sexta-feira, 28 de julho de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (III trimestre/2017) OS DOIS CONCERTOS

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (III trimestre/2017) OS DOIS CONCERTOS

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Comparar o velho e o novo concertos com os filhos de Agar e de Sara; Ismael e Isaque respectivamente, e o relacionamento que tinham com Abraão. Sentir atitudes de gratidão, fé e amor para com Deus por Ele nos libertar do pecado. Continuar confiando nas promessas de Deus para conosco.

VERSO ÁUREO:“Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós.” Gálatas 4:26

INTRODUÇÃO (sábado 26 de agosto) - É curioso como Paulo, no verso áureo, chama a atenção de todos para a eternidade. O novo céu e a nova terra estão acima dos dois concertos. Aceitar Jesus como o Salvador pessoal e seguir os Seus caminhos nos levará à conquista desta tão sonhada bênção: A vida eterna. A lição desta semana procura mostrar que Ismael representa o velho concerto e Isaque o novo.

Carl P. Cosaert, autor das lições deste trimestre, faz uma comparação interessante a respeito da atitude de Abraão em relação a Ismael e Isaque. Para com Ismael, o patriarca assumiu uma atitude de falta de fé e desprezo para com as promessas de Deus, quando juntou-se com a serva Agar para ter o filho; e como resultado teve que despedir os dois no deserto. Hoje os descendentes de Ismael são os árabes que não aceitam o “Filho da Promessa” que é Cristo. Por outro lado Abraão, no cume do monte Moriá demonstrou a verdadeira fé quando resolveu dedicar o seu filho Isaque em sacrifício, e teria feito; não fosse a intervenção de Deus. Abraão, rendido a Deus estava em plenas condições de viver a experiência de graça com Deus. De Isaque nasceu o “Descendente da promessa”, e todos os cristão são descendentes espirituais de Abraão. E, assim somos descendentes de Abraão, espiritualmente e herdeiros da salvação, de acordo com a promessa de Gálatas 3:28 e 29.

Esta promessa não tem como base raça, mas no chamado de Deus e no arrependimento individual, não dependendo de raça ou origem nacional: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:28-29

Os dois concertos são semelhantes em alguns aspectos Ambos são chamados concertos. Ambos foram ratificados com sangue. Ambos foram feitos com base na Lei de Deus. Ambos foram feitos com o povo de Deus e ambos foram estabelecidos sobre promessas. O antigo concerto levava benefícios ao povo que obedecia. Aos desobedientes eram aplicadas as maldições. Ver Deut. 27:11-26. O novo concerto, ratificado com o sangue de Jesus, também traz benefícios somente pata todos os que o aceitam e cumprem os acordos do Concerto.

Hoje, os cristãos que tomam atitudes auto-dependentes, ignorando as claras orientações de Deus, representam a atitude de Abraão do velho concerto. Aqueles que se submetem totalmente a Cristo, fazem parte do novo concerto.

Se bem que este concerto houvesse sido feito com Adão e renovado a Abraão, não poderia ser ratificado antes da morte de Cristo. Existira pela promessa de Deus desde que se fez a primeira indicação de redenção; fora aceito pela fé; contudo, ao ser ratificado por Cristo, é chamado um novo concerto. A lei de Deus foi a base deste concerto, que era simplesmente uma disposição destinada a levar os homens de novo à harmonia com a vontade divina, colocando-os onde poderiam obedecer à lei de Deus...

“Outro pacto, chamado nas Escrituras o ‘velho’ concerto, foi formado entre Deus e Israel no Sinai, e foi então ratificado pelo sangue de um sacrifício. O concerto abraâmico foi ratificado pelo sangue de Cristo, e é chamado o ‘segundo’, ou o ‘novo’ concerto, porque o sangue pelo qual foi selado foi vertido depois do sangue do primeiro concerto. Que o novo concerto era válido nos dias de Abraão, evidencia-se do fato de que foi então confirmado tanto pela promessa como pelo juramento de Deus, ‘duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta’. Hb 6:18...

“Mas, se o concerto abraâmico continha a promessa da redenção, por que se formou outro concerto no Sinai? - Em seu cativeiro, o povo em grande parte perdera o conhecimento de Deus e os princípios do concerto abraâmico. Libertando-os do Egito, Deus procurou revelar-lhes Seu poder e misericórdia, a fim de que fossem levados a amá-Lo e confiar nEle. Trouxe-os ao Mar Vermelho - onde, perseguidos pelos egípcios, parecia impossível escaparem - a fim de que se compenetrassem de seu completo desamparo, e da necessidade de auxílio divino; e então lhes operou o livramento. Assim eles se encheram de amor e gratidão para com Deus, e de confiança em Seu poder para os ajudar. Ele os ligara a Si na qualidade de seu Libertador do cativeiro temporal.” P
atriarcas e profetas, 370, 371.

Apenas lembrando que nas promessas que Deus fez com o povo de Israel, no passado, Ele sempre abriu o leque da salvação para todas as nações e não à um povo apenas. Veja estes textos: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5-6

DOMINGO (27 de agosto) OS ELEMENTOS BÁSICOS DO CONCERTOQual foi a base do concerto que Deus fez com Adão e Eva? Veja os textos abaixo: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Gênesis 3:3 – Aqui o concerto foi: “Obedeçam e vivam.”

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3 – Aqui o concerto foi: “Obedeçam e vivam.”

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:15-17 Aqui a base do concerto foi: porque desobedeceram, irão morrer por um tempo; mas depois irão viver, porque Jesus virá para salvá-los.

É curioso como os concertos que antigamente eram feitos , no Oriente Médio antigo, envolvia sangue: era necessário se abater animais como parte do processo de um concerto.Sangue! interessante não é, o sangue de Cristo ser necessário para a validação do novo concerto!!!

Como foi ratificado o novo concerto e em qual lei estava baseado? “Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.” Hebreus 9:18-20

É bom lembrarmos que as leis rituais, que também foram dadas por Deus, para além da lei dos 10 mandamentos, exigiam fé dos cumpridores. Sem fé elas não passavam de liturgias ocas. Havia a forma, sim, mas essa devia direcionar para a fé. O problema está em tornar as leis salvadoras em leis de escravatura. Foi isso o que os judaizantes fizeram e criaram grave crise na igreja da Galácia.

Os gálatas, que haviam sido enganados pelos judaizantes e se tornaram prosélitos do judaísmo ritual, por certo conheciam as histórias do Antigo Testamento, e Paulo aproveitou-se desse conhecimento prévio para, mediante as alegorias de personagens bíblicos, ensinar acerca da loucura de tentar substituir a fé por rudimentos cerimoniais.

A lei cerimonial existiu para atender a um propósito particular no plano de Cristo para a salvação da humanidade. O sistema típico de sacrifícios e ofertas fora estabelecido para que através dele o pecador pudesse discernir a grande oferta: Cristo... A lei cerimonial era gloriosa; era a provisão feita por Jesus Cristo em conselho com Seu Pai, para auxiliar na salvação da raça. Todos os dispositivos do sistema típico foram baseados em Cristo. Adão vira Cristo prefigurado no inocente animal que sofria, a penalidade da sua própria transgressão à lei de Jeová.” SDA Bible Commentary, vol. 6, pág. 1.094.

SEGUNDA-FEIRA (28 de agosto) O CONCERTO ABRAÂMICO No que consistiu o concerto de Deus com Abraão? Veja o texto para hoje: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.” Gênesis 12:1-5

Fantástico! Deus nunca falha. Ele cumpriu literalmente a promessa acima. Se analisarmos bem, vamos ver que quase toda a população do mundo é descendente de Abraão. Um aspecto lindo desta promessa é que o patriarca não tinha feito nada para merecer esta bênção. Deus o escolheu, e pronto! Deus também nos escolheu para sermos Seus filhos, “antes da fundação do mundo”. Agora vivemos a promessa da segunda volta de Jesus, e se continuarmos na fé seremos recebidos no reino da glória! Amém?

Para Abraão não foi fácil aguardar a promessa de Deus. Como descenderia de Abraão uma grande nação sem filhos? Ver as preocupações de Abraão em Gênesis 15:1-6. O que você faz quando não recebe, de imediato, as promessas de Deus em sua vida?

Por que Deus escolheu Abraão para fazer o concerto? A ação divina em Ganesis 12 foi uma escolha de Deus. Ele escolheu um homem para fazer um contrato de alcance universal com ele. Nada havia, a rigor, em Abraão que merecesse a atração do interesse divino. Por certo havia muitos homens justos contemporâneos. A preferência foi unicamente por graciosa manifestação.

O concerto mosaico foi uma derivação do concerto com Adão e com Abraão e a finalidade do concerto consistia na promessa de perdão, desde que a fé no Redentor vindouro fosse manifesta pelo ofertante do sacrifício ritual. No concerto abraâmico também havia sacrifícios rituais, embora não houvesse um sacerdócio mediador. Melquisedeque é mencionado como sacerdote do Deus Altíssimo a quem Abraão devolveu o dízimo, mas não há qualquer evidência de que ele ministrasse nalgum templo ou que houvesse rituais a observar.

A vida altruísta de Abraão tornou-o realmente um "espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens". I Co 4:9. E o Senhor declarou que abençoaria os que bendissessem a Abraão, e puniria os que o maltratassem ou prejudicassem. Por meio da experiência de Abraão em sua vida religiosa, tem sido transmitido um correto conhecimento de Jeová a milhares de pessoas; e a sua luz lançará seus raios ao longo do caminho dos que praticam a piedade, a fé, a devoção e a obediência de Abraão.” Meditação Matinal E Recebereis Poder, 257.

As promessas dos contratos feitos com o povo, no passado, já tiveram o seu prazo de validade vencido. Hoje restam-nos apenas três promessas válidas: O sinal do arco-íris no céu, a Lei dos 10 Mandamentos escrita pelo dedo de Deus e a promessa da salvação, unicamente através de Cristo. O concerto que Deus fez com Abraão e Moisés, no passado, continua para cada crente que aceita Cristo como Salvador pessoal. Amém?

TERÇA-FEIRA (29 de agosto) ABRAÃO, SARA E AGARPor que Paulo tem uma opinião tão depreciativa de Agar? Agar, a serva egípcia, serviu de ponto de fracasso para Abraão. Pois foi quando ele aceitou a sugestão de Sara para tomar Agar para ter um filho, que ele demonstrou fracasso. O triângulo amoroso nunca dá certo. Por quê? Por que Deus fez um homem para uma mulher e uma mulher para um homem. Jesus falou sobre isso em Sua autoridade, ver Mat 19:4-6. A partir de Lameque, tetraneto de Caim, a determinação divina foi desrespeitada e a configuração do casamento passou a ter um homem e várias mulheres, poligamia. No tempo de Abraão, era costume arraigado de há muito um homem ter duas ou mais companheiras. Deu tudo errado!

O concerto fora feito com base nas promessas de Deus, aceitas unicamente pela fé. Isso queria dizer que o Senhor faria Sua parte em dar descendência a Abraão. Ele, contudo, requeria continuidade ou firmeza de fé. Abraão fracassou e foi pena!

Encontre no texto para hoje as diferenças entre Agar e Sara: “Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde a Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.” Gálatas 4:22-31. Interessante estas comparações não é?

O objetivo de Paulo não é enaltecer Sara e depreciar Agar. Ele usa estes exemplos apenas para ilustrar dois pontos: 1) Quando não sabemos esperar em Deus e nem aceitamos a Sua vontade para conosco, estamos vivendo na carne. Foi o que aconteceu com os judaizantes que analteciam a lei acima de Cristo que já havia chegado, e trazido a libertação da punição da lei moral e obrigações que a lei cerimonial impunha. 2) Quando aceitamos Jesus e vivemos de acordo com a Sua Palavra, passamos a viver no Espírito e deixamos de viver na carne. Abraão viveu na carne quando permitiu que Sara o deixasse influenciar para ter um filho com Agar. Temos vivido na carne ou no Espírito?

Hagar representa o pacto da escravidão no sentido de que a Lei que Deus revelou no Sinai não pode libertar os homens; pelo contrário, os torna escravos da iniquidade e do pecado. Sua função é mostrar o pecado em todas as suas cores a apontar para Cristo que pode salvar. O povo prometeu guardar a lei sem compreender o que ela realmente significava. Colocaram-se sob compromisso de fazer algo impossível sem a justiça do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

Sara representa Jerusalém que é de cima, a cidade de Deus para onde estão destinados todos aqueles que seguem o Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus Cristo. Sara gerou Isaque de Abraão. Em Isaque se cumpriram as promessas da santa descendência, da descendência da fé. O Salvador do mundo veio da linha genealógica de Isaque. Ver Mateus 1:2-16. O novo concerto nada mais é do que o cumprimento da promessa feita primeiramente a Adão, depois a Noé, a Abraão e a Davi, de cuja descendência real viria o Messias.

Quais são os benefícios do concerto? O novo concerto oferece garantias plenas ao homem, pecador como é em sua natureza, de viver como se já estivesse no céu. Esta experiência que já podemos ter aqui na terra é o selo de garantia de que a morte de Cristo faz sentido na vida das pessoas que O aceitam. Veja estes outros versos: “Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” II Pedro 1:4

Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” II Coríntios 4:16-18. Amém?

QUARTA-FEIRA (30 de agosto) AGAR E O MONTE SINAIQual é a relação que Paulo faz entre Agar e o Sinai, e entre Abraão e a promessa? Deus desejava que o povo do Sinai tivesse a mesma experiência com Ele como Abraão teve ao receber a promessa de ser uma grande nação. Como Sara é figura de Jerusalém celestial, o filho de Agar vai herdar a Jerusalém terrena, e o filho de Sara, a Jerusalém celestial. São portanto, duas heranças: uma terrena e outra celestial. Gál. 4:25-26. O concerto do Sinai visava apontar para a pecaminosidade da humanidade e mostrar a abundante graça salvadora de Deus através do sistema de sacrifícios que apontavam para o “Cordeiro de Deus”.

Não há nenhuma ligação histórica entre Hagar e o Monte Sinai. Ela era egípcia e viveu com Abraão em Betel e depois em Berseba. Ele nem sequer conhecia o Monte Sinai. Por que Paulo usou Hagar e o Sinai como alegoria da escravidão, da servidão? Leia Deut. 33:2-4: “Disse, pois: O Senhor veio do Sinai e lhes alvoreceu de Seir, resplandeceu desde o monte Parã; e veio das miríades de santos; à Sua direita havia para eles o fogo da lei. Na verdade, amas os povos; todos os Teus santos estão na Tua mão; eles se colocam a Teus pés e aprendem das Tuas palavras. Moisés nos prescreveu a lei por herança da congregação de Jacó.”

Note que os gálatas escolheram entre o puro evangelho de Paulo e o “evangelho judaizante caduco”. Assim se puseram em escravidão a exemplo do que os israelitas fizeram no Sinai: “Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o Senhor falou faremos.” Exodo 24:3. Deste modo obrigaram-se pela palavra perante Deus, fazendo um voto de obediência. Mas não demorou muito e adoraram o bezerro de ouro anulando o voto. Caiu sobre eles o desagrado divino: “Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.” Ecles 5:4. Igualmente, o problema do Sinai foi a desobediência e não a Lei.

Tendo Paulo comparado o concerto do Sinai com Agar, não estava dizendo que era inferior ao concerto feito com Abraão? Paulo comparou o concerto do Sinai com Agar para mostrar que a lei é inferior a Cristo. Sempre foi e sempre será. O que estava acontecendo era que os judaizantes queriam enaltecer a lei moral acima do próprio Jesus. Quando as normas e tradições são colocadas acima dos princípios e da fé acontece sempre o fanatismo cego. Os judaizantes não aceitavam a função da lei que devia conduzi-los até Cristo. Na verdade eles achavam que a lei tinha poder em si para salvar.

Se o concerto abraâmico continha a promessa da redenção, porque se estabeleceu outro concerto no Sinai? Deus levou-os ao Sinai, manifestou-lhes a Sua glória; deu-lhe a Sua lei, com a promessa de grandes bênçãos sob condição de obediência conforme o texto que se segue: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5-6.

Porque o povo se esqueceu da promessa com Abraão, Deus em Seu amor e misericórdia revalidou o concerto no Sinai. “E o povo vendo a sua índole pecaminosa e a necessidade do perdão, foi levado a sentir que necessitavam do Salvador revelado no concerto feito com Abraão e prefigurado nas ofertas de sacrifícios. Agora, pela fé e amor, uniram-se a Deus como seu libertador do cativeiro do pecado. Estavam então preparados para apreciar as bênçãos do novo concerto.”Patriarcas e Profetas, 329

Os próprios discípulos de Cristo não estavam libertos, inteiramente, do jugo sobre eles posto pelos preconceitos herdados e pela autoridade dos rabinos. Manifestando agora o verdadeiro espírito desses rabis, buscava Cristo livrar da escravidão da tradição todos quantos na verdade desejassem servir a Deus.” D.T.N, 397.

Não incorramos na psicose de Esaú ao considerar a lei de Deus um fardo. “A lei de Deus, que era a condição do concerto divino com Abraão, era considerada por Esaú como um jugo de escravidão.” Patriarcas e Profetas,178.

“Necessitamos diariamente de iluminação divina; devemos orar como Davi: ‘Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da Tua lei.’ Sal. 119:18. Deus terá um povo sobre a Terra que vindicará Sua honra dando valor a todos os Seus mandamentos; e Seus mandamentos não são penosos, nem um jugo de servidão.” Fé e Obras, 42.

QUINTA-FEIRA (31 de agosto) ISMAEL E ISAQUE HOJE – “Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.” Gálatas 4:28-30.

O que Paulo queria dizer com este texto? Paulo queria contrariar os seus opositores, os judaizantes, que afirmavam serem eles os verdadeiros descendentes de Abraão, e que Jerusalém , o centro do cristianismo-judaico era a sua mãe. Os judaizantes diziam que se os gentios quisessem tornar-se nos verdadeiros seguidores de Cristo, eles deviam ser circuncidados, além de fazer outras coisas. Na verdade Paulo afirmou que era bem o contrário. Paulo disse que estes legalistas fanáticos não eram descendentes espirituais de Abraão. Ao eles deporem a confiança nos ritos, eles se tornavam carnais e não espirituais.

A lição para hoje traz o texto de Gênesis 21 onde menciona que Ismael foi mandado embora para viver no deserto com dificuldades. E Deus prometeu o abençoar de forma muito rica e especial. Dentro do Islamismo existem pessoas muito lindas e que merecem a salvação que Deus prometeu à todos. Como povo de Deus, devemos encarar todas as religiões com profundo respeito e consideração. Todos os esforços evangelísticos e testemunho pessoal devem ser envidados para que o Espírito Santo possa salvar o máximo de pessoas. Devemos também cuidar para não enaltecermos as tradições, muitas vezes criadas por nós, acima da Palavra de Deus.

Dentro do contexto que o autor quis mencionar na lição de hoje; ele diz que Ismael riu-se de Isaque quando este foi desmamado. Retaliações e perseguições, no decorrer dos anos tem sido visto entre cristãos e muçulmanos. Devemos respeitar a liberdade religiosa de cada um assim como gostamos de merecer respeito. 

O que temos feito para promovermos a paz em face das perseguições? Que cuidado temos tomado para evitarmos conflitos e mesmo assim pregarmos o evangelho de Cristo?

Ismael era da idade de 14 anos, foi circuncidado aos 13, quando Isaque nasceu. Na cabeça de Abraão, Ismael até então era o filho da promessa. Abraão passou quase uma década e meia pensando que Ismael era o herdeiro e que dele viria a descendência que seria uma bênção à toda a humanidade. Deus abençoou, de fato, a Ismael dando-lhe tantos descendentes que formariam uma grande nação, os ismaelitas, ver Gên. 17:20, que viveram ao norte da Arábia e a leste da Síria. Porém, o Senhor não se agradou de Ismael para torná-lo antecessor do vitorioso Messias. Dele foi profetizado: “Esse filho será como um jumento selvagem; ele lutará contra todos, e todos lutarão contra ele. E ele viverá longe de todos os seus parentes.” Gên 16:12 Ellen White menciona que ele possuía uma disposição turbulenta, desrespeitosa.

Os Ismaéis de hoje são os contenciosos da igreja, cuja mão é contra todos e a mão de todos contra eles. Estão interessados em contender, dividir, destruir e duvidar. São escravos de suas próprias paixões e orgulho cego. Perseguem os que querem viver de acordo com as Escrituras e os Testemunhos, taxando-os de estreitos, frouxos e apóstatas. Criam sites e usam as redes sociais para investir contra a igreja de Deus e seus líderes que, apesar de ter suas fraquezas, procuram a santidade em Cristo e obedecer as doutrinas bíblicas.

Os Isaques são aqueles que, apesar de suas deficiências, temem a Deus e procuram fazer firme sua vocação em Cristo Jesus. São filhos da promessa, sendo verdadeiros descendentes de Abraão, ver Gál 3:29, herdeiros da Nova Terra, possuidores de todos os bens do Pai.

O caso de Isaque está registrado como um exemplo a ser imitado pelos filhos das gerações posteriores, especialmente aqueles que professam temer a Deus. O caminho que Abraão seguiu na educação de Isaque, e que o levou a amar uma vida de nobre obediência, foi relatado para benefício dos pais, e deve levá-los a ordenar sua casa após eles. Devem instruir os filhos a se renderem a sua autoridade e respeitá-la. Devem sentir a responsabilidade que sobre eles repousa, de guiar as afeições dos filhos, de modo que elas sejam postas sobre pessoas a quem o seu discernimento indique tratar-se de companheiros dignos para seus filhos e filhas.” História da Redenção, 86.

SEXTA-FEIRA (1º de setembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 10 (III trimestre/2017) OS DOIS CONCERTOS - Os concertos fundamentam-se em promessas. Quando se faz um contrato ou acordo, espera-se que ambas as partes cumpram as promessas estabelecidas no acordo. As promessas do Concerto podiam ser de homem para homem ou do homem para Deus. Quando era feito de homem para homem o acordo devia durar até que ambas as partes vivessem, mas as promessas feitas para com Deus deviam durar para sempre ou até que o homem quebrasse voluntariamente as promessas do concerto, pois Deus nunca quebra.

No passado Deus deixou algumas condições para quem recusasse desobedecer o concerto do Sinai, por exemplo. O povo não podia fazer imagem de escultura, não podia desprezar o pai e a mãe, não podia avançar na divisa das terras do próximo, não podia fazer o cego errar o caminho, não devia desprezar o estrangeiro o órfão e a viúva, não podia cometer adultério, prostituição, etc.. Ver em Deuteronômio 27:11-26. Veja que o pacto do Sinai está relacionado com a Lei dos 10 mandamentos.

O Evangelho de Cristo não nos isenta de praticarmos a justiça do concerto do Sinai. A grande diferença está em que Cristo morreu por nós e recebemos dele forças para cumprirmos o novo concerto. No passado a lei apontava para Cristo, agora o próprio Jesus coloca-Se como o nosso Mediador. Jesus é poderoso para salvar.

Veja este texto maravilhoso sobre a capacidade que só Jesus tem em nos salvar: “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.” I Pedro 2:21-25

Os que fazem ousadas pretensões de santidade demonstram com isso que eles não vêem a si mesmos à luz da lei; não são iluminados espiritualmente e não sentem aversão a toda espécie de egoísmo e orgulho. De seus lábios manchados pelo pecado saem as expressões contraditórias: ‘Sou santo, sou sem pecado. Jesus me ensina que se eu guardar a lei, cairei da graça. A lei é um jugo de servidão.’ Diz o Senhor: ‘Bem-aventurados aqueles que guardam os Seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.’ Devemos estudar diligentemente a Palavra de Deus para que cheguemos a decisões corretas e procedamos de acordo com elas; pois então obedeceremos à Palavra e estaremos em harmonia com a santa lei de Deus.” Fé e Obras, 95.

No velho concerto as pessoas tinham que recorrer aquilo que estava escrito em tábuas de pedras e no sangue de animais, em forma das ceromônias, para resolverem os assuntos espirituais. Depois que Cristo veio, e morreu para nos salvar, vivemos no nível do Espírito Santo e, por vivemos com Jesus, a lei não tem do que acusar-nos. Veja este texto: “Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” II Coríntios 3:3. Já alcançamos este nível espiritual?

Outro pacto, chamado nas Escrituras o “Velho” Concerto, foi formado entre Deus e Israel no Sinai, e foi então ratificado pelo sangue de um sacrifício. O concerto abraâmico foi ratificado pelo sangue de Cristo, e é chamado o “segundo”, ou o “Novo” Concerto, porque o sangue pelo qual foi selado foi vertido depois do sangue do primeiro concerto. Que o Novo Concerto era válido nos dias de Abraão, evidencia-se do fato de que foi então confirmado tanto pela promessa como pelo juramento de Deus, “duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta”. Hebreus 6:18” Patriarcas e Profetas, 266.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário