segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (1º trimestre 2018) ESCAPAR DO MODO DE SER DO MUNDO (mundanismo)

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (1º trimestre 2018) ESCAPAR DO MODO DE SER DO MUNDO (mundanismo)

VERSO ÁUREO: De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte...Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.” Prov. 11:4, 28.

INTRODUÇÃO (sábado 20 de janeiro) O crente é convidado a fugir das coisas do mundo que trazem prejuízos para a sua vida espiritual. O mundo oferece muitas coisas boas que devemos aproveitar, mas quando as coisas más do mundo tomam conta de nós, aí então estamos em perigo de perder a salvação. Enoque fugiu do mundanismo quando manteve os pensamentos centralizados nos valores eternos. A blia menciona que ele andava com Deus. 

Mesmo vivendo no meio de uma geração depravada e condenada a perecer sob o dilúvio, a vivência espiritual de Enoque tornou-se de tal intimidade com Deus que um dia foi Deus o levou para viver no céu. Ele já está no céu. Esse patriarca desenvolveu a visão espiritual que Moisés viveu séculos mais tarde: “Porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porquanto contemplava o galardão...e Pela fé... permaneceu firme como quem vê Aquele que é Invisível.” Heb 11:26, 27. E Moisés também já vive no céu.


Deus diz-nos: “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.” I João 2:15.

Os cristãos são aconselhados a não amar o mundo. Como as Escrituras definem a palavra mundo? Ver João 12:19; 15:19; Atos 17:24; Rom 1:20; Col 2:8; ITim 6:7; Tiago 4:4 e Apoc 11:15. Mundo, tanto pode ser o mundo natural, como as pessoas que nele habitam. Também representa os que seguem Satanás. Veja estes textos: Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” João 15:19

O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;” Atos17:24

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” Rom. 1:20

Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;” Col. 2:8

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.” I Tim. 6:7

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tiago 4:4
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.” Apoc 11:15

O mundo precisa de salvação, ver I João 4:14, mas é hostil a Deus e Seu povo, ver I João 3:13. O mundo jaz no poder do Maligno, ver I João 5:19, e falsos profetas, anticristos e enganadores estão no mundo, ver IJo 4:1, 3 e II João 7. Não é errado possuir os bens do mundo, mas eles devem ser partilhados com os necessitados.  
Existe uma contradição interessante nas Escrituras a respeito de nosso relacionamento com o mundo. Por um lado, somos aconselhados a não amar o mundo, mas, por outro lado, a Bíblia é clara em dizer que Deus ama o mundo. Ver João 3:16. Enquanto isso, a Bíblia diz que não devemos amar as coisas do mundo, mas nos aconselha, repetidas vezes nas Escrituras, a amar as pessoas, e as pessoas certamente estão no mundo!

Embora estejamos muitas vezes cercados de uma atmosfera maculada e corrupta, não necessitamos, contudo, respirar o seu veneno: podemos sempre viver na atmosfera pura do Céu. Podemos fechar as portas a todos os pensamentos impuros, elevando a alma a Deus por meio de oração sincera. Aqueles cujos corações estão abertos para receber o auxílio e a bênção de Deus, viverão numa atmosfera mais pura que a que circunda a terra, e terão constante comunhão com o Céu.” Caminho a Cristo, 93

DOMINGO (21 de janeiro) UMA RELAÇÃO COM CRISTO - Os cristãos genuínos têm um relacionamento íntimo com Jesus, manifestam obediência amorosa, recebem forças para vencer o mal e têm em si a habitação da Palavra de Deus. Seus pecados foram perdoados. Os filhos de Deus não amam o mundo e o rejeitam onde ele é hostil a Deus e Sua causa. Para os crentes, as coisas materiais deixam de fazer sentido e sentem profunda alegria em desenvolver as coisas espirituais.

A humanidade é tentada a viver o momento, ser cativada pelo mundo material e entesourar só o que pode ser visto. Paulo, portanto, une-se a João dizendo: “Procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com Ele em glória.” Col 3:1-4.

Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê. Pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” II Cor 4:18.

Quando falamos em Jesus, como nosso advogado, sentimos grande conforto no fato de que Ele nos ajuda a obter o perdão dos nossos pecados. Também, alguns versos antes João diz que Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar. Ver I João 1:9. Jesus está a nossa disposição para abençoar-nos e socorrer-nos em nossas necessidades. Jesus é o único Amigo capaz de preencher o vazio que angustia o íntimo do ser humano. Nenhum outro amigo pode fazer por nós o que Ele quer e pode fazer.

Como pode alguém ser considerado justo diante de Deus? Como pode o pecador ser justificado? Somente por meio de Cristo podemos ter harmonia com Deus e com a santidade; mas como chegar a Cristo? Muitos fazem a mesma pergunta que outros fizeram no dia do Pentecostes, quando, convencidos do pecado, exclamaram: “Que faremos?” A primeira palavra da resposta dada por Pedro foi: “Arrependei-vos”. Atos 2.37 e 38. Em outra ocasião, logo depois disso, ele disse: “Arrependei-vos [...] para serem cancelados os vossos pecados”. Atos 3:19. C. Cristo,17.

A única possibilidade de cura contra o pecado e o amor ao mundo é Jesus Cristo, e manter um relacionamento diário com Ele fará toda a diferença para o filho de Deus sincero que quer viver na esfera celestial. A nossa vida deve estar escondida em Cristo permitindo que Ele opere em nós tanto o querer como o realizar. Quando estamos ligado à Videira produzimos bons frutos. Um dos frutos é a abnegação e serviço, e isso envolve deixar as coisas perniciosas do mundo que chamamos de mundanismo. A relação com Cristo afasta o deus Mamon da nossa vida. Amém?

SEGUNDA-FEIRA (22 de janeiro) NA PALAVRA A lição de hoje apela-nos para o estudo da Palavra de Deus. A Bíblia é um dos livros mais vendidos em todo o mundo, mas mesmo assim a sua leitura é pouco valorizada pelos cristãos, são poucos os que leêm e estudam as Escrituras diariamente. Mas por que isso? Por que lemos tão pouco? Uma das razões para não nos alimentarmos diariamente da Bíblia é porque esquecemos os seus benefícios para nossa vida cristã.

A leitura da Bíblia proporciona ao leitor muitos benefícios. Um deles é conceder sabedoria. Muitas pessoas que não tiveram oportunidades de fazer um curso escolar, mas que tem contato com a Bíblia, revelam muita sabedoria. A declaração do salmista mostra o seguinte:Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.” Salmos 119:98. Aquele que ama a lei do Senhor e tem um contato próximo com ela, colhe o benefício do aumento de sua sabedoria. Sabedoria é diferente de inteligência. Inteligência tem a ver com aprender bem as coisas. Sabedoria tem a ver com enxergar a vida e tudo nela com mais profundidade, especialmente no nível dos relacionamentos. O benefício de ter a sabedoria de Deus em nós é incrível!

Um dos mais poderosos benefícios que colhemos de nosso contato com a Palavra do Senhor é a capacidade e a força para desviarmos do pecado. As pessoas pertencentes aomundo, apesar de considerar-se livre, são escravas dos maus caminhos e vícios que aceitam. Não consegue dizer não a eles! O salmista, ao contrário, descreve o benefício que teve com seu contato com a Palavra do Senhor: De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.” Salmos 119:101. Saber desviar-se do mau caminho, e ter a força suficiente para fazer isso é um poderoso benefício que temos em nossas vidas quando valorizamos a Palavra de Deus!

Certa noite um pastor viajava para uma localidade distante, onde devia dar uma entrevista. A noite estava escura e chuvosa. Ao viajar pela estrada lamacenta e sinuosa, subitamente se apagaram os faróis de seu carro e você pode a preocupação e o medo que ele ficou ao ver-se diante da tarefa, quase impossível, de guiar o carro a um lugar seguro, sem precipitar-se no abismo que ele sabia achar-se a sua direita, ou ir de encontro à encosta do outro lado. Só quando se apagaram as luzes foi que ele reconheceu o seu valor, e quanto ele dependia delas, para ver os perigos à frente e fazer as curvas perigosas. Com o auxílio do Senhor, conseguiu parar o carro em lugar seguro. Nunca mais considerou aqueles faróis como coisa banal. Aprendeu a dar-lhes o merecido valor.

Quão gratos devemos sentir por Deus não nos ter deixado a vaguear nas trevas! Possui Ele uma luz maravilhosa, para guiar-nos através da noite tenebrosa, até o Seu reino de luz e vida eterna. Deus compara a Sua palavra com uma luz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmo 119:105. Que contato você mantém com a Bíblia?

TERÇA-FEIRA (23 de janeiro) VIDA DE ORAÇÃOA revista americana;Virginia Medical relata a história de uma senhora casada e seus três filhos. Depois da morte do marido, ela começou a se vestir como uma moça de 20 anos e a participar das festas de seus filhos. À medida que os filhos cresciam, ela se tornava “jovem”. Os psiquiatras chamam isso de “personalidade regressiva”. Ela regredia um ano a cada três ou quatro meses. Aos 61 anos, agia como uma garota de seis anos de idade. Quando foi internada, insistia em brincar com brinquedos e tagarelava como criança. Quando “chegou” aos três anos, derramava a comida, gritava e chamava “ma-ma”. Quando “alcançou” um ano de idade, ela bebia leite toda encolhida como um bebê. Finalmente, ela morreu. Revista do Ancião /Jul – Set 2008.

O relato acima ilustra a necessidade que temos de orar, caso contrário vamos regredir na nossa experiência com Deus. Recentemente li um artigo com o seguinte título: “Por que os cristãos oram tão pouco?” Enquanto os crentes de outras religiões são mais dedicados e frequentes nas suas orações, temos sentido que não muitos cristãos levam a sério o aspecto da oração.

O que é dito de Daniel? “Daniel, três vezes por dia se punha de joelhos, e orava, dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”. Daniel 6:10. O que será que fez a diferença na vida de Daniel? Daniel foi levado cativo para Babilônia no ano 605 a.C por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ver Dan 1:1. Às vezes o justo paga pelo pecador. 

Todavia, as provações na nossa vida têm sempre um propósito espiritual, as crises sempre revelam o nosso caráter e mostram de que lado nós estamos na grande batalha. Daniel possivelmente tivesse uma boa aparência, tinha lindos dotes de sabedoria e era versado em ciências. Em síntese, Daniel era um adolescente acima da média, era de extrema competência intelectual e espiritual. Daniel era o tipo de jovem que toda moça sonhava em namorrar com ele. Daniel era o genro perfeito. Ele nasceu para o sucesso. Entretanto, o sucesso vem sempre acompanhado de um alto preço. Daniel não era mais que um jovem ao ser levado cativo para a Babilônia. Tinha cerca de quinze ou dezesseis anos de idade, pois é chamado menino, o que significa que estava em sua juventude.” O Cristo Triunfante – 2002 – MM, pág. 172. Daniel é um exemplo de vida de oração que todos devem imitar.

Onde estava o segredo de Daniel? Onde estava a sua fonte de poder? Como ele pôde superar tantas crises de proporções enormes? Inclusive com o risco de vida em vários momentos. Ver Dan 6:10. Daniel orava três vezes ao dia. Era seu costume orar três vezes por dia. E aqui não estamos falando das orações que antecediam as refeições. Daniel desenvolveu uma profunda intimidade espiritual com Deus.

Como está a sua vida de comunhão com Deus? Você tem investido tempo no seu relacionamento espiritual com Deus? Quanto tempo você tem reservado para escutar a voz de Deus cada manhã? Você está começando cada dia com Deus? Deus quer começar cada dia com você!

Somos convidados a termos um horário e um lugar para a oração. Ver Mar 1:35. Veja o hábito de Jesus: “Tendo-se levantado alta madrugada saiu, foi para um lugar deserto ali orava.” Jesus tinha um horário e um lugar. Jesus estava sempre desperto na última vigília da noite, que era entre três e seis horas da manhã. Jesus tinha a sua hora tranqüila com o Pai. Se você ainda não tem o seu horário e o seu lugar, comece a partir de hoje, tenha a sua nova arrancada espiritual com Jesus. Jesus e Daniel tinham hábitos espirituais iguais. Que tal, Jesus, Daniel e você terem os mesmos hábitos espirituais? A oração é a nossa principal fonte de poder e através dela Jesus concede-nos forças para desvalorizarmos as coisas materiais e prezarmos as espirituais.

Eu orei em favor da conversão do meu pai por 19 anos seguidos. Ele vivia bem longe dos caminhos do Senhor. Lembro-me que levantava de madrugada e orava em seu favor. Eu orava por ele, três vezes ao dia. Eu tinha dois lugares para oração; a minha cama e a sala. Duas vezes por dia eu intercedia na minha cama e uma vez eu orava na sala. Quando fazia oração na sala, fazia no momento que eu sabia que ninguém estaria lá para não ser interrompido. A oração vai adicionar valores à sua vida espiritual que nada mais poderá somar. Como resultado, tive a alegria de fazer o batismo do pai. A oração atinge em cheio a vida de Satanás. A oração destrói o quartel general das forças inimigas.

Ao som de fervorosa oração, todo todo o exército de Satanás treme.” Mensagens aos Jovens, 53. Amém?

Veja como a fé está relacionada com a vida de oração que levamos. Ler Hebreus 11:1-6.

A fé é o requisito básico para sermos atendidos em oração. Eis dois textos esclarecedores: “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:6-8.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6.

QUARTA-FEIRA (24 de janeiro) A VIDA DE SABEDORIAO filho de Deus é convidado a pedir sabedoria a Deus e não riquezas. E vida de Salomão é um exemplo de sabedoria. Assim é a sabedoria de Deus: “A sabedoria de cima é primeiramente casta, depois pacífica, razoável, pronta para obedecer, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, sem hipocrisia.” Tiago 3:17.

Devemos orar pedindo sabedoria. Vejamos o exemplo do próprio Salomão que orou ao Senhor pedindo sabedoria: "Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo, pois quem poderia julgar a este tão grande povo?" II Crôn. 1:10. Salomão não pediu para ter um bom casamento, nem riqueza, nem bons filhos, pois tudo isto vem como consequência da sabedoria. Tudo isto está ligado à sabedoria.

O que você tem pedido em suas orações? Não é errado orar por todas estas coisas; mas, certifique-se de que você está orando pela única coisa que ajudará todas as outras.

Devemos procurar a sabedoria."Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." Prov. 2:4-5. Ao observarmos a vida de um mineiro, vemos que para ele conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor, lágrimas e até mesmo sangue. O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de se conseguir. Ele está escondido, esperando para ser descoberto. Mas o nosso Deus deu à Salomão sabedoria para colocar no livro de Provérbios 2:6 como eu e você devemos procurar a sabedoria: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

Devemos crescer na sabedoria. Para crescermos na sabedoria devemos desejá-la ardentemente, orar para adquiri-la e procurá-la de todo o coração. Salomão serviu-nos de exemplo nestes passos para adquirir a sabedoria, no entanto, ele fracassou terrivelmente neste ultimo ponto. Por se ter casado com mulheres ímpias, estrangeiras, ele cometeu o pecado da idolatria e do materialismo, e isto não foi um passo digno de um homem sábio. No final, Salomão deixou de obedecer a Deus, negligenciou o seu crescimento na sabedoria. Infelizmente, até hoje, ele é conhecido não apenas pela sabedoria que Deus lhe deu, mas também como o homem que teve setecentas mulheres e trezentas concubinas. Ver I Reis 11:3

A sabedoria é comparada com o próprio Deus, e sendo assim, que apelo faz-nos a sabedoria? Veja o texto: “Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do Senhor. Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.” Provérbios 8:32-36.

Aceitar a sabedoria envolve aceitar o próprio Jesus, obedecer os Seus mandamentos e fazer entregas diárias a Ele. Desta forma estaremos preparados para viver a eternidade. A sabedoria de Deus chama-nos à abandonarmos a insensatez do pecado e, consequentemente, passamos a ter uma vida especial com Deus. Todas as pessoas são convidadas para a salvação através dos métodos divinos de Revelação; a natureza, a Bíblia e o próprio Jesus. Nos dias de hoje, através dos métodos modernos de comunicação, todas as pessoas já ouviram falar de Jesus e de Seu amor em nos salvar. Aceitar Jesus ou não já é outra coisa diferente. Existe muita sabedoria em aceitar Jesus como Salvador pessoal.

Veja um exemplo de sabedoria: Era um caso difícil: duas mulheres discutiam por causa de um bebê. Elas viviam na mesma casa e, com poucos dias de diferença, cada uma havia dado à luz um filho. Um dos bebês havia morrido e agora cada mulher afirmava ser a mãe do que estava vivo. Não havia testemunhas do acontecido. Possivelmente, o caso já havia sido apresentado a um tribunal de menor instância, mas não se havia chegado a um veredicto. Por fim, a disputa foi levada a Salomão, rei de Israel. Será que ele conseguiu descobrir a verdade? Depois de escutar um pouco a discussão das mulheres, Salomão pediu uma espada. Salomão, aparentemente cheio de convicção, ordenou que a criança fosse cortada em duas partes e que se desse metade a cada uma das mulheres. Imediatamente, a mãe verdadeira implorou que o rei desse o bebê, seu querido filho, à outra mulher, que insistia que a criança fosse cortada em dois. Salomão descobriu a verdade. Ele sabia da compaixão e do carinho que uma mãe sente pelo filho que carregou no ventre e usou esse conhecimento para resolver a disputa. Imagine o alívio da mãe quando Salomão lhe entregou seu bebê e disse: “Ela é sua mãe.” Ver I Reis 3:16-27.

QUINTA-FEIRA (25 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO – O sucesso contra o materialismo e as coisas pecaminosas deste mundo só se dá com a ajuda de Deus. Encontramos na pessoa do Espírito Santo o nosso Confortador e Ajudador para as nossas necessidades. 

Veja este importante texto: E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” Romanos 8:26,27.

O Espírito Santo nos assiste em nossas orações, pois existe uma forte ligação entre a oração e o Espírito Santo. Veja alguns textos: Efésios 6:18 diz: “Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” Judas v. 20 menciona: “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo”

Existe uma ligação muito íntima entre o Espírito Santo, a oração e Palavra de Deus. A Bíblia nos ensina a orar sem cessar e a sermos perseverantes na oração. Ver I Tessalonicenses 5:17 e Romanos 12:12. Jesus disse também que os homens devem "orar sempre e nunca esmorecer.” Lucas 18:1. A obediência aos mandamentos de Deus é uma condição para o Espírito Santo habitar em nós e nos atender as orações. Veja este texto: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. A oração do filho de Deus pode ser abominável aos olhos do Senhor: “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Provérbios 28:9.

“Unicamente vivendo em obediência a Sua palavra podemos pedir o cumprimento das promessas que nos faz. O salmista diz: “Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”. Salmos 66:18. Se Lhe prestamos apenas uma obediência parcial, com a metade do coração, Suas promessas não se cumprirão em nós.” Conselhos para a Igreja, vol 1, 311

Embora o Espírito Santo seja a pessoa da Divindade que é menos entendida, é a Pessoa que está mais perto do pecador para ajudar em suas necessidades. O Deus; Espírito Santo, exerce o Seu ministério mais nos bastidores promovendo o trabalho do Deus Pai e Deus Filho em salvar a humanidade. No plano da salvação, o Espírito Santo desenvolve um papel subordinado, promovendo a salvação que Cristo oferece, mas este ponto não O diminui reduzindo-O a uma energia. Ele é Deus, em essência e em pessoa, assim como Jesus e o Deus Pai o são.

Qual é o papel do Espírito Santo na vida das pessoas?
 De todos os presentes que Deus tem dado à humanidade, não há um maior do que a pessoa do Espírito Santo. O Espírito Santo tem muitas funções, papéis e atividades. Primeiro, Ele trabalha nos corações de todas as pessoas e em todos lugares. Jesus disse aos Seus discípulos que enviaria o Espírito Santo ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” João 16:7-11. Todas as pessoas têm a consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito Santo aplica as verdades de Deus nas mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores.

Responder a essa convicção conduz os homens à salvação. Quando somos salvos e pertencemos a Deus, o Espírito Santo passa a residir em nosso coração para sempre, selando-nos com a promessa que confirma, certifica e assegura nosso estado de filhos de Deus. Jesus disse que enviaria o Espírito Santo para ser o nosso Consolador, Conselheiro e Guia. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.” João 14:16.

O grande Mestre ansiava dar aos discípulos todo o ânimo e conforto possível, pois eles seriam dolorosamente provados. Mas era difícil, para eles, compreender Suas palavras. Ainda precisavam aprender que a vida espiritual interior, perfumada com a obediência amorosa, lhes daria o poder espiritual de que careciam. A promessa do Consolador lhes apresentava uma maravilhosa verdade. Animava-os a não perder a fé mesmo sob as mais difíceis circunstâncias. O Espírito Santo, enviado em nome de Cristo, deveria ensinar-lhes todas as coisas, e trazer tudo à memória. O Espírito Santo era o representante de Cristo, o Advogado que está constantemente pleiteando em favor da raça caída. Ele roga que o poder espiritual lhes seja concedido, que pelo poder dAquele que é mais forte do que todos os inimigos de Deus e dos homens, eles possam vencer os seus inimigos espirituais.” Ellen White - Manuscrito 44, 1897.

SEXTA-FEIRA  (26 de janeiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 4 (1º trimestre 2018) ESCAPAR DO MODO DE SER DO MUNDO (mundanismo)  Estamos vivendo em um mundo passageiro onde a ênfase de muitos está no presente, mas Deus nos adverte dizendo: “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” I João 2:17

No verso 16 o apóstolo apresenta a primeira razão por que não devemos amar o mundo: o amor do mundo e o amor do Pai são incompatíveis. No verso 17, João acrescenta uma segunda razão: Não faz sentido amar o mundo, porque o mundo é passageiro. É melhor e mais sábio escolher o que permanece. Fazendo isso, nós mesmos também permaneceremos; isto é, viveremos para sempre.

A humanidade é tentada a viver o momento, ser cativada pelo mundo material e entesourar só o que pode ser visto. Então, Paulo une-se a João dizendo: “Procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com Ele em glória.” Col 3:1-4, e: “assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê. Pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” II Cor 4:18.

Quando falamos em  Jesus como nosso Advogado, sentimos grande conforto no fato de que Ele nos ajuda a obter o perdão dos nossos pecados. Devemos tomar cuidado para não dar a impressão de que o Pai é mau e severo e precisa ser persuadido por um intermediário a fim de nos perdoar. Esse quadro de Deus não é real. Foi Ele que enviou Jesus para nos salvar. Veja João 3:16. Também, alguns versos antes João diz que Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar. Veja I João 1:9. Jesus não precisa apaziguar o Pai. Ao contrário, foi o Pai que revelou, em Jesus o Seu desejo de nos salvar.

Relembramos na lição desta semana que o poder para vencer o mundanismo e o pecado está além e fora de nós. Está em Deus, e o método que Deus oferece -nos para estarmos revestidos da Sua graça é a comunhão com a Divindade através do Estudo da Bíblia e da oração. E, muitas vezes não somos ouvidos porque insistimos em fazer as coisas do nosso jeito e no nosso tempo e não no de Deus.

Vejas algumas condições para as nossas orações serem atendidas:

1)
Eliminar os pecados. "Se eu acalentasse o pecado em meu coração, o Senhor não me ouviria.” Salmo 66:18. Pecados acariciados impedem a atuação do poder de Deus em nossa vida; isso nos separa de Deus Ver Isaías 59:1, 2. Você não pode agarrar o pecado com uma mão e buscar a ajuda divina com a outra. Uma confissão e arrependimento sinceros solucionam esse problema. Se não estivermos dispostos a permitir que Deus nos liberte dos pensamentos, palavras e atos maus, nossas orações não serão eficientes.

2)
Não orar por motivos egoístas. Devemos eliminar tudo que seja contra a vontade de Deus e devemos harmonizar nossa vida de acordo com a Sua Palavra. "Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” Tiago 4:3. Deus não vai responder "sim" às suas orações egoístas.

3)
Guardar a lei de Deus. Mantenha os ouvidos abertos à lei de Deus e à Sua vontade, e Ele manterá os ouvidos abertos às Suas petições. "Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações são detestáveis.” Provérbios 28:9.

4
) Orar de acordo com a vontade de Deus. “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” I João 5:14

“Deleita-te, também, no Senhor e Ele te concederá o que deseja o teu coração.” Salmo 37:4.

5)
Ter fé. Outro elemento da oração genuína é a fé. ‘É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que O buscam.” Heb. 11:6.

“O suplicante sincero e humilde junto ao trono da graça pode saber que está comungando com Deus, mediante o meio divinamente designado, e que é seu privilégio compreender o que Deus é para a pessoa crente. Precisamos ter uma compreensão de nossas necessidades. Precisamos ter fome e sede da vida em Cristo e por meio de Cristo. Então nos acercaremos dEle com humildade e sinceridade, e Ele nos dará a fé que atua pelo amor e purifica a alma.” Meditação - O Cuidado de Deus, 272.

Luís Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário