Não espereis sentir que estais são. Crede na palavra do Salvador. Ponde vossa vontade do lado de Cristo. Determinai servi-Lo, e agindo em obediência a Sua palavra, recebereis forças. Seja qual for a má prática, a paixão dominante que, devido a longa condescendência, prende tanto a alma como o corpo, Cristo é capaz de libertar, e anseia fazê-lo. Ele comunicará vida aos seres “mortos em ofensas”. Efés. 2:1. Porá em liberdade o cativo, preso por fraqueza e infortúnio e pelas cadeias do pecado.” a Ciência do Bom Viver, 84.


Luís Fonseca 

Sem comentários:

Enviar um comentário