sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O Cristão e o Mundo On-line


O Cristão e o Mundo On-line

Muitas coisas mudaram de trinta anos para cá. Hoje, facilmente nos comunicamos através dos emails, do Twitter, do facebook, do youtube, do whatsApp e através de tantos outros meios. Antigamente a comunicação era por meio de cartas de papel, enviadas pelos correios.

 O (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, afirma que a idade das pessoas brasileiras que mais utilizam a internet e redes sociais é o grupo de pessoas com mais de 50 anos. De acordo com os dados de 2015 do Bareme Internet: “o avanço da Internet em Portugal continua a crescer, atingindo os 5,6 milhões de utilizadores, um valor que representa 65,4% do universo composto pelos residentes no Continente com 15 e mais anos”. O facebook é a maior rede social da atualidade, contanto com mais de dois biliões de usuários. Poucas pessoas revelam fotos em papel, pois partilham a sua vida através de fotos no Instagram e outros meios.

Muitas coisas mudaram, em termos de facilidade e velocidade da comunicação, mas muitas coisas precisam acontecer no nível dos bons relacionamentos. Em um destes dias estávamos reunidos em torno de uma mesa na casa de um familiar e alguém disse: “Somos 7 pessoas, cada um com seu smartphone na mão, e ninguém está a conversar um com o outro”. Pais dedicam cada vez menos tempo aos filhos, casamentos estão a desfazer-se, boas amizades estão a romper-se, por conta destas facilidades.

É importante ponderarmos alguns aspectos relacionados ao universo On-line para não sermos apanhados em armadilhas morais e espirituais. É-nos requerido algum esforço para termos a orientação de Deus e sabedoria a fim de administrarmos o nosso tempo nos acessos a conteúdos, partilhamentos dos mesmos e conversas nos chats particulares.

a) Narcisismo e Necessidade de Aprovação: Narcisismo é o amor doentio de uma pessoa por si mesma ou por sua própria imagem. É um conceito desenvolvido por Sigmund Freud para ajudar pessoas com este problema. O Mito Grego diz que um bonito moço, chamado Narciso, que ao contemplar o seu rosto refletido na água, apaixonou-se pela própria imagem. O narcisista considera-se a pessoa mais importante do mundo e coloca os outros em posição inferior. O próprio Cristo advertiu contra este problema espiritual quando afirmou que devemos amar o próximo como a nós mesmos. Paulo também advertiu-nos contra este grave problema espiritual: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filp 2:3. O apóstolo ainda disse:” Porque haverá homens amantes de si mesmos..." II Timóteo 3: 5

Com que intenção as pessoas publicam suas fotos, de seus amigos e familiares nas redes sociais? Para além do perigo espiritual, já exposto, há outros problemas associados; tirar fotos das crianças e vende-las à uma rede de pedofilia é considerado crime, mas se são publicadas na internet, na conta pessoal de Facebook ou instagram, é considerado algo normal. Mas, sabemos que a privacidade é algo que quase não existe na internet, e as fotografias que julgávamos estar a partilhar apenas com nossos contatos, podem ser partilhadas para uma rede muito maior de pessoas e talvez para fins condenáveis.

b) Partilhar o Amor e Misericórdia de Deus: Antes das redes sociais; televisão, rádio e formas impressas, eram os principais canais de comunicação. Hoje o mundo on-line é de fácil acesso a muitas pessoas que encontram-se conectadas por diversas tecnologias, tais como, os dispositivos móveis. Empresas e pessoas individuais apostam nas redes sociais para venderem os seus produtos e o fazem com excelentes resultados! Por que então não aproveitarmos para também partilhar o evangelho através das redes sociais?

Já pensou como Jesus utilizaria as redes sociais, caso vivesse em nossos dias? A participação do cristão nas redes sociais não devia ser uma questão apenas de tecnologia moderna e sim de aplicar o coração e a vida no testemunho cristão. O dom da linguagem e da comunicação compreensível foi dada apenas ao ser humano, agora; utilizar adequadamente a comunicação é algo que é exigido de cada representante de Cristo. As nossas intenções fazem toda a diferença! Cito o exemplo dos fariseus que foram influentes na época de Cristo, e até o segundo século. Eles usaram as palavras para ferir, magoar e depreciar os outros, e Jesus teve que, repetidamente, repreendê-los. A capacidade natural do homem de comunicar-se foi danificada pelo pecado. Aquilo que partilhamos expõe, ou a parte imperfeita e pecaminosa do nosso coração ou o lado da misericórdia e amor para com Deus e as pessoas. Para contribuirmos com a pregação da Palavra, também através das redes sociais, é necessário termos... “sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” I Cor. 6:11.

O cristão é aconselhado a evitar discussões em todos os momentos da vida, e nas redes sociais não é diferente: “Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.” Tito 3:9. Sobre que assuntos Jesus iria publicar os Seus tweets? Como Ele Se relacionaria com Seus amigos seguidores do facebook? Como Ele iria tratar aqueles que discordavam dele? Que tipo de fotos iria publicar no instagram? Para o crente, o relacionar-se no mundo on-line exige esforço e sabedoria. As discussões vazias levam muitos a tropeçar na fé, e desencaminham outros. Neste caso, e o melhor a fazer é não abrimos espaço para discussões. E os seguidores de Jesus ainda têm a missão de partilhar o amor, a misericórdia e a graça de Deus onde quer que estejam, inclusive quando estão on-line.

c) Faça este Pequeno Teste: Veja alguns sinais que mostram as redes sociais afastando pessoas de Deus. Em uma escala de prioridades, Deus vem antes do que o meu tempo para as redes sociais? Portanto, se você navega nas redes sociais, mas não tem tempo para orar e ler a Bíblia, já coloca a sua vida espiritual em risco. Este é um grande sinal de alerta que deve ser observado, se não temos tempo para as práticas espirituais como oração, leitura da bíblia, ouvir um sermão ou uma música sacra, mas temos tempo suficiente para acessar as redes sociais por um tempo considerável, este é um termómetro para medir a minha falta de interesse por Deus.

Quando você está na igreja, o seu telemóvel fica ligado ou desligado? Fica conectado à internet e a avisar com sinais a cada mensagem que recebe? Deixar o telemóvel ligado às redes sociais durante o culto é um sinal evidente de que a mensagem de Deus pregada é menos importante que as mensagens de suas redes sociais. Isso vale também para o momento de oração, leitura da bíblia e culto em família. Eu sou contra solicitar para desligarem o telemóvel na igreja, por uma simples razão. O aparelho é útil para muitas situações; para ler a bíblia através de um aplicativo, acompanhar os hinos ou até mesmo para informar pessoas sobre algum conteúdo daquilo que se está a passar no momento do culto. Ouvi de um pastor a seguinte história: Foi pedido para todos desligarem o telemóvel na hora do culto, e todos atenderam, menos uma moça que estava sentada no canto da igreja. A rapariga teimava em ficar de cabeça baixa digitando, no telemóvel, sem sequer olhar direito para o pregador. No final do culto todos levantaram-se para sair e a moça ainda continuava digitando. Quando alguém da igreja foi falar com ela, ela levantou a cabeça e percebeu que ela estava a chorar muito emocionada. Ela desculpou-se dizendo: “Perdoe-me, mas não podia parar de digitar, é que eu tenho uma amiga que não pôde estar presente e precisava muito ouvir esta pregação. Ela está muito emocionada e tomou decisões na sua vida”.

O cristão é considerado o “sal da terra” e a “luz do mundo” e, se o mau uso das redes sociais interferem em nossas obrigações como servos de Deus, é aconselhável a reavaliação do seu uso. Nas redes sociais as pessoas tem a tendência de falar e fazer coisas que pessoalmente não teriam coragem de realizar. As pessoas soltam-se mais e, neste caso, alguns caem ao extremo de expor o seu corpo, o seu casamento e suas fraquezas pessoais. E, uma vez feito isso, perde-se toda força moral para testemunhar de Cristo, e se evitamos testemunhar da nossa fé, também nas redes sociais, passamos a negligenciar a missão para a qual fomos chamados.

Você age como um viciado em redes sociais? Alguns vícios são facilmente identificados como o tabaco, álcool e drogas. Mas, algumas pessoas tem suas vidas destruídas pelo vício em redes sociais. Veja alguns sintomas de um viciado nas redes sociais: acordar no meio da noite para ver notificações, não frequentar lugares que não tenha wi-fi, nunca desligar o telemóvel, raramente conversar com membros da família, viver isolado, ter crises de ansiedade quando fica longe do aparelho por algum tempo. O mau uso das redes sociais pode destruir o relacionamento com a família, com amigos, atrapalhar nos estudos e no trabalho e ainda separar a pessoa de Deus.

O salmista disse: Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim.” Salmo 101:3. Jesus disse: “Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.” Mateus 5:29. O tempo é um dos bens mas preciosos que temos, vamos usá-lo de forma sábia como bons mordomos de Cristo. Vamos utilizar as redes sociais para mantermos um relacionamento saudável com as pessoas que amamos e com os novos amigos que fazemos. Vamos exercer uma influencia positiva sendo o bom perfume de Cristo: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.” II Cor. 2:15

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário