segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre 2018) OS HÁBITOS DE UM MORDOMO



COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre 2018) OS HÁBITOS DE UM MORDOMO

VERSO ÁUREO: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:9-11.

INTRODUÇÃO (sábado 17 de março) - Todos já ouvimos que pensamentos geram palavras, palavras geram atitudes, atitudes geram hábitos e os hábitos formam a personalidade ou o caráter da pessoa. É requerido do mordomo de Cristo que desenvolva hábitos de vida saudáveis, e que seja fiel ao seu Senhor. A formação do caráter é como a construção de uma casa, onde cada peça é colocada cuidadosamente, sendo que cada tijolo, pedra, ferragens representa um hábito. Podem ser hábitos bons ou maus. Muitas vezes observam-se rachaduras, isso é evidência de que os tijolos são de má qualidade ou foram mal colocados. Esses hábitos daninhos devem ser corrigidos, senão a casa cairá quando a tempestade da prova a açoitar.    

No contexto da educação dos filhos, a tarefa mais importante que os pais devem desenvolver é, sem dúvidas; “a formação de um caráter reto para Deus. Um bom caráter é mais precioso que posses materiais, e a obra de formá-lo é a mais nobre obra na qual se possa empenhar os homens.Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 545

O ser humano já nasce defeituoso e com tendências naturais para fazer o mal. É mais fácil para uma criança e pessoa adulta aprender coisas más do que boas. Os maus hábitos se acolhem mais facilmente no coração natural, e as coisas que se vêem e ouvem na infância e na meninice se imprimem profundamente na mente.

Daniel em Babilônia é uma ilustração inspirada do que constitui a formação de um caráter santificado: “Os pais de Daniel haviam-no educado em sua infância em hábitos de estrita temperança. Haviam-lhe ensinado que se devia harmonizar em todos os seus hábitos com as leis da natureza; que a maneira por que ele comia e bebia tinha direta influência sobre sua natureza física, mental e moral, e que ele era responsável para com Deus por seus dons.Temperança, págs 190, 191.

É claro que as pessoas que não tiveram o privilégio de nascer em lares cristãos devem abandonar os mais hábitos e desenvolver os bons hábitos na vida adulta. Mas, todos recebemos de Cristo a graça salvadora e regeneradora. O Rei Saul representa um triste exemplo do poder dos maus hábitos adquiridos durante a primeira parte de sua vida, não havia aprendido a submeter-se a Deus, e quando ocupou a posição de rei, não tinha as faculdades frescas e livres para seguir um caminho reto.

Veja estes textos inspirados: “Na infância e mocidade, o caráter é extremamente impressionável. Deve ser adquirido então o domínio próprio. Exercem-se, no círculo de família, ao redor da mesa, influências cujos resultados são duradouros como a eternidade. Acima de quaisquer dotes naturais, os hábitos estabelecidos nos primeiros anos decidem se a pessoa será vitoriosa ou vencida na batalha da vida.O Desejado de Todas as Nações, 75.

“Seremos, individualmente, para o tempo e a eternidade, o que nossos hábitos fizerem de nós. A vida dos que formam bons hábitos, e são fiéis no cumprimento de todo dever, será como luz brilhante, lançando raios vivos no caminho dos outros; caso, porém, haja condescendência com hábitos de infidelidade, se se permitem fortalecer os hábitos frouxos, indolentes e descuidados, repousará sobre as perspectivas dessa vida uma nuvem mais sombria que a meia-noite, a qual excluirá para sempre a vida futura. Um pensamento egoísta tolerado, um dever negligenciado, prepara o caminho para outro. O que nos aventuramos a fazer uma vez, somos mais inclinados a repetir. Os hábitos de sobriedade, domínio próprio, economia, minuciosa atenção, conversa sadia e sensata, paciência e verdadeira cortesia não são formados sem diligente e estrita vigilância sobre o eu. É muito mais fácil tornar-se corrompido e depravado do que vencer os defeitos, conservando o eu sob controle e cultivando as verdadeiras virtudes. Exigir-se-ão perseverantes esforços se as graças cristãs algum dia forem aperfeiçoadas em nossa vida.” Testemunhos para Igreja, vol 4, 452.

DOMINGO (18 de março) HÁBITO: PROCURE DEUS PRIMEIRO - Assim como uma criança demora para andar e crescer, e um jovem para estabelecer-se na vida profissional e afetiva; o cristão também demora um certo tempo para amadurecer espiritualmente. E o elemento divino que rega o cristão, para o seu crescimento, é a graça salvadora de Jesus.

Alguns discípulos de Jesus demoraram muito tempo para revelar o real crescimento espiritual. Antes da conversão eram egocêntricos, interesseiros, queriam os primeiros lugares, disputavam o lugar da direita, ou pelo menos o da esquerda junto ao trono de Jesus e eram impetuosos e maus. Mas como se tornaram depois da mudança? Em homens humildes, mansos e capazes de entender os demais seres humanos. Tornaram-se corajosos e equilibrados, e com poder do Espírito Santo pregavam a mensagem do Senhor Deus, até sem temer a morte.

Veja os exemplos antes da conversão: “E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?” Lucas 9:54

“Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino.” Mateus 20:20-21

“E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu. E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo. E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.” Lucas 22:59-61

Depois da conversão: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” I João 2:1-3.

“Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” João 21:17

O que é dito de Daniel? “Daniel, três vezes por dia se punha de joelhos, e orava, dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”. Daniel 6:10. O que será que fez a diferença na vida de Daniel? Daniel foi levado cativo para Babilônia no ano 605 a.C por Nabucodonosor, rei da Babilônia. Ver Dan 1:1. Às vezes o justo paga pelo pecador.

Onde estava o segredo de Daniel? Onde estava a sua fonte de poder? Como ele pôde superar tantas crises de proporções enormes? Inclusive com o risco de vida em vários momentos. Ver Dan 6:10. Daniel orava três vezes ao dia. Era seu costume orar três vezes por dia. E aqui não estamos falando das orações que antecediam as refeições. Daniel desenvolveu uma profunda intimidade espiritual com Deus.

Jesus tinha o costume de orar de madrugada. Ver Marcos 1:35. Em Mateus 22:37 e 38 menciona que devemos amar a Deus em primeiro lugar e ao próximo. Só amamos o próximo se amamos Deus. Em Atos 17:28 menciona que em Deus existimos, logo, fora de Deus não existe vida. Em Efésios 5:15-17 menciona que devemos viver de forma sábia que é seguir a vontade de Deus e em Colos. 3:23 menciona: “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.” Colossenses 3:23

Como está a sua vida de comunhão com Deus? Você tem investido tempo no seu relacionamento espiritual com Deus? Quanto tempo tem reservado para escutar a voz de Deus cada manhã? Está começando cada dia com Deus? Deus quer começar cada dia com você!

Somos convidados a termos um horário e um lugar para a oração. Ver Mar 1:35. Jesus tinha um horário e um lugar. Jesus estava sempre desperto na última vigília da noite, que era entre três e seis horas da manhã. Jesus tinha a sua hora tranquila com o Pai. Se você ainda não tem o seu horário e o seu lugar, comece a partir de hoje, tenha a sua nova arrancada espiritual com Jesus. Jesus e Daniel tinham hábitos espirituais iguais. Que tal, Jesus, Daniel e você terem os mesmos hábitos espirituais? A oração é a nossa principal fonte de poder e através dela Jesus concede-nos forças para desvalorizarmos as coisas materiais e prezarmos as espirituais.

SEGUNDA-FEIRA (19 de março) HABITO: AGUARDE A VOLTA DE JESUS – O mordomo de Cristo está sempre vigilante a aguardar a volta do seu Senhor. Esta é a parábola do servo vigilante que cristo contou aos discípulos: “Sabei, porém, isto: que, se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, vigiaria, e não deixaria minar a sua casa. Portanto, estai vós também apercebidos; porque virá o Filho do homem à hora que não imaginais. E disse-lhe Pedro: Senhor, dizes essa parábola a nós, ou também a todos? E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que sobre todos os seus bens o porá. Mas, se aquele servo disser em seu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e criadas, e a comer, e a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera, e numa hora que ele não sabe, e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis. E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.” Lucas 12:39-48

Jesus vai voltar, e essa é a nossa grande esperança, caso Jesus não fosse voltar o Evangelho não teria sentido pra nós. Ele prometeu voltar, e pela fé na sua promessa devemos aguardar com muita expectativa por esse momento. Eis o perfil do servo que Jesus espera encontrar no Seu retorno: servos cingidos que mantenham acesas as suas lâmpadas. “Cingindo esteja o vosso corpo…” Lucas 12: 35. 

E sobre o manter acesa a candeia, relato as parábolas das 10 virgens e da candeia, que nos mostram a necessidade de estarmos cheios do Espirito Santo. Esse é o tipo de mordomo que Jesus quer encontrar na Sua vinda, servos cheios do Espírito Santo e ativos no serviço cristão. No versículo 37 de Lucas 12 percebemos uma série de acontecimentos inesperados; temos servos cingidos, com suas candeias acesas, vigilantes, abrindo a porta pra esse senhor, com tudo pronto para serví-lo, no entanto, o senhor ao encontrar esses servos vigilantes cinge-Se, dá aos seus servos lugar a mesa e os serve. É isso que vai acontecer com aqueles que aguardam a volta de Cristo como estes servos vigilantes. Amém? Os mordomos atuais devem estar vigilantes para serem recebidos por Cristo em Sua segunda volta.

Quais são alguns pecados que tirarão as pessoas da eternidade? Veja os textos: "Não sabeis que os injustos não hão-de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus." I Corintios 6:9-10

"Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Apocalipse 21:7-8.

Abrão já aguardava a cidade eterna: “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” Hebreus 11:10

Enoque em seus dias, já aguardava a volta de Cristo: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.” Judas 1:14.

Paulo também esperava o regresso de Cristo: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25. 

As coisas deste mundo tem desviado a nossa atenção da iminente volta de Cristo?

TERÇA-FEIRA (20 de março) HÁBITO: USE SABIAMENTE O TEMPO – Certo dia, um viajante inglês que atravessava o deserto, viu um árabe, pensativo, ao pé de uma palmeira. À pequena distância descansavam seus camelos, carregados, revelando tratar-se de um mercador de objetos de alto preço, que ia vender suas joias, perfumes e tapetes em alguma cidade próxima. Aproximou-se o inglês do negociante, com uma saudação jovial: - Bom amigo, saúde! O senhor me parece muito preocupado. Posso ajudá-lo em alguma coisa? - Estou muito aflito, disse o árabe com tristeza, porque acabo de perder a mais preciosa de minhas joias! - Ora! respondeu o inglês, a perda de uma joia não devia ser grande coisa para quem, como o senhor, leva sobre os seus camelos tão grandes riquezas. Não será difícil substituí-la. - Substituí-la! exclamou o mercador, bem se vê que o senhor não sabe o valor do que eu perdi!

Mas que joia era essa? perguntou o viajante, curioso. - Era uma joia, respondeu-lhe o seu interlocutor, como não se fará outra. Estava encravada num pedaço de pedra da vida, e havia sido feita na ourivesaria do tempo. Adornavam-na vinte e quatro brilhantes, ao redor dos quais e agrupavam sessenta menores. Por aí o senhor vê que tenho razão de dizer que outra igual ninguém fará. - Realmente, disse o inglês, devia ser de grande preço. Não acredita o senhor, entretanto, ser possível adquirir uma outra semelhante com muito dinheiro? - A joia perdida, respondeu o árabe é um dia, e um dia que se perde não se encontra mais.

A nossa vida pertence a Deus, e visto que o tempo, isto é, o período da existência que passamos neste mundo, é parte da nossa vida, ele também pertence a Deus. Deus, permite-nos usar o tempo para ganharmos o nosso sustento, para nosso descanso, para recreações e todas as demais atividades da vida. O tempo é diferente do dinheiro em que este se pode guardar, e aquele não. Tem de ser usado à medida que nos é entregue por Deus, hora por hora, minuto por minuto. Quem desperdiça o tempo, prejudica-se a si mesmo.

Para o crente, convém lembrar a cada momento é que sua vida é muito preciosa, e que ele deve ser um mordomo cuidadoso no usar o seu tempo. Paulo recomendava aos efésios: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus". Efésios 5:15-16. Devemos ser equilibrados no uso do nosso tempo, isto é; devemos dar tempo às coisas na proporção do seu valor. Há pessoas que dão tempo demasiado aos divertimentos, ao trabalho e outros ainda ao descanso. Devemos sabiamente distribuir nosso tempo, com o objetivo de desenvolver uma personalidade em que cada coisa seja feita e usada, considerando-se o seu valor em relação à vida e à eternidade. O tempo melhor empregado é aquele que gastamos em favor do próximo e quando estamos com Deus. Amém?

“Nosso tempo pertence a Deus. Cada momento é Seu, e estamos sob a mais solene obrigação de aproveitá-lo para Sua glória. De nenhum talento que nos concedeu requererá Ele mais estrita conta do que de nosso tempo. O valor do tempo supera toda computação. Cristo considerava precioso todo momento, e assim devemos considerá-lo. A vida é muito curta para ser esbanjada. Temos somente poucos dias de graça para nos prepararmos para a eternidade. Não temos tempo para dissipar, tempo para devotar aos prazeres egoístas, tempo para contemporizar com o pecado. Agora é que nos devemos formar o caráter para a futura vida imortal. Agora é que nos devemos preparar para o juízo investigativo….O tempo esbanjado nunca poderá ser recuperado, porém. Não podemos fazer voltar atrás nem sequer um momento. A única maneira de podermos remir nosso tempo consiste em utilizar o melhor possível o que nos resta, tornando-nos co-obreiros de Deus em Seu grande plano de redenção.” Parábolas de Jesus, 342

Como os seguintes textos nos ajudam a compreender o valor do tempo usado e o prejuízo do tempo desperdiçado? Ver Tiago 4:14; Salmo 90:10 e 12; Salmo 39: 4 e 5 e Eclesiastes 3:6-8.

QUARTA-FEIRA (21 de março) HÁBITO: MANTENHA UMA MENTE, UM CORPO E UMA ALMA SAUDÁVEIS -  Aqui Paulo está referindo-se a totalidade do ser humano. O ser humano é um todo indivisível. A palavra holística foi criada a partir do termo “holos”, que em grego significa "todo" ou "inteiro". O ser humano deve ser visto como um todo e nunca em partes. Assim também o mordomo deve responder ao convite divino para a salvação de forma total e não parcialmente para ser feliz e consequentemente poder sentir as bênçãos de Deus. A mordomia holística deve ser vista sob dois aspectos muito importantes: a) A maneira como obedeço Deus. b) A influência que exerço sobre os outros. A maior bênção que o mordomo de Jesus pode receber é estar de bem com Deus e com as pessoas a quem mais ama. Ter uma boa profissão, ter posses e viajar para lugares maravilhosos; como resultado das bênçãos financeiras, nem sempre é a melhor coisa para o cristão.

A qualidade de vida que tanto desejamos continua na ordem do dia e representa um desafio para muitas pessoas. Utilizado para referir-se às condições da vida de uma pessoa, engloba a saúde física, mental e espiritual, educação, poder de compra, além de equilíbrio entre o lado pessoal, profissional e espiritual. Por exemplo; A prática de atividades físicas, sem exageros e com orientação de um profissional de educação física, traz benefícios para a saúde das pessoas e melhora a qualidade de vida em qualquer idade. Uma dieta alimentar correta,  variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar. Horas de sono suficientes e adequadas ajudam a equilibrar o organismo e proporciona-lhes boa saúde. Mas, o mordomo de Cristo não pode ficar apenas nestes níveis da saúde física. Necessitamos encontrar o equilíbrio nos assuntos de Deus, como; desenvolver a nossa vida espiritual com Ele através da comunhão e também através do serviço amoroso para com o próximo.

Veja como o verdadeiro mordomo deve viver enquanto aguarda a volta de Cristo e como o nosso físico está intimamente relacionado com o lado espiritual, através dos textos inspirados: “Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo.” Tito 2:12,13

“Alegra a alma do teu servo, pois a ti, Senhor, levanto a minha alma. Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.” Salmo 86:4,5
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.” III João 1:2,3. Ver também I Tes. 5:23

“A condescendência com o apetite é a maior causa da debilidade física e mental e está junto ao alicerce da fraqueza que se patenteia por toda parte. Testemunhos Seletos, vol. 1, pág. 416.
“A saúde da mente é em grande parte dependente da saúde do corpo, e a saúde do corpo é dependente da maneira em que é tratada a máquina viva. Comei unicamente o alimento que mantenha o estômago na mais saudável condição.” Mente Caráter e Personalidade vol 2, 347.

QUINTA-FEIRA (22 de março) HABITO: AUTODISCIPLINA – Estes são os principais textos para o estudo de hoje: “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” I Coríntios 9:24-27.

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” II Timóteo 1:7

A principal condição para se ter autodisciplina é pedir a ajuda de Deus. Gálatas 5:22-25 é o texto que é o exemplo perfeito de auto-domínio. Mas nós somos imperfeitos, e desenvolver essa qualidade exige muito esforço. A falta de auto-domínio é a raiz de muitos problemas. Por exemplo, muitas pessoas deixam tudo para última hora ou se saem mal na escola ou no trabalho é porque não são disciplinadas. A falta de auto domínio também leva muitos a ser violentos, falar coisas ofensivas, consumir bebidas com álcool, contrair dívidas, ficar viciados em alguma droga ou até serem presos. Outros resultados da falta de auto-domínio são gravidez indesejada, doenças sexualmente transmissíveis, divórcio e traumas emocionais.

Veja este conselho de Deus: “Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor. Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.” Salmo 34:11-14.

Pessoas que conseguem controlar emoções e sentimentos tem menos problemas na vida. Elas têm mais facilidade para construir bons relacionamentos. Além disso, conseguem controlar o ódio e têm menos ansiedade e depressão. Outro motivo é que, para sermos amigos de Deus, é fundamental saber controlar desejos errados e resistir a tentações. Adão e Eva não tiveram autodisciplina e perderam sua amizade com Deus. Ver Gên 3:6. Desde então, muitas pessoas deixaram de cultivar auto-domínio e colheram tristes consequências.

Como Pedro aponta os passos que os crentes devem seguir para obter o autodisciplina, domínio próprio ou temperança? “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.” II Pedro 1:5-9.

Deus sabe que não é nada fácil ser autodisciplinado. Por isso, Ele quer nos ajudar a vencer nossos desejos errados. Ver I Reis 8:46-50. Quando estamos com dificuldades para ter auto-domínio, Deus age como um verdadeiro amigo e nos dá forças para fazer o que é correto. A Bíblia tem exemplos que mostram a importância de controlarmos nossos sentimentos e nossas ações. Um deles é José no Egito. José tornou-se escravo de Potifar, que era chefe da guarda de Faraó. José era um rapaz bonito e forte, e a esposa de Potifar acabou apaixonando-se por ele. Ela até tentou convencê-lo a cometer imoralidade. O que impediu José de cair nas garras dela? José disse à mulher de Potifar: “Como eu poderia cometer essa grande maldade e pecar contra Deus?” Isso mostra que José tinha tirado tempo para pensar no que aconteceria se ele pecasse. Quando a situação ficou pior, e ela o agarrou, ele fugiu. Gên. 36:6,9. isto é autodisciplina!

Outro exemplo interessante de auto-domínio é o de Davi, que recebeu de Deus a autoridade para ser rei. Em algumas ocasiões, Saul provocou Davi. Simei também o desrespeitou. Mas Davi exerceu auto-domínio e não abusou do seu poder. I Sam.26:9-12 e II Sam 16:5. Como mordomos, precisamos ter auto-domínio no uso do tempo, dinheiro, talentos e do cuidado com o nosso corpo. Amém?

“O mundo está entregue à condescendência com as próprias inclinações. Abundam erros e fábulas. Multiplicam-se os ardis de Satanás para destruir as almas. Todos quantos querem aperfeiçoar a santidade no temor de Deus, têm que aprender as lições da temperança e do domínio próprio. Os apetites e paixões devem ser mantidos em sujeição às mais elevadas faculdades do espírito. Esta autodisciplina é essencial àquela resistência mental e visão espiritual que nos habilitarão para compreender e praticar as sagradas verdades da Palavra de Deus. É por esta razão que a temperança tem seu lugar na obra de preparação para a segunda vinda de Cristo.” O Desejado de Todas as Nações, 101

SEXTA-FEIRA (23 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 12 (1º trimestre 2018) OS HÁBITOS DE UM MORDOMO -  Os hábitos positivos ou negativos são formados através da repetição. Assim com os atletas treinam para uma competição, devemos também praticar os bons hábitos para o crescimento da nossa vida espiritual. Na construção do caráter do bom mordomo, este deve viver o evangelho que prega.

A palavra mordomia define a relação entre o homem e Deus. O homem há de usar as dádivas confiadas por Deus para promover os interesses de Deus no mundo. Um mordomo é aquele a quem são confiados os bens de outros. O termo grego mordomo significa; administrador da casa. Ver Lucas 16:2

Veja os hábitos que caracterizam o mordomo fiel:

a) Aceita Cristo como o Senhor e busca Deus em primeiro lugar e O busca de todo o coração. Ver Mat 6:33

b) Reconhece Deus como o legítimo dono de tudo. Ver Sal 24:1 e Deut 10:14

c) Esforça-se por descobrir o propósito de Deus para o uso adequado de cada bem que possua. Ver Lucas 12:42, 43

d) Segue os propósitos de Deus em toda a sua maneira de viver e dá testemunho do seu amor a Cristo através do uso dos bens materiais. Ver Rom 10:13, Mac 12:41-44.

e)  Aguarda a volta de Jesus. Ver Tito 2:13

f) Usa o tempo com sabedoria. Ver Tiago 4:14

g) Mantém o corpo e mente saudáveis

h) Tem autodisciplina. Ver Gálatas 5:22

Luís Fonseca

2 comentários:

  1. Muito obrigada,pela maneira como comenta as lições,Deus lhe conceda a dádiva do Espírito Santo para o poder continuar a fazer.obrigada.

    ResponderEliminar