terça-feira, 14 de novembro de 2017

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (4º trimestre de 2017) VENCER O MAL COM O BEM

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (4º trimestre de 2017) VENCER O MAL COM O BEM
VERSO ÁUREO: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom. 12:2
INTRODUÇÃO (sábado 16 de dezembro)  O estudo deste semana está em Romanos 12 e 13. Paulo procura mostrar para os membros da igreja de Roma que acima da necessidade de obedecer a lei, está o dever do amor à Deus e às pessoas. Ele mostra, de forma clara; que, para se poder guardar a lei, primeiro é necessário manter uma viva ligação de amor e obediência a Deus e à Sua palavra. Só então é que podemos guardar a lei. Tentar guardar a lei por nossas próprias forças é tentar o impossível. Paulo menciona também, nos textos desta semana, o bom relacionamento que deve haver com todas as pessoas.

O ser humano nasceu com a natureza pecaminosa, e por isso já nascemos com uma inclinação para os atos errados. Quando alguém nos magoa, a nossa primeira reação é sentir ódio e brigar. Quando alguém faz-nos algum mal, temos vontade de retribuir com o mal também. Nós temos essa natureza pecaminosa, por isso é que devemos nascer de novo para viver uma nova vida em Cristo.
A lição desta semana menciona sobre Romanos 12 e 13. No capítulo 12, Paulo está falando como devemos viver a nossa nova vida como filhos de Deus. Essa inclinação para o mal vai morrer junto com o nosso velho “eu” e seremos novas criaturas. Paulo fala como deve ser as nossas atitudes a partir do novo nascimento. Essas atitudes serão o que farão a diferença. Atitudes que nos ajudarão a vencer o mal!
Na carta aos Gálatas, Paulo fala para não nos cansarmos de fazer o bem. Muitas pessoas cansam de fazer o bem e receber só o contrário, então começam a pensar e a agir como se estivessem na antiga vida. Isso é deixar o mal vencer dentro de nós. Esse é um dos motivos pelo qual devemos estar sempre em oração. Vivemos em um mundo mal, mas Jesus nos chama para sermos diferentes e espalhar o amor. Estamos no meio de uma guerra que acabará somente quando Jesus voltar, e até lá temos que permanecer firmes, não deixar o mal entrar em nós, não nos deixar corromper e devemos lutar contra esse mal com o apoio do Espírito Santo. 
A Palavra de Deus exorta-nos sobre como devemos nos portar diante de situações de provocações de pessoas ou situações criadas nos vários níveis de relacionamento. Temos o texto áureo da semana que diz assim: “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:17:21
Eis outros textos
"Não se alegre quando o seu inimigo cair, nem exulte o seu coração quando ele tropeçar, para que o Senhor não veja isso e Se desagrade e se desvie dele a Sua ira.” Provérbios 24.17-18

"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você” Provérbios 25:21-22.

Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita. Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos que fazem parte da nossa família na fé.” Gálatas 6:7-10.

Todas as relações sociais exigem o exercício do domínio próprio, paciência e simpatia. Diferimos tanto uns dos outros em disposições, hábitos e educação, que variam entre si nossas maneiras de ver as coisas. Julgamos diferentemente. Nossa compreensão da verdade, nossas ideias em relação à conduta de vida não são idênticas sob todos os pontos de vista. Não há duas pessoas cuja experiência seja igual em cada particular. As provas de uma não são as provas de outra. Os deveres que para uma se apresentam como leves são para outra mais difíceis e inquietantes.” A Ciência do Bom Viver, 215

O Senhor Jesus exige que reconheçamos os direitos de cada pessoa. Devem ser tomados em consideração seus direitos sociais e seus direitos como cristão. Todos devem ser tratados com amabilidade e delicadeza, como filhos e filhas de Deus. O cristianismo torna as pessoas bem-educadas. Cristo era cortês, mesmo com os Seus perseguidores; e os Seus verdadeiros seguidores devem manifestar o mesmo espírito. Olhai para Paulo, conduzido perante os magistrados. Seu discurso diante de Agripa é um exemplo de verdadeira cortesia, assim como de persuasiva eloqüência. O evangelho não ensina a polidez formalista corrente no mundo, mas a cortesia que deriva de um coração cheio de bondade" A Ciência do Bom Viver, 218. 

DOMINGO (17 de dezembro) O SEU SERVIÇO RAZOÁVEL - Porque Paulo diz em Romanos 12:1 que o corpo precisa ser sacrificado? Os sacrifícios não pertenciam ao Velho Testamento? Como é isso? Aqui nos é feito um apelo para lutarmos contra o eu e o pecado. “...Assim como Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também com este pensamento que Aquele que padeceu na carne já cessou do pecado.” I Pedro 4.1. A ideia é que o pecado não mais reine em nós. Veja este verso de Rom 6:12: “ Não reine,, portanto, o pecado, no vosso corpo mortal, para lhe obedecer-lhe em suas concupiscências.” Ver também I Pedro 1:18 e 19. Quando alguém apanha alguma virose, logo procura um medicamento para eliminar. O ato de eliminar, incomoda e traz desconforto. Assim é quando o pecado é eliminado de nós. Torna-se em um sacrifício tirar tanta sujeira dos armários da alma. Amém?
Este é o texto principal para o estudo de hoje: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1
Uma característica do crente, mencionada por Paulo, é que nós mesmos devemos nos apresentar como sacrifício vivo Este sacrifício vem, primeiramente, da escolha que fazemos em servir Deus. Se não escolhermos viver uma vida de sacrifício a Deus, o Espírito Santo nunca irá dominar a nossa vida. Mas, Deus nunca irá invadir a nossa vida contra a nossa vontade. Ele não trabalha dessa maneira

Assim para nos sacrificarmos a Deus, devemos tomar a iniciativa de apresentar-nos a Ele em sacrifício. Todas as áreas da nossa vida devem estar sob a vontade de Deus em sacrifício a Ele. Veja que o sacrifício não tem escolhas e desejos. Ele não tem vontades nem planos. Ele apenas permite que o fogo do Espírito queime para que o cheiro suave suba a Deus como aroma agradável. Não se trata de fazer alguma coisa boa. Trata-se de morrer para a nossa vontade e permitir que o fogo nos queime por completo. Amém?
Precisamos oferecer nosso corpo em sacrifício de santidade. Esse é um serviço razoável e possível à nós. O sacrifício precisa santificar todo nosso corpo. A palavra santidade significa separação no original. Se o pecado afasta-me de Deus, então ele deve ser arrancado da minha vida. Mas também devemos fugir das outras coisas que nos separam da comunhão com Deus. Ser separado para Deus significa que tudo aquilo que me afasta de Deus deve ser eliminado. Não importa o que seja. Este é o nosso sacrifício!

Medite neste texto inspirado: "Deus criou o homem perfeito e santo. Mas o homem caiu de seu estado elevado porque transgrediu a lei de Deus. Desde a queda tem havido um aumento rápido de doença, sofrimento e morte. Não obstante o fato do homem ter insultado seu Criador, o amor de Deus ainda se estende à humanidade; e Ele permite que luz brilhe para que o homem possa ver que a fim de viver uma vida perfeita precisa viver em harmonia com as leis naturais que governam seu ser. Portanto é da maior importância que saiba viver de modo que as faculdades do corpo e da mente sejam exercidas para a glória de Deus…..É impossível ao homem apresentar o corpo como “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.” enquanto, por ser o costume do mundo assim fazer, está condescendendo com hábitos que estão diminuindo o vigor físico, mental e moral. O apóstolo diz mais: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Jesus, no Monte das Oliveiras, deu instrução a Seus discípulos quanto aos sinais que devem preceder Sua vinda. Disse: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Test. Igreja vol 3 pág 162 e 163

SEGUNDA-FEIRA (18 de dezembro) SABER COM TEMPERANÇA - Somos convidados à exercermos temperança entre a maneira como nos relacionamos com Deus e com as pessoas. O tema de hoje é um dos mais complicados que há para ser vivido. Vivemos para dentro e não para fora; isto é. Temos a tendência de viver de forma egoísta e presunçosa. O apóstolo mostra que o amor deve ser expresso de forma prática. A humildade pessoal deve sobressair nos filhos de Deus. Vejamos os exemplos bíblicos de Romanos capítulo 12:3 “Ninguém se julgue mais do que é.” Veja o verso 10 “Preferindo-vos em honra uns aos outros.” Veja o verso 16 “Não sendo sábios em vós mesmos.” Versos 17 e 18: “Não paguem o mal com o mal. Que todos constatem a vossa maneira honesta de viver. Sempre que possível e na medida em que isso dependa de vocês, tenham boas relações com toda a gente.” Temos portanto o maior exemplo de humildade em Jesus:“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de Mim que Sou manso e humilde de coração.” Mateus.11:29. Que tal, é ou não é difícil?

Romanos 12 fala do amor cristão, na prática, e Paulo é claro e direto: O amor seja sem hipocrisia.” Rom 12:9. Qualquer ensaio da prática de um “amor” que tenha traços de falsidade e mentira, ou interesses maldosos, não é a virtude que chamamos amor. As pessoas tendem a amarem, de verdade, carros, animais, bens materiais, cargos, aparelhos tecnológicos, muito mais e com mais verdade do que amam as pessoas. Jesus advertiu sobre o que a maldade e a hipocrisia fariam com o amor na vida das pessoas nos últimos tempos: “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.” Mat. 24:12. E Deus apela-nos: Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.” I João 3:18 .

A lição de hoje mostra a necessidade que temos de sermos humildes. Em todos os tempos Deus teve que tratar com o coração orgulhoso do ser humano. Foi dito sobre o rei Uzias: "Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso." II Crônicas 26:16

Salomão disse assim: “O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido.” Provérbios 12:1

O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.” Provérbios 15:33.

O exemplo mais claro de orgulho está relatado em Daniel: “Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência? Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino. E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pelo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.” Daniel 4:30-33

Jesus em uma outra ocasião disse: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:3-4.

"Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6

"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10.

TERÇA –FEIRA (19 de dezembro) O CRISTÃO E O ESTADO - Até que ponto devemos prestar obediência aos governantes? Em Romanos 13:1-7 Paulo mostra como o cristão deve relacionar-se com o mundo e governo. Embora o crente autêntico não aprove qualquer forma de mundanismo, nem se considere “do mundo” ver João 17:16, ele está no mundo, aqui vive, e desfruta de coisas boas, ou relativamente boas e necessárias que o mundo disponibiliza. Isso o consciencializa de deveres a cumprir para com o mundo. O apóstolo começa afirmando que as autoridades governamentais foram constituídas por Deus, e devem ser tidas como tais. Em I Timóteo 2:1 e 2 Deus nos pede para orarmos pelos governantes.

Devemos obedecer ao governo que Deus põe sobre nós. Deus criou o governo para estabelecer a ordem, punir o mal e promover a justiça. Ver Gênesis 9:6; I Coríntios 14:33 e Romanos 12:8. Devemos obedecer ao governo em tudo; pagando impostos, seguindo as regras e mostrando respeito. Se não o fizermos, estaremos no fim das contas demonstrando desrespeito contra Deus, pois foi Ele quem instituiu o governo sobre nós. Quando o apóstolo Paulo escreveu Romanos 13:1-7, estava sob o governo de Roma, durante o reinado de Nero, talvez o mais maligno de todos os imperadores romanos. Paulo mesmo assim reconhecia a autoridade do governo sobre ele. Como vamos fazer menos do que isso?

Devemos obedecer o estado em tudo? A resposta para essa pergunta é encontrada em Atos 5:27-29: “Trouxeram-nos, apresentando-os ao Sinédrio. E o sumo sacerdote interrogou-os, dizendo: Expressamente vos ordenamos que não ensinásseis nesse nome; contudo, enchestes Jerusalém de vossa doutrina; e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”.

Disto, podemos ver claramente que enquanto as leis da terra não se choquem com as leis de Deus, devemos obedecê-las. Assim, quando a lei da terra contradizer o mandamento de Deus, podemos escolher obedecer à lei de Deus. No entanto, mesmo neste caso, devemos aceitar a autoridade do governo sobre nós. Isto é demonstrado pelo fato de Pedro e João não terem protestado por terem sido açoitados, e sim terem se regozijado ao sofrer por obedecer a Deus. Ver Atos 5:40-42.

Veja este texto inspirado: “Devemos reconhecer o governo humano como uma instituição determinada por Deus, e ensinar que lhe devemos obediência, como um dever sagrado, dentro da sua legítima esfera. Mas, quando as suas exigências se chocam com as reivindicações de Deus, temos que obedecer a Deus e não aos homens.” Atos dos Apóstolos, 48

QUARTA-FEIRA (20 de dezembro) AMAI-VOS UNS AOS OUTROS - Quem é o nosso próximo mais próximo? Não devemos esquecer-nos, de que só conseguimos amar e respeitar o próximo, se amarmos e respeitarmos a nós próprios primeiramente. Jesus disse: “Amai o próximo como a vós mesmos.” Só depois é que estamos habilitados para demonstrar amor ao próximo.

O texto de hoje é este: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros, porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Rom. 13:8. Como deve ser o amor? Em Romanos 12 menciona o tipo de amor que devemos demonstrar: Amar sem hipocrisia, detestando o mal e apegando-se ao bem v. 9; Amar cordialmente e fraternalmente, considerando o próximo mais digno de honra v. 10; Socorrer os santos em suas necessidades e praticar a hospitalidade v. 13; abençoar, e jamais amaldiçoar, nem mesmo os que perseguem v. 14; alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram v. 15, é claro, sem hipocrisia como determina acima a primeira qualidade de amor; cultivar a estima recíproca v. 16 ; substituir o orgulho pela condescendência com o humilde v. 16; não presumir de si mesmo como sendo sábio v. 16; Não pagar o mal com o mal, mas esforçar-se para fazer o bem a todos v. 17 e fazer o possível para viver em paz com todos v. 18. É difícil, mas é possível e necessário para evidenciarmos um cristianismo saudável. 

Paulo citou os mandamentos, relacionados ao próximo, os da segunda tábua da lei, como exemplos que ilustram o princípio do amor na obediência à lei: “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.” Rom. 13:9 e 10.

O mandamento de Cristo é: "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo". Como pode o homem naturalmente pecaminoso fazer isto? Amar ao seu próximo como a si mesmo? É este o princípio que se observa no comércio, na bolsa de valores, nos bancos, nos negócios, nas feiras e nos mercados deste mundo? Não é mesmo! O homem não ama o seu próximo como a si mesmo. Deveria fazê-lo, e se a sua condição fosse boa, ele o faria. Mas o homem é mau, inteiramente mau e, a menos que nasça de novo da Palavra e do Espírito Santo, não pode ver nem entrar no reino de Deus. João 3:3-5. A lei não pode produzir este novo nascimento. A lei mata o homem velho, mas não cria, nem pode criar o homem novo. Só o Espírito vivifica! Amém?

QUINTA –FEIRA (21 de dezembro) AGORA É A NOSSA SALVAÇÃO - Por que é tão importante nos relacionarmos com todos? Não seria suficiente vivermos no nosso cantinho e sossegados? Paulo deixa muito claro em Romanos 13 que é por causa da breve volta de Jesus. “E digo isto, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono, porque a nossa salvação está, agora, mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” Rom. 13:11.

Viver na expectativa da volta de Jesus é ter a vida inteiramente dedicada a Ele, e todos os nossos interesses voltados para o alto, “onde Cristo vive, assentado à direita de Deus” Col 3:1, 2, mantendo a consciência despertada e atenta para os solenes acontecimentos que ora se processam e que logo culminarão no aparecimento do Rei da glória.

Vivemos em tempo de crise econômica, moral e espiritual, e os sinais apontam para a volta de Jesus. Precisamos, como povo, alertar o mundo sobre os últimos acontecimentos, precisamos avisar as pessoas dos juízos que estão para cair sobre o mundo, pois o  evangelho tem que chegar à todas as pessoas. Que missão gloriosa! Ela foi confiada a você e a mim. Mas, estamos dormindo. Precisamos acordar do sono!

Efésios 5:14 diz : “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te...” Deus está procurando despertar-nos para o tempo em que vivemos e para a urgência da tarefa que colocou sobre nós, não podemos testemunhar enquanto dormimos. Precisamos levantar e agir. Eis o texto para hoje: Romanos 13:11: “E digo isto a vós outros que conhecereis o tempo: já é hora de despertar do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos.” Qual será a nossa resposta?

A lição de hoje fala da volta de Cristo. A 2ª volta de Jesus é uma doutrina que traz confiança na Bíblia e comunica-nos a esperança de vivermos em perfeita paz no reino de Deus. Milhões de pessoas recitam a oração do “Pai Nosso” e recitam: “Venha o Teu Reino”. E quando repetem a oração do credo, declaram: “Há de vir para julgar os vivos e os mortos”. Esta doutrina encontra-se em toda a bíblia; tanto no Velho como no Novo Testamentos. Todas as religiões cristãs aceitam esta doutrina, embora algumas a interpretam de formas diferentes do que Bíblia ensina. A bíblia termina desta forma: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apoc. 22:20.

Precisamos deixar o Espírito Santo nos despertar: "Por esta razão te lembro que despertes o dom de Deus, que há em ti pela imposição das minhas mãos." II Timóteo 1:6
O “dom” charisma concedido a Timóteo é comparado a uma fogueira: "Não extingais o Espírito.” ITessalonicenses 5:19 que ele precisa manter acesa. O “dom” era o poder específico do Espírito Santo sobre ele para realizar o seu ministério. Note aqui que os dons e o poder que o Espírito Santo nos concede não permanecem automaticamente fortes e vitais, precisam ser alimentados pela comunhão com Deus. Pedro disse: "E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações." II Pedro 1:13.
O Senhor vai voltar em breve...e devemos estar prontos e à espera do Seu aparecimento...Há muito que esperamos, mas nossa esperança não deve diminuir...Estamos a chegar ao tempo em que Cristo virá com poder e grande glória para levar os Seus remidos para o lar eterno.” Test. Igreja Vol. 8, 253.

SEXTA-FEIRA (22 de dezembro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 12 (4º trimestre de 2017) VENCER O MAL COM O BEMO estudo deste semana está em Romanos 12 e 13. E Paulo procura mostrar para os membros da igreja de Roma que acima da necessidade de obedecer a lei, está o dever do amor à Deus e às pessoas. Ele mostra, de forma clara; que, para se poder guardar a lei, primeiro é necessário manter uma viva ligação de amor e obediência a Deus e à Sua palavra. Só então é que podemos guardar a lei. Tentar guardar a lei por nossas próprias forças é tentar o impossível. Paulo menciona, nos textos desta semana, o bom relacionamento que deve haver com todas as pessoas.

Humanamente falando o perdão genuíno é impossível. Vencer o mal com o bem é uma tarefa apenas para Deus, Deus em nós! O perdão é um ato e uma iniciativa de Deus. Nós apenas podemos recebê-lo de Deus, e transmiti-lo aos nossos semelhantes. Será somente Deus habitando em nós, que poderemos perdoar.

Elisabeth e Franco Morris tinham um filho, muito promissor. Ele já havia iniciado sua profissão. O filho chamava-se Ted. Certo dia, quando ele dirigia o seu carro, lá nos E. Unidos, sua viatura foi colhida violentamente por uma outra viatura que era conduzida por um motorista bêbado. Ted Morris faleceu minutos depois de ter entrado no hospital; enquanto que nada aconteceu com António, o motorista alcoolizado. Os pais de Ted ficaram consumidos pela tristeza e ira, a medida que o julgamento de António tinha lugar.

O que mais eles desejavam, era ver António na cadeia, o quanto antes. António devia pagar pelo grande mal causado. A mãe de Ted só pensava em duas coisas: a) Em suicidar-se e b) Em poder apertar o botão da cadeira elétrica de António quando condenado. O instinto de mãe clamava muito alto por justiça. Elisabeth desejava a morte de António. Finalmente António foi condenado apenas à prisão e não à morte como ela desejava.

A mãe de Ted era cristã e frequentava a sua igreja. Certo dia meditando sobre sua situação espiritual, Elisabeth ficou apavorada com o tamanho do ódio que tinha de António.“Como pode?” dizia ela. Sou cristã, frequento uma igreja, lidero um departamento da minha igreja, sou mulher de um dos anciãos da igreja. Que exemplo estou dando com tudo isso? Quero ir para o céu! Ela começou a orar para Deus eliminar o ódio tão grande que tinha de António. António fazia trabalhos de reabilitação e, de quando em quando, era convidado para ir às escolas a fim de dar palestras e contar aos alunos que a bebida e o volante não combinam.

Um dia António foi na escola onde Ted havia estudado e Elisabeth foi assistir. Ela escutou toda a palestra e viu que António mostrava-se arrependido. Ela reuniu forças e foi falar com o moço. Foi muito difícil de início. Houve muito choro. Elisabeth ficou sabendo que António não tinha ninguém por ele, e que ninguém o visitava na cadeia. Ela resolveu fazer-lhe visitas semanais. O que mais Elisabth desejava, era livrar-se de toda raiva e ódio contra António, mas os instintos humanos diziam. Vingança! Vingança! Vingança!

Elisabeth lembrou-se das palavras de Jesus quando estava pendurado na cruz: “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem." Certo dia ela orou a Deus de forma muito fervorosa. “Querido pai! Perdeste teu Filho também, no entanto perdoaste aqueles que O mataram. Eu prego sobre este perdão, mas não consigo viver esta mesma realidade. Dá-me forças para perdoar o António."

Depois disso, Elisabeth continuou visitando o moço na prisão e o aconselhava a deixar o vício do tabaco, que ainda tinha. Ela conseguia autorização do juíz para levar António em alguns programas para jovens em sua igreja. António passou a frequentar a casa dos pais de Ted. E Franco dava-lhe algum dinheiro para suas despesas na prisão, em troca de algum trabalho que antónimo realizava na quinta da família. António começou a receber estudos da bíblia e a compreender o grande amor e perdão de Deus.

Um dia, quando Franco e António passeavam de carro, António expressou o desejo de ser batizado nas águas. Como Franco era ancião de sua igreja e estava autorizado a fazê-lo, estavam passando próximo da igreja, Franco parou o carro, telefonou para algumas pessoas que pudessem presenciar a batismo . Colocaram água no tanque batismal até pela metade e Franco Batizou António. Após o batismo de António, Franco deu um forte e demorado abraço em António, e mencionou que algum tempo antes tinha realizado naquele mesmo tanque batismal o batismo de Ted. António pediu perdão à Franco e a Elisabeth. E o perdão foi-lhe concedido.

O Senhor vai voltar em breve...e devemos estar prontos e à espera do Seu aparecimento...Há muito que esperamos, mas nossa esperança não deve diminuir...Estamos a chegar ao tempo em que Cristo virá com poder e grande glória para levar os Seus remidos para o lar eterno.” Test. Igreja Vol. 8, 253.


Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário